Como descolar o braço inteiro de um violão e colocar denovo?

    Autor Mensagem
    dufrayer
    Veterano
    # dez/09


    Fui na busca e tinha posts parecidos, mas não encontrei oque queria.

    Tenho um violão da série Gyannini, ele é vintage, meu pai ganhou ele quando ainda era criança, creio que esse violão tenha mais de 50 ANOS!!! só que o braço dele descolou, então meu pai colou ele, só que a cola não serviu bem e depois de 6 meses ele descolou denovo. Queria a ajuda para saber como decolar o braço e a escala sem quebrar nada, para depois limpar a cola que meu pai usou e colar denovo com uma cola específica.

    Obs: Não tenho dinheiro para comprar um violão novo e não conheço nenhum luthier bom que cobre barato

    dragon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    foda

    thaicovsky
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ah sei lá cara, dá um jeito de juntar dinheiro e compra um violão melhorzinho, esse aí seu deve tá um caco, nem compensa colar o braço na minha opinião.

    MajorKong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    dufrayer
    não conheço nenhum luthier bom que cobre barato

    O jeito é ir num ruim.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    dufrayer
    Cara, isso é serviço para um luthier. Não há alternativa; principalmente em se tratando de um violão antigo como esse.
    Abç

    WagnerMoreira
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    man tem violão de 200 R$ parcelado em 10 vezes OAKSDOKSADOad........dexiste desse ^^

    dragon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    foda

    Ian Anderson
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Ian Anderson
    · votar


    dufrayer

    Se quiser encarar a aventura acho que vapor pode esquentara a cola e descolar o braço. A escala eh mais complicado pra q vc quer tirar a escala.

    Como o vapor pode reagir na madeira (nunca testei isso), e acho q pode ter risco causar deformações na madeira. Até queria ver isso com o Bertola, que tenho uma prima com o braço todo rengo, e pra eu treinar a confecção de braços estava pensando e fazer um pra ela.

    Aí eu recomendo um violão novo de reserva 8D


    pra colar tem Grude (vulgo a Sopa do Chavez) ou Gelatina sem sabor e incolor em banho maria (essa eh boa).

    dufrayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    qual é a melhor cola para se usar depois de eu fazer isso????

    vou ter que fazer isso a situação financeira está mal... sou classe média baixa pessoal...

    dufrayer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: dufrayer
    · votar


    Ian Anderson

    Eu disse errado, disse que vou descolar a escala porque a escala fica presa no corpo do violão, mas não vou descolar a escala do braço. gelatina grude???? não sei hein acho melhor o bertola me explicar isso...

    MajorKong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Um violão de 50 anos deve valer a pena o conserto.

    GProtti
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Vai vender fruta na feira, guri.

    dufrayer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    agora já era, meu pai viu e colou e merda toda denovo

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    dufrayer
    O problema não é a cola, mas os procedimentos corretos de colagem, pressionamento, tempo, etc.
    Abç

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    colar madeira já é chato, braço de instrumento é 20x mais complicado... tem que manter sob pressão durante bastante tempo para a cola secar, curar e aí ficar firme... eu levaria em um luthier, já dava uma geral no tal violão, se o som for bom...

    dragon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    foda

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, isso é serviço para um luthier. Não há alternativa; principalmente em se tratando de um violão antigo como esse.

    Levando em conta que um violão com mais de 50 anos tem valor comercial e vale a pena gastar um pouco para deixa-lo em bom estado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como descolar o braço inteiro de um violão e colocar denovo?