Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


por favor acompanhem o meu raciocínio:

A caixeta ou marupá como queiram é uma madeira largamente utilizada por luthiers e fabricantes nacionais! certo?!
Apesar disso a mesma eh considerada pelos madeireiros como uma madeira ruim e barata pois não serve para aplicações gerais como construção civil por exemplo; tomando tudo isso como verdadeiro não seria apropriado afirmar que o "pinus" madeira extremamente barata (creio eu que a mais barata) que possui características extremamente semelhantes as do marupá (leve,clara,fácil de trabalhar e de grana orientada) seria uma madeira apropriada para a confecção de corpos de guitarra?

O que voces acham ?

alguém de vocês já trabalhou com pinus?

joaozitorossi
Veterano
# fev/05
· votar


tubemaniac
mt boa o seu ponto de vista...to terminando de reformar uma guitar de pinho(pinus), e vou esperar ela ficar pronta pra dar o meu parecer...

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/05
· votar


marceloh

acho que o ganho do seu pedal ou amp deve estar muito alto...mas acho que é do AMP mesmo, da uma olhada lá...

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/05
· votar


emdobro

olha esse site:
http://www.guitarbuild.com/modules/mydownloads/

Nessa area de downloads vc pega um programa que chama turbo cad e pega as medidas dps modelos...e tem um de uma Fly-V...olha lá!

falows!

ph_navajos
Veterano
# fev/05
· votar


O galera eu num sei c posso faze isso mais gostaria q vcs me ajudassem....eu tenho uma jennifer...eauheuhae...mas eu axo q ela num eh tão ruim assim. Por isso gostaria de perguntar a vcs, se compensa eu investir nela, aproveitar o corpo e o braço, colocar uns captadores melhores, talvex uma ponte melhor...q vcs axam ??

joaozitorossi
Veterano
# fev/05
· votar


ph_navajos
nem cara.....jennifer e feito(na maioria dos casos) de laminado e as vezes aglomerado de cerejeira...tem erros de projeto na ponte, fazedno com q a ação das cordas fique muito alta...sinceramente eu venderia a jennifer e compraria uma shelterzinha...simples mas bem legal a guitar ok? flw

PabloDiego
Veterano
# fev/05
· votar


joaozitorossi
Zitow, aglomerado ou compensado?!?!

Guitarra de aglomerado deve ser nojenta

GeorgeVieira
Veterano
# fev/05
· votar


tubemaniac e joaozitorossi

Pinus é uma coisa, e Pinho (Araucária) é outra diferente... Pinho é mais denso e estável. Quanto ao pinus, será que não faltam outras coisas pra que o pinus seja uma opção legal? Uma delas, acho que deve ser a estabilidade. Querendo ou não a caxeta (marupá), depois de seca, é relativamente estável...

joaozitorossi
Veterano
# fev/05
· votar


PabloDiego
pablo....depende da guitarra....as de aglomerado são da seguinte forma. Eles colocam uma chapa de madeira, enchem de aglomerado por dentro e depois botam outra chapa de madeira, igual a um biscoito recheado ; )

GeorgeVieira
dessa eu naum sabia...Achei q era a mesma madeira, apenas q o pinus era o pinho soh q americano...Será que pinho eh tão estávelo quanto o marupá...

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


alguen tem alguma ideia de nde se pode comprar jacaranda(dalbergia nigra)no brasil ou pau-ferro?

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


fazer um curso de luthier eh melhor do q aprender tudo sozinho,principalmente se vc ja construiu pelo menos um instrumento por conta propria.
Me explico...
Ja tendo construido um instrumento,vc ja sabera o q envolve a construcao do instrumento e tera duvidas especificas,que o professor ira tirar, o que seria de muita utilidade em relacao a ganhar tempo.
ja vai longe o tempo em que o aprendiz de luthier tinha um mestre que se dedicava ao discipulo ,como um pai.
hoje em dia os cursos sao caros e de curta duracao.normalmente o professor acompanha o aluno na construcao de um unico instrumento.
Por isso,eh importante contactar um professor que realmente tenha conhecimento tecnico,pois soh se aprende com quem realmente sabe e ha muitos picaretas por ai cobrando muito caro e vindo com aquela estoria de a construcao de um instrumento musical requer muito amor...
se der pra fazer com amor,muito melhor,mas soh amor,nao vai te ensinar a afinar um tampo de violao da forma correta.
eh importante encontrar um professor que domine a tecnica e nao esconda o jogo(ainda tem isso...) No Brasil tem gente q sabe,mas tem medo de que outros tb aprendam,eh uma mentakidade pobre,mas infelizmente...eh uma realidade.

GeorgeVieira
Veterano
# fev/05
· votar


joaozitorossi

Pinho é legal pra construção de corpos de guitarras sim. Vai do gosto quanto a sonoridade, mas acho mais legal do que o Marupá, inclusive. Qto a estabilidade, depois de seca, é bem estável sim.

sandro yuri

Eu tô lendo o livro do Melvin Hiscock, não tive aulas ainda, pois achei os preços bem caros... Vou tentar fazer exatamente isso que vc falou, vou fazer um instrumento, pra sentir quais são as dificuldades, depois pego as aulas e "alugo" o professor pra me passar os macetes.

Quem quiser, vejam mais da minha "aventura" de luthier amador no meu fotoblog. :)

http://basshero.nafoto.net

GeorgeVieira
Veterano
# fev/05
· votar


Outra coisa, estou tendo problemas pra achar a fresa com o rolamento em cima, pra poder usar com um molde.

Achei fresas com rolamento, mas apenas com o rolamento em baixo da fresa, essa precisava ser em cima, pois o molde fica em cima da guitarra.

Alguem sabe onde posso achar? No livro tem uma foto de uma fresa assim, ou seja, pelo menos lá na "gringolândia", essa fresa existe... :)

PabloDiego
Veterano
# fev/05
· votar


GeorgeVieira
Pega a freza vai numa casa de rolamento e compra o rolamento uai

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


Vocês sabem se existe outro nome pra esse tal de vinhático?
Aqui na minha cidade (maringá-PR) ninguem conhece.

PabloDiego
Veterano
# fev/05
· votar


tubemaniac
ZONAS DE MAIOR OCORRÊNCIA

A espécie Plathymenia foliolosa Benth. ocorre no litoral fluminense, na zona da mata do Estado de Minas Gerais, no vale do rio Doce, no norte do Estado do Espírito Santo e sul do Estado da Bahia, onde é rara; aparece também, esporadicamente, em outras regiões mais para o norte, até o Estado de Pernambuco. Recebe em todas essas regiões outros nomes, como VINHÁTICO-DA-MATA, VINHÁTICO-RAJADO, VINHÁTICO-AMARELO etc. A madeira dessa espécie é bastante semelhante á de P. reticulata Benth. do cerrado, conhecida por VINHÁTICO-DO-CAMPO, AMARELINHO, PAU-AMARELO, PAU-DE-CANDEIA etc., cuja madeira é mais pesada, dura e de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos..

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


E o jacaranda? ninguem sabe onde se compra?

lula_molusco
Veterano
# fev/05
· votar


sandro yuri
jacarandá baianao tem sua extração (corte) proibido por leis nacionais ambientais eu acho

PabloDiego
Veterano
# fev/05
· votar


lula_molusco
Sim, vc está certo:

"Exatamente por ser o jacarandá uma madeira de ótima qualidade, tornou-se extinta. A extração sem controle desde o descobrimento do Brasil acabou por praticamente aniquilar essa espécie. Hoje a extração dessa madeira é controlada pelo governo, sendo proibido o corte. Os fabricantes de instrumentos que queiram usar o jacarandá, procuram em demolições ou móveis antigos. O Ibama está desenvolvendo uma pesquisa, (ano de 2003 ) em conjunto com alguns construtores de instrumentos, procurando viabilizar o uso de algumas madeiras da Amazônia que não sejam ameaçadas de extinção."

Mogno tbm tem o corte proibido, acho q esse todo mundo sabe hehe

"Mogno – A partir de 10 de julho está proibido o corte de mogno por cinco anos, mesmo em áreas de desmatamento autorizadas pelo órgão ambiental. Será permitida a exploração em áreas de manejo florestal sustentável "

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


A verdade eh que os brasileiros nao tem acesso ao proprio patrimonio.
Pois o jacaranda eh comercializado livremente em varios paises. Quem quiser conferir,eh soh dar uma olhada no site da *Barber* companhia de venda de madeira da Espanha.
Eu sou aprendiz de luthier na Escocia e conversando com meu professor,na semana passada,perguntei se caviuna era uma madeira apropriada para a fabricacao de instrumentos musicais.
ele me explicou por que caviuna nao serve para esse fim, e tb explicou pq a *barber * anuncia q tem caviuna para venda. Eles compram mogno e jacaranda do Brasil e para fugir da lei,a madeira eh documentada como caviuna.
Eh soh fachada .

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


o jacaranda eh apresentado como amazonian rosewood(na pagina em ingles) mas vc logo identifica ,pois tb ha a informacao de que eh da especie *dalbergia nigra.(jacaranda da bahia) o jacaranda da amazonia na verdade se chama dalbergia espruceana.
E na pagina em espanhol o jacaranda esta identificado como eh conhecido na Espanha(palo santo de Rio)
O contrabando eh grande...

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


Pra quem quiser conferir,ta aqui o endereco:

http://www.maderasbarber.com/english/frameen.htm

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


A grande maioria dos interessados em construcao de instrumentos musicais no Brasil, escolhem a guitarra eletrica. Ha alguem no forum que tenha construido algum instrumento genuinamente acustico? violao,bandolim ou viola brasileira?
quando voltar para o Brasil,tenho interesse em aprender a fazer a viola brasileira,por isso ,gostaria de trocar informacoes com alguem envolvido no assunto. Coisas,como:
madeiras utilizadas na construcao, forma de afinar o tampo, forma e disposicao da estrutura interna,etc.

Alcimar Ramos
Veterano
# fev/05
· votar


To a fim de construir uma STRATO, alguem tem dicas aí ?
Qual Madeira uso no CORPO, e no BRAÇO ?
A STRATO da tagima é feita de MARUPÁ, se eu fizer com essa madeira
será que fica legal, ou tem alguma que timbra melhor.
Qual escala tem som mas limpo CLARA ou ESCURA ?
Alguem tem algum molde de STRATO aí ?
Gosto de tocar Mýsicas Do estilo, Ed motta, Djavam,
Tim maia, J quest etc... Esse modelo é o certo pra esses estilos?

lula_molusco
Veterano
# fev/05
· votar


Alcimar Ramos
a strato com certeza é o modelo mais apropriado para esse estilo pop/mpb/funk porque tem um som limpo muito bom (predominante no estilo)

guitarpessoa
Veterano
# fev/05
· votar


Estou tentando reformar um baixo. Tentando é uma palavra que cai muito bem nos meus termos.
Acontece que não sei o que devo ultilizar de material depois de tirar a tinta velha dele. O que fazer depois de deixa-lo na madeira pura?
Se alguém puder ajudar,... Obrigado.

Hammer
Veterano
# fev/05
· votar


arthur silva
Obs aos usuários do tópico: Isto nÃo passa de um golpe.. considerado pela legislação brasileira como crime.

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


para Arthur Silva


Nao entendi... do vc ta falando?

Jaum_Paulo
Veterano
# fev/05
· votar


alguem sabe se o peso da guitarra influencia em alguma coisa? minha guitarra (gianinni gi300) é leve pra caramba...

wlamir
Veterano
# fev/05
· votar


Olá,
Também sou torturador de guitarras e acabo de entrar no forum.

Sim, o peso da guitarra depende da densidade da madeira. Madeiras menos densas são mais leves e vise versa. O timbre da guitarra e sustain estão diretamente ligados à densidade da madeira, se não me engano as mais densas (mais pesadas) tem mais sustain e timbre mais encorpado enquanto as menos densas (mais leves) tem uma sonoridade mais aguda e com menos suatain.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial