Potenciômetro (pot) de 500k em Fender com Texas Special?

    Autor Mensagem
    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13


    Olá amigos,

    Tenho uma Fender Deluxe Lonestar e ela veio configurada de fábrica com dois singles Texas Special e um humb SD Pearly Gates plus.

    No entanto, estou achando o som dela muito "dark", escuro. Os texas tem graves e médios beeeem proeminentes e eu queria trazer, ou deixar passar mais agudos trocando o pot original de 250 por um de 500k, ficando essa opção de mais brilho e os tones para eventualmente cortar estes agudos a gosto.

    A minha pergunta é: Alguém já fez essa experiência e sabe se fica bom?
    Preciso trocar os pots de tom tb?
    E eventuais resistores e capacitores? Preciso trocar ou adicionar?

    Muito obrigado!!!
    abraços

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata
    Alguém já fez essa experiência e sabe se fica bom?
    Sim, nao com esses caps, fica bem mais agudo! Cada cap vai responder de uma forma, acho que vale o teste.

    Não mexi em nada mais alem do pot. Hoje não uso mais. To no de 250k em todas minhas strats.

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner

    Obrigado pela resposta!
    Eu queria pq esses caps são bem mais fechados que outros singles, além de ter uma saída maior.

    Por causa dessas duas características, muita gente detesta estes caps. Mas, pelo que li por aí na net, compensa essa troca de pots ou tentar outros valores de capacitores ou colocar um resistor em paralelo com o capacitor.

    Por ser um mod barata e que dá pra fazer em casa, queria testar pra ver.

    E eu não tenho preguiça de regular os excessos pelos controles de tone. Ao contrário, gosto de ter estas opções.

    Trocando o pot de volume preciso mexer nos de tone tb?

    valew

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata
    Trocando o pot de volume preciso mexer nos de tone tb?
    Então. eu não mexi não!!
    Na verdade quando comprei minha primeira Fender, ela ja veio com pot de 500k no volume. Os tones, normais. Usei assim uns 2 anos.
    Vc vai sentir que vem bem mais brilho!
    Eu testaria a mudança somente do pot e volume mesmo!

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner

    Vc vai sentir que vem bem mais brilho!
    Eu testaria a mudança somente do pot e volume mesmo!


    A intenção é essa mesma. Pergunto pq eu li em sites gringos q seria importante também casar o conjunto "pot + capacitor". Ao passo que mta gente ficou feliz apenas trocando o pot.

    Eu tou buscando os agudos da faixa de cerca 2khz pra frente.

    Manter o capacitor original num novo pot de 500k preservaria os agudos quando abaixasse o volume?

    abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata
    Troque o pot de tone para 500K e experimente. Se ainda achar abafado, torque todos para 500K Logarítmico, de boa qualidade (Gotoh, Alpha, CTS), com capacito de 0.047uF
    Abç

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Manter o capacitor original num novo pot de 500k preservaria os agudos quando abaixasse o volume?

    No meu caso, totalmente!! Tanto que só percebi mesmo a necessidade de fazer o Treble Bleed quando passei pro de 250k!

    Cara, lembra que isso vai depender demais tb do resto do equipo, amp, se o sinal passa por pedaleira, pedais e etc...Lembro q quando eu usava num amp Fender clone com os Eminense 128, chegava a incomodar de tanto brilho e clean que era..hehehe!! mas era espetar um TS que ficava bacana!

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado pela resposta.

    Troque o pot de tone para 500K e experimente.

    Aí fiquei em dúvida. Vc está dizendo para eu manter o volume original, 250k, e trocar apenas o tone para 500k?

    ogner

    Tenho um Hot Rod Deluxe e mesmo assim tou achando meio abafado, especialmente com o volume relativamente baixo, nessa faixa de frequencia 2khz pra frente.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata
    Exato. Experimente pra ver o que dá, se não ficar bom, troque todos.
    Abç

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não tenho conhecimento para te ajudar Nefelibata, no entanto te peço licença pra usar um pouco do teu tópico...rs

    É que eu tenho uma strato, e o pot de volume dela abaixa o volume abruptamente apenas baixando o que seria equivalente a 1/10 do curso...

    O que pode ser isso? Saberia me ajudar?

    abs

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado! Vou tentar!

    Thyago_Trajano

    No seu caso vc tem q verificar se o seu pot de volume é logarítimico, tb chamado de pot de audio ou "audio taper". Se ele for linear, acontece exatamente isso q vc tah falando.

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ogner

    A propósito, que marca de pots me recomendam?

    Encontrei à venda CTS, Alpha e genéricos. Qual seria melhor?
    Todos os pots da guitarra são logarítimicos?

    Obrigado

    Edit: Acabei de ver os pots da Fender. Custam quase o triplo? O preço se justifica?

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    a Fender usa CTS...os que vieram no meu trio vintage noiseless e no kit Mid Boost do Clapton são CTS....se não me falha a memória...hehehehe

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu testaria a mudança somente do pot e volume mesmo!

    Ta certo.

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Eu preciso de um ponto de partida para começar a testar. Tipo ir subindo os degraus do agudo pra ver onde fico satisfeito.

    O que daria menor diferença nos agudos: trocar primeiro os pots de tone? ou o de volume?

    E quais seriam os efeitos de diferentes valores de capacitores? Vejo serem utilizados os de 0.047uF e também os de 0.022uF. Qual seria a diferença?

    Obrigado a todos pela ajuda!

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Alguém já fez essa experiência e sabe se fica bom?

    Já usei, e fica brilhoso até demais! Dependendo do amp que você vai plugar isso, pode ficar legal. Mas não é nada típico não. E teu som vai saturar mais facilmente com pots de saida maior. Pelo menos eu senti isso na minha Fender MEX quando eu tinha ela desse jeito. Eu gostei por um tempo. E notei que ficou bem mais estalado o timbre. Algumas horas exagerado. Mas da pra controlar isso no pot de tone, se você mudar o wiring, fazendo o tone controlar o captador da ponte também!

    Abçs

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    janick

    Nessa guita o segundo tone já controla ponte e meio. Ponte tem um humbucker SD. Eu gostaria de brilho mesmo, pq tou achando mto abafado o som.

    janick
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Nefelibata
    Então vai com fé no de 500k, porque abre bem o som cara. Tu quer som estaladíssimo né? E aqui... qual teu amp?

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    janick

    Meu amp é um Hot Rod Deluxe 3. Tenho um handmade higain tb, mas nem tou usando.

    edit: Mas vc tah dizendo direto o de volume? tou querendo trocar todos logo de uma vez.

    Tava fazendo umas simulações com essa planilha q eu achei e a diferença no gráfico trocando soh o pot de tone foi pequena. Vou ter q testar pra ver.

    www.harryj.net/voltone.xls

    Segundo a planilha, o efeito de trocar pot de vol ou tone é o mesmo, considerando os pots no 10.

    Nefelibata
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Up!

    João Antônio DOS
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    undefined

    SkyHawk
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Marcando

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciômetro (pot) de 500k em Fender com Texas Special?