Aprendiz de Luthier

Autor Mensagem
Felipefvf
Veterano
# mai/04
· votar


oo nao vao mais colocar nada, to afim de montar um explorer ou uma flying v soh pra aprender alguem consegue as bases para eu comecar, como medidas, etc???

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


e ae Felipefvf desculpa ae pela demora, e q demora!, olha ae estás querend fazer uma explorer heim, deixa eu ver tipo daquela de james Heitfield, muito loucas as explorers dele!, olha ae eu tive uma idéia! vc viu que eu coloquei o link das medidas de uma JEM e coloquei tb a JEM em tamanho original que está em formato do Corel Drawn, um programa de desenho vetorial, pois bem, então eu peguei, abri a JEM no Corel, e IMPORTEI uma foto de uma EXPLORER dai eu coloquei o encaixe do braço da explorer, da foto, em proporção igual ao da JEM do tamanho original, depois eu comecei a pegar e tracejar o contorno da explorer, vc tem que utilizar uma foto em que ela, a explorer, esteja totalmente de frente para a foto, sem mostrar o lado ou outra coisa só a frente dela e de preferencia uma foto um pouco grande, ai é só imprimir, eu imprimi a JEM em duas folhas de papel A3, mas ainda não imprimi a EXPLORER.

ps: Como essa técnica vc pode ter qualquer guitarra!

VALEU!!!!!!!!!!!!!!

Spiker
Veterano
# jun/04
· votar


Alguem sabe de uma escola ou professor de luthier em Belo Horizonte ou proximo daqui?

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


veio sei naum!

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


E ae galera, será que eu posso fazer o braço de pau-marfim colocar o tensor e colocar a escala de pau-marfim? pode né?!

glaucius
Veterano
# jun/04
· votar


N3kr0N
pode sim,ou faz braço inteiro e faz um rasgo atrás e bota o tensor e coloca uma tira de madeira escura que fica massa.

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


glaucius valeu brother!

lutheria
Veterano
# jun/04
· votar


Ate q enfim encontrei uns caras que entendem de intrumento(a parte da construçao). Eu tb fiz aula d lutheria e venho trampando c isso mais ou menos uns 2 anos. Esse topico e legal por que nos podemos tirar as duvidas uns dos outros.

N3krNO->>> vc fez o curso la no benndetti, vc fez todos os modulos?

RATM->>> vc construi essa tele do começo ao fim ou sem ofender, pegou um corpo e custumizou ele.

Tocando no assunto das madeiras, tem fator importante o envelhecimento delas e controlado pelos construtores, se n nos podiamos entrar em uma mata virgem e pegar um pedaço de pau jogado no chao q deve estar la pelos menos uns 10 anos. A madeira n pode ser verde nem seca, e tem o fator da umidade dela q deve estar dentro dos parametos de + ou - 30%.

Agora tenho uma duvida. Como deve-se pintar um instrumento? pq quais etapas d pintura devo passar?

Pô nos podiamos trocar os emails ou icq para entrar-mos mais em contato, e assim esclarecer as duvidas.

Abraço

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


lutheria
rapaz eu não fiz esse curso não, pra falar a verdade eu não fiz nenhum curso de lutheria, só pesquisei na net e perguntei a galera do fórum e foi assim mesmo. Ei como é q eu vou saber q a madeira vai estár com +-30% de umidade?
rapaz pintura eu to muito ligado naum, só sei que vc tem q usar o primer(selante), se vc for pintar com tinta com resina de nitrocelulose, tem q ser selante de nitrocelulose, vc tem q deixar o selante secar por umas 24h ae a pintura tem q ser com o compressor, vc tem obedeser bem as instruções da tinta para q a pintura não crie bolhas nem outros defeitos, vc pode aplicar só o verniz em vez da tinta e rapaz isso só foi um resuminho sobre como fazer a pintura, vc pode pinta com outras tintas sem ser d nitrocelulose no livrosinho q eu coloquei o link na primeira página, onde tem as tintas para se pintar a guita, tem outras coisas, mas está em inglês. valeu!!!!!

RATM rapaz cade vc? eu visitei o blog da tua tele, cara, ela vai ficar MUITO LINDA! valeu!!!!!!

N3kr0N
Veterano
# jun/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


editado

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


OPINEM!!!! a foto ficou um pouco troncha porque eu queria ressaltar as curvas dela valeu!!!!!!!!

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


iii deu bosta perae q eu concerto já

N3kr0N
Veterano
# jun/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


editado

N3kr0N
Veterano
# jun/04
· votar


agora sim acessem http://www.aprendizluthier.cjb.net valeu

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


e ae galera a guitarra tem uma espessura padrão? eu tenho uma Strato, q eu comprei, e ela tem 4,5cm, nas outras também adotam essa medida?
As medidas da profundidade dos furos dos captadores, 2,5cm, e da parte elátrica, 3,2cm, também são padrões?
p.s: a "JEM" tá ficando pronta, em breve mais fotos! e a x-plorer tá saindo tb!
valeu!!!!!!!!!!

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


queria tirar uma dúvida com vocês que entendem melhor do assunto...
meu colega, a guitarra dele parece que o braço está mal-colocado, a mizinha está perto de sair pra fora do braço e a mizona está a uma distância de uns 3mm pra dentro do braço...
ou seja, o braço tá muito pra esquerda...
queria saber se isso tem concerto, tipo recolocar o braço, mover a ponte (o q eu acho muito dificil) ou entao mudar naquela "pestana" que apoia as cordas no inicio do braço, no headstock... qual seria a melhor solução? e quanto ficaria o concerto? se não entenderam eu explico melhor no proximo post (é bem confuso msm)..

obrigado

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


spacegh0st
E ae cara, blz? A ponte é d q tipo, é tipo strato? o capotraste foi recolocado? ou está gasto? o braço pode estar empenado, como é q a guitarra fica guardada? mexeram no braço, tiraram ele do corpo? ou não foi mexido?
valeu!!!!!!

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


N3kr0N
Opa, beleza cara...
A ponte é tipo Les Paul, e a guitarra foi feita por luthier, o braço já foi recolocado algumas vezes, mas não creio que seja o problema... o capotraste não está gasto, e o braço não está empendado... o luthier que a fez não mora mais na cidade... e aí, o que sugere? ps: sem grana pra levar em outro luthier no momento..

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


spacegh0st
ela estava assim desde nova ou só foi agora, faz muito tempo?
provavelmente é a ponte? já q eu acho q ela não está descentralizada(q bobagem!) ela está afinando direito?
ela está bem regulada?

spacegh0st
Veterano
# jul/04 · Editado por: spacegh0st
· votar


N3kr0N
sim, tá regulada, a ponte tá centralizada, o que não tá centralizado é o braço...
por exemplo

essa é a guitarra

...||
.._||_
./....\
/......\

o espaço do _ da esquerda é menor do que o _ da direita...

entendeu?

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


spacegh0st
o braço está folgado, no tróculo, jumção?? já q vc disse q foi tirado algumas vezes, né?

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


não sei se tá folgado, como eu vejo isso?
acho que não tá não...

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


spacegh0st
o braço está folgado, no tróculo, jumção?? já q vc disse q foi tirado algumas vezes, né?

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


foi tirado algumas vezes...
mas como eu vejo se ele está folgado?
vc tem msn?

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


cara, tá dificil!!! hehe, sei naum só vendo mesmo! posta um topic pra ver c alguém sabe alguma coisa, desculpa por não ter ajudado valeu!!!!!!

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


tenho naum, msn, vc tem q folgar as cordas e ver se ele está folgado, segura o corpo e mexe o braço, c ele tiver folgado pode ser isso, c naum eu nao sei

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


tipo, se eu der uma ajustada no capotraste, resolve o problema?
quanto custa um capotraste, ou tem jeito de eu arrumar manualmente, sem ter que comprar outro?

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


tenho naum, msn, vc tem q folgar as cordas e ver se ele está folgado, segura o corpo e mexe o braço, c ele tiver folgado pode ser isso, c naum eu nao sei



como é q está o capotraste? um capotraste, depende do capotraste, tem d plástico, metal, osso (o de osso dá pra fazer com aqueles ossinhos q cachorro brinca, fica mordendo)

N3kr0N
Veterano
# jul/04
· votar


mas o capotraste nao está legal?

spacegh0st
Veterano
# jul/04
· votar


ele tá legal, mas acho que tem como eu reajustar a posição dos "buracos" aonde ficam as cordas, fazendo com que a mizinha se aproxime mais do braço, resolvendo o problema...
agora, como eu faço isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendiz de Luthier