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Mensagem |
___LC___ Veterano |
# jan/05
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Mas como se chama o acorde do
II grau da menor harmonica (o q eh diminuto) ???
eh Bdim ???
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ziotti Veterano |
# jan/05
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___LC___
no caso, em AM Harmônica, o II grau seria Bm7(b5)... ele é meio diminuto
o Bm7(b5) possui a seguinte formação: T b3 b5 7(sétima menor), enquanto o diminuto completo deve possuir T b3 b5 bb7
*a sétima diminuta(bb7) é encontrada 1/2 tom abaixo da 7ª menor
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ziotti Veterano |
# jan/05
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errei... AM Harmônica = Am Harmônica
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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___LC___
É comum você encontar acordes diminutos com estas nomenclaturas:
B° ou Bdim
o dim é uma abreviação de diminuto!
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___LC___ Veterano |
# jan/05
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ziotti
sim mas esse acorde tem o sexto grau maior,
entao ele eh diminuto tambem naum eh ???
6M =bb7
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ziotti Veterano |
# jan/05
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___LC___
sim, 6 equivale à bb7... mas como o acorde é diminuto, a 6ª é chamada de bb7
o acorde só leva bb7 qnd ele for diminuto kra
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ziotti Veterano |
# jan/05
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___LC___
sim mas esse acorde tem o sexto grau maior,
entao ele eh diminuto tambem naum eh ???
ñ entendi o q vc quis dizer... explica ae
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___LC___ Veterano |
# jan/05
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mas por que o II grau da menor harmonica
que tem bb7 naum eh diminuto ??? , sim porque
escreveram anteriomente q o acorde se chamava Bm7(b5)
Obrigado
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ziotti Veterano |
# jan/05
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___LC___
tomando como exemplo Am Harmônica, o acorde que ocupa o II grau é sim o Bm7(b5) e este não é diminuto porque ele ñ possui bb7 em sua formação... no lugar da bb7, o Bm7(b5) tem uma 7(sétima menor)
observe a formação do Bm7(b5):
B D F A... entre a tônica(B) e a 7ª(A) possui 5 tons, logo é sétima menor e não bb7
entendeu?
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___LC___ Veterano |
# jan/05
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mas alem da setima menor ele naum possui uma sexta Maior ???
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ziotti Veterano |
# jan/05
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___LC___
não kra
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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___LC___
Você fez uma importante observação:
6M =bb7
Na prática é isso mesmo.
Só que vamos fazer o seguinte.
Vamos pegar a escala partindo do IIº grau:
T - b9 - b3 - 4 - b5 - 6 - 7 - 8
B - C - D - E - F - G# - A - B
Agora vamos pegar a escala partindo do VIIº grau:
T - b9 - b3 - b4 - b5 - b6 - bb7 - 8
G# - A - B - C - D - E - F - G#
Veja que no último caso não poderíamos considerar a nota F
como intervalo de sexta, pois antes dele já apareceu este
intervalo, sacou?!
Na prática, uma sétima diminuta (bb7) e uma sexta maior (6)
são as mesmas notas, mas na análise não.
O Bm7(b5) só não é um diminuto porque não tem a nota
Abb (=G), pois se tivesse, seria considerado diminuto.
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ziotti Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
boa
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___LC___ Veterano |
# jan/05 · Editado por: ___LC___
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LeandroPanucci
ziotti
Valeu mesmo cara, obrigado
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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___LC___
Agradeça também ao ziotti, ele colaborou também;)
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aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
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Tudo muito bom, muito legal, mas, campo tonal do tom menor é híbrido. Há quem use o eólio, mas, cadê a dominante do tom menor?
O que se usa em Am é:
Am7 Bm7(b5) Cmaj7 Dm7 (da escala menor natural daí pra frente é
E7 (alt) Fmaj7 G#dim e Am7.
Nenhum tom está representado sem o trítono e /ou suas inversões
E7(alt) = G#dim, quer dizer que na ausência do dominante o diminuto faz a função.
Vejamos as sequencias de Am:
Am7| %| Bm7(b5)| E7(b9)|.... é padrão não é? ... e o dominante é originado da harmônica, por isso HARMÔNICA.! Quando vc harmoniza com o dito eólio esta harmonizando com C ou seja pelo natural relativo. e não tem dominante próprio.
Vejamos o enunciado da LEI TONAL
Primeira lei : Todos os acordes de uma música estão sujeitos a função principal. I IV V7. quer dizer, salvo as modulações, tudo tem que de alguma forma pertencer ao I IV ou V7 , sendo seus substitutos , por exemplo.
Lei das dominantes:Todo tom ou novo tom é representado por sua dominante ou inversões desta.
Veja outra cadência em Am:
Am7| A7| Dm7| E7(alt)| Am7| Onde A7 afirma Dm7 como tom de passagem. Nesse momento (A7) o que se toca de escala é realmente Dm (harmônica óbvio), voltando 'as formas de Am em seguida.
Am7| Fmaj7| Bm7(b5)| E7(b9)|Am7|...
em nenhum caso aparece C puro (Am eólia)
Exceto , sempre, no primeiro tetracorde da escala. O Campo menor é eólio até o IV grau, dai pra frente é da escala Harmônica.
Espero ter colaborado e esclarecido.
Um Grande abraço.
Aldo LAndi
www.aldolandi.com
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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aldo landi
credo, vo te q le denovo hehe
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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Adriano Medeiros
Lembra do tópico sobre trítonos? Trítonos gêmeos? Inversões?
Dê uma lida neles que irá compreeder melhor o que o Aldo disse. Os modos menores são muito intrigantes justamente pelo fato de serem híbridos, ou seja, você não pensa em eólio (menor natural) o tempo todo. A menor harmônica está presente em muitos acordes que ocorrem nas progressões menores. Dê uma relida neste tópicos que recomendei e tenho certeza que vai sacar isso aqui 8>)
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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LeandroPanucci
nao, tá certo, to zuando só q eu li muito rapido o q ele tinha escrito, tava de saida, agora vo le com atenção
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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o q eu realmente nao tinha entendido foi essa frase:
Exceto , sempre, no primeiro tetracorde da escala.
por isso q eu disse aquilo, mas mesmo assim quero exclarecer...
bom, Am7 seria um C com A no baixo por exemplo (C/A), o q o aldo quis dizer é q nao aparece C puro numa harmonia menor, só o Am7 no caso...
é isso mesmo ou eu ratiei? meu problema realmente é interpretação de texto
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ViniciusAugustoShowMusic Veterano |
# jan/05 · Editado por: Moderador
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- editado por MODERADOR por não está relacionado ao assunto -
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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???????
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onipotente Veterano |
# jan/05
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Pó ...execelente este topico, só falta vcs, tipo fazer uma tabelinha pra agente escolher a escala a ser usada, pra descobrir todos os acordes do campo harmonico do tom escolhido, alguem tem ou sabe fazer essa tabela?
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ziotti Veterano |
# jan/05
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onipotente
C D E F G A B
G A B C D E F#
D E F# G A B C#
A B C# D E F# G#
E F# G# A B C# D#
B C# D# E F# G# A#
F# G# A# B C# D# E#
C# D# E# F# G# A# B#
F G A Bb C D E
Bb C D Eb F G A
Eb F G Ab Bb C D
Ab Bb C Db Eb F G
seria isso?
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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onipotente
Agora seria mais legal se você montasse no seu caderninho esta tabelinha também. Assim o assunto ia fixar na sua cabeça, ao ponto de não ter que depender de tabelinha... ou tu acha que quando for tocar vai ter alguém segurando um quadro na sua frente. Se ligue nisso (sem querer ofender, mas indo DIRETO ao assunto:)
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onipotente Veterano |
# jan/05
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ziotti
Num sei.... isso ai é o campo harmonico de C maior, nao é? Entao quer dizer q eu posso usar todos esses acordes ai? Eu posso usar as variaçoes tb(tipo c7, Csus4, E7 e tals...), nao é?
Quer dizer q pra eu formar o campo harmonico é só fazer isso, ir colocando o quinto grau enbaixo da tonica até chegar a 12?
LeandroPanucci
É eu sei.... mas, vcs deverian fazer uns graficos mais intuituvos, pra agente poder memorizar legal tudo isso :-)
Valeu
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Adriano Medeiros Veterano |
# jan/05
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onipotente
nos seres humanos (ou nao) só decoramos as coisas quando nós fazemos... vc nunca se pegou aprendendo uma coisa só vendo e depois na hora q vc precisa fazer vc nao consegue se lembrar pq vc nunca tinha feito???
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ziotti Veterano |
# jan/05
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onipotente
não kra, isso que eu postei não é campo harmônico... aquilo é a tabela com as escalas maiores naturais q vc havia pedido
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ziotti Veterano |
# jan/05
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onipotente
se vc quer ver como é a formação do campo harmônico dá uma lida neste tópico que certamente tem alguém falando à respeito disso
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LeandroP Moderador |
# jan/05
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onipotente
Observe o gráfico que o ziotti fez, veja:
As escalas estão no sentido horizontal.
Por que a primeira escala é a de Dó, depois é a de Sol, depois a de Ré?...
Se você notar, vai perceber que a quantidade de acidentes (# sustenidos) vão aumentando de 1 em 1, até 7 sustenidos (7 porque 7 é o número de notas da escala).
Quando chega na escala de Fá, não se conta mais com sustenidos e sim com bemóis (b). E também vai aumentando de 1 em 1
Estão todas as escalas maiores de todos os tons.
Aproveite que tem essas escalas e monte num pedaço de papel todos os campos harmônicos, seguindo a receita da página 1...
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vai logo...
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Demorou!
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