Alguem pode me indicar um luthier mais barato que envie o violão pelos correios?

    Autor Mensagem
    samuca craft
    Veterano
    # out/06


    Quero falar com um luthier, só que onde moro não conheço nenhum. Vocês podem me ajudar a falar com um que vocês conheçam passando algum site de algum luthier que seja um pouco mais barato e que envie o violão? Se puderem , eu agradeço. Valeu galera.

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft

    Praticamente todos os grandes luthiers brasileiros enviam violões por correio ou outras opções de remessa aérea(fedex, gol log etc.)

    Que tipo de violão vc procura? quanto vc está disposto a gastar? em cima dessas respostas é que se pode dizer algo sobre qual luthier te indicar, ok?

    Abração

    samuca craft
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E aí rbpaiva, valeu por responder. Tô querendo um violão com essas características:

    Violão Nylon, modelo clássico, bem grosso(encorpado), braço não muito largo, cordas bem baixas, na cor natural fosco(amarronzado). Madeira: Tampo maciço em red cedar ou sitka spruce importado, lados e fundos maciços em Indian Rosewood ou mogno, tarraxas douradas, braço em mogno com reforço e tensor, escala em ébano, acabamento em verniz brilhante, encordoada com giannini clássico. Você sabe me dizer por quanto fica mais ou menos um assim? Aí depois eu te digo se dá pra pagar ou não, por enquento não tenho base pra te dizer valores. Um grande abraço, até mais.

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft

    Olha, inicialmente eu gostaria de te falar um pouco sobre as madeiras:

    Para a caixa de ressonância (laterais e fundo) a melhor madeira é o Jacarandá. Na prática, qualquer tipo de jacarandá daria um ótimo resultado sonoro, mas a maciça maioria dos violonistas preferem o Jacarandá-da-baía muito mais por uma questão de tradição. Vale dizer que o indiano (via de regra) apresenta maior estabilidade quanto às variações climáticas. O mogno seria assim uma 2ª linha. Há madeiras da família do jacarandá que dão resultado muito melhor q o mogno, como Gonçalo Alves, Orelha de Onça, etc. São boas opções para quem não pode gastar mais...

    No tampo as melhores opções são o abeto(pinho) alemão, o abeto engelman(canadense) ,o abeto europeu(suísso) ou o Cedro Canadensse. A escolha depende do gosto, pois todas elas são ótimas madeiras.

    O braço pode ser em mogno ou em cedro brasileiro. Esse lance de usar tensor é caô, mas um reforço pode ser recomendável em função do projeto - o luthier pode te falar melhor sobre o seu projeto. As tecnicas corretas de preparo de um braço de violão elimina a possibilidade de empenar o braço(em se tratando de nylon).

    O verniz é um dos pontos mais delicados na sua escolha. De um lado temos os vernizes sintéticos à base Poliuretano(PU) que dão maior proteção contra impactos, devido ao mesmo formar um "filme" de verniz sobre a madeira, o que de certa forma influencia(negativamente) no som do violão. O grande incoveniente desse material é que quando vc for recuperá-lo (depois de uns 20 anos, sei lá...) tem que raspar a madeira para reaplicá-lo o que pode danificar permanentemente o violão.

    Há também o verniz de Goma-laca, verniz orgânico, que é mais sensivel aos impactos, mas que privilegia a acústica do instrumento. A maior vantagem da goma-laca a meu ver, é que esta não forma um filme sobre oa madeira; ela penetra naquela passando a "fazer parte da madeira", possibilitando uma reaplicação sobre o verniz antigo sem a necessidade de raspar.

    Muita gente opta por unir esses dois vernizes: usam goma-laca no tampo(privilegiando o som) e PU no restante do violão. Eu, particularmente, optei por um violão todo em goma-laca, mas no fim das contas o dono é quem deve escolher,ok?

    Abração

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft
    Violão Nylon, modelo clássico, bem grosso(encorpado)

    Porque voce quer um modelo "bem grosso"?

    samuca craft
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E aí rbpaiva, beleza. Bom, o porquê do violão ser mais grosso é só por uma questão de favorecer os graves e por gosto também.Quanto ao violão, vou te dar dois modelos que gostei:
    Primeiro: leterais e fundo: Jacarandá da baía, tampo: Abeto(pinho) Alemão, braço: Cedro brasileiro, verniz: goma-laca

    Segundo: laterais e fundo: Gonçalo alves ou orelha de onça, Tampo: Abeto europeu(suiço), braço: cedro brasileiro, verniz: goma-laca.

    Daí você se baseia pra me dar um preço aproximado de ambos, valeu.

    Amigo, tenho uma questão que gostaria muito de saber sua opinião: Há uns dois meses, eu estava certo de comprar um violão da crafter, o gae648sp/n (se quiser dar uma olhada vá em www.crafterguitars.com.br , série pró e veja), só que de alguns dias pra cá venho querendo comprar um de nylon. Eu toco mpb e pop rock. Quero muito comprar o Crafter, que é bom pra pop rock, só que por outro lado tem a mpb, que com o de nylon é melhor. A dúvida é a seguinte: Comprar o Crafter e tocar de tudo nele ou comprar o nylon e fazer a mesma coisa. Eu comprando o nylon dá pra tocar mpb. E pop rock dá pra tocar legal nele? A mesma coisa pro Crafter, dá pra tocar mpb e fica legal o som? Qual dos dois se adequa melhor na sua opinião para ambos os estilos?

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft

    Esse negócio de favorecer os graves é muito mais uma questão do leque harmonico (que é o que equaliza o som de um violão) do que propriamente o formato e dimensões da caixa de ressonancia. Somente pra dar um exemplo, pode-se ter um violão com dimensões reduzidas, mas com som de "gente grande", entende?

    Em fev/06 eu estava decidindo qual violao iria comprar e nessa época eu mandei/recebi e-mails de vários luthiers, entre os quais o Samuel Carvalho que me ofereceu alguns modelos. O modelo1 do SC é o q tem o menor preço e está anos-luz à frente de qualquer violão de fábrica que eu já vi!

    Segue techo do e-mail:

    modelo 1 - Fundo e faixa Gonçalo Alves (muiracatiara ), braco de cedro, escala jacaranda, cavalete jacaranda, tarrracha nacional, tampo pinho. valor R$ 1.500,00.

    modelo 2 - acrescenta-se ao modelo 1, braço millenium opcional, tampo mais envelhecido em gomalaka em cedro canadense ou pinho, tarracha importada. R$ 2.500,00

    modelo 3 - fundo e faixa em jacaranda, tampo em pinho ou cedro canadense, braço modelo milenium opcional, escala em jacaranda ou ébano da india, tarracha importada, gomalaka na tampa. R$ 3.500,00

    Todos acompanham estojos. Transporte fica na média de R$ 80,00.

    top de linha -idem modelo acima acrescentando jacaranda mais raro e envelhecido com timbres especiais, todo em gomalaka. R$ 6.000,00

    (retirado do e-mail q recebi do Samuel Carvalho)

    Cara, eu não sei se os preços continuam os mesmos, mas eu nunca vi um violão por esse preço(mod. 1) com o som q ele tem.

    Abraços

    samuca craft
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E quanto a minha dúvida do final da mensagem, o que você recomenda rbpaiva?

    rbpaiva
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft

    Olha Samuca, esse negócio de escolher entre aço e nylon é igual à velha discussão entre tampo de cedro ou de abeto. É mutio mais uma preferência pessoal. Eu particularmente, prefiro o nylon devido à versatilidade de timbres q podemos extrair dele - eu acho as cordas de aço muito monótonas(é um saco!).

    É isso aí! boa sorte na escolha!

    Ahh! Ia me esquecendo de te falar: Um luthier muito bom, mas muito bom mesmo é o Jorge Raphael. Eu o escolhi para fazer o meu violão devido às características de seus instrumentos. Ele produz violões com qualidades que considero muito importantes(pra não dizer essenciais)para mim: Tocabilidade, equilíbrio, potencia e regularidade na produção dos seus violões. Ele produz violões modelo Millenium( patente do Thomas Humphrey) numa faixa de preço em torno de R$ 4.500,00.

    Abração

    samuca craft
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Então quer dizer que ambos os estilos ficam legais com qualquer um dos dois, não é?Tá beleza rbpaiva, vou escolher qual comprar e depois te aviso beleza. De vez em quando dá uma olhadinha nesse tópico tá bom. Obrigado e até mais. Grande abraço.

    samuca craft
    Veterano
    # out/06
    · votar


    A propósito, vc conhece o c-40 da yamaha?

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    samuca craft
    procure um giannini c4 usado. da para achar por pouco mais de mil reais.

    danibranco
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    rbpaiva Estou querendo fazer um violão com um luthier local, o Leandro Mombach, mas a única referência que tenho dele é o violão de meu professor, que aliás é uma boa referência. Gostaria de saber se sabem algo sobre este luthier.

    O preço por um violão de jacarandá bahiano e abeto canadense é de R$ 4000, ele faz violões mais baratos, mas com material inferior tbm... O preço está muito fora do padrão?

    Além disso, me pareceu que vc entende bem de materiais. Estou iniciando o estudo do violão erudito, mas ainda tenho gosto pelo popular. Se eu fizer um violão com fundo e lateral de jacarandá bahianao e tampo de abeto canadense, será que ele ficaria um bom violão para ambos os estílos? Qual seria o material certo para o clássico e qual seria mais indicado para o popular?
    Desculpe a grande quantidade de perguntas.
    Obrigado.

    rbpaiva
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Pessoal,

    eu fiquei alguns dias(meses) sem acessar esse fórum. Por alguma razão eu não conseguia logar, mas agora eu resolvi fazendo o recadastramento.

    rbpaiva
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    danibranco

    Eu não conheço o luthier que vc falou, mas independente disso o que importa é saber se o violão que ele faz agrada a voçê. Como ele funcina na tua mão?

    Teste o maior número de violões de um mesmo luthier, pois assim aumenta a sua amostragem.

    Nessa faixa de preço tem muitos luthiers fazendo excelentes violões!

    Eu não gosto desse tipo de segregação, tipo: violão erudito x violão popular, mas acho que violão deve ser "nylon"! Se voce está estudando repertorio erudito, um bom violão artezanal com certeza irá te atender!

    Quanto ao jacarandá, o indiano é uma opção mais em conta e tem praticamente o mesmo desempenho em termos de som!

    danibranco
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    rbpaiva:
    Obrigado.
    Eu até tinha pensado em fazer um violão mais em conta, com materiais um pouco inferiores, por uns 2500 ou 3000. Até porque não sou profissonal e nem tenho essa intenção, mas já toco violão descompromissadamente a 10 anos e agora resolví estudar melhor o instrumento e a música. Mas parece que a longo prazo vale mais a pena investir num bom logo, que eu não vá querer trocar daqui a alguns anos...

    rbpaiva
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    danibranco

    Eu estou muito satisfeito com o violão feito pelo Jorge Raphael e não tenho medo de indicá-lo a qualquer pessoa. É muito violão!

    danibranco
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acabei ficando com o feito pelo Renée Feldberg, gostei muito do som e o material é muito bom. Checamos a afinação no braço e beteu tudo certinho.
    Uhuuu!!! Meu primeiro violão de luthieria!!!!

    Fredsalviato
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    danibranco
    Uhuuu!!! Meu primeiro violão de luthieria!!!!

    Parabéns!

    NEI SA
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Gostaria de saber opiniões sobre esta questão: Um violão DiGiorgio com 30 anos, com fundo e faixa em jacarandá da Bahia, tampo em Abeto alemão que foi todo reformado o luthier aplicou PU, naturalmente que o violão perdeu o volume e fechou o som. Eu pergunto: Se for retirado todo PU, deixá-lo na madeira natural e aplicar goma laca, será que ele recupera a qualidade sonora e volume, abrindo o som?

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Muito show este tópico. Sinto muito, mas tenho que ao menos acompanhá-lo. Obrigado.

    Fredsalviato
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    NEI SA
    Eu pergunto: Se for retirado todo PU, deixá-lo na madeira natural e aplicar goma laca, será que ele recupera a qualidade sonora e volume, abrindo o som?

    R. Sim, mas lixar o tampo é muito trabalhoso e perigoso... melhor um bom luthier.

    aolvio
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    Eu estou procurando agora um violao erudito e acho que os precos subiron muito ( o topico è 2006 ! ), o preco seria por 7000 - 8000 reais, posso encontrar violoes nesto preco de qualidade top, onde posso encontrar contactos de luthier se alguien conhece podeme enformar obrigado

    Sapopemba
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Nessa faixa de preço, eu recomendaria que você experimentasse os violões dos luthieres José Chagas e Sérgio Barbosa. Eu ainda vou adquirir um deste último.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguem pode me indicar um luthier mais barato que envie o violão pelos correios?