tensão alta x leve qual a diferenca?

    Autor Mensagem
    piculo
    Veterano
    # set/03


    Fala galera, gostaria de saber o q difere corda tensão alta de tensão leve?
    existe outro tipo de tensão?
    qual a função de cada tipo de tenão?

    valeu galera,
    foi mal perguntei p/ caramba.

    ivan_arato
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Bom, ja q ninguem respondeu o carah eu tbm tenho uma duvida, desde q comprei o violao, a 7 meses, nunca troquei as cordas, sendo q elas ficaram 3 meses sem desafinar, e ateh hje ainda tao boazinhas, mas ja tao enferrujando em volta do nylon, dai eu queria comprar cordas novas.Vi as gianninis e me interessei por q tem umas com tensao pesada, por ter um som mais encorpado, dai eu queria saber, se eu colocar uma corda(d nylon)no meu violao(q naum tem tensor)d tensão alta, ele empena? e outra, a D´addario tem cordas d nylon com tensão alta tbm?



    falowz

    Johnny
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Nossa.... galera! Vamos aos poucos... hehehe...

    Johnny
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    1) piculo... Hehehe... o que difere é principalmente o timbre e o volume que vc pode tirar. Com uma corda de Tensão Baixa vc pode tirar um som mais "doce", mais grave e com menos brilho. Até por isso vc tem que maneirar na força, pois se tocar muito forte vc vai "estalar" a corda, ou seja, vc não consegue um volume muito alto com cordas de baixa tensão. Com cordas de Tensão Alta vc pode tirar um som mais brilhante e possui uma maior versatilidade. Vc pode obter um som doce (não tão doce quanto uma corda de Baixa Tensão) e também um som mais metálico carregado de agudos. Além disso vc pode tr a mão mais pesada e tirar mais volume sem a corda "estalar". Existem vários tipos de tensão no mercado.

    - Tensão Baixa..... som doce, graves, não muito volume.
    - Tensão Média ou Normal..... som doce com bastante médios e graves (deve-se equalizar bem os médios quando amplificado). Não tem muito volume também.
    - Tensão Alta..... boa versatilidade no timbre, bons agudos, e bom volume.
    - Tensão Super Alta..... Timbre mais pro metálico, agudo, e volume alto. É bom para violões de ação baixa.

    2)ivan_arato... não cara! Não vai empenar o braço! A diferença entre as tensõe de cda tipo de corda não é tão alta a ponto de empenar um violão. Teria esse problema se vc usa-se cordas de aço cuja tensão é bem maior.
    A Daddario tem cordas de Alta Tensão sim... é da Linha Clássico! E existe uma linha um pouco melhor que e chama Pro Àrte. É boa! Eu acho melhor que da Giannini.

    ivan_arato
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Johnny
    valewz


    falowz

    Johnny
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Qualquer dúvida manda ae que eu respondo assim que der! Ou me manda um email. A gente ensina muito e aprende pra caramba nesse forum!

    Syl
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    É bom comprar cordas sempre com a mesma tensão da anterior ou posso mudar a tensao sem ter problemas nenhum?
    O que eu quero dizer mais especificamente é se eu mudar a tensao vai interferir diretamente na desafinação? Tipo se eu usava uma corda de tensão média ou baixa, aí eu coloco uma de tensao alta, e por acaso vai tender a tracionar mais o braço e desafinar mais constantemente??
    Tem lógica tudo isso que eu falei ou eu estou viajando e a marca que é porcaria mesmo???

    Johnny
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    Syl... tem lógica sim! Mas como a diferença de tração no braço vai ser muito pequena entre um tipo corda e o outro vc não precisa se preocupar com essa possibilidade não. Há problema se vc trocardo nylon pro aço... aí a diferença de tração é bem grandinha.

    piculo
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    valeu cara.

    albertoellobo
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Johnny
    Tenho um violão 12 (Eagle 12 CH888), que já veio com cordas de tensão alta nele (D"addário). o Som é alto, mas metállico, e além do mais, ele é todo "durão", pesadão, bem desconfortável, e tá acabando com os dedos na hora de fazer pestanas.
    Já o outro meu 12 cordas anterior, um Rosini RXF12 folk, usa uma corda qualquer que tb já veio de fábrica, mas ele tem um som bem macio, choroso, gostoso de tocar.
    Aí pintou um dilema: tou com um avião nas mãos, mas não consigo tocar direito nele, e tenho que usar o outro, que não é assim uma "brastemp", mas tem um timbre apaixonante, com pegada superdez, supermacio, e o som é bem alto, tb.
    Será que essa diferença pode ser o tipo de cordas? Me ajude aí, brou!

    diegodavid
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Alberto, troca de cordas q tu vai ver a diferença, muda bastante mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tensão alta x leve qual a diferenca?