ébano eh uma boa pra escala?

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# mai/05
· votar


Boa noite!!!

BlaCk LaBeL
Olha, a escala influencia sim. Como o Bertola disse o timbre do ébano é agudo e como exemplo basta procurar algum violino com escala clara...
Não tem né?
Valeu!!!!

BloodyBass
Veterano
# mai/05
· votar


Black Label

Vc leu o tópico que ue deixei indicado no post anterior?
Se não leu, leia.

A madeira da escala é a que mais influencia pois é por ela que o som vai correr primeiro e portanto é nela que o som vai ter seu timbre primariamente definido. 30% do timbre vem da escala. Não disse que as outras não influenciam, influenciam sim, e somadas aos captadores e ferragens com certeza influenciam mais do que só a madeira da escala (seriam os outros 70%).

Leia o link q eu deixei q está explicado lá.

FLW

maadc
Veterano
# mai/05
· votar


Eu nem lembro o que estava escrito na mensagem que foi editada pelo moderador...

d3niz3
Veterano
# abr/12
· votar


Eu gosto de fazer minhas escalas com jacarandá indiano ou com jacarandá da Bahia, e acho que tem um pouco de influência no som, porém a influência maior é na madeira usada para o corpo, e a largura da lateral é um dos requisitos que vai fazer o som ficar mais grave ou agudo!

PEMAMETAL
Veterano
# abr/12
· votar


BloodyBass
BlaCk LaBeL

Já ouvi isso também do luthier que eu levo minha guitarra, o Celso Freire. A gente tava conversando e ele me disse que o que mais influencia o timbre e caracteristicas gerais de uma guitarra são captadores e o processo construtivo (principalmente com relação ao tamanho da escala, tipo de ponte, espessura do braço), depois viriam as madeiras nesta ordem: escala, braço e corpo.

Lembro dele ter falado que o que da sustain em Les Paul é o humbucker e o comprimento da escala, mas quem leva a fama é o mogno.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


PEMAMETAL
Celso Freire é daqui de Campinas, certo? quase fiz guitarra com ele já...mas acabei desistindo e comprando uma pronta =P
é bom mesmo o trampo dele? cobra caro?
essa questão do sustain da les paul é mesmo muito interessante...a escala é um pouco menor e te obriga a usar calibres maiores de corda...isso aumenta significativamente o sustain...ponte tune o matic thru body também aumenta bastante o sustain...mas tende a realçar um pouco os agudos

Calime
Veterano
# abr/12
· votar


ALF is back

Kra, se for o Celsão da Dreamer, vc tá falando de um dos melhores luthier(sei la como é o plural disso, rs...) do país (ao lado do Zaganin e o Ivan da Misc Maker) em se tratando de guitarra. O valor é acima da média sim, mas o kra tem nome e qualidade.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


Calime
sim é dele mesmo...nao conheço muito sobre luthiers q fazem guitarra..apenas os q regulam =P
bom saber cara...cotei uns preços com ele...mas ia demorar um pouco pra fazer a guita...(sei q vale a pena esperar) ai resolvi dexa queto essa ideia e partir pros testes nas lojas! rs

renatocaster
Moderador
# abr/12
· votar


A grande diferença que eu tenho sentido na escala de ébano na minha Peruzzo N4 é com relação à pegada. Achei bem "confortável", digamos assim, para tocar coisas rápidas, pois ela sem uma superfície um pouco mais "lisa" que o rosewood, por exemplo.

Como eu gosto de usar as cordas bem baixas, ao tocar eu tenho um contato direto com a escala maior do que se as cordas fossem mais altas ou se fosse escalopado. Agora, em termos de timbre, eu não tenho ouvido para discernir se a diferença é significante. O que acontece é que a minha outra guitarra é com escala em rosewood, mas no entanto é uma Gibson LP, que possui características totalmente diferentes da N4.

Abs

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


renatocaster

Tem diferença de som sim. O ébano tem o som mais grave e "fechado" que o rosewood, por exemplo. É o outro pólo da escala em maple, que é mais brilhante e aguda.
Essa é uma das grandes diferenças do som de uma Gibson Std para um Custom - estou falando das básicas, tradicionais.

renatocaster
Moderador
# abr/12 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI

Essa é uma das grandes diferenças do som de uma Gibson Std para um Custom - estou falando das básicas, tradicionais.

Sim, entendi. Nesse caso é uma comparação mais justa, pois se tratam de dois modelos similares, de construção e características bem parecidas. Talvez nessas circunstâncias eu até consegueria diferenciar os timbres do ébano x rosewood mais claramente.

O lance é que no meu caso eu tenho uma guitarra com escala em rosewood e outra com escala em ébano, mas de construções totalmente distintas. Eu consigo perceber que há diferença no timbre entre elas, mas só consigo associar essa diferença a outros fatores (madeiras, tipo de construção, captadores, etc.).

Abs

Kride
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
Mas o pessoal não disse que o ébano dá um som agudo?

Abixibarraba
Veterano
# abr/12 · Editado por: Abixibarraba
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=pQffNqkx-mM

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ébano eh uma boa pra escala?