Dúvida sobre os Fender Texas Special

    Autor Mensagem
    augustosrv
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: augustosrv


    Fala galera!

    Texas Special são os singles feitos pela fender pra "simular" o timbre dos '59 q equipavam a number one do Stevie Ray Vaughan. Me corrijam se eu estiver errado, mas o SRV nunca usou Texas Special em nenhuma das guitarras dele..

    Tenho uma Squier affinity do ano 2000, madeira boa, tem um ótimo som, mas os pickups são fraquinhos. Ela tem uma certa ausência de madeira, tem espaço pra 3 humbuckers. Tô usando cordas 0.11 em Eb, curto muito blues e o timbre do SRV

    Namoro o trio dos texas special faz tempo, mas as opiniões a respeito dele na Harmony Central são meio divididas. Pelo que li lá, o pickup do braço é muito bom, gordo e forte, o do meio é bacana e o da ponte é o + fraquinho dos 3.

    Pela saída forte que o do braço tem, será que ficaria interessante usar os Texas no braço/meio e um humbucker mais quente na ponte?

    Enfim, queria saber se alguém aqui tem esses pickups na sua guitarra ou já tocou em alguma Strato com ele. De preferência alguém q entenda bastante de timbres ou que seja entusiasta do SRV pra me dar uma resposta mais completa ehhehe

    Valeu galera!
    []'s

    VRock
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Cara...os captadores Texas Special saum ótimos, se naum me engano o SRV usava eles sim...tem um timbre especial para Blues e Rock, eh um timbre mais encorpado...

    Na loja da Gang Music estão vendendo o kit do Texas Special, vale a pena trocar os pickups da sua guitarra uma vez q vc jah disse q eles naum saum tão bons...

    VRock
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    http://www.fender.com/products/show.php?partno=0992111000

    vinolasunsete
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    ai alguem pode me responder se existe fender telecaster da serie american traditional e se saum fabricadas nos eua
    ?????

    Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    vinolasunsete

    Sim cara! Existe Telecaster American Traditional e eram fabricadas nos USA! Agora estão fora de linha e foram substituidas pelas Highway que são tão ruins quanto às American Traditionals! Ruins se comparadas com as outras americanas e nos termos custo-benefício. Mas se vc achar uma usada por 1600 reais é um bom negocio...

    augustosrv

    Sei pelo que vc ta passando! Eu to quase pegando um trio de Texas pra colocar na minha American Series! Eu acho que eles respondem bem como vc disse! E realmente o SRV não usava Texas... o Texas é uma replica bem fiel aos caps dele! vc precisa de um cap com Agudos e Médios bem definidos, mas que não ocultem os graves! Os graves são essenciais para o Blues! Dae que vem a minha dúvida! Os Texas são legais, mas existem também os Custom 69' que são bem nervoso também, mas com uma resposta mais rápida e por isso um pouco mais "ardidos" (Som do Hendrix)! Eu acho que ambos tipos cairiam bem para um blues empolgante estilo SRV, mas o Texas me parece ser mais versátil! Fiquei meio dividido!

    augustosrv
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: augustosrv
    · votar


    Mas não rola uma diferença de resposta dos pickups pela ausência de madeira da minha guita?

    Eu to namorando os Texas faz um certo tempo, o foda é q o trio novo tá mto caro... 655 na musicware :(

    O Vaughan usava uns esquemas na parte elétrica da Number one pra timbrar ela.. olha isso:

    "Number one Pots: stock Fender 250k. In the last tone position, a "push push pot" to cut down on hum, a dummy coil to prevent buzz, and different value capacitors to preserve the original tone." (http://www.stevieray.com/gear.htm)

    Enfim... queria saber se a sonoridade é realmente parecida!

    Johnny
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    augustosrv

    Bom cara! A ausencia de madeira tende a alterar o timbre em relação a uma strato com cavidades para 3 singles! Uma Strato não tem muito sustain, mas se ela tiver a maior quantidade de madeira possível ela terá um timbre melhor e um pouco mais de sustain. O preço do trio de Texas é esse mesmo! Variando entre 650 - 700 reais! Em relação a resposta dos caps depende mais da parte elétrica da guitarra mesmo.

    Não sei se vc vai conseguir um som tão parecido com ao do SRV! Acho que os caps vão trazer muito do som dele, mas acho que depende muito da madeira também! Acho que o ideal seria se a strato fosse confeccionada em Alder maciço, com braço em Maple e Escala em Pau Ferro! Acho que seria bem proximo do timbre Vaughan. Isso traria um som 50% SRV já que a outro parte ficaria por conta do restante da aparelhagem! Acho que teria que ser uma Strato assim somada a um set assim:

    - Vox Wah Wah
    - 2 Ibanez TS808 Tubescreamers em serie
    - Univox Uni-vibe Pedal
    - Univibe Expression Pedal
    - 2 Fender Super Reverb 4 x 10"
    - 2 Fender super Reverb 1 x 15"

    Acho que assim... ligado a uma Strato 59' Alder com escala Pau Ferro equipada com Texas Special daria para tirar o Autêntico Timbre SRV!!!

    augustosrv
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Opa.. minha guita é em Alder maciço cara! Até me animei agora hein...
    Uma dúvida que eu fiquei.. alguém aqui q tenha tocado numa guita com os Texas Special sabe me dizer se ela responde bem às dinâmicas mesmo com o volume da guitarra todo aberto?
    Tipo.. tocando com distorção e o volume da guita no 10, se vc tocar com os dedos sutilmente ele "limpa" o som??

    Pq toquei numa Strato esses dias com um Lace Sensor gold no meio q reagia assim.. fiquei maravilhado!!

    Alguém sabe me responder isso?
    []'s

    DimebagDarrel
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    augustosrv
    Namoro o trio dos texas special faz tempo, mas as opiniões a respeito dele na Harmony Central são meio divididas....

    Não dá prá se guiar pelo gosto alheio, principalmente captadores. Tudo depende do set usado, desda cordas até efeitos e amplificador.


    Mas não rola uma diferença de resposta dos pickups pela ausência de madeira da minha guita?

    Cara, não vai dar diferença nenhuma. A guitarra do SRV tinha enxerto de madeira na ponte e por debaixo do escudo. A resposta da madeira vai ser a última coisa que vc vai perceber (se é que consegue-se perceber), isto é mito. Ela tinha o Headstock quebrado e foi colado.

    Number one Pots: stock Fender 250k. In the last tone position, a "push push pot" to cut down on hum, a dummy coil to prevent buzz, and different value capacitors to preserve the original tone." (http://www.stevieray.com/gear.htm)

    Na elétrica está a chave da guitarra dele, pots de 250k e configurações via push_pull irão dar diferentes cortes nas frequencias e eliminar Hum por anulação de captadores no circuito (dummy). O capacitor é um outro ponto fundamental, pois vai cortar freq. e dependendo do material do capacitor, este corte pode ser mais/menos acentuado em determinadas regiões.

    Não testei os Texas, mas já mexi bastante com captadores e elétrica. Cuidado, não é qq humbucker que vai lhe dar o som quente que vc espera. Se vc quer SRV, bota single.

    Bom cara! A ausencia de madeira tende a alterar o timbre em relação a uma strato com cavidades para 3 singles! Uma Strato não tem muito sustain, mas se ela tiver a maior quantidade de madeira possível ela terá um timbre melhor e um pouco mais de sustain.

    Crendice popular, sem fundamento algum. Impossível distiguir esta suposta diferença afirmada acima, já nos caps e elétrica, aí sim vc vê, ou melhor, ouve a diferença.

    Acho que o ideal seria se a strato fosse confeccionada em Alder maciço, com braço em Maple e Escala em Pau Ferro! Acho que seria bem proximo do timbre Vaughan.

    Para tirar um som igual ao dele, a pegada dele fará a diferença. O pau ferro tá sendo incluido na credince popular do universo guitarra.


    Boa sorte.

    nofear
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    e os tex mex como são?

    augustosrv
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Valew Dimebag ;)

    Outra sacada do Vaughan é que ele era um músico maduro.. lançou o Texas Flood com 29 anos..

    Acho que tenho muito tempo pra chegar lá ainda... mas é bom desde cedo ir moldando o tipo de som que eu quero..
    Quanto às cordas uso 0.11 em Eb e tenho achado macia.. qd eu tomar coragem pulo pras 0.12 ehhehe

    []'s cara e valeu os toques da parte elétrica

    MojoBuddy22
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Independente do vaughan, tenho apenas 1 no braço (que é a posição que uso com maior frequência e por razõe$ óbvia$ não comprei o set :P..) e recomendo com certeza...
    O bichinho fala alto ;oP

    João Henrique Pereira Farah Saliba
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    A minhna Guitarra nova tem Texas Special e vou trocar o da ponte por EMG 89 eu acho
    Quase todas as fotos dos Albuns do SRV que tenho ele esta com a chave para baixo, usando o cap. do braço asuiduAShdASId

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre os Fender Texas Special