quero descolar escala do braço do violao e colocar outra(vejam o projeto)

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
o ideal e ter 45 centimetros do nut ate o final da escala
Em uma escala de 60cm, se vc tivesse 45cm até o final do braço, vc teria um violão de 24 trastes. Meio incomum isso...
Como a distância entre o nut e a "boca" é de 40cm, o máximo q vc pode ter é 19 trastes. Mas isso implicaria numa escala "caindo" por dentro da boca do violão! hehehehehe
O ideal mesmo seria 16, 17 trastes.
E não adianta nem puxar o cavalete para trás q não mudaria em nada.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Penta_Blues
então tá! sem rancores.
concordo plenamente: o forum é lugar de trocar ideias, e de confrontar opiniões!

herquinhos
eu pensei em apenas recolocar os trastes
APENAS recolocar os trastes?!?!?!?! cara, se for pra recolocar os trastes, vale mais a pena fazer uma escala nova.
compra uma tabuinha, os trastes, e faz do zero.

mas o preço que voce vai pagar vai ser de um tonante novo. se bobear, até de um michael!!!

mas deixa eu ver se eu entendi: seu violão tá com os trastes errados? é por isso que voce quer trocar a escala?

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Soulface
herquinhos
reforço minha pergunta: o violão está com a escala errada?!?!?!

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
E não adianta nem puxar o cavalete para trás q não mudaria em nada.
eu deixaria ele com 16 traste mesmo, mas oitava no lugar certo,mais ou menos onde e o 14ºtraste, ai eu messo a distancia de forma que a 12ºcasa fique no meio do nut e o rastilho,e entao vai ser como se estive com 3 trastes invisiveis por cima da boca.entendeu ?.seria como se eu colocasse uma pestana em f# num violao normal,entao a oitava estaria na 14ºcasa.

soh tenho que saber como vou recolocar os trastes de forma nivelada
a caso voce tem alguma maanha pra isso.

vlw brother

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
como ja disse esse é um empreendemento à custos zero.
reforço minha pergunta: o violão está com a escala errada?!?!?!
os trates estão muito juntos,sendo que naum afina.

Soulface
Veterano
# mai/07 · Editado por: Soulface
· votar


herquinhos
Cara, existe equação "exata" para a colocação dos trastes.
Vc fazendo da forma q eu falei ali em cima, o 12º traste vai cair no meio da escala sem erro.
Se isso aí estiver errado mesmo, vc vai precisar de uma escala nova. Ou então retirar todos os trastes e tapar corretamente todos as fendas, regular a escala e recolocar trastes novos. Mas ficaria totalmente bizarro. Já q as marcações (se tiver) ficariam fora das saus casas de origem.

soh tenho que saber como vou recolocar os trastes de forma nivelada
Vc não coloca de forma nivelada.
Vc coloca primeiro e nivela depois.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
como ja disse esse é um empreendemento à custos zero.
a custo zero não existe. voce vai gastar cola, vai ter que usar ferramentas que, ou vai comprar, ou já comprou. vai gastar lixa, lima, etc.
vai haver custo sim. se voce pretende trocar os trastes, provavelmente não vai conseguir usar os mesmos, e comprar um kit novo não é tão barato assim. eu paguei R$40 recentemente.

os trates estão muito juntos,sendo que naum afina.
se não afina, quer dizer que o violão foi construido errado. isso eu nunca tinha visto.
não entendi isso que voce disse de mexer no nut, de trocar a pestana. voce vai mexer na ponte e na pestana?
se for mexer nos trastes, não precisa mexer em nenhum dos dois, só nos trastes. acho mais viável. só que, pelo visto, é praticamente refazer a escala.

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
eu naum falei nd da escrita dele...leia bem oq eu escrevi
eu tmb naum escrevo perfeitamente bem...e uso bastante abreviações

e eu soh dei um conselho pq no outro topico ele ia tirar a escala d um violão tonante e colocar numa guitarra..ou era ao contrario...
po..dei uma dica legal pra ele..pra ele dexar esses instrumentos como recordação e comprar uma guitarra honesta e ser feliz....
igual TODO MUNDO avisou pra ele q era um projeto mto arriscado q naum iria dar certo..q o melhor era comprar uma guitarrinha legal...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


mazellan
eu não estava criticando voces pessoalmente, estava fazendo uma critica mais geral. teve muita gente que entrou no outro tópico, só zoou o cara, e pronto. acho que isso é desnecessario.
me desculpe se eu ofendi, não é minha intenção.

realmente, ele é persistente em seu projeto, mas acho valido discutir essa empreitada. principalmente pra trocar conhecimentos, e tentar bolar uma solução mais eficiente e menos trabalhosa.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
uma solução mais eficiente e menos trabalhosa.
Comprar outro violão. Só isso! hehehehehehehehe

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
isso mesmo , vou tirar os trastes lixar pra tirar o pequeno empeno,oq ja iria dar um sumiço nas cavas dos trastes.depois eu vou remarcar as fendas e recolocar os trastes na posiçao certa,o.k.oq vc acha?

kiki
eu conseguirei cola,lixa,plina,groza,limas mais na marcenaria onde eu trabalhava. a custo zero não vai ser mesmo, mais quero economizar o maximo,ja ostrste colocarei o mesmo que tirei.vlw

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Soulface
mexer nos trastes é mais viável que mover o cavalete ou a pestana. mas se for pra mexer em quase todos, tem que praticamente refazer a escala.

acho que se for pra ele refazer a escala (comprara uma tabuinha de madeira escura, mais trastes), dá uns R$100. por esse preço, compra um violão da qualidade de um tonante! ou procura um usado um pouquinho melhor!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57394999-violo-michael-com-capa -fita-vhs-aprenda-c-elza-nogueira-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57646776-violo-kashima-semi-nov o-_JM

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
ou tirar os trastes lixar pra tirar o pequeno empeno,oq ja iria dar um sumiço nas cavas dos trastes.
Cara... vc tá pensando em lixar até a madeira da escala ficar completamente lisa (até perder as fendas?)
Não rola cara!!!
Vai demorar muito, e vc vai perder muito da madeira. Ela vai ficar frágil e vulnerável.
Ese o braço estiver empenado, não é uma lixa q vai resolver tb.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
não entendi isso que voce disse de mexer no nut, de trocar a pestana. voce vai mexer na ponte e na pestana?
não ,oque vai sai o lugar é apenas o cavalete e os trates no nut vai ficar no mesmo lugar.
mais alguma coisa q posso ajuda-los,ou melhor que possam me ajudar?
agradeço

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
quanto ao empeno(é muito pequeno mesmo)euvou prensar o braço e deixar que o calor do dia e o frio da noite faça o mesmo trabalho que fez na hora de
empenar,ai eu dou soh uma lixadinha pra ficar lisinho denovo refazer as marcaçoes e zaz,se ficar uma fendazinha não tem problema ja estara na direçao dos traste.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


quanto ao empeno(é muito pequeno mesmo)euvou prensar o braço e deixar que o calor do dia e o frio da noite faça o mesmo trabalho que fez na hora de empenar,ai eu dou soh uma lixadinha pra ficar lisinho denovo
Se tratando de um Tonante, até vale a pena tentar.

ficar uma fendazinha não tem problema
Tem problema... Mas se vc estiver tocando e achar q não, melhor pra vc.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
agradeço por ter procurado esse instrumentos.meu foco e o projeto.abrçs

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
isso ainda fica a questao como tirar os trstes e colocar sem amassar ou entortar.tem alguma ideia ai?

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
compreendo que seu foco seja o projeto. acho legal isso de querer fazer voce mesmo, e digo que tambem estou fazendo o mesmo.

quanto a tirar e colocar os trastes, creio que voce terá que comprar trastes novos. os entendidos (soulface, por exemplo) podem confirmar isso pra gente, mas creio que não seja possivel reutilizar trastes retirados, justamente por que eles entortam.

para colocar sem entortar, tem que fazer os cortes com a profundidade certa, errando para mais, e bater de leve e com calma, de preferencia com um martelo de plastico, ou com alguma proteção.

outro fator importante é a serra usada para cortar a fenda do traste. é dificil encontrar serras com a espessura certa (menos de 1mm).

tome cuidado com a marcação das casas. se fizer a divisão correta, não será necessario mexer nem no cavalete, nem na pestana.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
Como o kiki falou, vc terá q comprar trastes novos.
Ao retirar os trastes, é inevitável q vc acabe entortando eles e danificando-os com o alicate.
E vc precisa retirar com muito cuidado pra naõ danificar a madeira. Principalmente se eles estiverem com cola.
Colocar trastes novos tb requer trabalho e cuidados.
Vc precisa cortar corretamente, ajustar o abaulamento, etc...
Para fixar, vc pode usar um martelo normal, mas coloque um toco de madeira em cima do traste. Aí pode descer a mão.

kiki
é dificil encontrar serras com a espessura certa (menos de 1mm).
Tenho uma 0,5mm e uma 0,4mm em casa! hehehehehe

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

compreendo que seu foco seja o projeto. acho legal isso de querer fazer voce mesmo, e digo que tambem estou fazendo o mesmo.
oque ta fazendo?
tome cuidado com a marcação das casas. se fizer a divisão correta, não será necessario mexer nem no cavalete, nem na pestana.
não ha como a oitava ficar no meio da corda, entre o nut e o rastilho,e ficar na 12ºcasa sem mexer no cavalete.voce deve saber que o tom da 12º e o mesmo da 7º e 2º casa abaixando sempre uma corda.naum ficaria afinado de cheito nenhum.
mais alguma sugestao .stou no aguardo.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
não ha como a oitava ficar no meio da corda, entre o nut e o rastilho,e ficar na 12ºcasa sem mexer no cavalete.
Se o cálculo for refeito corretamente, vai ficar sim.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface

se nao estou enganado vi no ML um cara vendendo trastes jumbo por uns 15 conto,

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
analise comigo, o violao ja esta com a oitava da 12ºcasa e exatamente no meio da corda.sendo que como disse outrora o braço e menor que o normal e esta com o mesmo tanto de traste que um violão normal.
se eu aumentar a distancia entre os trstes ,a 12ºcasa vai ficar +/- onde estar
a 14ºcasa mas a oitava vai continuar no meio da corda.entendeu?
o unico meio de igualar as distancia é puxar o cavalete para traz.

oque voce sugere agora?

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


quanto ao problema do buraco deixa pela retirada dos trastes ,acho que isso resolve,é so preenxer a valar.olhe:http://www.mikelull.com/fretless%20conversion/conversion1.h tm

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
Não é assim q funciona cara.
Não basta vc puxar o cavalete pra trás e ajustar o 12º traste.
Como é q vc vai ajustar comprimento das casas depois???

A distância entre os trastes é calculado de acordo com o comprimento da escala, q é a distância entre o nut e o rastilho.
Depois q o comprimento da escala é determinado, não tem como se mudar mais nada. Senão o instrumento não afina.
Uma vez q o comprimento da escala foi determinado, o instrumento pode ter 15 ou 8475928374523453 trastes. O comprimento da escala não muda.
Mas no caso do violão, como tema "boca", a escala vai no máximo até ali. E no caso do seu violão, se as medidas q vc me passou estão corretas, ele só pode ter 16 ou 17 trastes pra ficar legal.

Ou seja...
Vc não precisa mexer nem no nut (pestana) nem no cavalete.
Vc só precisa pegar o comprimento da escala e calcular a posição dos trastes em cima disso!

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
quanto ao problema do buraco deixa pela retirada dos trastes ,acho que isso resolve,é so preenxer a vala. olhe:http://www.mikelull.com/fretless%20conversion/conversion1.h tm
O link não tá abrindo.
Mas se for oq eu to pensando, é justamente oq eu falei. Vc precisa preencher as fendas. E não lixar a escala até elas desaparecendo.

É oq eu estou fazendo neste trabalho.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
deixa eu ver se entendir oq vc quiz dizer a distancia dos traste sao medidos de acordo com o tamanho da escala.entao se a escala tive 35 cm a distancia entre ela diminuiria ainda mais.me ajude a compreender.todo violao(pelo menos os que eu ja medir tem praticamente as mesma medias,mesmo um kashima com 17 ou um crafter com 22 trasts ,ate mesmo a 12ºcasa esta la,onde o corpo do violao começa,
o que me encomoda é que apesar da oitava (12º corda)estar no meio, a 7ºe 2ºcasa das cordas abaixo naum correspondeem com a nota que deveria ser a mesma (se eu faço um SI na 7ºcasa da 6ºcorda naum corresponde ao SI na corda 2ºcasa da 5ºcorda,e se corresponde ,pode crê que a 6ºcorda solta não corresponde a 7ºcasa da5ºcorda)entende meu dilema,
ou eu afino pra tocar em cima ou em baixo

se eu apenas recolocar os trastes em seus lugares respectivo terei as cordas afinanda uma pela outra ,mas a oitava da corda não estara no meio dela.
oque vc acha?num sei se fui muito claro.vlw

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
Cara, isso é princípio básico na construção de um instrumento de cordas.
mesmo um kashima com 17 ou um crafter com 22 trasts
Como eu falei, a quantidade de trastes não determina nada no q diz respeito à medidas da escala.

Vamos ver se consigo explicar de uma maneira mais simples.
Vamos pegar duas guitarras com escala de 648mm (q é o padrão Fender).
Bom, essaé a medida do nut até a ponte. Isso não muda em hipótese alguma.
Certo... mas aí uma guitarra eu qro com 21 trastes e a outra eu qro com 27. E agora?
Agora é o seguinte: Como eu não posso mudar o compimento da escala, eu não posso deixar o braço de uma mais comprido q o da outra.
Então só me resta a opção de alongar a escala em direção à ponte.
Ou seja, eu posso fazer uma guitarra com 50 trastes, mas a escala tem q continuar tendo 648mm. O q vai mudar, é claro, é a posição dos captadores.

Mas eu não posso fazer uma escala com outro comprimento?
Claro q pode!
Mas para isso, vc vai precisar refazer o cálculo para determinar as posições dos trastes.
É por isso q as casas de um baixo são maiores q as casas de uma guitarra, mesmo se tocando a mesma nota. PQ a escala do baixo é mais comprida.

No caso do seu violão q possui escala de 600mm, obviamente o 12º traste deve estar na marca de 300mm. E o 16º, q seria o limite pq a "boca" se encontra há 400m do nut, ficará há 361,84mm do nut.
Isso não muda de jeito nenhum.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
vejamos:
escala é a distancia ja predeterminada entre o nut e a ponte(eu pensei que era soh a parte onde os traste eram colado)certo.mas ainda assim se a distancia e predeterminada o meu ja esta errado pois a distancia da escala é menor,contudo ,tem o mesmo tanto de traste.
eu acho que numa guitarra baritono ou numa com 22 traste,em ambas a 12ºvai soar igual,na mesma nota.oque muda eh que voce colocou mais trates
para perto da ponte,o que faz da guitar de 27 traste ter mais alcance de tons.
mas a 22ºvai soar igual a 22ºsegunda da guitar de comum.

ambas as guitarras tem a mesma distancia entre os trastes,pois tem a mesma escala.no meu caso eu tenho uma distancia entre o nut e a boca da viola para dezesseis trates, com 19.
entendo que poderia ter traste ate chegar no cavalete,mas a boca naum deixa


É por isso q as casas de um baixo são maiores q as casas de uma guitarra, mesmo se tocando a mesma nota. PQ a escala do baixo é mais comprida.

exatamemte uma escala maior pra uma distancia maior entre os traste
no meu caso eu tenho tambem uma escala meno para uma distancia menor mas.
entretanto a distancia do nut pra boca do instru. e muito menor para o tanto de trastes que tem

No caso do seu violão q possui escala de 600mm, obviamente o 12º traste deve estar na marca de 300mm. E o 16º, q seria o limite pq a "boca" se encontra há 400m do nut, ficará há 361,84mm do nut.
Isso não muda de jeito nenhum.

isso mesmo nessa mesma distancia eu tenho 19

ainda assim gostaria de mais esclarecimento
muito obrigado cara...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quero descolar escala do braço do violao e colocar outra(vejam o projeto)