quero descolar escala do braço do violao e colocar outra(vejam o projeto)

Autor Mensagem
herquinhos
Veterano
# mai/07


Ola amigos, gostaria quem alguém comentasse o que devo fazer para tirar a escala do violão sem danificá-la .o que pretendo e substituir a escala do violão por uma de uma guitarra que tenho e esta imprestável .como o braço é mais grosso que a escala eu tenho que tira um pouco da lateral do braço. Estou fazendo isso pois o braço e largo e os trastes estão fora de sincronia (juntos demais uns dos outros) sendo assim, tenho 19 trastes onde deveria haver apenas 16.depois vou puxar o cavalete um pouco pra traz pra colocar a oitava no lugar certo.
Peço que comentem que pois cada comentário será crucial na minha decisão (fora àqueles que apenas irão criticar e zoar)


conto com a ajuda.o brigado

Vinicius de Abreu
Veterano
# mai/07
· votar


Não faça isso, você vai dar perda total em seu instrumento.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Esse tópico não já existia?


Ps: Não faça isso, você vai dar perda total em seu instrumento.


herquinhos
Veterano
# mai/07 · Editado por: herquinhos
· votar


Vinicius de Abreu

voce acha inviavel porquer?e isso que quero saber se dar da proceder ou naum e por que?obrigado

Minow

no forum de guiarra mas tive apenas zoação, acho que como se trata de violao é melhor postar onde fala de violao.

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa tarde!!!

herquinhos
Esse tópico não já existia? (2)

no forum de guiarra mas tive apenas zoação,
Sinceramente, vc continua de zoação, pois já obteve respostas suficientes lá mesmo no fórum de guitarra.
Se o projeto não serve para o braço de uma guitarra, obviamente não serve para o braço de um violão...
Na boa, se o outro tópico poderia ter o benefício da dúvida este não tem. Ou seja, tópico absolutamente inútil!

Valeu...

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
mais facil..
jah q vc num entendeu no outro topico...
vou simplificar....

"VOCE NAUM VAI CONSEGUIR FAZER ISSO....MSM Q SEJA O SR MIAGUI O SERVIÇO VAI FIK UMA BOST..."

compre uma shelterzinha sst1 ou sst2

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues
na verdade náo tive resposta.oque tive foi incentivo e gente falando quem naum daria certo,sem dizer por que ou ao menos dizer como que se concegue tira a escala sem quebra-la,que e o motivo de eu ter os solicitado.
se souber como tirar a escala ,e so falar.obrigado

mazellan

ja que voce num entendeu no outro topico :ISSO E UM EXPERIMENTO COM INTUITO DE MANTER OS CUSTO O MAIS BAIXO POSSIVEL,JA QUE O VIOLAO JA TEM UMA QUALIDADE BAIXISSIMA.ENTENDEU?

mesmo assim obrigado pela dica da shelter,mas ja havia descartado essa opçao.vlw.

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


tah tah...
faça oq vc quizer entaum.....

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
desculpe, voce escreve "vejam o projeto" no tirulo, mas nao tem nenhuma imagem. seria bom voce fazer um desenho (em escala) de como vai ficar, pra ver se a escala realmente cabe.
e umas fotos pra explicar o que voce diz ajudariam.
o violão é de corda de aço ou nylon?
voce tem experiencia com luthieria ou marcenaria?

não sou luthier, entendo um pouquinho de construção de instrumentos, e se eu puder, ajudo sim.

particularmente, acho um serviço bastante arriscado.
sua lógica está correta, se o espaçamento dos trastes é diferente, tem que mudar o tamanho da escala.

eu acho que mover a ponte do violão é um serviço muito delicado. o tampo é sensivel, e há uma estrutura interna pensada para a conformação que ele tem. se voce mudar a ponte de lugar, vai mudar as tensões no tampo. não é simplesmente puxar o cavalete.

além disso, voce disse que vai ter que reduzir a largura do braço, é isso? como voce pretende fazer isso? quanto terá que ser reduzido? mostre imagens, se não não é possivel avaliar.

para saber como descolar a escala do violão, o melhor é perguntar para luthieres. no forum de guitarra tem um topico de luthieria, acho que eles saberão informar.

enfim, se quiser comentários construtivos, de informações mais completas. até.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
Minow
Penta_Blues
mazellan
eu já havia lido o topico no forum de guitarra, e confesso, nao consegui ler o texto. este aqui está muito mais claro.
no anterior, o topico tinha um texto extremamente longo, e sem pontuações, o que o tornava cansativo.
este acho que ficou mais acessivel. peca pela falta de alguns detalhes, como eu disse acima.

de qualquer forma, aqui no forum sempre nos deparamos com erros de grafia, e diversos outros tipos de problemas de escrita. acho complicado ficar desmerecendo so usuários pela forma como escrevem, pois não sabemos suas idades, seus níveis de instrução, suas ascendencias.
o mais importante não é o portugues gramaticalmente correto, é a formulação de uma questão clara, procurando respostas concretas.

acho muito pior pessoas que, com seu portugues correto, vem simplesmente rebaixar os outros. é regra do forum, se voce não tem a acrescentar, não poste.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
desculpe, voce escreve "vejam o projeto" no tirulo, mas nao tem nenhuma imagem. seria bom voce fazer um desenho (em escala) de como vai ficar, pra ver se a escala realmente cabe.
e umas fotos pra explicar o que voce diz ajudariam.
o violão é de corda de aço ou nylon?
voce tem experiencia com luthieria ou marcenaria?


quanto a foto naum disponho,acho que me expressei mau,quando disse ´vejam´quis dizer pra lerem e analizar oque pretendo.

eu acho que mover a ponte do violão é um serviço muito delicado. o tampo é sensivel, e há uma estrutura interna pensada para a conformação que ele tem. se voce mudar a ponte de lugar, vai mudar as tensões no tampo. não é simplesmente puxar o cavalete.
pensei nisso e acho que um puxador de cordas deve ajudar na tensão

além disso, voce disse que vai ter que reduzir a largura do braço, é isso? como voce pretende fazer isso? quanto terá que ser reduzido? mostre imagens, se não não é possivel avaliar.

isso mesmo vou ter que tirar o ecesso, vou apena raspar com um formão ou plaina,posso ate mesmo pra ficar retinho usar uma maquina de corde que tem na marcenaria onde eu trabalhava.

infelismente eu naum tenho nada na papel nem imagens mas oque tenho em mente tem uma certa logica. uma abraço brother

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
bom, pelo visto voce tem experiencia com marcenaria. isso já ajuda muito.

qual a marca do violão? nylon ou aço? a guitarra voce disse que era uma tonante, certo? pelo menos não dá muita dó de estragar! uhauahuahuha

o puxador de cordas alivia a tensão sim, mas tem que ver se ele cabe quando voce mover o cavalete! faz um desenho, em escala. compra um papel grande (A0, ou de metro), poe o violão em cima, desenha em volta, desenha a escala da guitarra, marca onde vai ficar o cavalete.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

alem do da guitarra o violão tambem é um tonante p/ cordas de aço(foram as que veio da loja) hoje eu uso um jogo hibrido que eu mesmo inventei entre cordas 0,11 e corda de baixo.

eu pretendo fazer isso ou algo que faça o serviço ficar o mais seguro possivel pro violão ja que só tenho ele,e num quero compra outro ruinzinhho.
quanto ao cavalete eu vou ter que fazer novos buracos ou cortar ande as cordas são colocadas e usa o cavalete apenas,ou seja do cavalete vou aproveitar soh o rastilho.

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


herquinhos
saquei.

se voce quer segurança, acho melhor pesquisar mais antes de começar. da uma busca no google, sobre construção de violões, eu já vi alguma material por ai, não tanto quanto de guitarra, mas existe.

e pense bem se voce quer fazer isso, pois se voce não quer se arriscar a ficar sem violão, pode ser perigoso.

alias, por que voce quer fazer isso? qual o problema com o violão?

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa noite!!!

kiki
de qualquer forma, aqui no forum sempre nos deparamos com erros de grafia, e diversos outros tipos de problemas de escrita. acho complicado ficar desmerecendo so usuários pela forma como escrevem, pois não sabemos suas idades, seus níveis de instrução, suas ascendencias.
Vc não deve me conhecer direito aqui no Fórum, mas tenha a certeza de que o que mais prezo é o respeito a todos os usuários independente de cor, credo, classe social, idade ou grau de instrução.
Agora, uma coisa são erros de grafia (coisa que qualquer um está sujeito, inclusive eu já que não sou nenhum professor de Língua Portuguesa). Outra é colocar um texto que acaba sendo incompreensível por pecar nos mais grosseiros erros, o que resulta numa falha de comunicação por não se entender aquilo que se escreveu.

o mais importante não é o portugues gramaticalmente correto, é a formulação de uma questão clara, procurando respostas concretas.
Discordo de você, já que o Fórum é uma grande oportunidade para se treinar redação e além disso, aprender não só sobre instrumentos musicais mas também sobre como se expressar corretamente e se fazer entender através da escrita.

é regra do forum, se voce não tem a acrescentar, não poste.
Discordo de você novamente. Quando se ensina a correta grafia e algumas regrinhas básicas de Língua Portuguesa também se está acrescentando algo à formação de todos que aqui frequentam...

Finalmente. Onde é que vc achou algo aqui nos meus post's humilhando, desmerecendo ou caçoando de alguém?!
Valeu!!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Penta_Blues
desculpe, não pretendia ofender voce pessoalmente, meu comentário foi mais geral.
achei até que deveria te-lo postado no de guitarra, mas acabei deixando por aqui mesmo. mas é que no forum de guitarra malharam o coitado, teve gente fazendo criticas pesadissimas. claro, o texto dele estava extremamente confuso, eu não consegui ler todo, desisti.

realmente não te conheço, sou relativamente novo aqui no fcc, e fico muito feliz em ver que voce é uma pessoa sem preconceitos. concordo que fazer correções de portugues possa ser construtivo, mas há alguns usuários que preferem usar os erros para desmerecer a pessoa, e não para ensina-la.

enfim, espero ter esclarecido.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
brother achei no arkut um cara que ja vez isso que disse que ficou da hora mesmo,mas ainda naum tive uma resposta dele,mas continuo proucurando.vlw

Penta_Blues
e verdade muitas vezes a critica quanto a ortografia eh muito construtiva;a mão ou algo em que eu sou avaliado naum cometo esses erros ,isso ocorreu
devido a pressa, distração,e o ambiente desconfortavel.mas valew vou repitir oque disse no outro forum:
# Enviado: 29/mai/07 09:59
Quote Editar

edalko

kra eu naum um expert na digtaçao, por isso acabo batendo na tecla erra,sobre tudo que a posiçao do teclado não ajuda, não era minha intençao
ofender o pessoal abreviando algumas palavras ou cometendo um erro perfeitamente conpreensivel, quanto ao M em vez de N de novo eu não percebi ,mas se for pra felicidade do forum vou ativar o verificador ortografico,mas eu acho um saco ficar toda hora sendo corrigido por estar escrevendo VC em vez de VOCE.


Oque acho inadimicivel é nego que deve falar ´´bicicreta e plobrema`` vim zoar.
mas eh como dizem :
a pessoa e livre para falar oque quizer ,mas é escravo doque escreve.
sendo assim, adimito o vacilo .

quanto as fotos assim que eu descobrir como descolar a escalar e comecar vou mostrando o processo pra voces.abraços


kiki

num tava tão confuso assim naum, é que ue queria explicar tudo de uma vez e acabei dando muita informaçao desnecessaria.
como eu ja disse se eu tivesse apenas perguntado como arrancar a escala, sem dizer pra que era, num teria tido tantas criticas

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Boa noite!!!

kiki
desculpe, não pretendia ofender voce pessoalmente
Que é isso! Não me ofendeu de maneira alguma!!!
Críticas, como o nosso camarada herquinhos disse, quando feitas de maneira civilizada e desde que construtivas, são sempre muito bem vindas. Afinal ninguém é, e muito menos eu, dono da verdade né?
Num fórum estamos sujeitos a concordâncias e discordâncias; a observações favoráveis e desfavoráveis, pois só assim crescemos. Quem não gostar de ter seu ponto de vista questionado ou de ler um outro ponto de vista diferente do seu, que não venha a um fórum, concorda?
Infelizmente palavras são frias e dificilmente conseguem expressar nossos sentimentos. Mas tenha certeza de que em momento algum me senti ou achei que seria ofendido.
Só estamos debatendo, não é mesmo?!

herquinhos
Pra deixar minha opinião então sobre o seu projeto:
Não vale a pena. É muito mais trabalhoso, é mais caro e menos prático do que comprar um instrumento pronto. Ainda mais porque, como vc mesmo disse, se trata de um violão de baixíssima qualidade. Qualquer que seja o custo desse seu projeto, na relação Custo X Benefício, sairá mais caro do que ir à loja e comprar um instrumento de fábrica.

Valeu!!!

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


acabei de encrontrar no orkut como descolar ,mas ainda num e o suficiente para começar.
conto com mais comentarios.vlw.

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Eu acho que ele não tá interessado na nossa opinião, simplesmente veio aqui dizer que vai fazer e pronto.
Nem vou discutir... o violão não é meu.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
Vc tem 2 opções para descolar essa escala.
1- Usar um equipamento próprio pra isso q esquenta a escala (e o braço) fazendo com q a cola amoleça.
Problema: Isso é caro! Inviável par auma aventura dessa. E tb não sei se é fácil de se encontrar no Brasil.

2- Raspar e lixar essa escala até chegar no braço.
Problema: Vai demorar um século e cansar pra caramba.

Feito isso, agora vc tem q tirar a escala do braço da tal guitarra.
OK! Mas como fazer isso?
Ao contrário da escala do violão, vc não vai poder danificar a escala. Neste caso, o melhor seria a opção 1 citada acima.

Digamos q vc consiga essa proeza. Ótimo!
Agora vamos instalar no violão...
Aí surge outro problema... O comprimento da escala.
Lógio q é diferente, por isso q o espaçamento entre os trastes é diferente.
Vc vai ter q adaptar. E adaptar seria vc retirar todos os trastes, tapas as fendas, calcular o comprimento da escala do violão e a nova posição para os trastes e colocar outros trastes. Teoricamente, simples. Na prática, um trabalhão do cacete!
Não mexa no cavalete do violão! Vc estará alterando a estrutura dele, e nada te garante q ele vá aguentar essas mudanças.
É a mesma coisa q vc tirar 1 roda de um carro e tentar andar com ele só com as outras 3. Teoricamente, é possível. Mas eu não arricaria isos no meu carrinho.

Se vc conseguir pasar por todos esses processos sem problemas, meus parabéns!

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Se esse cara conseguir fazer alguma coisa perto de utilizável, ele vai ter o meu respeito pra sempre.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Minow
ele vai ter o meu respeito pra sempre.
Convenhamos q isso tb não é um estímulo lá muito grande! hauehauehuaheuhaeuhaeuhaheuhaea

Minow
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Que é isso, imagine a HONRA. Era história pra passar de geração a geração, até o fim dos tempos.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Minow

ao contrario por isso que vim aqui pra poder encontra ajuda e possiveis problemas.mas vlw

Soulface
quanto ao cavalete eu usa ria um puxador de corda para ajudar na tensao,medaria sim a estrutura do violao,mas seria como se ele apenas estivesse descolado e eu o colasse denovo.

Aí surge outro problema... O comprimento da escala.
Lógio q é diferente, por isso q o espaçamento entre os trastes é diferente.
Vc vai ter q adaptar. E adaptar seria vc retirar todos os trastes, tapas as fendas, calcular o comprimento da escala do violão e a nova posição para os trastes e colocar outros trastes. Teoricamente, simples. Na prática, um trabalhão do cacete!


``o cumprimento da escala´´esse e o ponto,pois como dito os trastes estao muito juntos uns dos outros,ou seja,eu tenho 19 onde deveria ter apenas 16.A frabrica apenas dividiu a distancia ao meio e encheu de trastes,mas o braço estava menor doque um violao normal.assim sendo o meu objetivo era colocar a escala da guitar pois estava na distancia ideal de um violao(e eu ja medir com outros violoes tanto a escala do violao qnt a da guitar)
alem desse plano, eu tinnha outro pensamento e agora me parece mais viavel.
eu pensei em apenas recolocar os trastes e ajustar a oitava, contudo existe o problema dos trates ficarem mais altos uns dos outros.e se eu colocasse a da guitar naum teria esse problema pois ja estariam na distancia e altura certa.

um abraço

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Minow
ja existe um cara que consegiu, mas ele apenas trocou a escala ja que o cavalete estava no lugar certo ,e o braço era do mesmo comprimento
rsrsrsrsrsr

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
A frabrica apenas dividiu a distancia ao meio e encheu de trastes
Q fábrica é essa cara???
Parece coisa de violão de brinquedo.

assim sendo o meu objetivo era colocar a escala da guitar pois estava na distancia ideal de um violao
Vc tem certeza q o comprimento da escala desa guitarra é irgual a do violão???
Não adianta vc medir em outros violões. Tem q medir no seu.

eu pensei em apenas recolocar os trastes e ajustar a oitava, contudo existe o problema dos trates ficarem mais altos uns dos outros.e se eu colocasse a da guitar naum teria esse problema pois ja estariam na distancia e altura certa.
Cara... nivelar trastes é infinitamente mais fácil do q trocar uma escala.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Q fábrica é essa cara???
Parece coisa de violão de brinquedo.

tonante (a marca do violão)
Vc tem certeza q o comprimento da escala desa guitarra é irgual a do violão???
Não adianta vc medir em outros violões. Tem q medir no seu.

outro problema e esse como eu disse, o braço e a escala do violão e pra dezesseis trates ,entao ta fora do padrao de qlq um.se fosse igual eu naum iria mexer na ponte apenas afinalar o braço.

Cara... nivelar trastes é infinitamente mais fácil do q trocar uma escala.
tambem acho,mas enquadralos e colocar na distancia ideal eh complicado
pois se um sai da medida quebra toda a cadeia.

vlw kra

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


herquinhos
tonante (a marca do violão)
Tá explicado! haehauheuhaeuhaeuauehuhaeuhaea

Carinha, me faz um favor. (q na verdade é pra vc)
Mede pra mim a distância entre o cavalete e o nut do violão.
E tb a distância entre o nut e a "boca" do tampo.

herquinhos
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface

descupe por demorar a responder mas medidas sao:
nut até o cavalete =60 centimetros
nut até a boca =40 //

o ideal e ter 45 centimetros do nut ate o final da escala
quanto a distancia do cavalete eu não sei

ajuda aê ,

voce acha que se fosse um takamine ou ate mesmo um giannine eu faria isso?(apesar de ja ter tirado o empeno do braço so ja lixa do meu antigo giannine)rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quero descolar escala do braço do violao e colocar outra(vejam o projeto)