Se madeira influencia o som...

Autor Mensagem
CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Na verdade tudo influencia no som mas nem todas as diferenças podem ser captadas e percebidas pelo nosso ouvido. Trocar um knob de plástico por um de metal muda sim alguma coisa mas quem percebe? E se ninguém percebe a não ser através de algum audiômetro qual a importância? A questão é quais mudanças seriam realmente perceptíveis e importantes. O som em teoria seria o somatório dos seguintes ítens:

1) O som do instrumento, onde atuam com diferentes graus de influência as madeiras, os captadores, o hardware, a construção, as cordas e outros ítens menores.
2) O amplificador utilizado e sua equalização.
3) Os efeitos utilizados (ou não) pelo músico.
4) A pegada do músico pois tem gente que não consegue tirar som nenhum da melhor guitarra e tem gente que tira muito som de qualquer pau com cordas.
5) O ambiente onde é tocado o instrumento.
6) Algum outro fator de menor importância que eu de repente esqueci.

Voltando então ao tema inicial do tópico dentro disso tudo qual seria a real importância do pickguard?

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


acho o que interessa mesmo é o quanto vc vai tocar, se o escudo, botão, e etc interfere no som... é bem inperceptivel, o que conta é o todo, ok? Ou então na boa, fariam guitarras sem botões e nada, aí o som sairia mais (gordo)!!!!!!!!! Desencana, na boa, pega uma guita legal e manda som, que é o que interessa!

the_paranoid
Veterano
# jun/04
· votar


a capacidade auditiva do cara intaum tb influencia... O_õ, se o cara bebe ou fuma, ou infim, pode ter um decaimento da capacidade auditiva do corpo a longo prazo oq intaum faz ele ouvir "diferente" O_õ... assim como tb depende a altura da sua cidade jah q tm a pressao. ou como está o tempo naquele dia... um dia de sol trará uma acustica diferente do q a noite com chuva... assim como se por acaso algum cachorro mijou na arvore da onde foi feita sua madeira ou se cuspiram nela, ou se a bosta (adubo) colocada para a arvore crescer foi feita por um animal q comeu bm naquele dia ou naum... se o animal estivesse estressado tlvz fosse pior para sua madeira O_O. assim como o dono do animal poderia naum ser mt bom, oq faz dar um animo negativo ao animal criado q pode trazer consequentemente menor qualidade na defecação...

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


the_paranoid

Hilário!!!!!!!!!!!!


TODOS

Hi meu, esquece essa parada de madeira, tampo, botão, tarracha, e diabo à quatro... o que interessa é estudar e se aperfeiçoar na guita, e mostrar um som legal... Comprar uma guita legalzinha, uma caixa, pedais, etc... e mandar som... Esses lances madeira melhor, som, influencia ou não... baboseira... Gostou do som da Gibson? Compra! da Fender? Compra! da Ibanez? Compra! da Tonante? Não compra!
Tem cara que se preocupa tanto com esses detalhes que se esquece do mais importante... TOCAR!

A11anF1y
Veterano
# jun/04
· votar


Leandro

Leia o tópico 399983 página 3 e vc verá que é contraditório.

Segue um trecho da discussão, em itálico sou eu, em negrito....
Vou tentar enxugar ao máximo essa colocação colocando o nome do autor antes da resposta:

AllanFly -Há de se considerar o instrumento como sendo composto de guitarra, efeitos, amplificador e caixa. Que é a configuração usada pela maioria dos guitarristas

Membro que discorda – ERRADO – O som de um músico pode ser constituído de tudo isso e mais a sua técnica mas não o som do instrumento em si. O instrumento é o instrumento e nada tem a ver com efeitos, amplificador e caixa, tendo uma sonoridade própria.

Dá uma olhada no tópico referenciado e leia este tópico, se vc não identificar, então vá fazer um tratamento mental.

As coisas mudam fio, e as pessoas evoluem.

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


A11anF1y
E de onde vc tirou que não sei Inglês? Foi o cara que alterou a velocidade da luz sem alterar o meio q te contou?

Eu disse q vc foi contraditório e confuso pq lembro q certa vez vc disse algo assim:
"Eu achava que a madeira influenciava algo em torno de 9% do timbre, mas agora que li artigos de "não sei quem" sobre o tema acho q a influência é nula."

Agora, se isso não é contraditório para vc, e se isso não é utilizar o artigo para formar sua opinião, nunca vamos chegar a um acordo.
Bastante interessante ver pelo outro lado tb, não?

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


the_paranoid

vc esqueceu de dizer se o cachorro tivesse sarna, virose ou vermes (ic!), poderia deixar a madeira meio doente, consequentemente estragar o som da sua guita, quer dizer, sair um som meio tristonho, doente, fraquinho, raquitico... Tem que ver o solo tbm... se era terra vermelha, preta, etc... leva em consideração! A poluição no dia, temperatura... Ahhhh... e se alguém já machucou a coitada arvore, escrevendo nomes naqueles corações... podeia ferir a arvore, e sua guita ia guardar essas lembranças pra sempre!!!! cuidado!

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


A11anF1y
Coloca o link pro tópico que fica mais fácil. ¬¬

Leandro
Veterano
# jun/04
· votar


um dia de sol trará uma acustica diferente do q a noite com chuva
Jah ouvi um cara (velhinho jah) falando que quando chove o som do violão fica "xoxo"! XD

the_paranoid
Veterano
# jun/04
· votar


Fábio Lyrio
huaiiehaiee

A11anF1y
Veterano
# jun/04
· votar


Leandro
E de onde vc tirou que não sei Inglês? Foi o cara que alterou a velocidade da luz sem alterar o meio q te contou?


Bom, se vc sabe inglês, então não leu o artigo por não querer saber sobre as avaliações feitas, ou por não ter interesse, ou por não ter conhecimento o suficiente. Logo pare de falar sobre o que não leu.
Foi o cara que atrasou a luz sem alterar o meio sim, ele me falou tb que vc gosta de ouvir e acatar a opinião da maioria sem refletir e te chamou de "Maria vaí com as outras".

Eu disse q vc foi contraditório e confuso pq lembro q certa vez vc disse algo assim:
"Eu achava que a madeira influenciava algo em torno de 9% do timbre, mas agora que li artigos de "não sei quem" sobre o tema acho q a influência é nula."


Veja bem, vc não sabe ler nem interpretar o português. Se eu dizia que a madeira poderia no máximo influenciar em torno de 7% ou 9% (não me lembro, é tão pouco) e que esse valor se tornaria quase nulo quando da presença de uma cadeia de efeitos que alterem o som. Não é necessário nem complementar a afirmação, já que 7% é um valor praticamente desprezível, ou residual, como se menciona científicamente.
O artigo menciona que as vibrações no corpo de uma guitarra elétrica de corpo sólido, apesar de existirem, não apresentam relação harmônica entre si. E que estas não são os elementos importantes no processo.....

Putz, vc é muito tapado. Dizer que é em torno de 7% ou nulo, é quase a mesma coisa em física, a não ser que vc não saiba o que significa ordem de grandeza. E têm mais, isto não é contradição não Manezão. Contradição seria eu dizer que ela influencia muito.

Agora, se isso não é contraditório para vc, e se isso não é utilizar o artigo para formar sua opinião, nunca vamos chegar a um acordo.

Pare de falar besteira cara. Vc não sabe o que significa a palavra contradição? Procure no dicionário, pergunte para alguém, volte para o primário. Vou falar com seu pai, ele vai te deixar de castigo por uma semana sem tocar punh...
Eu não quero chegar a nenhum acordo com vc, não quero compartilhar do seu pensamento insano e desestruturado.

"Contradiction", entendeu agora?

Quer um exemplo do que é contradição?
Leia uma msg deste tópico e o tópico abaixo:

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=39983&page=3

Espero que pelo menos isto vc entenda.

The Hellraiser
Veterano
# jun/04
· votar


Hey... E se alguém tentasse tocar guitarra na lua?

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


A11anF1y, desculpe-me mas instrumento é uma coisa e som é outra. O instrumento é um dos fatores constituintes da sonoridade final. Pensei que você já tivesse entendido isso. Será que se eu escrever em inglês fica mais fácil para você?

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jun/04
· votar


the_paranoid
ahhahaha boa essa!

A11anF1y
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO

Para mim não faz diferença se o que vc escrever estiver em inglês ou português. Porém, acho que se vc escrever em inglês ficará mais fácil para vc, pois ninguém vai sacar as mancadas.
Não vou me alongar, pq fica a critério de cada um.
Eu não estou a fim de discutir este assunto, para mim é página virada, só entrei no tópico pq fui referenciado levianamente.

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


The Hellraiser
Hey... E se alguém tentasse tocar guitarra na lua?

O som não se propaga no vácuo.

flpmartin321
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
O som não se propaga no vácuo.
tem exceções né... como por exemplo akelas explosoes que acontecem no filmes de star wars... etc
hhahaha

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


A11anF1y, chato é que você não é, como não foi antes, capaz de apontar as mancadas seja em que língua for e a cada vez que coloca o link do tal tópico faz com que mais e mais pessoas enxerguem o óbio, que todo mundo entendeu menos você, e por esse motivo diz que ninguém entendeu, apenas você. Bom, mas cada um diz o que quer.

CacoAntibes
Veterano
# jun/04
· votar


Então podemos concluir que a madeira, junto com os captadores e demais partes da guitarra contribuiem para um determinado timbre.

Que a guitarra não é so madeira, como tb não é só captadores e sim tudo parte de um conjunto.

Se não for isso, me desculpem pois falei bosta

Fábio Lyrio
Veterano
# jun/04
· votar


ahhhh existe uma coisa que influencia no som... se sua guita tiver podre! hehehehehe

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


Gostaria de saber se é possível a construção de uma guitarra "Ecologicamente" correta (madeiras legalizadas) top de linha, que se assemelhe ao timbre do mogno.

silvio_rp
Veterano
# jun/04
· votar


porra... vai numa loja, pega duas guitarras com os mesmos captadores mas de madeiras diferentes e testem porra.. vc vai tirar suas proprias conclusoes sem ficar enchendo o saco da geral...

silvio_rp
Veterano
# jun/04
· votar


Gostaria de saber se é possível a construção de uma guitarra "Ecologicamente" correta (madeiras legalizadas) top de linha, que se assemelhe ao timbre do mogno.


todas sao assim... teoricamente...

mas grande parte sim ... ou vc acha que a Gibson vai fazer guitarras com madeira de desmatamento ilegal??? Ela tem sua propria reserva, assim como a faber castel, o grupo votorantim...

Diflydream
Veterano
# jun/04
· votar


Eu sei Sílvio, porém aqui no Brasil a venda do Mogno é proibido por lei, assim como diversas "madeiras de Lei". E no site da Gibson, vemos que eles ainda utilizam o Mogno Brasileiro para confecção de alguns modelos, pois eles têm um acordo com empresas do Brasil que pode fornecer uma certa cota mensal para eles, desde que seja feito o que você mesmo disse "O Reflorestamento".
Mas o que eu gostaria de saber é se é possível fazer uma guitarra com um timbre legal, sem risco de fácil empenamento do braço, etc... com madeiras aqqi do Brasil que não são proibidas.
Se sim, quais seriam as melhores madeiras para a confecção desta guitarra. Abraços.

A11anF1y
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO
Cara, numa boa, se vc é fabricante, abra seus horizontes. Não se feche em um mundo pequeno onde as experiências sem fundamento ou critério realmente estruturado formam mitos.

Cara vc está muito atrasado, vai ser eternamente um fabricante de cópias. Tudo bem que vc ache que influencia, fez experiências com 2**30 combinações. Mas não esqueça de saber o que a ciência acha, afinal é ela que determina o que é factível ou não, sempre foi assim.

Realmente este tópico é uma piada. Discutir a influência do Knob da guitarra no som, do Pickguard, da tinta, do número de demãos,... È um absurdo...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Diflydream, você está mal informado pois posso te adiantar que o preço de mercado do mogno é mais ou menos R$5.000,00 o metro cúbico. A extração sim é muito controlada e proibida de tempos em tempos em determinadas regiões.

A11anF1y, eu já defendi uma monografia e uma tese de mestrado e já participei de algumas pesquisas e experimentos nessa área e em outras e posso te adiantar que você não entende nada de ciência. Esse tipo de busca que você descreveu é chamado no meio científico de "busca viciada", e como você não é do meio científico e não sabe o significado exato disso vou te adiantar que isso é algo como uma manipulação de resultados meio sem querer. Não vou ficar aqui enchendo o saco de ninguém explicando a regulamentação internacional necessária para o procedimento correto de busca de dados evitando que ela se torne uma busca viciada, o que no meio chamamos de revisão de literatura, apenas queria te mostrar que possivelmente você entende tanto de ciência, de método científico e de tudo o que rege pesquisas e experimentos quanto entende de sonoridade. Acho mesmo, já correndo o risco de ser deselegante, que se você soubesse 10% do que pensa que sabe teria mais conhecimento disso do que todos os frequentadores daqui juntos, e às vezes eu realmente acho que você acha que ninguém sabe avsolutamente nada por aqui e pior, que não tem a capacidade de entender nada, por isso você é o único que entende mesmo sem nunca ter feito nenhum experimento guiado por método científico, coisa que já percebi que você desconhece por completo, motivo pelo qual não consegue nem concluir nada com um mínimo de coerência, não consegue rebater nenhum argumento e nem enxergar o óbvio que todos já enxergaram.

A11anF1y
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO

eu já defendi uma monografia e uma tese de mestrado

Em que?
Onde?
Posso encontrar sua monografia na internet?
Foi publicada em alguma conferência internaciional TOP?
Pq as pessoas quando estão sem argumentos exibem sua titulação?
Sua titulação colabora com o seu trabalho com guitarras?
E se eu disser a vc a minha titulação? Vai fazer diferença?
Se negativo, então pq vc diz a sua?

Esse tipo de busca que você descreveu é chamado no meio científico de "busca viciada", e como você não é do meio científico e não sabe o significado exato disso vou te adiantar que isso é algo como uma manipulação de resultados meio sem querer.

"Manipulação de resultados meio sem querer". Deve ser muito complexo, é usado em que? Para mandar o homem ao espaço? Trabalha em cima de espaço amostral? É o método usado pelos médicos que publicam a ermo em congressos de baixa qualidade sem qq fundamento mais apreciável? É usado na construção de guitarras? Ou é aquele usado em controle de epidemias?

Deve ser por isso que os modelos de guitarras mais vendidos no mundo, possuem projetos datados há mais de 50 anos. Quais são as inovações e contribuições de suas pesquisas " científicas" para a construção de guitarras? Pelas suas pesquisas e conhecimento, vc deve ter projetado um modelo muito bom, ou é cópia do que já existe?

Guitarra é física cara, e física não é loteria nem combinações. Pare de falar baboseiras, se vc tivesse noção de ciência de verdade não falaria estas bobeiras.

Slashr
Veterano
# jun/04
· votar


Bah! nao me lembro quem foi, mas o kra postou uma materia gigante!
Td bem, foi sobre a madeira sim, mas o caso eh realmente esse.
Acho que derrepente se a madeira influencia, talvez os botoes tbm, mas pode ser em um proporção menor.

Agora, acho que se nao influenciasse o material nao iria ter gibson e cia com madeira envelhecida e tal.
É só uma opnião.

abraços

aleale
Veterano
# jun/04
· votar


Na boa, tenho duas Strato ponte fixa de diferentes marcas, feitos de madeiras diferentes e com captações exatamente iguais (EMG). Até os Pot são da mesma marca. E o som delas é totalmente diferente entre si.
Ai eu pergunto: Se a madeira não influencia no timbre, porque o som delas é tão diferentes?

Se a madeira não influencia no timbre então expliquem isso para a Seymour Duncan, pois no site eles indicam tal captador para tal tipo de madeira.

Vern
Veterano
# jun/04
· votar


Na moral não aguento mais ver isso toma no cú.

Quam não acredita compra uma Golden e vai ser feliz.

Eu prefiro Mogno e foda-se.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Se madeira influencia o som...