regular a guita pra trocar de corda ??????

Autor Mensagem
Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


Ae galera....sabadão troquei as cordas.....naum mexi no tensor.....mas ajustei as oitavas, levantei as cordas (pois estavam tratejando) e nossa.....achei bastante diferença da 0,09.......achei ela com mais peso......mas naum achei dificuldade para solar.........espero q agora naum de problemas no tensor, pois caso de ai sim eu levo no luthier.....ou eu mesmo aprendo a regular, pq acho um absurdo ter q ficar gastanto 30 40 conto cada vez q tiver q regular alguma coisa......luthier é so para casos especiais em q exija realmente alguma habilidade........
daqui a pouco vou ter q ficar levando pra ele afinar a guita pra mim tbm...hehehhee
bom....valew a ajuda ai ein galera....!!!
Um abração a todos..!!!

Bramires
Veterano
# mar/03
· votar


Guitar_Fury
Abração, espero ter ajudado. ;)

Guitar_Fury
Veterano
# mar/03
· votar


Bramires com certeza..!!! ;-)

Digao
Veterano
# mar/03
· votar


So um detalhe (cheguei atrasado na conversa hehe) Imagine o braco da tua guita como uma tabua, dai vc coloca 37 quilos nela... blz fica reto... mas vc resolve do nada colocar mais 18 quilos em cima... acha q vai ter alguma diferenca??? pq e essa a diferenca da 09 pra 010...por isso tem q ficar atento...

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Como assim Digao?
Dá pra traduzir?

Morello
Veterano
# mar/03
· votar


É um cálculo físico.

Tem uma fórmula que traduz a tensao de uma corda em peso (kilos). Significa que a cada corda que voce tira 0.09 e poe 1.10, é mais peso no braço, saco? É como se a corda tivesse forçando o braço ainda mais, puxando-o ainda mais.

Então quer dizer que, bem provavelmente vai ter alteração no teu braço.

Mas acho que quem ja foi em luthier, ja viu ele fazer o trabalho de regulagem do tensor na sua guita, sabe direito onde é, nao tem muito o que errar.

Voce pega a guitarra, coloca ela perpendicularmente a parede por exemplo, chega o olho perto da ponte, ai da pra ver direitinho se o braço esta torto.

Se estiver, mexe no tensor de acordo como foi falado pra ver se melhora. Isso deve ser feito também em mudanças de estação bruscas, dependendo da sua região.

Voce também pode notar quando a corda estiver trastejando em apenas alguma região do braço (no meio ou nos cantos).

Errol
Veterano
# mar/03
· votar


Valew Morello mas tipow, se 0.10 é igual a 37 + 18 (tô com preguiça de fazer o cálculo...) qto deve ser uma 012? E um corda de Baixo?

Morello
Veterano
# mar/03
· votar


Pois é, agora resta saber se estes valores que ele pos ai tao certos ou ele fez so pra ilustrar mesmo...

Digao
Veterano
# mar/03
· votar


Os valores eu acho q sao esses mesmos ou perto disso... mas se eu nao me engano vem atras da embalagem das cordas a tensao q elas dao mas eu acho q e em libras... quem tiver um jogo de cordas ai perto da uma olhada... Nas dadario eu tenho quase certeza q falava...

Errol
Veterano
# mar/03
· votar



(inch. || 0.009 | 0.0012 | 0.016 | 0.025 | 0.034 | 0.044)
(mm. || 0.23 | 0.30 | 0.41 | 0.64 | 0.86 | 1.12)


É só isso q tem atrás da embalagem das minha cordas...

snd
Veterano
# mar/03
· votar


Errol: inch é polegada e mm é milimetro :]

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/03
· votar


Esse ajuste no tensor é feito com as cordas afrouxadas ou com a guita afinada normalmente ?

Errol
Veterano
# abr/03
· votar


Bom galera é o seguinte:
Na Sexta Feira passada, dia 11/04/2003 se eu não me engano, liguei para um luthier onde eu tinha visto o anuncio em uma loja de instrumentos, ele disse que a regulagem completa (ponte, tensor, harmônicos, colocação de cordas) custava 30 reais, levei a guitarra na segunda feira dia 14/04/2003 e deixei na casa do cara, com a irmã dele já que ele não estava. Na mesma segunda feira (menos de 5 horas depois de eu ter deixado a guita lá) o cara me ligou avisando que já tinha acabado o trabalho. Busquei ela hoje, dia 15/04/2003, em perfeito estado, ele colocou aquela molinha de que eu tinha falado neste tópico, deixando a lavanca mais dura para se usar, permitindo uma afinação mais duradoura, depois ele regulou a guitarra para cordas 0.08 e por final, colocou as cordas 0.08.
Os harmônicos naturais estão perfeitos me permitindo que eu toque direitinho Up in The Sky (Joe Satriane), com as cordas mais "finas", perdi um pouco do peso mas consegui ageitar regulando meu amplificador, adorei as cordas pq elas não aumentaram a velocidade dos meus solos mas por outro lado facilitaram bastante o uso de Hammer On, Pull Off, Tapping e bends.

Apenas gostaria de deixar aqui minha grata satisfação com esse cara que eu nunca ví (apenas conversamos por telefone, quando fui levar e buscar a guitarra, falei com a irmã do cara), e por final, mostrar que deixei minha guitarra com alguns anos de vida a mais pagando apenas 30 reais, uma coisa que eu só vou voltar a fazer ano que vem.

danbigal
Veterano
# set/05
· votar


uso giannini 0.10 mais tava pensando em trocar pra NIG híbrida 0.09(bordões 0.10 e primas 0.09)...porém minha guitar ta regulada pra cordas 0.10...alguém ae sabe c tem alguma contra indicação em usa essa hibrida? e alguém ae sabe qto ta a média de preço da hibrida da NIG??

rblopes
Veterano
# set/05
· votar


é, mexer no tensor é só pra quem sabe, ainda mais se tu tiver uma guitar cara

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a regular a guita pra trocar de corda ??????