Olhem o comentário de uma jazzista

Autor Mensagem
Exonerz
Veterano
# ago/04
· votar


Acho a teoria e a técnica que já foram desenvolvidas importante. Mas tenho certeza que isso afeta minha criatividade e consequentemente o meu poder de improvisar.

guitarfusion
Veterano
# jan/05
· votar


Vcs tem que entender uma coisa é que quando vc imrpovisa vc não dev ficar pesando Agora vou colocar escala tal depois arpejo tal etc......... vc toca o que vem na suamente que é o qué sua alma esta sentindo.............mas pra vc saber fazer isso vc tem que estar preparado ou seja vc tem saber as escals em todo o braço da guitarra, arpejos é outras coisa a mais e vc so aprende isso estudando...........

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


nIgHtWoLf
o cara contou uma verdade parcial. Não pensamos em escalas, mas estudamos politonalismo e Slominsky. O Charlie Parker, O Coltrane, Eu e todos os envolvidos com jazz. Houveram aqueles que preferiram seguir sua própria linha de raciocínio e se deram bem, por exemplo, Joe Pass. O cara do workshop cita os transformadores do sistema. Transformaram a partir do que ouviam e está na biografia deles. Ouviam música erudita. Procuravam como fazer aquilo dentro da música popular, em especial , o jazz de seua época.
Charlie Parker estudou e aplicou o politonalismo, advindo das relações com o trítono. Quando estava pronto foi pra rua e detonou,quer dizer, já não pensava mais nas escalas, como eu próprio, apenas ouvia e sabia que ia dar certo. O Coltrane estudou as relações dos Dítonos. Vou transcrever aqui o que está na capa do vinil Giant Steps de 1957/58:
Enfim acerca de seu novo trabalho Coltrane diz: Tenho trabalhdo com progressões em terças e ligados os elementos melódicos por quartas e meios tons.

É isso. Ou vc acha que enquanto todos dormiam eles dormiam também...
Melhor investigar mais a fundo.
Vou citar o Hermeto Paschoal numa entrevista pra TVE SP
"-Desconfiem das escolas.Dos professores, idem, com raras excessões".

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


O Jazz foi livre até certa escola. A Unesco elegeu o Jazz no ano 2000 como a Música erdudita do século XX. Não fui eu, foi a UNESCO.Está protegido pela constituição americana. Será Porquê? Será porque passaram empregar e desenvolver o material da música erudita?

wesleyw8
Veterano
# jan/05
· votar


pergunta pra ele

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Olhem o comentário de uma jazzista