Epiphone e o mito do compensado

Autor Mensagem
august22
Veterano
# nov/04
· votar


eh q os kra tem guitarra pior, e ficam com inveja, e postam essas merdas ae...

bass_player
Veterano
# nov/04 · Editado por: bass_player
· votar


Leiam tudo que o Mauricio Luiz Bertola disse... é exatamente isso...

vamo procura se informa um poco antes de sair falando por ai.
[url=http://www.epiphone.com.br

]www.epiphone.com.br[/i]
[/url]

Como vc é inocente...(!) vc acha mesmo que a Epiphone ia dizer na cara dura que faz guitarra de compensado!? Essa Special tem no máximo um pouquinho de farofa de alder... É puro compensado...
É uma guitarra bem fraquinha e pra iniciantes, e não valem o que custam...
Alias eu acho que nenhuma Epiphone vale o que custa...

E eu que JÁ TOQUEI EM SHELTER LES PAUL STD., EPIPHONE LES PAUL STD, EPIPHONE LES PAUL CUSTOM E EPIPHONE LES PAUL SPECIAL, digo que achei a Shelter realmente bem melhor que as Epiphones...
A Epiphone LP Custom até que é boazinha, mais ainda assim não vale mesmo o que custa...

hc_cwb
Veterano
# nov/04
· votar


bass_player
Tocou a tua bunda !! Vc é baixista e vem se alugar aqui?
Para achar que uma shelter é melhor que uma Epi, vc só pode ter uma shelter, e como não tem cú pra comprar uma Epiphone, fica falando merda.

JohnnieBlack
Veterano
# nov/04
· votar


cara.....então como é que eu vou saber, COM CERTEZA, de que madeira é feita minha guitarra.....se não posso acreditar no que diz o site e as especificações da marca.....muito menos no que o vendedor diz.....que só diz a verdade qdo admite que não sabe.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


JohnnieBlack
Vc tocou em dois problemas ao mesmo tempo.
O 1° , que de certa forma já abordei em outros tópicos do Fórum é quanto a natureza da industria e do nosso mundo capitalista. A indústria , seja ela cultural ou física, só se interessa pelo LUCRO, mesmo se tiver de mentir, roubar, matar e espoliar para obtê-lo, e uma das formas de fazê-lo é a pressão ideológica da propaganda. A qualidade deve ser sempre DECRESCENTE para que o produto quebre e vc compre outro, alimentando assim a máquina, e a ideologia, através da propaganda faz vc acreditar nisto.
O 2° é o despreparo, a corrupção e o desleixo que o comércio varejista, notadamente de instrumentos musicais, tem pelo consumidor. Vc é apenas um comprador ao qual se "empurra" o produto que está encalhado ou pelo qual a fábrica pagou "jabá". Vc que se dane...mas que compre. A grande maioria dos lojistas e vendedores não está interessado em seu esclarecimento, mas apenas na sua grana, e se puder sem nota fiscal!!!
Quer comprar uma guitarra. Consulte seu professor, seu luthier ou seu amigo mais experiente. Nem sempre vale à pena comprar um instrumento novo, um usado pode ser muito melhor, mas principalmente pesquise, informe-se, para não se arrepender depois.
Abç

maggie
Veterana
# nov/04
· votar


E outra, a Epíphone Special eu sempre disse aqui q éra boa

A Special não é boa não.
Dá uma chiadeira do cão, estragam os botões toda hora etc

Pra iniciante é boa, já que não exige investimento, mas é bóbvio que as marcas mais caras da Epiphone são melhores.

GuitarHouse
Veterano
# nov/04
· votar


que as marcas mais caras
modelos, ne

maggie
Veterana
# nov/04
· votar


modelos, ne

ilson

Hansen
Veterano
# nov/04
· votar


Concordo com o lance do compensado. Eu tenho uma Epiphone special e se eu comparar em sustain com uma semelhante de corpo maçiço, é visível a diferença. Porém, isso não tira a qualidade da guitarra, pois o timbre dela é bem suave limpo, ,e com uma distorção eficiente fica animal. Comprei a minha barato, paguei 200 reais, qdo liguei ela, não resisti e tive q tocar o riff "I Don´t wanna change to world" (Zack wilde / Ozzy)... Posso garantir que essa epiphone quebra um puta galho. Mas strato ainda é a melhor! heheh

hc_cwb
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto ao segundo problema que vc colocou, concordo. Agora, pare pra pensar:
A Epiphone iria sujar a sua imagem, e possivelmente a da Gibson, enganando o consumidor desse modo? Como se não bastasse o mercado competitivo nacional, temos um mercado Hipercompetitivo nos EUA, mercado para qual o site também é voltado!! Vc realmente acha que a Gibson iria dar uma vacilada dessa nos EUA e ninguém iria perceber? Lá se vc peidar na rua vc é processado!!!(força de expressão)Imagine por isso! Sabendo que vc tem competidores como a Fender, PRS, Ibanez e tantas mais, e que seu nome também está escrito nas guitarras Epiphone,vc faria isso? Não discordo de vc quando vc afirma "ah esse mundo capitalista só quer saber de dinheiro". A questão não é bondade e respeito pelas pessoas. É JUSTAMENTE PELO DINHEIRO QUE ELES NÃO FARIAM ISSO. Questão de posicionamento de mercado. Conceito básico do marketing moderno.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


hc_cwb
O seu raciocínio lógico é correto, mas não é verdadeiro em função dos FATOS. Aliás, se vc ler com cuidado as informações de vários sites de fábricas de instrumentos verá que nestas guitarras denominadas "entry level" eles usam designações genéricas para o material com "solid hardwood" ou "laminatede alder body", pois aí, quando vc processá-los eles alegam que essa é uma nomenclatura própria, definida pelo dpt de Marketing e etc.
Lembre-se também que, apesar da Epiphone pertencer à Gibson (que aliás pertence a outro conglomerado econômico-financeiro), elas são entidades jurídicas distintas, inclusive com endereço sede em países diferentes.
Tirando a PRS, que é ainda hoje uma empresa "familiar" todas as outras que vc citou são e/ou pertencem a grandes conglomerados, e portanto fazem a mesmíssima coisa que suas concorrentes, que aliás sabem de antemão o que se passa, ou vc acredita que exista mesmo concorrência de verdade no capitalismo atual.
Abç

hc_cwb
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, eu realmente acredito na concorrência do capitalismo atual. Se não houvesse concorrência a qualidade dos instrumentos seria muito menor e os preços muito maiores. É claro que a medida que uma empresa ganha escala, associa-se a outra, forma grandes conglomerados/clusters/trustes ficam mais poderosas e adquirem vantagens que outras empresas de menor escala não tem. Mas isso é em relação ao mercado B2B. Para B2C, nos níveis globais de competição, em países de mercado competitivo como os EUA, onde não há monopólios (até a Microsoft foi obrigada a ter concorrência) e cartéis são duramente reprimidos, é suicídio comercial, erro estratégico básico para uma empresa como a Gibson ter práticas como esta. A Gibson e a Epiphone podem ser pessoas jurídicas diferentes, mas nem por isso a Gibson está totalmente isenta de riscos. Existe algo no direito chamado "Primasia da Realidade sobre o Alegado". Ou seja, ao verificar que a Gibson estava de alguma forma associada ao ato (enganar o consumidor), o poder judiciário pode declara-a culpada solidária. Principalmente se vc considerar que ela empresta seu nome para passar credibilidade ao consumidor final. Esse é o menor dos prejuízos. Não tenho embasamento empírico para afirmar, mas julgo que o maior ativo da Gibson hoje é o seu nome. E um dano à sua imagem, é muito pior que o valor financeiro de mil processos. Entre em www.epiphone.com/default.asp?ProductID=22&CollectionID=3 (desculpe, mas ainda não sei como inserir links nessa pinóia)e vc encontrará: Neck Material: Maple, Body Material:Laminated Alder/ Maple. Isso não é genérico. Esse é o nome da madeira, notoriamente conhecido pelo mercado. Não tem como escapar de um processo uma vez que se prove que a guitarra é feita de outro material, nem que seja de ouro, uma vez que o fabricante especificou erroneamente as características do produto, induzindo o consumidor ao erro. Os captadores podem ser uma porcaria, afinal tá lá: EPI open coils Humbuckers...Mas a madeira, duvido. Abraços.

Drinho
Veterano
# nov/04
· votar


Vamo para de falar mentira?
NAUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM !
muhahahaha!
como eu sou mau !

Seattle
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio, to atrás de um Luthier no Rio cara, tem como você me passar teu e-mail ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Seattle
mlbertola@hotmail.com

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


hc_cwb
Sua argumentação é muito boa. Vejo que não estou falando com um ignorante, mas com alguém culto e com embasamento jurídico.
O caso da Microsoft é específico porque o que está por trás do processo é o controle do acesso aos PC's de cêrca de 90% do mercado mundial e a possibilidade de ingerência corporativa sobre o Estado norteamericano, e isso seria inaceitável.
Veja, vc mesmo me deu razão ao citar o próprio site da Epiphone: "Body Material: Laminated Alder/Maple". Esta expressão traduz-se por "Compensado de Alder/Maple". Na língua inglesa não há um termo, palavra ou expressão específica para "compensado", por isto eles usam o termo "Laminated", que não se traduz em português por "laminado", que em nossa língua tem outro sentido.
Ademais tem a questão empírica mesmo. Eu já "mexi" (usei o termo no sentido amplo) com várias destas guitarras, e TODAS tinham corpo de compensado. Isto não há o que contestar.
Você tem razão ao invocar o fato de a Gibson ser solidária em matéria jurídica à Epiphone, mas isto sería "em tese", de acôrdo com a teoria do ato jurídico perfeito, que nós sabemos não existir na realidade prática, mas é apenas um conceito.
Um abraço e parabéns

Hammer
Veterano
# nov/04
· votar


legal a discussão ...mas afinal Bertola e demais quais os critérios que vocês utilizam para definir uma guitar boa ou ruim?

1-como saber se um captador é bom ou ruim, ou se o problema é o captador ou do corpo da guitarra?

2- peso influencia no som?

3-trastes quais vcs preferem? jumbo - médio etc...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Hammer
Acho que agora a discussão entra no campo positivo.
1-Captador bom ou ruim: Três coisas definem isto: a)Construção, captadores mau construídos geram ruídos, captam interferência e são propensos a feedbacks descontrolados, B)Timbre, que abrange a tonalidade do captador, seu "som" e C)o binômio sustentação/saída, que inclui a "potência" do mesmo(nem sempre um captador mais "poderoso" gera melhor som).
2-Sim e não. Geralmente as madeiras nobres são densas e pesadas. Madeiras muito duras(não confundir com densidade)geram timbres mais agudos e madeiras porosas e menos densas, sons médios (caso do Marupá, utilizado nas Tagima)
3-Aqui entramos em uma discussão subjetiva, pois seria resultado das preferências pessoais dos guitarristas. De uma forma geral os trastes mais grossos favorecem um timbre mais encorpado e os mais finos são mais precisos (ao contrário do que muita gente pensa, trastes jumbo, se muito desgastados, prejudicam a afinação pois sua superfície fica "quadrada", "deslocando" o ponto de apoio da corda sobre ele, e portanto desafinando ligeiramente a nota).
Para se ter uma boa guitarra não tem mistério> Boa madeira no corpo (mogno, cedro-rosa, cerejeira, imbúia, vinhático, freijó, ash, premium alder, korina), braço bem construído, captadores de boa qualidade, boas tarrachas e ponte confiável(de preferência fixa - 90% das "Floyd-Roses" do mercado simplesmente usam materiais de 2ª).
Abç

Hammer
Veterano
# nov/04
· votar


vlw.

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"Aqui entramos em uma discussão subjetiva, pois seria resultado das preferências pessoais dos guitarristas. De uma forma geral os trastes mais grossos favorecem um timbre mais encorpado e os mais finos são mais precisos (ao contrário do que muita gente pensa, trastes jumbo, se muito desgastados, prejudicam a afinação pois sua superfície fica "quadrada", "deslocando" o ponto de apoio da corda sobre ele, e portanto desafinando ligeiramente a nota).
Para se ter uma boa guitarra não tem mistério> Boa madeira no corpo (mogno, cedro-rosa, cerejeira, imbúia, vinhático, freijó, ash, premium alder, korina), braço bem construído, captadores de boa qualidade, boas tarrachas e ponte confiável(de preferência fixa - 90% das "Floyd-Roses" do mercado simplesmente usam materiais de 2ª).
"

Excelente explicação!!
Essa das Floyd vagabunda eu não sabia.

banido
Veterano
# nov/04
· votar


90% das floyds são vagabundas?E como faço pra comprar uma boa?As ibanez tambem tem esses lances de compensado?.Eu tenho uma shelter strato e to querendo trocar e queria saber no momento qual guitarra é boa e vale o preço que não tenha o preço dum carro.


1-Captador bom ou ruim: Três coisas definem isto: a)Construção, captadores mau construídos geram ruídos, captam interferência e são propensos a feedbacks descontrolados,

E como faço pra saber se ele é bem construido?

Muito bom receber ajuda e opiniões de um profissional da area

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


banido
Dificilmente vc vai conseguir, pois as "Floyds" originais são difíceis de encontrar e os modelos "sob licença" de qualidade só vem nas tops. Mas vale uma pesquisada.
Sobre os captadores a questão é de marca mesmo (e de preço!), pois para reconhecer "de cara" um bom captador é necessário experiência e conhecimento.
Vc tem uma Shelter Strato? É uma boa guitarra. Troque os captadores (p.ex.: Fender TexMex, Schaller S6, etc), as tarrachas (p.ex.: Gotoh, Schaller), e vai ficar bem legal!
Floyd Rose? Tem certeza!? Estes dispositivos trazem mais problemas do que soluções, principalmente para quem tem pouco equipamento, apenas uma guitarra, etc.
Abç

Christian
Veterano
# fev/05
· votar


Ninguém sabe o que diz aqui... incrível... quanta abobrinha! Vão aprender mais sobre equipamentos e madeiras... ridículo dizer que Shelter é melhor que Epiphone. Essa molecada...

maggie
Veterana
# fev/05
· votar


Não importa o material, continua sendo uma guitarra de segunda linha.

Marco_Uber_Alles
Veterano
# fev/05
· votar


Olha, eu tenho uma Epiphone linha Special, paguei 600 pila por ela. Ela não faz xiadeira, é bem massia e não me arrependo de ter comprado. Podem falar que ela é de má qualidade, eu não vou tirar a razão de ninguem, sei que eu poderia até ter comprado uma Fender Squier, mas eu curto o estilão da SG e só. Não pretendo trocar ela tão cedo.

b0fh
Veterano
# fev/05
· votar


Marco_Uber_Alles
hehehe peguei uma SG também, só que a g400 std... mó style a guitarra... vermelha... totalmente do mal :)

Passoka
Veterano
# fev/05
· votar


Putz, desenterraram esse tópico

Marco_Uber_Alles
Veterano
# fev/05
· votar


Pô, sei lá... é legal ter um lance estiloso também. :)

Tá certo que tem coisa melhor...

__spike__
Veterano
# fev/05
· votar


Marco_Uber_Alles
Nada melhor do que combinar qualidade com estilo então :)

Alan_Domingues
Veterano
# fev/05
· votar


Eu tinha fotos de ephis que na boa. Voces realmente iriam ver porque nego malha.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Epiphone e o mito do compensado