Epiphone e o mito do compensado

Autor Mensagem
oak
Veterano
# out/04 · Editado por: Moderador


Certo dia alguém falou que a epiphone special era ruim, dai outro complementou: "ela eh mto leve", dai outro falou "ela deve ser de compensado"...
e a mania pegou, agora todo mundo fala que epiphone special de feita de compensado, caiam na real gente, vamo procura se informa um poco antes de sair falando por ai.
http://www.epiphone.com.br

davidgilmour17
Veterano
# out/04
· votar


ISSO AI,VC TEM UMA EPIPHONE SPECIAL ,PQ EU TENHO ,E ELA NAO É LEVE NAO.

oak
Veterano
# out/04
· votar


nao, eu tenho uma shelter, mas enxi o saco de ver gente falando bestera aki

Melodic Man
Veterano
# out/04
· votar


pro inferno, abram a guitarra e vejam a madeira.

crowley666
Veterano
# out/04
· votar


oak
a mesa/boogie fala q o v-twin é 100% valvulado (não tem diodes nem op-amps) e vc ja viu um por dentro? ele é cheio de diodos e op-amps, até pq é impossivel ter tamanho ganho com um valvula (sim, uma só, pq a outra é só para o canal limpo)

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


crowley666
eh foda cara, nao da pra confiar na marca, msm coisa de confia em cara de loja, se vai compra uma ropa, ta mo porca em vc, fica mo torto e o maluko fla q fico perfeita, TEM Q XECA

oak
Veterano
# out/04
· votar


crowley666

o circuito do v-twin pode se encontrado em sites e qualqeur percebe que a propaganda eh enganosa, agora quem fica falando de epiphone special aki nunca abriu uma pra ver, cansei de ver topico onde alguem sugeria uma epiphone special e todo mundo malhava o pau

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


oak
mas se abriu?

oak
Veterano
# out/04
· votar


paulgilbert

nao, mas o fato do site falar que eh alder e isso justificar o peso dela (alder eh leve) e o site ser um site oficial criado pelo proprio fabricante, ele acaba se tornando uma fonte infinitamente mais confiavel que um boato de forum

perpetual burn
Veterano
# out/04
· votar


haha...ate as Epi standarts tem compensado......a special é de aglomerado.....eu tinha uma foto de uma EPI custom ki tinha o top em compensado...

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/04
· votar


oak
Na maioria dos casos é assim que funciona. Poucos falam com embasamento. E isso rola tanto pro lado positivo quanto pro negativo. A Epiphone e a Shelter devem ser os maiores exemplos disso. A primeira é o caso negativo. Nego nunca tocou com Epiphone, mas sai falando mal porque leu outro falando mal também. E a segunda é o extremo do positivo. Carinha nunca chegou perto de Shelter, mas leu alguém falando bem e sai dizendo o mesmo.

oak
Veterano
# out/04
· votar


BlaCk LaBeL

eh, bem nessa, eu tenho uma shelter e ela nao eh tudo oq falam, epiphone les paul standard eh bem melhor q shelter les paul standard

perpetual burn
Veterano
# out/04
· votar


ja tokei em Epi...em quase tds....a unica ki é +- é a CUSTOM.....nunca tokei em Shelter...mas a ASW é bem melhor

spacegh0st
Veterano
# out/04
· votar


a minha era um SG special levíssima...

andre_slash_bh
Veterano
# out/04
· votar


spacegh0st

a SG é boa?

spacegh0st
Veterano
# out/04
· votar


andre_slash_bh
não... era só leve mesmo...

angus junior
Veterano
# out/04
· votar


eh leve sim eu tenho uma
minha guita reserva

Tomcat
Veterano
# out/04 · Editado por: Tomcat
· votar


ESSE É O MAU DESSE FORUM, É GENTE FALANDO MAL DE EQUIPAMENTO SEM NUNCA TER BOTADO AS MÃOS NELE OU SÓ PQ OUVIU UM BOATO EM ALGUM LUGAR!!

Eu por ex, parei de falar q a Shelter éra boa aqui no forum tem ums 5 meses, pq fui testar ela numa loja só pra ver se éra isso tudo mesmo(pois eu sempre falei baseado no q eu via aqui no forum) e na boa, eu achei q ela tava pau a pau com Golden!! Sério mesmo, Só nao falei nada pq mta gente aqui ja tinha comprado e eu n queria arrumar confusão aqui, mas é isso, a Shelter é boa apenaz pra iniciante mesmo.

E outra, a Epíphone Special eu sempre disse aqui q éra boa, por causa desses boatos idiotas, eu parei de falar dela pois sempre q eu falava vinha gente compedras na mão pra cima de mim!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/04
· votar


Toda vez que escrevo alguma coisa neste fórum é por experiencia profissional, pois sou luthier a dez anos aqui no RJ.
As guitarras Epiphone Special são guitarras de baixa qualidade, principalmente pelo preço que cobram por ela. O corpo da grande maioria destas guitarras é de compensado e o braço, embora bem acabado, utiliza um maple sêco quimicamente que se torna quebradiço. Já reparei uns 3 braços destas guitarras que quebraram por pequenos choques e já refiz corpos de uma duas porque os donos estavam frustrados por sua guitarra ser de compensado.
No site consta Alder. Alder o que? Compensado de Alder (sim, aliás ele pode ser feito até com jacarandá!), Pedaços de Alder, sobras de outras coisas coladas?
O termo "hardwood body" é um termo genérico, pode querer dizer um monte de coisas, assim como "laminated wood", que não significa "madeira laminada", mas traduz-se corretamente por compensado. As fábricas colocam o que querem lá.
O fato é que estas guitarras, como outras, são apenas guitarras para iniciantes, não são profissionais, e me espanta que alguém não busque uma informação sobre algo que vai comprar (ou o papai vai), mesmo sabendo que existem guitarras muito melhores até mais baratas, pois compra-se pela marca, pela fama ou para imitar o guitarrista "bola da vez".
Isto não é determinante para o som que o cara faz, pois já ví sujeitos com Gibson LesPaul antigas e raras tirando som de "casa de marimbondos", E caras com Washburn Lyon, de compensado, "tirando leite de pedra" e tocando p/ c...
Não se iludam. Se sua opção é por uma guitarra assim porque vc quis ou porque foi o que pode pagar, ótimo. Agora dizer que uma guitarra é boa, não sendo... Aí já é outra coisa.

Thales Leite EF
Veterano
# nov/04
· votar


A Epiphone STD é melhor q a Shelter STD (acabamento , hardware) mas a shelter é chega a ser 3x mais barta q a epiphone. Quando alguem fala q a shelter é boa (alguem q tenha uma como eu , os outros são todos embalistas) , quer dizer q ela boa na faixa de preço dela , pois com o preço de uma epiphone special e shelter STD são equivalentes.
A epiphone special é uma guitarra boa (ja toquei algumas vezes nela) mas se comparada a uma shelter , a shelter ganha por ter 2 tones e 2 volumes e acabamento melhor. Mas se vc for comprar uma guitarra , experimente quantas for possivel e a q lhe agradar mais é a melhor escolha , seja ela de alder , mogno, etc ou epiphone , shelter , asw , golden , etc.

Philipius
Veterano
# nov/04
· votar


Meninada, leiam o que o Mauricio Luiz Bertola escreveu.

Depois vão malhar guitarra e estudar teoria musical, parem de perder tempo.

bocao
Veterano
# nov/04
· votar


Eu paguei 500 conto numa Shelter SG, qual outra marca oferece uma guitarra boa por esse preço? Eu comprei ela usada, mas não tinha nem 6 meses de uso, veio com nota fiscal e tudo, estava perfeita, nem um arranhãozinho. É lógico que um G400 da Epiphone é melhor, mas ela custa mais de 1.500 contos, pow.

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Ué Oak, Laminated alder não é compensado?

Passoka
Veterano
# nov/04
· votar


Pô, legal, eu tava lendo os descriptions da Lespaul Classic.

http://www.epiphone.com/reviews.asp?ProductID=160

spy2k
Veterano
# nov/04
· votar


foda-se... pra mim a guitarra pode ser de plástico...
me agrandando no som ..tah perfeito

=P

aratohendrix
Veterano
# nov/04
· votar


uma coisa eu digo sem nem precisar ter tocado, mogno eh MTO mais denso do q compensado, laminado, MDF, tds esses materias duvidosos, por isso pra ter o verdadeiro timbre de LP, eh preciso ser de mogno, no caso da diferença de epihpnes pra gibsons em madeira, eh mais pelo tratamento da madeira e tal.

falow

Doctor Robert
Veterano
# nov/04
· votar


Um amigo meu tem uma epiphone special e ela pesa a mesma coisa q a minha shelter Les Paul, que com certeza é de mogno.

Bug
Veterano
# nov/04
· votar


Nao vou nem falar de peso. Ja testei várias Epiphones e Shelters e sem dúvida, essas marcas são duas das melhores opções pra quem quer uma Les Paul de qualidade e não tem dinheiro pra comprar uma de macho (Gibson!).

Agora, as special estão em outra categoria de guitarra. Ela são realmente ruins. Acabemento ruim, não tem sustain de les paul, o timbre não é gordo como numa les paul. Elas não tem sequer os controles de tonalidade divididos por pickup como numa Les Paul.

Po pessoal, tá na cara. Reparem bem. No próprio site da Epiphone existe uma categoria diferente para os modelos Special e o resto das Les Paul (standard, custom, black beaty, etc.)

Epiphone Special nunca será uma *boa* guitarra. Pode quebrar o galho pra quem está começando e até acho que neste aspecto valha a pena pois um guitarrista muito iniciante nao sabe nem o que é timbre, tem que ir descobrindo mesmo. Seria perda de tempo começar com uma custom.

Quanto a eterna briga Shelter X Epiphone, eu fico com a Shelter. Nao por acha-la superior às Epiphones nem nada do tipo, acho-as inclusive bem equivalentes mas o preço das Shelter é bem mais justo que Epiphone...

[]s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Não confundam peso com material. O compensado, dependendo de seu tipo e fabricação pode ser mais pesado que uma madeira maciça, mesmo as de boa qualidade, e o MDF é muito mais pesado. A questão não é essa. Instrumentos de compensado, dadas as caracteristicas deste material (uma junção de serragem e tiras de madeira com cola prensada) não transmite as vibrações das cordas entre as mesma o braço e os captadores, elas são "absorvidas" pelo corpo. Na madeira maciça, isto obviamente não acontece pois as fibras da mesma encontram-se em perfeita interação (é claro que a madeira do corpo deve ser cortada corretamente e construido no sentido certo), transmitindo as vibrações do sistema até os captadores. Estes captam não apenas a vibração das cordas sobre seus polos, mas também a vibração do sistema cordas-braço-corpo. Esta "captação secundária" é que é responsável pelo timbre e sustentação da guitarra e suas caracteristicas tonais vão obviamente mudar de madeira para madeira. Mesmo que vc use uma madeira maciça de 2ª, ela vai "comportar-se" melhor que um compensado ou MDF. Assim, se vc tiver uma guitarra, de qualquer marca, mas de madeira maciça, é possível fazê-la melhorar com o uso de melhores captadores, tarrachas melhores, cordas mais pesadas, e óbvio seu desenvolvimento técnico. No corpo de compensado estas melhorias são limitadas pelo corpo.
Abç

Bug
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ótima aula :)

[]s

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Epiphone e o mito do compensado