Hendrix ... Unanimidade ? (Polemico) Opinem !

Autor Mensagem
Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


gu3v4r4

O tópico é meio antigo mas Hendrix vale.
Hendrix era O CARA, que fazia tudo ali, sem firula tecnológica.

Kursk
Veterano
# dez/05
· votar


Luks_
e hoje eles não são nada para os que jogam Play 2, mas muitos ainda podem achar que se não fosse por esses video games não teriam existido melhores, e assim vem a questão, Hendrix foi o personagem mais ativo nos estudos de guitarra, e suas músicas são ótimas... e Jimi Hendrix, não é para ser comparado com ninguém.

Só uma diferença: Hendrix é como um Play 2 que nasceu fora do tempo. Tem muito "Atari" que se disfarça de Play 2 com firula tecnológica, que o Hendrix não tinha.
HENDRIX é O CARA.

Sr. Gasmo
Veterano
# nov/11
· votar


Bom, abri a mesma dúvida nesse tópico, devidamente trancado pelo nosso colega ogner (foi mal, eu realmente esqueci de pesquisar).

Lendo alguns dos posts cheguei a conclusão que essa "unanimidade" se deve ao fato dele ter conseguido fazer muito com poucos recursos, mas será que é algo realmente tão incrível para que se mantenha esse status estacionário? Digo, o que seria preciso fazer para superar Hendrix? ou será que essa visão de "rei da guitarra" é tão forte que impede que alguém seja reconhecido mesmo sendo melhor do que ele. Ou ainda, é de fato impossível ou muito pouco provável que alguém cause mudanças tão drásticas na maneira de tocar o instrumento?

ogner
Interessante o livro, deixando na whishlist aqui pra uma leitura futura. E eu ouvi 3 álbuns dele, sendo que os dois primeiros estão entre os meus favoritos dos anos 60, também vi vários vídeos e tentei tirar algumas músicas, mas nem de longe tenho conhecimento musical o suficiente pra entender por completo a musicalidade de Hendrix.

Abixibarraba
Veterano
# nov/11
· votar


o malmsteen disse uma vez.: musica não é esporte não existe o melhor nem pior.......e tem mta gente nao q pensa assim........

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


Sr. Gasmo
Lendo alguns dos posts cheguei a conclusão que essa "unanimidade" se deve ao fato dele ter conseguido fazer muito com poucos recursos, mas será que é algo realmente tão incrível para que se mantenha esse status estacionário? Digo, o que seria preciso fazer para superar Hendrix? ou será que essa visão de "rei da guitarra" é tão forte que impede que alguém seja reconhecido mesmo sendo melhor do que ele. Ou ainda, é de fato impossível ou muito pouco provável que alguém cause mudanças tão drásticas na maneira de tocar o instrumento?
Para entender isso corretamente, teríamos que ter vivido em Londres no momento em que ele despontou por lá. Antes que me chamem de vacilão, o Hendrix é de Seattle mas foi "esnobado" pelos americanos e fez sucesso primeiro na Inglaterra pra depois fazer sucesso nos EUA, tanto que pedia para ser enterrado lá no UK ( talvez prevendo sua morte prematura?).
Não dá para compreender exatamenete o impacto da sua música sem ter vivido naquele contexto. E acredito sim que existe certo misticismo que é favorecido pela morte ainda novo, o que o transformou numa lenda. Talvez se estivesse vivo, não teria o mesmo reconhecimento.

Abixibarraba
o malmsteen disse uma vez.: musica não é esporte não existe o melhor nem pior.......e tem mta gente nao q pensa assim........

Geralmente quando esse fanfa abre a boca só sai merda. Mas ele não poderia estar mais certo desta vez.

Sr. Gasmo
Veterano
# nov/11
· votar


Abixibarraba
Bom, então eu posso dizer que toco tão bem quanto o Malmsteen heuheuehue.

Led Zé
Eu já acho justamente o contrário, normalmente as pessoas só compreendem o impacto de algumas coisas na arte anos, as vezes décadas depois. Se não fosse assim não existiriam esses artistas que só são reconhecidos depois de mortos por exemplo.

Rafiusk
Veterano
# nov/11
· votar


Foi a partir do Hendrix que a guitarra passou a ser valorizada mais comercialmente, que a idéia do "GuitarHero" passou a existir. Tanto que nas últimas apresentações do cara, ele queria tocar as músicas novas dele, que uma pequena parte das pessoas conhece o público queria só ouvir Purple Haze e ficar doidão, o empresário dele queria saber de roubar o que ele ganhava, e toda a família dele também... E aí a guitarra passou a ter uma enorme importância no mundo capitalista. Imaginem as bandas de rock todas, sem ter um guitarrista carismático e com técnica? E virou essa competição de quem toca melhor e mais rápido pra ganhar patrocínio e dinheiro e aparecer em oficinas e workshops etc.

Led Zé
Veterano
# nov/11
· votar


Sr. Gasmo
Eu já acho justamente o contrário, normalmente as pessoas só compreendem o impacto de algumas coisas na arte anos, as vezes décadas depois. Se não fosse assim não existiriam esses artistas que só são reconhecidos depois de mortos por exemplo.

Great point. Mas ainda acho que em matéria de idolatria, a coisa é um pouco diferente. Pra mim o Hendrix é como o Pelé ou Michael Jordan. Podem até aparecer melhores mas é difícil derrubar o mito. Bom, sei lá...Só sei que o cara é foda e eu me inspiro muito nele. Já esses fritaboys me dão sono. E ponho o Malmsteen nesse bolo.

Jube
Veterano
# nov/11
· votar


Sr. Gasmo
A morte é si já funciona como uma alavanca, morre e vira rei.

Rafiusk
Veterano
# nov/11
· votar


Pois é, o cara morre, e quase que instaura um desafio "Quem vai ser melhor que eu?". Mas duvido que era isso que Hendrix queria, ou que qualquer outro artista queira para sua vida, estabelecer um patamar de qualidade, já que a arte e música foram feitas para expressar a profundidade emocional humana. Não existem músicos melhores, têm aqueles que conseguem expressar para os outros o que querem, através da música, independente do jeito que a tocam.

NoIdeaS
Veterano
# nov/11 · Editado por: NoIdeaS
· votar


Abixibarraba

Malmsteen é um falso do caralho nao vo com a cara dele
auheuaheueuheauhe

A velho o cara era bom ne, mas tem akela coisa que nem o cara falou ali, mais da metade q idolatra ele nem sabe metade das musicas q ele fez.
Isso vem muito dakele povo q é maria vai com as outras sabe....

Ele era foda, mais nao existe um melhor que o outro creio eu. Cada um tem seu estilo, cara é complicado isso...

Abraço

Mdahora
Veterano
# nov/11
· votar


Hendrix = Puro Feeling, fim de papo.

salton
Veterano
# nov/11
· votar




MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na minha opinião, o Hendrix é considerado o nº 1 por muitos, senão pela maioria, pq o cara simplesmente fez a guitarra com distorção se tornar um instrumento ímpar. A guitarra virou um símbolo. Ela não só era mais um instrumento na música, mas parecia ter vida própria nas mãos do cara. Era talento puro também! Vide "Little Wing"!

A guitarra passou a representar rebeldia, e na época, até mesmo algo revolucionário. Era como se ele, com a guitarra, representasse toda uma juventude.

Aquele vídeo que ele toca o hino americano com a guitarra "tremolada" ao som de bombas, foi uma pancada! O sangue da guerra do Vietnam tava rolando nas veias da galera... Ele queimou a guitarra ao vivo! Ousadia total!







Abs

Yaloplasma
Veterano
# nov/11
· votar


Certa vez um jornalista perguntou a Jimmy Hendrix: "Qual a sensação de ser o melhor guitarrista do mundo?" Hendrix respondeu: "Eu não sei. Pergunte a Rory Gallagher".

E eu concordo com o Hendrix, Rory é o meu guita preferido. O timbre dele é fantástico, e sem muita frescura. Guita no amp! o "Live at Montreux" é sem dúvida o melhor show que eu já assisti. O cara improvisa muito.
Por causa dele que Clapton voltou a tocar blues.E ele negou os Stones(substituir Mick taylor) .

hehehe

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/11
· votar


So digo uma coisinha:
- Se nao existisse o Heandrix:
- Adeus Guitarra
- Adeus Blues mais influente do mundo
- Adeus drive ou distorçao se preferirem
- Adeus influencia musical e guitarristica...

O Cara nem fez nada, e ainda tem gente ignorante q acha q ter tecnica velocidade é tokar pakas e se achar melhor q todos....

Opteron Nao estou dizendo isso para vc XD.....

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


O Hendrix inovou porque ele não ficava preso a música de forma tradicional, sequência de acordes, compassos etc..
O próprio grupo que ele criou se chamava "experience",
E fez um trabalho com mais liberdade musical, quando você escutava uma música dele na primeira vez, nunca imaginava o som que ia sair na sequência.
Quando você escutava uma música dele , a sua mente ia tentando advinhar o que viria no compasso seguinte na sequência.
E se surpreendia, pela sequência que ela dava, com uma criatividade incomum e com muitas variações.
Solos em profusão, efeitos e muito mais...
Aí a genialidade.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


O Hendrix inovou porque ele não ficava preso a música de forma tradicional, sequência de acordes, compassos etc..
O próprio grupo que ele criou se chamava "experience",
E fez um trabalho com mais liberdade musical, quando você escutava uma música dele na primeira vez, nunca imaginava o som que ia sair na sequência.
Quando você escutava uma música dele , a sua mente ia tentando advinhar o que viria no compasso seguinte na sequência.
E se surpreendia, pela sequência que ela dava, com uma criatividade incomum e com muitas variações.
Solos em profusão, efeitos e muito mais...
A maioria dos guitarristas bons, tem o seu estilo e técnica.
Mas o Hendrix era imprevisível.
Aí a genialidade.

Drinho
Veterano
# nov/11 · Editado por: Drinho
· votar


Hendrix foi bacana....

Se não fosse ele não haveriam versões melhoradas de suas músicas tocadas pelos caras de hoje....

além dele ter desenvolvido uma linguagem pra guitarra.. aquela coisa de tocar harmonias e melodias nas pontas das escalas pentatonicas..

isso é fantástico... ele não tocava como um mestre da guitarra... mas ele deixou um legado pra nós que tem ser valorizado...

eu nem sou fã de ficar ouvindo as músicas dele sinceramente.. mas tem que respeitar..

mas hendrix insuperável.. por mais que a massa diga isso eu nao concordo... acho que ele foi um cara extraordinariamente respeitavel pelo que fez... mas na minha opiniao na historia da guitarra a frente dele tem um cara que se chama eddie van halen... esse botou pra foder! E ninguém pode falar aqui que van halen é moderno pq o nego não tá muito longe de hendrix nas questões cronológicas da coisa....

como diria edu ardanuy (que considero um dos meus mestres):

"Eddie Van Halen é o maior guitarrista do sistema solar"

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


- Se nao existisse o Heandrix:
- Adeus Guitarra
- Adeus Blues mais influente do mundo
- Adeus drive ou distorçao se preferirem
- Adeus influencia musical e guitarristica...


Eric Clapton ficaria chateado se lesse isso...

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/11
· votar


Eu qro q se foda a tecnica, eu apoio os guitarristas q tocam com o coraçao e com a alma e nao estao nem ai para essa porra da tecnica q hj em dias muitos acham q tecnica é sinal de qualidade e de ser o melhor!!!!!!!!!!!!!!!


Ufa.......

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


Eu qro q se foda a tecnica, eu apoio os guitarristas q tocam com o coraçao e com a alma e nao estao nem ai para essa porra da tecnica q hj em dias muitos acham q tecnica é sinal de qualidade e de ser o melhor!!!!!!!!!!!!!!!


eu concordo com isso...

Paul Gilmour Petrucci
Veterano
# nov/11
· votar


Eu qro q se foda a tecnica, eu apoio os guitarristas q tocam com o coraçao e com a alma e nao estao nem ai para essa porra da tecnica q hj em dias muitos acham q tecnica é sinal de qualidade e de ser o melhor!!!!!!!!!!!!!!!

Então, acho que também não é para ser extremista. A técnica pode ser utilizada para ampliar a maneira e as formas de expressão, te dar um leque de ser único na maneira em que se expressa musicalmente, vide Beethoven, Mahler, Bach, entre outros.

O problema está realmente quando as pessoas acham que ter técnica simplesmente é sinal de qualidade, como foi bem colocado. Aí surge aquele tipo de música irritante, principalmente no mundo da guitarra nas últimas décadas, a música de guitarrista para guitarrista. Aquelas bases feitas para a guitarra solar mostrando n técnicas que no final formam um bolo que você já nem sabe diferenciar. Me desculpem os puritas, mas musicalmente, não vejo nada atrativo em Satrianis, Petruccis, Vais e etc.

Mas também não é para exagerar e dizer que se foda a técnica, vários guitarristas que souberam e sabem se expressar ralaram bem a bunda para fazer uma música que conseguisse expressar a sua musicalidade, o próprio Hendrix é um exemplo, mas poderia citar o Montgomery, Latimer, Azagthoth, Van Halen e muito mais.

Vitor_Jungle
Veterano
# nov/11
· votar


Paul Gilmour Petrucci
É acho q fui meio radical, mas é q eu nao aguentava mais essa historia de tecna por exemplo, eu digo abertamente a todos eu nao tenho muita tecnica, meus amigos q se dizem melhor q eu pq tem tecnica e blablablabla... Eu toco do meu jeito e q se foda o resto.....

Drinho
Veterano
# nov/11
· votar


meus amigos q se dizem melhor q eu pq tem tecnica e blablablabla

é... isso ai num funciona mesmo...

PGilbert
Veterano
# nov/11 · Editado por: PGilbert
· votar


Vitor_Jungle
eu digo abertamente a todos eu nao tenho muita tecnica, meus amigos q se dizem melhor q eu pq tem tecnica

Tá tudo errado aí....

Vc não devia odiar a técnica só pq vc não tem e pq seus amigos babacas se acham melhores por isso.

Por mais que vc não goste ou não queira, é muito importante treinar técnica, por limitação mesmo.. Uma hora vc vai querer tocar alguma coisa e não vai conseguir.. vai fazer o que, desistir?

Isso não quer dizer que você vai ser melhor ou pior que alguém..

No fim das contas o que mais vale é: A sua música agrada as pessoas? Independente de técnica ou não.

Isso sim é o que te faz um bom músico/compositor.

PGilbert
Veterano
# nov/11
· votar


Outra coisa imbecil é a mania que alguns tem de comparar técnica com feeling.

Caralho, é o mesmo que comparar sapato com cadarço... Um depende do outro.

Sr. Gasmo
Veterano
# nov/11
· votar


PGilbert
É verdade, mas não se pode negar que existem muitos guitarristas extremamente técnicos que conseguem transmitir feeling, já guitarristas com pouca técnica que conseguem fazer isso da para contar nos dedos, eu particularmente admiro muito mais esses últimos.

ogner
Veterano
# nov/11 · Editado por: ogner
· votar


Existe uma tecnica do Jimi Hendrix de bend duplo que se 13,55% dos guitarristas aqui do forum fizerem bem, serão muitos.

Esse bend duplo por exemplo:


Mas o Jimi Hendrix não é sempre o numero 1 pela sua tecnica, como sabemos. Apesar dele ter uma tecnica consideravél, bends e vibratos muito peculiares. Fazer um lick basico de penta que saia como ele faz não é facil...

O cara era foda como guitarrista, musico e pessoa!

PGilbert
Veterano
# nov/11
· votar


Sr. Gasmo
É verdade, mas não se pode negar que existem muitos guitarristas extremamente técnicos que conseguem transmitir feeling, já guitarristas com pouca técnica que conseguem fazer isso da para contar nos dedos, eu particularmente admiro muito mais esses últimos.

Nossa, eu não poderia concordar mais com você do que agora. As pessoas não entendem que a técnica é a ferramenta para transmitir o que sente. Seja isso a 150bpm ou a 20.

Peça para um cara que trabalha em escritório construir uma casa de madeira.. Depois peça para um carpinteiro.

Qual vai ficar melhor construída?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hendrix ... Unanimidade ? (Polemico) Opinem !