Intervalos Again

Autor Mensagem
LuizFB
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci

Com certeza, grande mestre! Hehehe! Vc foi quem me fez ver os intervalos de forma diferente, à partir do tópico de "trítono"! Considero vc um mestre no assunto! Parabéns ae pela sabedoria, didática e paciência com o povo!

GuitarGata

Bom, vamos terminar com esse assunto! Quero agora apenas fazer alguns comentários, que vc deve estar se perguntando, ou vai se perguntar durante seu estudo! Bom, acho que a primeira coisa que vc deve estar se perguntando é: porquê eu usei a 5 J na 4ª corda, e não a 3ª M? Bom, eu expliquei que a gente pode usar qualquer um dos intervalos (T-3M-5J), mas que eu preferi usar a 5 J para facilitar na execução do acorde, ou seja, para não ter que fazer malabarismo com os dedos! Vamos então ver o exemplo, se eu colocasse a 3 M na 4ª corda, e não a 5 J! A 3 M de Si bemol é a nota Ré; sabemos que a 4ª corda, quando tocada solta, é a nota Ré! Pronto, achamos então a 3 M, tocando 4ª corda solta! Vamos manter a formação do acorde, ficando da seguinte forma:

6ª corda --> não é tocada (excluída)
5ª corda --> Casa 1
4ª corda --> Corda Solta
3ª corda --> Casa 3
2ª corda --> Casa 3
1ª corda --> Casa 1

Ah, blz! Bom, se eu tocar desse jeito, então vai ser também uma tríade de Bb, ou vai estar errado? Resposta: a tríade de Bb está correta, tanto como na outra formação, e vc pode sim tocar desta forma! Porém, para tocar assim, porém vai ficar mais difícil, pq vc não vai poder mais fazer a pestana na casa 1, pq senão não vai sair o som da corda solta da 4ª corda, mas sim o som da casa 1 desta corda! Porém, vc pode tentar tocar o acorde desta forma, e eu dou a sugestão de como tocá-lo, tentando fazer da seguinte forma:

5ª corda --> coloque seu dedo 1 (indicador) na casa 1
4ª corda --> toque a corda solta (Obs: lembre-se de não esbarra com os outros dedos nessa corda, principalmente o dedo 1, nesse caso, senão abafa o som)
3ª corda --> coloque seu dedo 3 (anular) na casa 3
2ª corda --> coloque seu dedo 4 (mínimo) na casa 3
1ª corda --> coloque seu dedo 2 (médio) na casa 1

Bom, vc deve ter se deparado com a dificuldade de separar o dedo 2 do 3 para fazer este acorde! Não se preocupe, isso é normal (apesar do John Petrucci fazer umas separações entre o dedos cabulosas, de fazer a gente gemer quando tenta, hAUhAuAUHAaHhA)! Se vc treinar fazer esse tipo de acorde, um dia vc vai conseguir fazer ele com facilidade! Porém, vc há de concordar que é muito mais fácil fazer a pestana, não? Por isso fiz aquela sugestão de usar a 5ª J!
Existem zilhões de formas de fazer um mesmo acorde! Esse exemplo acima que eu te contei, eu me concentrei no problema de apenas uma corda, na qual eu podia usar tanto a 3M, como a 5 J, como a T! Porém, isso ocorre com todas as cordas, onde eu tenho a possibilidade de usar qualquer uma dessas notas! "Ué, mas eu posso usar o mesmo intervalo em duas cordas consecutivas e formar um acorde"? Sim! Exemplo:
Tríade de Dó maior
5ª corda --> dedo 1 na casa 3 (nota Dó = T)
4ª corda --> dedo 3 na casa 5 (nota Sol = 5 J)
3ª corda --> tocar corda solta (nota Sol = 5 J)
2ª corda --> dedo 4 na casa 5 (nota Mi = 3 M)
1ª corda --> dedo 2 na casa 3 (nota Sol = 5 J)

Mais uma vez, uma dificuldade de execução! Porém, é possível! Tente tocar! Apesar de ser a mesma tríade de Dó do que qualquer outra, ela soa bem diferente, devido ao fato de termos duas 5 J consecutivas! Isso dá um efeito muito legal quando vc dedilha! Logo, não existe jeito certo de tocar os intervalos, existem formas mais simples de tocar o acorde, e formas mais complicadas!

OBS IMPORTANTÍSSIMA: para se considerar uma tríade, é necessário e OBRIGATÓRIO que tenha T - 3 M - 5J, não importando quantos de cada um desses intervalos tenha no acorde formado (ex: acorde que citei atrás é formado por 1 tônica + 1 terça maior + 3 quintas justas; o acorde de Bb formado com pestana na casa 1 é formado com 2 tônicas + 2 quintas justas + 1 terça maior; porém, todas tem, pelo menos 1 tônica, 1 terça e 1 quinta)

Moral de toda essa longa história:
- existem várias formas de tocar um acorde! Quando vc estiver enjoado de ouvir o som de determinado acorde, tente fazer modificações nele, de tal forma que vc consiga executar!
- nunca vc vai saber todos os acordes! Por mais que vc tente, as combinações possíveis são infinitas, e tudo depende da sua capacidade de tocar! As vezes aquele acorde que vc acha impossível de tocar hj, no futuro, com muito treino, vc pode tocar!
- sempre que for construir um acorde, vc vai ter que ter o "gingado" de saber qual jeito fica mais fácil de tocar, e qual jeito fica mais difícil de tocar! Isso só vai ser possível se vc tentar de várias formas, e é tentando que vc vai descobrindo!
- comece primeiro sabendo o básico de execução de acorde! Para isso, é necessário saber sobre "sistema CAGED"!
Continua...

LuizFB
Veterano
# jul/05
· votar


Sistema CAGED --> é um sistema formulado onde se determinou alguns "Shapes" (Modelos") de como se tocar os acordes! Nesse sistema, existem 5 modelos básicos de como se tocar um acorde!
a)Modelo de Dó = C
b)Modelo de Lá = A
c)Modelo de Sol = G
d)Modelo de Mi = E
e)Modelo de Ré = D

Leia apenas as letras de cima para baixo, e vc lerá CAGED! Abaixo, vou passar o modelo CAGED apenas para tríades maiores! Se quiser, mande um e-mail para:
luiz_f_b@hotmail.com
e responderei assim que puder (eu não entro toda hora aqui, então pode passar despercebido por mim)!

Sistema CAGED para tríades maiores:

Modelo de Dó = C --> é igual ao acorde de Dó que eu vou fazer a seguir; para fazer em outras tonalidades, basta mover a dedo que está na 5ª corda para a T (tônica) desejada, mantendo a formação dos outros dedos e acrescentado uma pestana 3 casas abaixo da tônica

Ex: Dó Maior

e----0--------------------------------------------------
B----1--------------------------------------------------
G----0--------------------------------------------------
D----2--------------------------------------------------
A----3--------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Ex: Fá maior (com modelo de Dó)

e---5---------------------------------------------------
B---6---------------------------------------------------
G---5---------------------------------------------------
D---7---------------------------------------------------
A---8---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Executa este Fá da seguinte forma:
5 ª corda --> dedo 4
4 ª corda --> dedo 3
3 ª corda --> dedo 1 (pestana)
2 ª corda --> dedo 2
1 ª corda --> dedo 1 (pestana)

Modelo de Lá = A --> igual o acorde de A (Lá) que citarei. para fazer em outras tonalidades, basta mover a dedo que está na 5ª corda para a T (tônica) desejada, mantendo a formação dos outros dedos e acrescentado uma pestana na casa onde está a tônica

ex: Lá maior

e---0---------------------------------------------------
B---2---------------------------------------------------
G---2---------------------------------------------------
D---2---------------------------------------------------
A---0---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

ex: Fá maior (modelo de Lá)


e---8---------------------------------------------------
B---10---------------------------------------------------
G---10---------------------------------------------------
D---10---------------------------------------------------
A---8---------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Modelo de Sol --> igual ao acorde de Sol que vou citar; para fazer em outras tonalidades, basta mover a dedo que está na 6ª corda para a T (tônica) desejada, mantendo a formação dos outros dedos e acrescentado uma pestana 3 casas abaixo da tônica

ex: Sol maior

e---3---------------------------------------------------
B---0---------------------------------------------------
G---0---------------------------------------------------
D---0---------------------------------------------------
A---2---------------------------------------------------
E---3---------------------------------------------------

ex: Fá maior (modelo de Sol)

e---13---------------------------------------------------
B---10---------------------------------------------------
G---10---------------------------------------------------
D---10---------------------------------------------------
A---12---------------------------------------------------
E---13---------------------------------------------------


Modelo de Mi --> igual ao acorde de Mi que citarei! para fazer em outras tonalidades, basta mover a dedo que está na 6ª corda para a T (tônica) desejada, mantendo a formação dos outros dedos acrescentado uma pestana na casa onde está a tônica

ex: Mi maior

e---0---------------------------------------------------
B---0---------------------------------------------------
G---1---------------------------------------------------
D---2---------------------------------------------------
A---2---------------------------------------------------
E---0---------------------------------------------------


Ex: Fá maior (modelo de Mi)

e---1---------------------------------------------------
B---1---------------------------------------------------
G---2---------------------------------------------------
D---3---------------------------------------------------
A---3---------------------------------------------------
E---1---------------------------------------------------


Modelo de Ré --> igual ao acorde de Ré que citarei; para fazer em outras tonalidades, basta mover a dedo que está na 4ª corda para a T (tônica) desejada, mantendo a formação dos outros dedos

ex: Ré maior

e---2---------------------------------------------------
B---3---------------------------------------------------
G---2---------------------------------------------------
D---0---------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


ex: Fá maior (modelo de Ré)

e---5---------------------------------------------------
B---6---------------------------------------------------
G---5---------------------------------------------------
D---3---------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Obs: você não precisa necessariamente tocar todas as notas, podendo escolher as notas que vc quer tocar e podendo omitir aquelas notas que vc acha mais difícil! Tudo vai do seu gosto!

Bom, espero que vc e o restante do povo do pessoal faça um bom uso desse material que eu fiz (e que está sujeito à erros, afinal, errar é humano e manter o erro é ser corintiano, hehehehe)! Qualquer dúvida, e-mail-me!
Vlwz!

Nowt
Veterano
# mar/06
· votar


Up pq esse tópico é muito bom

Bilelo
Veterano
# fev/11 · Editado por: Bilelo
· votar


Pessoal, to com uma dúvida sobre intervalos:Se no pentagrama eu for analisar 2 notas isoladamente, e a primeira nota for Ab e a Segunda for A natural, qual será o intervalo entre essas 2 notas?

PS: Tinha colocado que era intervalo de 2ª menor, mas meu professor disse que tava errado, e tinha uma pegadinha no meio disso tudo, mas ñ entendi qual é.

EDIT:arrumar um errinho feio aqui.

RMafe
Veterano
# fev/11 · Editado por: RMafe
· votar


Se no pentagrama

Ui. Vade Retro

RMafe
Veterano
# fev/11 · Editado por: RMafe
· votar


inha colocado que era intervalo de 2ª menor,

Eu também colocaria, mas se ele falou que tinha uma pegadinha, mostra a situação toda aí pra gente.


Mas por que que ao invés de perguntar para nós, você não pergunta para ele?

mr.moretti
Veterano
# fev/11
· votar


Bilelo
O A natural era a nota mais grave? Se for, é uma 2ª menor descendente.

RMafe
Veterano
# fev/11 · Editado por: RMafe
· votar


mr.moretti
A primeira é Ab a segunda é A, só que não sabemos se estão na mesma oitava né, aí fica difícil.

mr.moretti
Veterano
# fev/11
· votar


RMafe
Então, por isso eu perguntei pra ele se estavam na mesma oitava.

Abç

Black Horse Guitar
Veterano
# fev/11 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


RMafe

Se no pentagrama

Ui. Vade Retro


Só pra constar hehehehe

Pentagrama é o nome dos espaços com linhas onde se colocam as notações musicais, mas acho que você sabe disso não é rsrsrsrs

Pentagrama é um símbolo de milhares de anos, antecede e muito o cristianismo, cristianismo esse que por sua vez criou a falsa imagem do diabo pra botar medo nas pessoas e fazer com que elas passagem para o nova religião, e outra falsa interpreteção é a palavra PAGÃO, não é quem não acredita em deus, pagão é o povo do campo com suas crenças. Por muito tempo essa ignorância "tendenciosa" religiosa vem disceminando falsas interpretações de forma absurdamente tendenciosa, mas acho que você sabe isso também rsrsrsrsrsrs

Bom sobre o intervalo, considerando a mesma oitava
Ab p/ A = 2º menor descendente


Segunda nota oitava acima
Ab p/ A = 9º menor ascendente

Se eu estiver errado por favor corrijam

Abraços

Joel_ESP
Veterano
# fev/11
· votar


Existe escala com a 2ª tônica aumentada?
Seria a mesma escala?

Bilelo
Veterano
# fev/11
· votar


É na mesma oitava sim.No pentagrama está a primeira nota(Lá bemol) e a segunda(Lá natural, com o bequadro).Eu tinha colocado intervalo de 2ªm mas ele disse que tinha uma pegadinha.

RMafe

É pq eu só vou ter aula de novo no sábado, e ele disse pra eu corrigir e levar no sábado pra ele.

LeandroP
Moderador
# mar/11 · Editado por: LeandroP
· votar


Joel_ESP

Não sei se entendi bem a sua pergunta, mas vamos lá...

Não existe "tônica aumentada". Ou é tônica ou é segunda, que neste caso pode ser uma segunda diminuta.

Diante de uma "tônica aumentada", qual seria a sua base para classificar os demais intervalos: a tônica justa ou a tônica aumentada?

Não faz muito sentido isso, certo?!

atmospherick
Veterano
# out/11
· votar


por que está escrito 6/13 bb7 na tabela

não seria só 6/13 b7 ?

LeandroP
Moderador
# out/11 · Editado por: LeandroP
· votar


atmospherick

não seria só 6/13 b7 ?

Sim. Porque o intervalo de 7a menor é apenas "7". Então o intervalo de 7a diminuta na tabela poderia ter sido escrito somente como "b7".

Embora o nome do intervalo esteja escrito ao lado, vou editar pra evitar confusão.

atmospherick
Veterano
# out/11
· votar


Leandro

Agora ficou tudo perfeitamente claro,eu vou sofrer um pouco só pra aprender direitinho isso agora mas ai é problema meu
muito obrigado

Não tenho mesmo como agradecer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Intervalos Again