Modo Eólio, menor harmônico...

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Fear of the dark
Veterano
# fev/05


Tava vendo a aula do Kiko e ele diz: "Esse é o modo eólio, é o sexto grau(...) muito usado pelo Iron Maiden, Malmsteen (...) o eólio é interessante, porque se você pegar a sétima e aumentar meio tom, ele vira menor harmonico.

Bom, ele diz que essa sétima alterada vai trazer uma série de alterações pro campo harmonico

1ª Dúvida: Será criado um campo harmonico então?
2ª Dúvida: O campo é menor, como fica os graus em relação a ele? Ele diz que o frídio vai ser o 5° grau, 5° grau não é o mixolidio?

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
Muda idem.
Por exemplo, o CH de Lá menor harmônico:

Fica A B C D E F G# A

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
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2ª Dúvida: O campo é menor, como fica os graus em relação a ele? Ele diz que o frídio vai ser o 5° grau, 5° grau não é o mixolidio?

No tom menor, o 5º grau é frígio:

E frígio: E F G A B C D E

Já, nos tons maiores, o Frígio é o terceiro grau.

Valeu

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
"Ele diz que o frídio vai ser o 5° grau, 5° grau não é o mixolidio?"

O frígio vai ser o quinto grau se você começar a contar a partir do eólio. Ou seja: eólio, lócrio, jônio, dórico, frígio, lídio, etc...

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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The Blue Special Guitar
Essa é a escala né véio?

Tipo, ele fala que o fridio vira um modo maior! Ahn? como isso? Pra solar em cima desse campo eu teria que mexer nos shapes dos modos gregos?

Outra coisa, ele fala que depois faz uma modulação pra Dó sustenido... como se faz uma modulação?


Pô, esse trecho da aula ta me confundindo, será que eu vou ter que digitar tudo o que ele fala aqui?

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
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The Blue Special Guitar
Ps.: No post anterior, o E frígio que escrevi está dentro de Am, logo, é o quinto grau.

LeandroP
Moderador
# fev/05
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Fear of the dark

O Kiko está certo, o modo menor harmônico é o mesmo que o eólio com a sétima maior.

O campo harmônico ocorre da mesma forma que o menor natural. Empilhando as terças você consegue montar o campo harmônico menor harmônico.

Leia no fórum de guitarra sobre campo hamônico e harmonização (está em sticky) que tem o que você precisa saber!

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
Modulação = mudança de tom.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
Sim, A B C D E F G# A é a escala, mas o campo harmônico segue a mesma lógica.

Am Bm C Dm Em F G# Am.

É o mesmo campo harmônico do modo eólio, apenas com o 7º grau #

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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Mas o que eu não saquei é porque o Fridio vira um grau maior...
Eu tenho que mudar o G pra G# em todos os graus?

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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O fridio ficou maior porque a terça dele era sol! Então nesse caso quando eu for usar o fridio tenho que tocar com a terça maior, mas com essa alteração não muda o nome da escala/modo?

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
"Mas o que eu não saquei é porque o Fridio vira um grau maior"
Primeiro, uma observação: é fríGio. :)
Vira maior porque passa a ter um intervalo de terça maior, já que G virou G#.

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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Primeiro, uma observação: é fríGio. :)
Cada site escreve o nome dos modos de um jeito, então eu fico até com dúvidas na hora de escrever...

Vira maior porque passa a ter um intervalo de terça maior, já que G virou G#.
Isso eu acabei de dizer ai em cima :)

LeandroP
Moderador
# fev/05
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G# - A - B - C - D - E - F - G#

isso tá mais pra um diminuto... analizem os intervalos

B = 3a menor
D = 5a diminuta
F = 7a diminuta

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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Fear of the dark
"Cada site escreve o nome dos modos de um jeito, então eu fico até com dúvidas na hora de escrever..."

Verdade. Por isso tem que tomar cuidado com o que se lê na net.


"Isso eu acabei de dizer ai em cima :)"

Pois é. Postamos no mesmo minuto! Hehehehe!

LeandroP
Moderador
# fev/05
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O mais legal é o desenho do acorde de E7, gerado por esta escala.

Observe que nas notas da tríade de E (E, G#, B), sempre tem uma nota da escala miro-tom acima.

Um arpejo desta tríade em qualquer região do braço, você terá uma nota diatônica, meio-tom acima, sobre qualquer nota do acorde... dando um clima exótico (oriental) ao acorde.

Observe:



e----------------------1-0-1-0-------------------------
B------------------1-0---------1-0---------------------
G--------------2-1-----------------2-1-----------------
D----------3-2-------------------------3-2-------------
A------3-2---------------------------------3-2---------
E--1-0-----------------------------------------1-0-----


e----------------------5-4-5-4-------------------------
B------------------6-5---------6-5---------------------
G--------------5-4-----------------5-4-----------------
D----------7-6-------------------------7-6-------------
A------8-7---------------------------------8-7---------
E--8-7-----------------------------------------8-7-----


e--------------------------------13-12~~~~~------------
B--------------------10-9--13-12-----------------------
G---------------10-9-----------------------------------
D----------10-9----------------------------------------
A------8-7---------------------------------------------
E--8-7-------------------------------------------------


Muito louco... eu uso sempre isso sobre o E7

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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LeandroPanucci
Mas isso ai seria o modo Lócrio, não?

O que eu to em dúvida mesmo é o Frigio, ele vira maior... mas o Kiko diz que um efeito que a música classica usa muito é imaginar um acorde da base, como se fosse o quinto grau do modo menor harmonico, no caso o Mi Frigio, então o acorde que ele usou, no caso, Si menor, ele imaginaria como Mi Frigio e usaria a escala menor harmonica em cima dele...

Mas já que a terça dele foi aumentada em meio tom e ele virou um acorde maior usar a escala menor em cima dele seria teoricamente errado, não seria?

É um efeito usado pela música clássica mesmo?

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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LeandroPanucci
Mas nesse caso o frígio seria: E F G# A B C D, com o G# sendo a 3º maior e B como 5º justa. O problema é que tem o D, que é sétima menor.

LeandroP
Moderador
# fev/05
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BlaCk LaBeL

Aqui, neste caso, começando pelo E, será um Mixolídio(b9/b13). Se for começando pelo G# é diminuto (na cara!)

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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LeandroPanucci
O do diminuto tava fácil de matar! :)
Mas esse mixolídio...

LeandroP
Moderador
# fev/05
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BlaCk LaBeL

Então, o mixolídio é apenas um mixo(b9/b13)... mais nada! Não tem bicho aí...

LeandroP
Moderador
# fev/05
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Pense como mixolídio, na hora de passar pelas tensões de 9 ou 13, abaixe meio-tom delas e tudo resolvido.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
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LeandroPanucci
Eu ia demorar um pouco pra chegar nessa resposta, mas... chegaria la! :)

LeandroP
Moderador
# fev/05
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BlaCk LaBeL

Com certeza!

LeandroP
Moderador
# fev/05
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BlaCk LaBeL

Pense sempre na raíz: T, 3, 5 e 7.

O resto é tensão!

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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Pô, o frigio vira um Mixolidio 6 bemol e 9 bemol

LeandroP
Moderador
# fev/05 · Editado por: Moderador
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Fear of the dark

Aêeee! Isso mesmo!!!!


Pra ficar moleza o shape da escala, em função da nota F e G# estarem
1,5 tom de distância, eu bolei um shape que omite a nota C, assim ficam
3 notas por corda... moleza!!!


e-----------------------------------10-12-13-----------
B---------------------------9-10-12--------------------
G--------------------7-9-10----------------------------
D--------------6-7-9-----------------------------------
A--------5-7-8-----------------------------------------
E--4-5-7-----------------------------------------------

Soa como G# diminuto ou como E7 invertido (começando pela 3a)


LeandroP
Moderador
# fev/05
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Experimente fazer esta escala indo e voltando e depois deixe soar aquele E7 na primeira região do braço pra perceber a sonoridade.

Tem muitos caras aqui no fórum que exploram estas sonoridades (vide Ozielzinho)

Fear of the dark
Veterano
# fev/05
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LeandroPanucci
Mas o campo teria dois modos mixolidio?
Devo chamar o modo Frigio de Mixolidio (b9/b13) ou de Frigio mesmo?

LeandroP
Moderador
# fev/05
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Fear of the dark

Chamar de mixolídio(b9/b13)... frígio é outra coisa!

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