Afinador Michael AFM 100 - Como funciona?

    Autor Mensagem
    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06


    Olá amigos,

    Ganhei de um amigo do trabalho um afinador eletrônico Michael AFM-100 (o afinador estava parado porque ele desistiu de aprende a tocar violão) e tentei afinar meu violão.

    Agora, como não tem manual, eu pergunto como ele funciona? Sei que a luz azul, no meio, acende quando a corda está afinada, mas o problema é que varia muito. Fica azul, e logo depois, conforme o 'som' vai sumindo, varia para as luzes vermelhas das pontas.

    Outra coisa é quando aos símbolos: aquele parecido com um "b" e o outro "#", quando eles acendem, qual mostra que a corda deve ser apartada ou afrouxada?

    Desculpem as pergunas, é que estou começando agora.

    OBS.: Uso-o em um ambiente fechado, amplo e totalmente livre de outros sons.

    Abraços!!!

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ
    Vamos lá, Léo...
    Primeiro quando vc toca uma corda, ela só dá a nota exata por alguns segundos, depois o tom vai variando mesmo, principalmente se seu violão estiver com o braço ou ponte desregulados, com encordamento inapropriado ou as cordas estiverem mal tensionadas nas tarraxas. Quando ela fixa na luz verde, isso quer dizer que a corda está naquele tom... se vc bater o Mizão e ele fixar no verde, é porque afinou... depois ela vai variar mesmo. Quanto aos simbolos b e # isso quer dizer Bemol (b) e sustenido (#). Se vc toca a corda Lá (5ª corda) e o afinador marca A#, isso quer dizer que a afinação dessa corda está meio tom acima do lá natural... se der Ab quer dizer que está meio tom abaixo... BEMOL (b)= Desce / SUSTENIDO (#) = Sobe, Ok? Qualquer outra dúvida, pega meu MSN: albertoellobo@msn.com.br.
    Abraços!

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    albertoellobo

    Grande Alberto, sempre sempre...

    Entendi, aquela variação, após a luz verde acender é normal mesmo então. Bom, acho que está fucionando, pois fica mais fixo na luz verde a maior parte do tempo, epenas quando vai diminuindo o som é que vai para o vermelho.

    Quanto aos tons meio acima e meio abaixo, tudo certo, também entendi sua explicação. Valeu mesmo

    Só ainda fiquei na dúvida entre quando devo apertar ou afrouxar a corda para que fique no tom certo (luz verde). Se acender a luz referente ao Bemol (b) eu devo apertar, e se aparecer a referento ao Sustenido (#) devo afrouxar a corda, é isso?

    A única lembrança que tenho disto é da época de adolescente, onde fiz aulas de piano. Mas já se vão uns 15 anos...

    Abraços!!

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ
    Se acender a luz referente ao Bemol (b) eu devo apertar, e se aparecer a referento ao Sustenido (#) devo afrouxar a corda, é isso?

    Perfeito! Apertando as cordas nas tarrachas, vc sobe o tom (sustenido - #), afrouxando as cordas, vc desce o tom (bemol - b).

    Abraços, cara, e boa sorte!

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    albertoellobo

    Grande! Só você mesmo.

    Aproveitei que hoje eu ganhei uma folguinha lá no trabalho e resolvi acertar tudo. Ficou perfeito!

    Acho que é coisa de quem está começando, né? Ficar o dia de folga todo com o violão mesmo tendo uma série de coisas para resolver. Rsrsrsrs

    Abraços, e novamente obrigado pela força.

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ
    Opa!
    Tranquilo, rapaz! Pode contar comigo!

    Acho que é coisa de quem está começando, né? Ficar o dia de folga todo com o violão mesmo tendo uma série de coisas para resolver. Rsrsrsrs
    Normal... isso chama-se empolgação. Eu faço isso até hoje, rsrsrsrs... nuunca deixe essa empolgação morrer, é ela quem vai te fazer ter cada vez mais vontade de evoluir na música.
    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinador Michael AFM 100 - Como funciona?