Escala Pentatonica

Autor Mensagem
bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


Então se eu for tocar a pentatonica em Am Dm Cm ou seja lá qual for eu vou tocar a mesma coisa??

E a pentatonica maior, a digitação muda em relação as menores?

Existe mais alguma pentatonica além da menor e maior?

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


bragaia2011
Então se eu for tocar a pentatonica em Am Dm Cm ou seja lá qual for eu vou tocar a mesma coisa??

mesma coisa?? Não..vai ser diferente, em outro tom...

xiste mais alguma pentatonica além da menor e maior?
Sim, tem várias!! M6, M7, com blue note...Várias!!

bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


Mas eu não consigo entender..

Ogner
Nao consegui ver as fotos...Mas é isso os shapes ( desenhos) se repetem pelo braço, muda somente a tônica!!

A digitação e o som que vou ouvir vai ser o mesmo, so vai mudar na teoria? é isso ?

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


bragaia2011


A digitação e o som que vou ouvir vai ser o mesmo, so vai mudar na teoria? é isso ?

Nãããão, velho!!! Pega sua guitarra ae e faz o desenho da penta começando na terceira casa ( SOL ) e na quinta casa ( lá )..é a mesma coisa? Vc escuta as mesmas notas ( som)??

bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


Hmm Ogner, cara vc tem os shapes nos outros tons além do Dm pra me mandar por e-mail, ficaria muito agradecido! igor_bragaia@yahoo.com.br

Valew abração

ogner
Veterano
# jun/11 · Editado por: ogner
· votar


bragaia2011

Nao tenho mais o GOOGLE tem.....Pesquisa, velhão!!

http://www.proslambanomenos.blogger.com.br/esbocopenta.gif

Vc sabe o nomes das notas pelo braço??? Se não, nao da pra vc ir adiante sem isso....

bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


De decor não, mas eu tenho uma imagem que mostra o nome de todas as notas pelo braço

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


bragaia2011

Então estude esse desenho ae!!! hehehe!!!

Essa foto que te mandei são os shapes de Em...é só achar onde estão os Mis ( E ) e transpor pra qualquer outro tom..que o shape ( desenho) vai ser sempre o mesmo...

bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


Velho eu não consigo entender, como assim acharos mis e transpor para outro tom? Transpor como?

Por favor tenha paciencia comigo rsrs

bragaia2011
Veterano
# jun/11 · Editado por: bragaia2011
· votar


Cara, andei dando uma pesquisada aqui mesmo pelo fórum e veja se meu raciocinio está certo.
Por exemplo, para eu montar um pentatonica menor em Am por exemplo, eu parto a digitação a partir da corda que possui a nota Lá? Assim que funciona? mas e as casas que possuem mais de uma nota lá?
Me ajude aqui só para mim entender, vamos montar a penta em Am a partir da de Dm (penta em Dm aqui em baixo)
3-5
3-6
2-5
3-5
3-5
3-5
Eu vou identificar a nota Lá no braço (corda mizona casa 5 e mizinha casa 5 e casa 2 na corda sol, [pra 1ª digitação?]) e aí como eu monto a penta em Am, por favor me ajude. Valew abração

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


bragaia2011

Velho vou ter que sair..Alguma alma boa vai te ajudar aqui!!!

mas vc ta bem perdido mesmo..respira fundo!! hehehe

Abço...

bragaia2011
Veterano
# jun/11
· votar


Pow, ninguém?

bragaia2011
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal, me ajudae por favor!!!

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/11
· votar


bragaia2011
Pessoal, me ajudae por favor!!!

Olha só, eu não sou muito bom para ensinar hehe, mas eu acho que esses dois links vão te ajudar:

Pentatonica de A, no braço inteiro da guitarra:

http://jguitar.com/scale?root=A&scale=Major+Pentatonic&fret=2&labels=n one&notes=sharps

Pentatônica de Am, no braço inteiro também:

http://jguitar.com/scale?root=A&scale=Minor+Pentatonic&fret=5&labels=n one&notes=sharps

Visualmente falando:

Repare que são os mesmos desenhos/shapes, só muda o local no braço aonde eles se posicionam.

bragaia2011
Veterano
# jul/11
· votar


Ae P.U.L.S.E entendi cara o que vc quis dizer, mas isso é relativo apenas aos tons maiores e menores(A e Am por exemplo), se for em outro tom, vai mudar a digitação e vai ocorrer o mesmo com se for na tonalidade maior ou menor, é assim que funciona??
Vlw abraço

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/11
· votar


bragaia2011

O princípio é o mesmo, em todos os tons.

Como você já deve saber, a pentatônica maior possui essa formação:

T 2 3 5 6

Onde T significa tom, que nesse caso é o Lá (A).

2 é a segunda nota da escala maior do tom em que estamos utilizando, nesse caso estamos no tom de Lá, então a segunda nota é o Si (B)

3 é a terceira nota, ou seja a terceira nota da escala maior de lá é o C# (Dó sustenido)

5 é a quinta nota da escala maior de lá, que é o Mi (E)

6 é a sexta nota da escala maior de lá, que é o F# (Fá sustenido)

No caso da pentatônica menor, a formação dela é assim:

T 3 4 5 7

A idéia é a mesma, a diferença é que ao invés de olharmos para escala maior de Lá, iremos olhar para a escala menor de Lá, e dela vamos extrair o Tom (nesse caso o Lá), terceira (Dó), Quarta (Ré), Quinta (Mi), e Sétima (Sol).

Tente fazer o seguinte: compare as notas que extraímos aqui utilizando a teoria, e agora dê uma olhada nos shapes das escalas que eu te passei.

Você vai perceber que são exatamente as mesmas notas.

Ou seja, em todos os tons, os shapes são sempre os mesmos, porque a maneira de se formar as escalas pentatônicas é sempre a mesma, usando essas "fórmulas" que te mostrei acima.

O que muda na verdade é a posição dos shapes no braço por causa das notas da escala que são diferentes em cada tom (obviamente).

Se você ainda não estudou a escala maior e escala menor, é legal que você dê uma pesquisada a respeito delas, porque é com elas que a gente forma as pentas maior e menor. Conhecendo elas, você consegue visualizar melhor a formação da escala pentatônica.

[]'s

bragaia2011
Veterano
# jul/11
· votar


Valew P.U.L.S.E acho que estou entendendo agora, vou estudar a escala maior e menor que ainda não estudei, comprei minha guitarra a uns tres meses e to aprendendo sozinho. :)
Valew pela ajuda, abração.

XandeMenegussi
Veterano
# jul/11
· votar


Olá amigos, estudei muita teoria no violão e já posso dizer que sei um pouco deste maravilhoso instrumento.
Estudei muito intervalos, formação de acordes, campo harmônico (este último, em especial, estudei muito).

Mas acontece que sempre deixei as escalas de lado, olhava pra elas e só conseguia ver suas funcão de exercício para agilidade dos dedos, como eu executava mais a base, nem ligava TANTO para velocidade nos dedos.

Me perguntando como os violonistas solos de bandas sertanejas (várias outras, mas essa em especial) "decoravam" todos aqueles solos e riff minúsculos, porém essenciais, novamente me deparei com as escalas.

Quero a ajuda de vocês, olhem esta tab que representa a escala de Dó Maior (C)

|--------------------------------------------3--|
|-----------------------------------3--5--7----|
|--------------------------2--4--5-------------|
|-----------------2--4--5----------------------|
|--------2--3--5-------------------------------|
|--3--5-----------------------------------------|

Eu posso dar uma improvisada no meio de alguma música utilizando esta escala, se for este o tom da música, mas a dúvida é:

Eu esqueço todas as outras notas do braço do violão e utilizo só estas da TAB para solar/improvisar ?
Alguém aí possui aqueles desenhos onde aparecem o braço do violão com bolinhas vermelhas representando as notas da escala, por favor ?

Uma vez que minha dúvida esteja correta, fica mais fácil dar uma solada "harmônica", sem estragar o ritmo, uma vez que sobram apenas poucas notas para serem executadas.

Isso se repete no Acordeon, que pode ser igual no teclado. Eu tenho a mesma dúvida... quando quero tirar aquela introdução no ouvido, utilizo somente a escala correspondente ao tom e tento tirar somente nela, sem apertar teclas "fora da escala", tendo uma chance maior de acertar ?

Eu já revirei muito aqui na internet e não consegui ter uma certeza clara disso, não é nada de erudito, classico, partitura, tom e semitom, quero uma explicação básica.

Obrigado,

sucesso à todos os músicos !

Desculpem reviver o tópico, mas me mandaram perguntar aqui ao invés de criar um tópico novo.

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Galera desculpa reviver o tópico, mas não consegui tirar minha dúvida. Por exemplo tenho a escala pentatônica de A maior ( Lá ) composta por: A B C# E F# certo ? agora como boto isso no braço da guitarra ? vejam bem minha pergunta, não quero que vcs me passem os desenhos da escala de A, e sim como posso chegar a esses desenhos, que dados eu tenho que saber, e oque eu tenho que fazer pra chegar neles.

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Ninguem ? Por favor, to muito perdido.

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Por Favor Gente, ajudem

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Ninguem sabe sobre isso ?

LeandroP
Moderador
# jul/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Vitor Afonso

É um bom exercício para decorar as notas na escala da guitarra. Estude um pouco de teoria básica, como "escala cromática" e os intervalos.

Braço da Guitarra mostrando a disposição das notas, por sustenidos e bomóis

O desenho mostra todas as notas até a 5a casa do instrumento. complete até a 12a casa.

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Ja sei as notas no braço da guitarra agora e so localizar ? começo de que corda ? Tentando fazer isso aqui ficaria assim:
E ---------------
B ---------------
G ---------------
D --------------4
A -------4-7----
E -5-7----------
Eu usei todas as notas e deu somente isso ? E agora oque faço ? Com isso vou achar uma opção, mas pelo que fiquei sabendo são cinco opções como chego nas outras ?

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


alguem sabe ?

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Preciso disso gente

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


É pelo visto não tem ninguem pra ajudar

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12
· votar


Vitor Afonso
Eu usei todas as notas e deu somente isso ? E agora oque faço ? Com isso vou achar uma opção, mas pelo que fiquei sabendo são cinco opções como chego nas outras ?

Ué, cara... Pentatônica. Tu tem 5 notas apenas, mas as combinações delas ao longo do braço, misturando com as técnicas possíveis, e aplicando na hora de tocar, isso te dá possibilidades quase infinitas.

Você localizou essas 5, continue localizando em todos os outros lugares do braço da guitarra, simples!

Vitor Afonso
Veterano
# jul/12
· votar


Mas e as tres cordas que faltam ? E se eu achei a nota A na mizona na 5 casa eu so vou achar ela de novo logicamente na casa 17 certo ? Se estiver certo como é possível 5 modelos de uma mesma pentatônica ?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jul/12 · Editado por: GuitarristaDoNickEstranho
· votar


Vitor Afonso

A pentatônica não precisa necessariamente partir somente da tônica...

Dá pra fazer desenhos diferentes.

edit: sobre as cordas que faltam, continue, ué... Faça as mesmas notas da escala nestas cordas também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala Pentatonica