Afinador Michael AFM 100 - Como funciona?

    Autor Mensagem
    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06


    Olá amigos,

    Ganhei de um amigo do trabalho um afinador eletrônico Michael AFM-100 (o afinador estava parado porque ele desistiu de aprende a tocar violão) e tentei afinar meu violão.

    Agora, como não tem manual, eu pergunto como ele funciona? Sei que a luz azul, no meio, acende quando a corda está afinada, mas o problema é que varia muito. Fica azul, e logo depois, conforme o 'som' vai sumindo, varia para as luzes vermelhas das pontas.

    Outra coisa é quando aos símbolos: aquele parecido com um "b" e o outro "#", quando eles acendem, qual mostra que a corda deve ser apartada ou afrouxada?

    Desculpem as pergunas, é que estou começando agora.

    OBS.: Uso-o em um ambiente fechado, amplo e totalmente livre de outros sons.

    Abraços!!!

    albertoellobo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Leo-RJ
    Vamos lá, Léo...
    Primeiro quando vc toca uma corda, ela só dá a nota exata por alguns segundos, depois o tom vai variando mesmo, principalmente se seu violão estiver com o braço ou ponte desregulados, com encordamento inapropriado ou as cordas estiverem mal tensionadas nas tarraxas. Quando ela fixa na luz verde, isso quer dizer que a corda está naquele tom... se vc bater o Mizão e ele fixar no verde, é porque afinou... depois ela vai variar mesmo. Quanto aos simbolos b e # isso quer dizer Bemol (b) e sustenido (#). Se vc toca a corda Lá (5ª corda) e o afinador marca A#, isso quer dizer que a afinação dessa corda está meio tom acima do lá natural... se der Ab quer dizer que está meio tom abaixo... BEMOL (b)= Desce / SUSTENIDO (#) = Sobe, Ok? Qualquer outra dúvida, pega meu MSN: albertoellobo@msn.com.br.
    Abraços!

    Leo-RJ
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    albertoellobo

    Grande Alberto, sempre sempre...