| Autor | Mensagem | 
| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 Mas como se chama o acorde do
 II grau da menor harmonica (o q eh diminuto)  ???
 
 eh Bdim  ???
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 no caso, em AM Harmônica, o II grau seria Bm7(b5)... ele é meio diminuto
 
 o Bm7(b5) possui a seguinte formação: T b3 b5 7(sétima menor), enquanto o diminuto completo deve possuir T b3 b5 bb7
 
 *a sétima diminuta(bb7) é encontrada 1/2 tom abaixo da 7ª menor
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 errei... AM Harmônica = Am Harmônica
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 
 É comum você encontar acordes diminutos com estas nomenclaturas:
 
 B° ou Bdim
 
 o dim é uma abreviação de diminuto!
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ziotti
 
 sim mas esse acorde tem o sexto grau maior,
 entao ele eh diminuto tambem naum eh  ???
 
 6M =bb7
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 sim, 6 equivale à bb7... mas como o acorde é diminuto, a 6ª é chamada de bb7
 
 o acorde só leva bb7 qnd ele for diminuto kra
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 sim mas esse acorde tem o sexto grau maior,
 entao ele eh diminuto tambem naum eh ???
 
 ñ entendi o q vc quis dizer... explica ae
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 mas por que o II grau da menor harmonica
 que tem bb7 naum eh diminuto ???  , sim porque
 escreveram anteriomente q o acorde se chamava Bm7(b5)
 
 Obrigado
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 tomando como exemplo Am Harmônica, o acorde que ocupa o II grau é sim o Bm7(b5) e este não é diminuto porque ele ñ possui bb7 em sua formação... no lugar da bb7, o Bm7(b5) tem uma 7(sétima menor)
 
 observe a formação do Bm7(b5):
 
 B D F A... entre a tônica(B) e a 7ª(A) possui 5 tons, logo é sétima menor e não bb7
 
 entendeu?
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 mas alem da setima menor ele naum possui uma sexta Maior ???
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 não kra
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 
 Você fez uma importante observação:
 
 6M =bb7
 
 Na prática é isso mesmo.
 
 Só que vamos fazer o seguinte.
 
 Vamos pegar a escala partindo do IIº grau:
 
 
 
 T - b9 - b3 - 4 - b5 - 6  - 7 - 8
 B - C  - D  - E - F  - G# - A - B
 
 
 
 
 Agora vamos pegar a escala partindo do VIIº grau:
 
 
 
 T  - b9 - b3 - b4 - b5 - b6 - bb7  - 8
 G# - A  -  B - C  - D  - E  -  F   - G#
 
 
 
 Veja que no último caso não poderíamos considerar a nota F
 como intervalo de sexta, pois antes dele já apareceu este
 intervalo, sacou?!
 
 Na prática, uma sétima diminuta (bb7) e uma sexta maior (6)
 são as mesmas notas, mas na análise não.
 
 O Bm7(b5) só não é um diminuto porque não tem a nota
 Abb (=G), pois se tivesse, seria considerado diminuto.
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 boa
 
 
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| ___LC___ Veterano
 | # jan/05 · Editado por: ___LC___ · votar
 
 LeandroPanucci
 ziotti
 
 Valeu mesmo cara, obrigado
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 ___LC___
 
 Agradeça também ao ziotti, ele colaborou também;)
 
 
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| aldo landi Veterano
 | # jan/05 · Editado por: aldo landi · votar
 
 Tudo muito bom, muito legal, mas, campo tonal do tom menor é híbrido. Há quem use o eólio, mas, cadê a dominante do tom menor?
 O que se usa em Am é:
 
 Am7 Bm7(b5) Cmaj7 Dm7 (da escala menor natural daí pra frente é
 
 E7 (alt) Fmaj7 G#dim e Am7.
 Nenhum tom está representado sem o trítono e /ou suas inversões
 
 E7(alt) = G#dim, quer dizer que na ausência do dominante o diminuto faz a função.
 Vejamos as sequencias de Am:
 
 Am7| %| Bm7(b5)| E7(b9)|.... é padrão não é? ... e o dominante é originado da harmônica, por isso HARMÔNICA.! Quando vc harmoniza com o dito eólio esta harmonizando com C ou seja pelo natural relativo.  e não tem dominante próprio.
 Vejamos o enunciado da LEI TONAL
 Primeira lei : Todos os acordes de uma música estão sujeitos a função principal. I   IV   V7. quer dizer, salvo as modulações, tudo tem que de alguma forma pertencer ao I    IV ou V7 , sendo seus substitutos , por exemplo.
 Lei das dominantes:Todo tom ou novo tom é representado por sua dominante ou inversões desta.
 
 Veja outra cadência em Am:
 
 Am7| A7| Dm7| E7(alt)| Am7| Onde A7 afirma Dm7 como tom de passagem. Nesse momento (A7) o que se toca de escala é realmente Dm (harmônica óbvio), voltando 'as formas de Am em seguida.
 
 Am7| Fmaj7| Bm7(b5)| E7(b9)|Am7|...
 em nenhum caso aparece C puro (Am eólia)
 Exceto , sempre, no primeiro tetracorde da escala. O Campo menor é eólio até o IV grau, dai pra frente é da escala Harmônica.
 Espero ter colaborado e esclarecido.
 Um Grande abraço.
 Aldo LAndi
 www.aldolandi.com
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 aldo landi
 credo, vo te q le denovo hehe
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 Adriano Medeiros
 
 Lembra do tópico sobre trítonos? Trítonos gêmeos? Inversões?
 
 Dê uma lida neles que irá compreeder melhor o que o Aldo disse. Os modos menores são muito intrigantes justamente pelo fato de serem híbridos, ou seja, você não pensa em eólio (menor natural) o tempo todo. A menor harmônica está presente em muitos acordes que ocorrem nas progressões menores. Dê uma relida neste tópicos que recomendei e tenho certeza que vai sacar isso aqui  8>)
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 nao, tá certo, to zuando só q eu li muito rapido o q ele tinha escrito, tava de saida, agora vo le com atenção
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 o q eu realmente nao tinha entendido foi essa frase:
 Exceto , sempre, no primeiro tetracorde da escala.
 
 por isso q eu disse aquilo, mas mesmo assim quero exclarecer...
 
 bom, Am7 seria um C com A no baixo por exemplo (C/A), o q o aldo quis dizer é q nao aparece C puro numa harmonia menor, só o Am7 no caso...
 é isso mesmo ou eu ratiei? meu problema realmente é interpretação de texto
 
 
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| ViniciusAugustoShowMusic Veterano
 | # jan/05 · Editado por: Moderador · votar
 
 - editado por MODERADOR por não está relacionado ao assunto -
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ???????
 
 
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| onipotente Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 Pó ...execelente este topico, só falta vcs, tipo fazer uma tabelinha pra agente escolher a escala a ser usada, pra descobrir todos os acordes do campo harmonico do tom escolhido, alguem tem ou sabe fazer essa tabela?
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 
 
 C    D     E      F      G      A       B
 G    A     B      C      D      E       F#
 D    E     F#     G      A      B       C#
 A    B     C#     D      E      F#      G#
 E    F#    G#     A      B      C#      D#
 B    C#    D#     E      F#     G#      A#
 F#   G#    A#     B      C#     D#      E#
 C#   D#    E#     F#     G#     A#      B#
 F    G     A      Bb     C      D       E
 Bb   C     D      Eb     F      G       A
 Eb   F     G      Ab     Bb     C       D
 Ab   Bb    C      Db     Eb     F       G
 
 
 seria isso?
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 
 Agora seria mais legal se você montasse no seu caderninho esta tabelinha também. Assim o assunto ia fixar na sua cabeça, ao ponto de não ter que depender de tabelinha... ou tu acha que quando for tocar vai ter alguém segurando um quadro na sua frente. Se ligue nisso (sem querer ofender, mas indo DIRETO ao assunto:)
 
 
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| onipotente Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 ziotti
 Num sei.... isso ai é o campo harmonico de C maior, nao é? Entao quer dizer q eu posso usar todos esses acordes ai? Eu posso usar as variaçoes tb(tipo c7, Csus4, E7 e tals...), nao é?
 Quer dizer q pra eu formar o campo harmonico é só fazer isso, ir colocando o quinto grau enbaixo da tonica até chegar a 12?
 LeandroPanucci
 É eu sei.... mas, vcs deverian fazer uns graficos mais intuituvos, pra agente poder memorizar legal tudo isso :-)
 Valeu
 
 
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| Adriano Medeiros Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 nos seres humanos (ou nao) só decoramos as coisas quando nós fazemos... vc nunca se pegou aprendendo uma coisa só vendo e depois na hora q vc precisa fazer vc nao consegue se lembrar pq vc nunca tinha feito???
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 não kra, isso que eu postei não é campo harmônico... aquilo é a tabela com as escalas maiores naturais q vc havia pedido
 
 
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| ziotti Veterano
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 se vc quer ver como é a formação do campo harmônico dá uma lida neste tópico que certamente tem alguém falando à respeito disso
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jan/05 · votar
 
 onipotente
 
 Observe o gráfico que o ziotti fez, veja:
 
 As escalas estão no sentido horizontal.
 
 Por que a primeira escala é a de Dó, depois é a de Sol, depois a de Ré?...
 
 Se você notar, vai perceber que a quantidade de acidentes (# sustenidos) vão aumentando de 1 em 1, até 7 sustenidos (7 porque 7 é o número de notas da escala).
 
 Quando chega na escala de Fá, não se conta mais com sustenidos e sim com bemóis (b). E também vai aumentando de 1 em 1
 
 Estão todas as escalas maiores de todos os tons.
 
 Aproveite que tem essas escalas e monte num pedaço de papel todos os campos harmônicos, seguindo a receita da página 1...
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 vai logo...
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 Demorou!
 
 
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