Dicas de Luthieria - Tópico Oficial

Autor Mensagem
lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


lovefox
hã?

xcorvox
Veterano
# dez/04
· votar


duk o tópico!!
acho q nao tem mt av nao mas achu q a minha dúvida tem haver com lutheria.
toco punk rock e rock'n'roll, ou seja, toco musiks toscas e tenhu uma enorme ignorancia sobre a guitarra em si.
eu estava olhando para ela e vi nos dois captadores q fikam perto da ponte tem um platico ou sei lah oq e esses dois fikam mais expostos q os outros dois.
alguem poderia me dizer porque disso e pra q servem esses plasticos
minha guitarra eh uma ibanez grx

lula_molusco
Veterano
# dez/04 · Editado por: lula_molusco
· votar


xcorvox
Se a sua guitarra for igual essa: http://equipo1.locaweb.com.br/produto.aspx?cdmodel=GRX%2040&cdmarca=IB ANEZ&linha=18&tipo=90&estat=2

A diferença é que o mais perto da ponte é um humbucker (bobina dupla), no meio tem um single coil (uma bobina), e mais perto do braço tem outro single coil (uma bobina). Totalizando 3 Captadores (o humbucker parece que são 2 mas é só 1).

Se o humbucker estiver com um plastiquinho colado nele não tem problemas você tirar não, isso não afeta no som.

_ YzY _
Veterano
# dez/04
· votar


lula_molusco

eh isso ... eu tbm vi em alguns lugares dizendo como aterramento ... mas eh isso mesmo, blindagem, alguem ai pode ajudar eu a fazer na minha guita?? eh uma LP. valew lula_molusco !!

PabloDiego

eh... pode ser, mas parece q esses d cozinha tbm serve sera? ... eu procurei aki na busca tbm mas não adiantou . vlw

Hammer
Veterano
# dez/04
· votar


Muito bom o tópico! parabéns!

PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


_ YzY _


Ai já não sei, tem insulfilm espelhados tb :P

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


to a procura de um projeto de uma les paul que eu quero faze valw =D

PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


brunoeraser
Isso é o maximo que eu tenho :P

http://img158.exs.cx/img158/3041/lps3wh.gif

Espero que sirva

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


hehe ja server sim

mas eu achei um site que coontem todas etapas para fabricacao de uma les paul ai vai

[/url]http://216.239.39.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://members.fort unecity.com/jtfish/lpc/cvr/cover.htm&prev=/search%3Fq%3Dproject%2Bguit ar%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D[/url]


bom ai ja ta traduzido pelo google ta meio porco mas da pra entende blz eu vo faze esse projeto ae blz =D

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


http://216.239.39.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://members.fortunecit y.com/jtfish/lpc/cvr/cover.htm&prev=/search%3Fq%3Dproject%2Bguitar%26h l%3Dpt-BR%26lr%3D

PabloDiego
Veterano
# dez/04 · Editado por: PabloDiego
· votar


Ah, o braço e o headstock

http://img158.exs.cx/img158/4342/headstock10zb.jpg
http://img158.exs.cx/img158/4456/25inchneck8nj.jpg


Faça o que o byjiboia me disse pelo msn, faça o braço antes de fazer a cavidade no corpo para não ter algum problema

PabloDiego
Veterano
# dez/04 · Editado por: PabloDiego
· votar


E ve se o braço é do tamanho certo

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


ah eu tb presciso das medidas exatas do braco inteiro ateh dos espacos dos trates =D vlw

PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


Na img tem a medida do braço (em mm) e a dos trastes tem essa calculadora, vc poe a medida do braço e o numero de trastes e ele te da a medida

http://www.guitarbuild.com/modules/mydownloads/visit.php?lid=43

Vc tbm pode pegar a medida de uma les paul pronta

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


PabloDiego

como usa esse programa

tipo eu quero sabe qual a medida de cada casa saca,tipo casa 1 = 180mm tipo assim ateh a 24 ou 22 sei la

brunoeraser
Veterano
# dez/04
· votar


ah soh eu vi aqui e aprendi como meche valw

PabloDiego
Veterano
# dez/04 · Editado por: PabloDiego
· votar


Edit :P

ROCKMAN X
Veterano
# dez/04
· votar


esse é o link dum mapinha duma guitarra num sei se já colocaram

http://www.aprendamusica.com.br/paginas/img/anatomia-da-guitarra.gif

ROCKMAN X
Veterano
# dez/04
· votar


GLOSSARIO DOS TERMOS MAIS UTILIZADOS

A

Ação - Distância entre as cordas e os trastes.
Acento - Nota ou acorde realçado ou tocado em maior volume.
Acidente -Um símbolo usado nos acordes ou notas, que indica se a nota é aumentada em meio tom (#) ou diminuída em meio tom (b).
Acorde - Efeito de duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo.
Acústica, guitarra - Guitarra para execução sem amplificação eletrônica.
ADT - Automatic Double Tracking ("Pista Dupla Automática"). Efeito eletrônico que consiste em reproduzir uma repetição única muito rápida, dando a impressão de que dois instrumentos tocam a mesma parte.
Amplificador - Aparelho eletrônico que majora o som produzido pela guitarra, e captado pelos captadores.
Archtop - Instrumentos que tem o tampo em forma de curva.

B

Bigsby - Fabricante de guitarras, conhecido por um modelo de tremolo.
Blues - Termo dado a um estilo musical, predominantemente negro, dos EEUU.
Bottleneck - Literalmente, "gargalo". Técnica de execução de acordes ou notas isoladas pelo deslizamento (sliding) de um tubo demetal ou vidro pelas cordas. O mesmo que Slide.
Bridge - Ponte. Mecanismo onde as cordas da guitarra se fixam no tampo do intrumento.
Bypass - Muitas unidades de efeito, tem um botão que acionado, permite que o sinal, passe direto (o som não é processado), sem sofrer nenhuma alteração.

C

Capo - Dispositivo em forma de garra fixado sobre a escala do braço para possibilitar o uso de acordes de corda solta nos diversos tons ou chaves.
Captador - Transdutor eletromagnético que converte as vibrações das cordas em impulsos elétricos, amplificanso-os.
Cavalete - (Bridge) Dispositivo ajustado ao corpo da guitarra para suportar e conduzir as cordas a seus lugares.
Chorus - Efeito baseado em delay que simula eletronicamente dois ou mais instrumentos tocando o mesmo trecho. As variações na altura ou no tempo são usadas para dar um efeito mais realista.
Clássico - Um clássico, é algo que se perpetua por si só. Como a Les Paul ou a Stratocaster são guitarras clássicas.
Compressão - Efeito eletrônico que reduz o volume das notas agudas e amplia o das mais suaves e graves.
Cravelha - Dispositivo mecânico para controlar a tensão e, por conseguinte, a altura de uma corda.
Cromática - Uma escla cromática, é uma escala completa, incluindo todos as doze notas.

D

Damping - (Abafamento) Técnica usada para silenciar uma corda ou várias. Pode ser usada para impedir que uma nota ou acorde ressoe de modo indesejável, ou como efeito.
Dedeira - Ver Palheta.
Dedilhado - Técnica de execução com a mão direita onde as cordas cão sendo feridas pelos dedos um de cada vez.
Delay - Quando um som se reflete, ouve-se uma repetição atrasada, ou eco. Este efeito costuma ser produzido pela unidade eletrônica digital de delay.
Diatônica - Uma escala diatônica, é aquela composta por 7 notas (maior ou menor).
Distorção - Efeito eletrônico usado no rock, onde o vloume é ampliado pesadamente na pré-amplificação ou por efeito eletrônico.
Dobro - Tipo de guitarra acústica construída com um tampo ressonador metálico para ampliar o volume e o sustain. Também conhecida como ressonador.
Dominante - É a nota do 5.º de uma escala.
Dreadnought - Guitarra acústica de corpo grande e cordas de aço, em geral usada em música country e rock.

E

Efeitos - O resultado de algumas formas de processamento do som.
Efeitos Digitais - Muitos efeitos podem ser produzidos digitalmente. Quando se usa um efeito digital, o sinal da gutarra é convertido em códigod binário, processado e depois convertido a impulsos elétricos.
Eletroacústica, guitarra - Uma guitarra (ou violão) que se pode tocar acusticamente ou ligar a um apmlificador.
Equalizador Gráfico - Um equalizador que tem como características, a divisão das freqüências do som (através de uma escla), é possível acrescentar ou diminuir somente uma freqüência, sem interferir em outras.
Expander - É o oposto do Compressor.

F

Feedback - Ver Microfonia.
F-hole - Buraco no tampo de algumas giutarras em forma de f.
Fingerboard - Lugar onde se acomoda os dedos da mão esquerda (parte de cima do braço).
Flanger - Também um efeito baseado no Delay, porém, aqui existe alterações na altura do som (afinação). Originalmente, concebido com fitas magnéticas, hoje é encontrado em unidades digitais.
Flat-top, guitarra - Guitarra de cordas de aço com tampo do corpo plano ou chato.
Freqüências - Número de cilcos por segundo de uma determinada nota.
Fuzz, caixa de - Unidade de pedal para criar distorção ou, mais exatamente, saturação.

G

Guia de cordas - Suporte de osso, plástico ou outro material, para as cordas no final da escala em direção à haste das cravelhas.

H

Hammer - Técnica que consiste em "martelar" o braço da guitarra com os dedos da mão esquerda.
Harmonizer - Também comhecido como "pitch shifter", este efeito é capaz de dobrar a nota da guitarra. Programando, quando o guitarrista tocar a nota C (por exemplo), o Harmonizer dobra com a 5.ª (G).
Haste das cravelhas - Parte superior no fim do braço da guitarra, onde ficam as cravelhas e as tarrachas das cordas.
Haste de suporte do braço - Haste de metal que atravessa na longitudinal o braço da guitarra, por trás da escala, reforçando-o contra a tensão das cordas.
Headstock - Parte da guitarra onde se acomodam as tarrachas de afinação.
Humbuckers - Captadores eletrônicos de bobinas duplas, que dão um som mais espesso e "grosso", muito apreciado no rock.

I
J
K
L

Lead, guitar - Termo que designa o guitarrista principal.
Leslie, Gabinetes - O Leslie éum alto falante torativo, feito originalmente para ser usado em órgãos. Em 1960, jimi Hendrix, usou um alto falante Leslie em sua guitarra. Hoje esse efeito é obtido digitalmente.
Luthier - Um construtor de guitarras ou intrumentos musicais.

M

Microfonia - Som produzido quando um captador ou microfone recolhe seu próprio sinal de um alto-falante e o reamplifica. Algumas vezes é usada como técnica em solos de rock.
MIDI - Musical Instrument Digital Interface ("Interface Digital de Instrumentos Mudicias"). Linguagem eletrônica que permite a apare;hos equipados de modo semelhante, como sintetizadores, seqüenciadores, mesas de mixagem e baterias eletrônicas, se intercomunicarem.
Multi Efeitos - São aparelhos capazes de produzir variados tipos de efeitos. Pode se programar um tipo de som, mesclando vários efeitos e armazaná-lo para utilização futura.

voltar

N

O

Oitava - Intervalo de 12 semitons.

P

Palheta - Dispositivo, em geral de plástico, usado para ferir as cordas. Um tipo específico é a dedeira, usada em guitarra de folk ou country e na música sertaneja brasileira.
Panning, ou Panpot - É um recurso dos dons emitidos em estéreo, que permite mandar para um só canal o som.
PA, sistema - Sistema de public addres (direcionamento ao público) ou de amplificação eletrônica usado ao vivo.
Pedais ou Pedaleira - Unidades eletrônicas controladas com o pé, instaladas entre a saída da guitarra e a entrada do amplificador, para processar o som de vários modos.
Pentatônica - Uma escala de cinco notas.
Pickguard - Peça em plástico resistente, para proteger o acabamento da guitarra (escudo).
Pickup - O mesmo que captador.
Placa de arranhadura - Placa de plástico para proteger a giutarra das palhetadas.
Plectrum - O mesmo que palheta.
Pré-Amplificador - Ajuda a aumentar o sinal da guitarra antes de entrar no amplificador, propriamente dito. É muito usado para se obter distorções.
Q
R

Reverb - Uma unidade de Reverb, simula o desenvolvimento natural de um som tocado em certo ambiente. Pode simular um grande salão, ou uma pequena sala, variando com a programção.
Riff - Seqüência repetida de notas, que caracterizam a música. Usada regularmente pelos guitarristas de rock.

S

Sinal de tempo - Símbolo composto de dois números no início de uma partitura. Indica o número de tempos e seu valor dentro de cada compasso.
Sintetizador de guitarra - Guitarras projetadas e constrúidas com sistemas instalados para produzir alterações radicais de som, ou as equipadas com MIDI para controlar sintetizadores externos, baterias eletrônicas ou efeitos de processamento de som.
Slide - Ver Bottleneck.
Solid-state - Amplificadores equipados com transistores.
Soundboard ou tampo - Parte da frente do corpo da giutarra sobre a uqal se instala o cavalete (bridge). cortada em separado, como nos violões, é chamado tampo.

T

Tapping de trastes - Técnica de excução em que tanto a mão esquerda como a direita são usadas para apertar as notas contra os trastes. Às vezes é chamada tapping de dedos.
Tempo - Velocidade de uma peça musical.
Tone-Pedal - Ver Wah-Wah.
Traste - Tiras de metal colocadas a intervalos ao longo do braço da guitarra.
Tremolo - É a popular alavanca (ex.: Floid Rose). Mecanismo que permite alterar a afinação da guitarra durante a performance.

U
V

Vávula - Tubo de vidro com um cátodo e um ánod, usado em equipamentos eletrônicos.
Violão - Ver Acústica, guitarra.
Vibrato - Dispositivo mecânico para alterar a altura de uma corda ao ser tocada. Também uma técnica de tocar onde se usam um ou mais dedos da mão esquerda para dar uma oscilação menor na altura do som.
Volume, Pedal de - Pedal que permite a mudança do volume do instrumento, durante a performance. É acionado com os pés.

X
Y
Z
W

Wah wah, pedal - Unidade de acionamento por pedal que pode ser usada como controle de tonalidade ou pressionada para obter o típico som de "wah".

FOI MAL O TÓPICO GIGANTE MAIS PODE AJUDAR ALGUEM!!!!!!FALOW!!!

ROCKMAN X
Veterano
# dez/04
· votar


galera entra no link e da uma navegada no site q é mto legal

http://www.sobresites.com/guitarra/

ROCKMAN X
Veterano
# dez/04 · Editado por: ROCKMAN X
· votar


Parte Elétrica

Se olharmos para o corpo da guitarra iremos ver que no seu centro, temos no caso do nosso desenho 3 (três) peças, podendo ser 1(uma) ou 2(duas) variando de acordo com o tipo de guitarra, que são chamadas de; captadores ou imãs no Brasil e pick-ups nos EUA, que cuja função é captar o som emitido pelas cordas tocadas lógicamente pelo guitarrista e enviá-lo para o amplificador que por sua vez tem a função de dimensiona-lo em volume através do auto falante instalado na própria caixa do amplificador. Os imãs ou pick-ups são chamados fisicamente de "transdutores", que por definição quer dizer; qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético que converte formas de energia física em energia elétrica. Havendo dois tipos básicos de pick-ups; o de Bobina simples e o de Bobina dupla. Vejamos:

1) Bobina simples: Este é o tradicional, consiste num imã enrolado por um fio de cobre muito delgado com centenas de voltas em torno da barra do imã. O modelo Fender por exemplo é usado com seis imãs individuais que são um tipo de "cabecinhas redondas" facilmente visualizáveis.

2) Bobina dupla : Conhecido como "Humbuckers", ou Humbuckings que quer dizer ; "supressores de ruídos". Os captadores de bobina simples são vulneráveis à interferência de radiação eletromagnética ou seja, eles possuem uma tendência a captar ruídos quando próximos a amplificadores ou aparelhos elétricos. Pensando nisto, um engenheiro da Gibson em 1955, decidiu criar um captador que eliminasse estes ruídos, assim surgindo os Humbuckers.

Existem ainda as outras peças que completam a parte elétrica da guitarra, sendo; os potenciômetros de Controle de volume e tonalidade que são operados pelos knobs (botões que se encontram abaixo dos pick-ups à direita no corpo),a chave seletora de pick-ups podendo haver ainda uma chave defasadora ( de pick-ups ou politones ) e o jack que é a entrada do plug do fio da guitarra, que normalmente encontra-se na lateral do instrumento, que através deste fio envia o sinal para o amplificador.


Parte Física

Como já foi comentado, a guitarra possue 3 partes físicas, sendo: Corpo, Braço e Cabeça. Vejamos o corpo.

1) O Corpo pode ter dois tipos básicos do ponto de vista anatômico; o acústico e o maciço. Sendo o acústico mais antigo por ser praticamente um violão eletrificado que foi evoluindo e o maciço que é um corpo sólido ( conforme o nosso desenho da Anatomia da Guitarra ).

2) O Braço da guitarra é constituído por duas partes de madeira que estão coladas obviamente e a parte posterior é a escala onde colocamos os dedos para tocar, a outra parte está encaixada no corpo.

3) A Cabeça serve para sustentar as tarraxas que estão instaladas e que servem para afinar o instrumento.

4) A Ponte que se encontra instalada na parte inferior do corpo serve para prender e sustentar as cordas que estão presas à outra extremidade já citada que são as tarraxas.

5) O Tensor é uma peça de ferro tipo uma vareta que se encontra dentro do braço com a finalidade de evitar o eventual empenamento do instrumento através de sua regulagem que deve ser feita por alguém especializado tipo, um luthier.

6) Os Trastes que estão instalados no braço são responsáveis pelo temperamento da escala que é o lugar onde pressionamos para sair os sons das notas e que chamamos de casas.

Existem ainda peças suplementares como a Alavanca ou Tremolo por exemplo, mas que ,são mais usadas em determinados estilos tipo; Rock.


ENCHI ISSO DE TÓPICO FOI MAL!!!!!!!!!!!!!!

banido
Veterano
# dez/04
· votar


White Explorer
Eai pessoal to construindo uma explorer...
Corpo em Marupa, sera q vai dar um som legal???

Vejam as fotos no BLOG



http://whitexplorer.weblogger.com.br[/i]


Eae cara como que vc fez essa guita?Vc cato essa placa de madeira e desenho nela ocm lapis?Ae vc mando um marceneiro corta no formato certo?E o buraco dos captadores e braço quem fez?Vc tem experiencia em marcenaria?

xcorvox
Veterano
# dez/04
· votar


valeu lula_molusco
eh essa msm a minha.
obrigado pelas dicas aew

Guilherme Badauí
Veterano
# dez/04
· votar


Ae galera eu to cum uma duvida, eu vou viajar, foi ficar um mes fora e as cordas da minha guitarra estouraram, e se eu trocar as cordas soh quando eu voltar tem algum perigo do braço entortar pq ficou sem cordas?... valaw!

Guilherme Gregori
Veterano
# dez/04
· votar


Eu gostaria de onde eu encontro caps gibson 490t e 498r...vlw

Hammer
Veterano
# dez/04
· votar


idem...

Madf_musica
Veterano
# dez/04
· votar


já que é pra pergunta...
tipow...
se eu usa uma guitarra sem amplificador ela fika com o som de um violão ou não? pq tipow tava pensando em compra um violão, mas se o som for o msm daí compro direto a guitarra

hc_cwb
Veterano
# dez/04
· votar


Madf_musica

Cara, em geral o som é muito diferente. A maioria das guitas possui corpo sólido, o que dá uma puta diferença no som. Além do mais, se vc comprar uma guita e quiser tocar que nem violão (para amigos, lual, cantando junto, etc, etc) esqueça. Não vai dar para ouvir o som da guitarra, pois ele é muito baixo, em comparação com o do violão. Para ter som de violão em uma guitarra vc precisa de uma guita, um amp e um pedal ou pedaleira para simular o som acústico.

gabriel_coelho
Veterano
# dez/04
· votar


afinal oq eh "Luthieria"..?¿

Guilherme Badauí
Veterano
# dez/04
· votar


Valew viu por me ajudarem..vc num intendem um kct de guitarras

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de Luthieria - Tópico Oficial