O que compensa mais? violao de marca ou luthier?

Autor Mensagem
MatheosXpt
Veterano
# fev/12


Na faixa dos R$4000,00 , compensa mais comprar esses violões de marca ( Taylor, Gibson, etc.) , ou mandar um luthier fazer um violão com as suas especificações?
Se esse for o caso ( no luthier compensar mais ), por que vende tanto esses violões caros?

Detalhe: estipulei esse preço por que conversei com um luthier aqui da cidade, e ele disse que os violões que ele faz, customizados, ficam em torno desse preço mesmo.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# fev/12
· votar


MatheosXpt

cara eu falo pra vc que tentar fazer um violao customizado pode dar errado!
sem falar na confianca no servico do luthier!

eu mesmo prefiri comprar um violao de marca (godin) agora que to pensando em mandar fazer um!

p_aulinho
Veterano
# fev/12
· votar


Eu só iria num de Luthier se conhecesse alguém que mandou fazer e ficou satisfeito, e se eu tivesse um conhecimento técnico muito alto em relação a fabricação e sonoridade para estar confiante em relação ao que será feito.

Fora isso, iria num de marca.

Abraço.

Paulo

tiagomatiasrgt
Veterano
# fev/12
· votar


To completamente de acordo com o p_aulinho. Só gastaria essa grana se eu realmente tivesse um conhecimento tecnico grande para saber cobrar do luthier, e também se conhecesse toda procedência do profissional. Caso contrário compraria um de marca que é garantido. Nesta faixa de preço com certeza ira encontrar tremendos violões de marcas...

kiki
Moderador
# fev/12
· votar


MatheosXpt
editei seu titulo por que tava muito vago ok?
leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras
1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

compensa mais comprar esses violões de marca ( Taylor, Gibson, etc.) , ou mandar um luthier fazer um violão com as suas especificações?
depende do que voce precisa.
mandar fazer em luthier tem que ter muita certeza do que voce precisa - timbre, madeiras, formato, tamanhos, etc.
se voce procura um violão só acustico e tem certeza do que precisa, talvez valha a pena.
mas se voce quer um com uma boa captação, por exemplo, aí verifique o quanto é o custo da captação (apesar que pra 4 mil nao deve pesar tanto).

Se esse for o caso ( no luthier compensar mais ), por que vende tanto esses violões caros?
lembre-se que em suas terras de origem eles custam menos!
um violao que chega aqui por 4.000 reais deve ser vendido a uns 1.000 US$!

MMI
Veterano
# fev/12 · Editado por: MMI
· votar


MatheosXpt

Violão é muito diferente de guitarra, uma coisa é um cara fazer uma stratinho, outra muito mais complicada é fazer um violão. Se o cara for muito bom, consegue fazer um violão para competir com os chinesinhos, mas competir com um Martin, Taylor, complica...
Com essa grana eu importaria um excelente violão, sem pestanejar, sendo que o violão tem um valor estável que não irá desvalorizar, é um bom investimento se um dia quiser vender. O de um luthier geralmente vale uma esmolinha depois de uns anos.
Isso para violões de aço, de nylon não dá para falar a mesma coisa de um Sugiyama, por exemplo.

Gianyny
Veterano
# fev/12 · Editado por: Gianyny
· votar


MatheosXpt

Quando eu comprei o meu testei um Martin na faixa de R$4.000,00. Era um modelo Dreadnought com tampo maciço em pinho e fundo e laterais em Jacarandá. Se eu tivesse o dinheiro não pensaria duas vezes, vale muito a pena.

Se o cara for muito bom, consegue fazer um violão para competir com os chinesinhos, mas competir com um Martin, Taylor, complica...

Concordo plenamente com o professor MMI.

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


MMI
+1.

Valor de revenda é importante por mais que, a princípio, não se pense em vender.

Um aceno de longe!!!

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


kiki

Valeu por ter editado, mesmo por que depois da edição mais pessoas começaram a comentar :).

Aos ademas, valeu mesmo por comentar, acho que a opinião sobre os violões de marca serem melhores são unanimes, então não penso mais em mandar fazer um violão '-'.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


Luthier sem dúvida nenhuma.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


inaciolino

O pessoal que comentou tudo disse que luthier é pior, e deram os argumentos e tal, por que se acha que um de luthier seria melhor?

D.V.
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Nas próprias respostas aqui isso já foi dito. Se você sabe o que quer, tem um grande conhecimento técnico de violão e sobre madeiras e sabe exatamente o que procura vai no violão de luthier.

Mas que fique ciente da desvalorização em comparação a um violão de marca.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


D.V.

O grande problema é a desvalorização depois, e também com um violão de marca, se pode ficar se mostrando 'u.u.

mvrasseli
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
A vantagem do violão feito por Luthier é que eles são feitos artesanalmente, por um processo muito mais cuidadoso do que um violão de marca. Sem falar que o violão de um Luthier, ao contrário do que disseram, pode se valorizar e muito com o tempo, pois muitos luthier começam vendendo seus instrumentos por um preço de custo, só para ficarem conhecidos, só depois que eles metem a faca. Lógico que isso se aplica mais aos violões clássicos.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


mvrasseli

De forma geral eu não concordo. Eventualmente você pode acertar na loteria e pegar algo muito bom de um luthier desconhecido, que futuramente ele ficará famoso, seus instrumentos virarem preciosidades caríssimas... Se você tem essa sorte toda, melhor apostar na mega-sena. Não tem jeito, a prática leva a perfeição, então um luthier só chegará a um nível de excelência depois de muitos instrumentos construídos, depois de aprimorar muito, precisará receber muitos pedidos e praticar a luthieria para alcançar uma qualidade. Como disse anteriormente, violão precisa de muito mais técnica e é muito mais difícil do que uma guitarra, não é fácil fazer um de qualidade não. Não dá para achar um desconhecido que quase paga para fazer um violão com qualidade de verdade para você levar, esquece.

Contudo, mais uma vez, se estiver falando de violão de nylon, tem muito luthier que já virou marca top, esse sim valorizam, são superiores, são indiscutíveis. Dei o exemplo do Sugiyama, mas vários (poucos) podem entrar na lista, mas um dele barato sai por mais de 10 mil reais, pode ver no vídeo que um cara bom e de respeito faz uns 6 violões por ano. Tem luthier que compra máquinas CNC, emprega vários funcionários e nem põe a mão nos instrumentos que levam seu nome, não falo destes. os de luthier de verdade são de fato os mais "tops" para MPB e arrisco a dizer que dá para encarar de frente qualquer violão top do mundo, não passa vergonha.

Se for falar de aço... A tradição do Brasil ficou nos violões de nylon, que tem construção completamente diferente do de aço. Um ou outro vem ganhando nome com violões de aço atualmente, chegando a exportar. Posso dizer que já testei 2 João Batista de aço (esse exporta!), que já está bem carinho também. Não me convenceram. Acho que tem qualidade, engole muito violão por aí, especialmente os asiáticos. Mas não trocaria nem por um momento por meu Gibson nem meu Taylor, nem pelo Martin que já tive e vendi. Veja, vamos pegar meu Gibson: é feito por um luthier mais destacado em Bozeman, Montana, que provavelmente passou a vida mergulhado em luthieria para violão de aço na fábrica que inventou na década de 30 o modelo jumbo chamado de SJ-200, por isso pode assinar um Custom Shop. Para chegar ao som perfeito ele escava a mão um a um o bracing para o tampo vibrar como deve, além de muitos outros detalhes. Por isso que um JB não chega a um Gibson, um Martin, um Taylor, os caras só fazem isso há anos. O JB faz nylon, bandolim, banjo, cavaco, violas entre outros e mesmo assim é um luthier top no Brasil, mas desculpe, prefiro os meus.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt
O pessoal que comentou tudo disse que luthier é pior, e deram os argumentos e tal, por que se acha que um de luthier seria melhor?

Bem, de uma maneira muito simples um violão de Luthier é feito de forma artesanal, ou semi-artesanal, o que já garante uma qualidade muito maior do que esses violões Chineses.

As madeiras são maciças, de boa qualidade e o violão pode ser feito de acordo com as tuas especificações.

Toquei durante alguns anos em um violão "Takamine EP-50 - Made in Japan" e o violão do meu então professor de violão Clássico, que não era um dos melhores, era infinitamente superior ao Takamine, kkkkkk.

Se você está mais preocupado com o preço de revenda do que com a qualidade te indico um violão de fábrica, você pagar "Rios de Fortuna" e não vai ter algo que preste. Mas se você está preocupado com qualidade, e também com valor de revenda, compra um violão de Luthier.

Só para exemplificar dá uma pesquisada no site da Guitanda. Espero ter ajudado. Paz.

www.guitanda.com

MatheosXpt
Veterano
# fev/12 · Editado por: MatheosXpt
· votar


inaciolino

o que já garante uma qualidade muito maior do que esses violões Chineses.

Um violão no preço que eu postei lá em cima ( em torno de R$4000,00 ) não é chinês. E mesmo que o de luthier seja feito artesanalmente, as grandes empresas de violão tem um nome à zelar, não vão fazer um violão tão caro com qualidade ruim.

As madeiras são maciças, de boa qualidade e o violão pode ser feito de acordo com as tuas especificações.

Nessa faixa de preço, todos os violões costumam ser feitos com madeiras maciças ( o corpo todo ), com madeiras de boa qualidade, e você escolhe o tipo de madeira que dá uma tonalidade diferente para o som ( ao meu ver, essas seriam as especificações ).

Então, mesmo que você possa pedir um violão como você quiser à um luthier, é bem provável que tenha um violão similar, senão igual, para se comprar em uma loja top.

EDIT: dei uma editada aqui, por que eu entrei no site que tu mandou, e vi um violão do Emanuel Carvalho, apenas com o tampo sólido, por R$1800,00.

Esse violão da Walden:

http://www.waldenguitars.com/CN2030.html#

é todo feito em madeira maciça, e dando uma pesquisada, vi que o preço é MENOR que esse feito por um luthier.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt, você sabe o que faz, kkkkkk. O único conselho que te dou é para testar, põe os dois lado a lado e vê qual é o melhor. O Takamine que eu tocava custava R$4000,00 e era bem inferior aos violões de Luthier, sorte minha que não era meu, kkkkkk.

Assim que eu tiver dinheiro vou comprar um violão TS6 do Emanuel Carvalho, esse violão é semi-artesanal mas eu te garanto que é bem melhor do que muitos violões de fábrica que custam os olhos da cara, kkkkk.

Mais uma coisa, qual violonista, de renome nacional ou internacional, que faz Concertos com um violão de fábrica???? Nenhum, acredito que deva haver uma razão, kkkk. Qual concurso, internacional ou não, de Violão dá violões de fábrica como premiação??? Nenhum, porque será????

Por que será que Andrés Segovia, Julian Bream, John Williams, Sérgio Abreu, Sérgio & Odair Assad, Fábio Zanon, entre tantos outros não optaram por violões de fábrica????

Não estou dizendo que todos os violões de fábrica são ruins, porque de fato não são, mas com o que se paga em um violão de fábrica é bem possível comprar um violão de Luthier infinitamente melhor. Fica a dica.

Boa compra e fica com DEUS. Paz.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12 · Editado por: MatheosXpt
· votar


inaciolino

Novamente, eu vou repetir, mas agora dando uma ênfase especial...

>>>> NA FAIXA DE PREÇO DE R$4000,00 <<<<

Um violão de luthier não fica melhor que um de fábrica. Realmente, os grandes violinistas só tocam com violões artesanais, que devem custar quanto? Uns R$30 000,00 reais? Ou mais?


Obs¹: E mais, esse Takamine ai devia ser Chinês, ou então defeituoso, ou sei lá o que mais pode deixar o som ruim.

Obs²: Tava olhando esse Emanuel Carvalho TS6, e se percebeu que o preço dele só é baixo sem captação neh? Colocando uma captação boa ( a mais top lá do site ), o preço aumenta R$750,00.
No valor total que iria sair esse violão, eu encontro violões feitos com o corpo todo em madeira sólida, e ainda escolho que tipo de madeira agrada mais. E a cor também. E mais algumas coisas se pá.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


inaciolino

Mais uma coisa, qual violonista, de renome nacional ou internacional, que faz Concertos com um violão de fábrica?

Tocam ou tocaram ao vivo com Di Giorgio:

João Gilberto
Tom Jobim (Frank Sinatra ficou bobo com o Di Giorgio do Tom)
Baden Powell
Zé Meneses
Roberto Carlos
Chico Buarque
Caetano Veloso
Gilberto Gil
Toquinho
Gal Costa
Geraldo Vandré
Jorge Ben (Benjor)
Vinicius de Moraes
Dorival Caymmi
Nara Leão
Carlos Lyra
Roberto Menescal
Edu Lobo
Silvio Caldas
Dilermando Reis
...

tá bom esses?

dom de Deus
Veterano
# fev/12
· votar


caramba assunto muito bom.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


Obs¹: E mais, esse Takamine ai devia ser Chinês, ou então defeituoso, ou sei lá o que mais pode deixar o som ruim.

Nem era Chinês e muito menos defeituoso, era um violão muito bom mas não chegava aos pés de um violão de Luthier, kkkkk. Como eu falei, a escolha é sua, compra o que você achar melhor. Só para deixar claro, a maioria dos que estão comentando nunca tiveram contato com um violão de luthier, kkkkk.


MMI, realmente todos esse caras que você citou estão no mesmo nível de Andrés Segovia, Julian Bream e companhia, kkkkkk.

Se a tonante me patrocinar eu toco com um, kkkkk. Vai ver se eles levaram um violão de fábrica para o estúdio???? e só para constar o Caetano tem um Ramirez e um Suguyama, kkkkk.

Bem, o melhor argumento que há é testar. Se o violão te agrada e cabe no teu bolso então é ele que você deve comprar. Fiquem com DEUS. Paz.

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


inaciolino

Ah... Você falava dos internacionais também... Vou me ater só em Gibson, Martin e Taylor:

Beatles
Rolling Stones
Eric Clapton
David Gilmour
Jimmy Page
Bob Dylan
Noel Gallagher
The Edge (U2)
Chris Martin (Coldplay)
Elvis Presley
Pete Townshend
Dave Matthews
...

A lista aqui é interminável!

E aqui muitos concursos premiam com violões dessas marcas. Eu e muita gente considera os Takamine violões intermediários, esses não são referência.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar


MMI, volto a repetir Andrés Segovia, Julian Bream e companhia. Você já tocou em um violão de Luthier???

MMI
Veterano
# fev/12 · Editado por: MMI
· votar


inaciolino

Cara, é muito infeliz sua observação. A Bossa Nova é um gênero nacional, bastante rico em termos de música popular, o que não se mistura ou compara com clássicas ou flamencas, são coisas diferentes.
Toda a Bossa nova foi criada e iniciada com violões nacionais, absolutamente toda, se não era da Di Giorgio era da Gianini ou do Reis do Violão. Só tinha isso, praticamente... Se hoje o Caetano, o Toquinho e muitos outros tem um Sugiyama ou algo que o valha, eles começaram sim com Di Giorgio, fizeram muitos shows com violões desses e não era por patrocínio, era porque na verdade os nacionais eram melhores para aquilo ou eram os que eram disponíveis, muitos artistas até hoje não gostam de violões flamencos para bossa nova, por exemplo.
Me explica como se compara Segovia e Bream com Tom Jobim, por exemplo, sabichão. São artistas de inestimável valor, cada um em sua praia, fazendo muito bem o que lhes cabia. E não há só valor em um estilo só, é preciso abrir a mente para outros estilos.

MMI
Veterano
# fev/12 · Editado por: MMI
· votar


inaciolino

Você já tocou em um violão de Luthier???

Em muitos, como alguns Sugiyama, além de vários espanhóis (que inclusive já tive). E guitarras, além de ter uma Benedetto (o maior luthier do mundo atualmente para essas guitarras), já toquei em D'Aquisto, estive na residência do Sr Jimmy Foster, entre outras coisas.
E você? O que você já teve, tocou e conhece tão profundamente?

Del-Rei
Veterano
# fev/12
· votar


Bom, não tenho muita experiência, mas existe luthier e luthier. O Sugiyama vende bem menos de 10 violões num ano porque ele respeita absurdamente o tempo de secagem da madeira, e obviamente o preço tem que ser bem alto. Agora, tem luthier que faz com madeira em qualquer estado....

Um aceno de longe!!!

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar


Del-Rei

Pelo que eu vi do Sugiyama, ele faz 6 violões por ano, e não vende nenhum por menos de 10 mil.

dom de Deus

kk, comenta alguma coisa ai também então, pow

inaciolino

Tá certo que todo mundo tem sua opinião, alguns já tem conceitos formados, mas sei lá, sua conta aqui é membro novato ( como a minha ), e mesmo sabendo sobre esse povo todo que usa violão de luthier, se tem que ver que 90% dos que postaram aqui são veteranos, e todos têm a mesma opinião, citando o caso do MMI, se for verdade esse último post dele, o cara num deve conhecer pouco não 'u.u.

MMI

Dá-lhe ::D
Eu queria já ter tocado em um desses violões. snif

MMI
Veterano
# fev/12
· votar


MatheosXpt

Uns 10 mil seria um Sugiyama usado, quebrado e reformado, totalmente desvalorizado. O preço aproximado de um novo é o de um carro. Como ele faz 6 por ano (não sei se não está velhinho e ainda mantém o ritmo), um violão vendido precisaria sustentá-lo por 2 meses no mínimo, além de pagar pelo material. Ele é daqui de Sampa, sei onde fica o atelier dele.
Claro que é verdade, não estou aqui para contar vantagem não. Apesar de ter 2 Taylor e 1 Gibson SJ-200 Custom com fundo e laterais em koa, gosto muito de guitarras. Conheci Bob Benedetto e Jimmy Foster, dois dos maiores do mundo no seus ramos. Jimmy Foster faleceu ano passado, mas ele trabalhava com apenas 1 ajudante, outro velhinho, a produção desses luthiers não passam de 12 ao ano - Benedetto tem mais ajudantes, produz mais por isso, mas tudo é muito bem supervisionado por ele e de altíssima qualidade. Jimmy Foster demorava de 3 a 6 meses para atender um pedido, pelo menos, isso se nenhum furacão passasse por New Orleans... Ele me mostrou todo local e equipamento de produção, discutimos detalhes, depois me levou para tocar seus instrumentos pessoais e uma guitarra que estava para ser entregue. A dele era um instrumento de uns 50 mil dólares, que pude tocar plugada e desplugada (archtops permitem isso), foi de longe o melhor instrumento que já toquei, ele queria que eu levasse o instrumento dele, coisa que eu recusei pela grana e por ser dele (ele se apresentava na região). Pena que antes de eu poder fazer o meu ele veio a falecer...
Tocar num Sugiyama é fácil, difícil é tocar num Foster, Benedetto, Monteleone, Manzer...
Acabo de voltar da Europa, França e Espanha, não tem 1 mês. Lá é muito comum a tradição de luthiers, especialmente os especializados em instrumentos clássicos como violinos, cellos e contra-baixos. Há ruas em Paris, por exemplo, cheias de lojinhas de luthiers. Lá se encontra os especializados em violões, é comum achar instrumentos excepcionais de luthiers, mas também a tradição deles é no violão de nylon. Você vê claramente que as 3 grandes escolas do violão de nylon, a clássica, flamenca e brasileira, tem diferenças nos instrumentos. Por isso que um Sugiyama não é um violão reconhecido para tocar flamenco e clássico, nem os espanhóis são isso tudo para a música brasileira e clássicos. Diferem em alguns detalhes, e nesse nível os detalhes são fundamentais.

Abraço, já participei do seu tópico o suficiente. Boa sorte na sua escolha. Bye...

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


MatheosXpt
MMI

Heheh, discussão boa por aqui.

O que eu achei esquisito é só o cara dizer que "de luthier" é melhor sem considerar o que o sujeito vai tocar e a faixa de preço. Aí fica fácil, é só citar os grandes violonistas eruditos com instrumentos feitos por luthieres renomados. E fazer a comparação com Takamine, que é uma marca intermediária com pouca tradição em violões de nylon (e mesmo assim, provavlemente mais que suficiente para a maior parte das necessidades do autor do tópico). Assim até eu! =P

Uma coisa muito curiosa que eu vi no exterior é a diferença na forma como instrumentos de luthier são encarados. No Brasil, tem dois fatores que pesam: os preços dos instrumentos de marca são abusivos E qualquer um se diz luthier. O resultado é que por aqui, o pessoal considera instrumentos artesanais uma alternativa mais barata para quem não pode comprar um instrumento de marca. No exterior é exatamente o oposto (descontando aqui os Martin e Gibson da vida). ô.o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que compensa mais? violao de marca ou luthier?