Aprendiz de Luthier

Autor Mensagem
PabloDiego
Veterano
# dez/04
· votar


White, compre nos arredores da rua do gasometro, lá é baratin paguei 15 reais numa espelho de marfim que da pra fazer 4 braços :)

tubemaniac
Veterano
# dez/04
· votar


vcs sabem se a garapeira(garapa, amarelinho, gema de ovo etc) serve para a confecção do corpo ? a gianinni utiliza ela na construção de braços!

White Explorer
Veterano
# dez/04
· votar


N3kr0N
Valeu... o braço vo usa o da vermelha mesmo, ja achei a madeira e o corpo ja ta quase pronto... agora tbm to pesquisando sobre a pintura...
se quiser trocar umas ideis com estamos montando as guitas do mesmo modelo meu email é rodrigogsilva@hotmail.com

PabloDiego
Valeu pela dica tbm... consegui uma peça em marupa de 1.20 x 45, com 4 cm de expecura.

Visitem http://whitexplorer.weblogger.com.br

Tem varias fotos do projeto.

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


White Explorer
Blz veio t adicionei!







visite: http://aprendizluthier.cjb.net

N3kr0N
Veterano
# dez/04
· votar


E ae galera como é q eu faço uma ponte tipo essa dessa foto aqui
http://www.monaro.com.au/guitars/diary/Custom%20Guitars/(FINISHED)%20A ndys%20seven%20string%20baritone%20(FINISHED)/118-1874_IMG.jpg

eu pensava q era só colocar uma ponte tipo les paul mas sem a parte q prende as cordas e fazer um buraquinho atravessando a guitarra para sustentar a guitarra, q q vcs acham, é isso mesmo???????


visite: http://aprendizluthier.cjb.net

SLVidal
Veterano
# jan/05
· votar


ola pessoal, eu sou + 1 apaixonado por instrumentos, e mas apaixonado ainda por guitarras, e gostaria de fazer uma, mas tenho dificuldade de encontrar as peças da guitarra como: traste, tensor, c alguem souber de alguma loja virtual q venda esse material, por favor me passem o email
Valeu!!!!!!!!

White Explorer
Veterano
# jan/05
· votar


SLVidal

vc é de onde? tenta na Vintage acho q eles mandam pra todo Brasil...

Fone (11) 3088-1449 loga la e se informa....

Terminei a Explorer pessoal...
Tirando a pintiru ficou muito legal, logo vo postar as fotos no blog

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


alguém sabe uma forma eficiente de arredondar o braço sem uma lixadeira elétrica?
(A minha foi roubada)

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


vcs sabem se a garapeira(garapa, amarelinho, gema de ovo etc) serve para a confecção do corpo ? a gianinni utiliza ela na construção de braços!

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


gostaria que voltassem a postar aqui!

tubemaniac
Veterano
# fev/05 · Editado por: tubemaniac
· votar


por favor acompanhem o meu raciocínio:

A caixeta ou marupá como queiram é uma madeira largamente utilizada por luthiers e fabricantes nacionais! certo?!
Apesar disso a mesma eh considerada pelos madeireiros como uma madeira ruim e barata pois não serve para aplicações gerais como construção civil por exemplo; tomando tudo isso como verdadeiro não seria apropriado afirmar que o "pinus" madeira extremamente barata (creio eu que a mais barata) que possui características extremamente semelhantes as do marupá (leve,clara,fácil de trabalhar e de grana orientada) seria uma madeira apropriada para a confecção de corpos de guitarra?

O que voces acham ?

alguém de vocês já trabalhou com pinus?

White Explorer
Veterano
# fev/05
· votar


tubemaniac
A minha explorer eu fiz em Marupa e achei q é uma boa madeira, se o pinus tem as mesmas caracteristicas e é até mais barata acho q vale a pena fazer um teste...

White Explorer
Veterano
# fev/05
· votar


Eai Pessoal depois de terminar a explorer começei a fazer outras guitarras...

Comprei uma peça de freijo e fiz o corpo de uma Flyn V e uma Les Paul quem quiser dar uma olhada, click no link ..

http://www.rodguitars.myalbum.com.br

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


tubemaniac
Pinus não serve para a confecção de instrumentos, e não é semelhante ao marupá (só aparentemente), pois não possui resistência mecânica.
Abç

sandro yuri
Veterano
# fev/05
· votar


fazer um curso de luthier eh melhor do q aprender tudo sozinho,principalmente se vc ja construiu pelo menos um instrumento por conta propria.
Me explico...
Ja tendo construido um instrumento,vc ja sabera o q envolve a construcao do instrumento e tera duvidas especificas,que o professor ira tirar, o que seria de muita utilidade em relacao a ganhar tempo.
ja vai longe o tempo em que o aprendiz de luthier tinha um mestre que se dedicava ao discipulo ,como um pai.
hoje em dia os cursos sao caros e de curta duracao.normalmente o professor acompanha o aluno na construcao de um unico instrumento.
Por isso,eh importante contactar um professor que realmente tenha conhecimento tecnico,pois soh se aprende com quem realmente sabe e ha muitos picaretas por ai cobrando muito caro e vindo com aquela estoria de a construcao de um instrumento musical requer muito amor...
se der pra fazer com amor,muito melhor,mas soh amor,nao vai te ensinar a afinar um tampo de violao da forma correta.
eh importante encontrar um professor que domine a tecnica e nao esconda o jogo(ainda tem isso...) No Brasil tem gente q sabe,mas tem medo de que outros tb aprendam,eh uma mentakidade pobre,mas infelizmente...eh uma realidade.

tubemaniac
Veterano
# fev/05
· votar


pinho (araucária) dah um som bom?

N3kr0N
Veterano
# fev/05
· votar


Rapaz eu naum sei mas eu to fazendo um Xplorer, ainda hehehhe, com pinho! Eu não lembro qual foi o site q eu vi mas tinha um luthier q fazia com pinho! Tb não sei c é o mesmo pinho q eu estou fazendo!!!! valeu!!!!!!!!

White Explorer
Ei estás gostando mesmo da brincadeira heim! :D hehehe


valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

amico
Veterano
# fev/05
· votar


quais são as ferramentas q se tem q comprar?

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Qual a influencia da angulação da palma da guitarra????? pq algumas tem angulação de 10, 13, 15, eu vi, não sei onde, acho q foi em algum livro de história, um instrumento musical com a angulação do braço de +- 90º? e ae alguém sabe????????????
valeu!!!!!!!!!!!!!

bgdaniel
Veterano
# mar/05
· votar


espectro
RATM akele brasso foi tu que fez?


Cacete mermau...Braço se escreve com Ç!!!!!!!!

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Qual a influencia da angulação da palma da guitarra????? pq algumas tem angulação de 10, 13, 15, eu vi, não sei onde, acho q foi em algum livro de história, um instrumento musical com a angulação do braço de +- 90º? e ae alguém sabe????????????
valeu!!!!!!!!!!!!!


UP!

The Guitarrerow
Veterano
# mar/05
· votar


bom alguem ai sabe c eu vo destrui minha guitarrero se:
eu pega aquele prego de janela q tem um orificio para o gancho, pega ele eu por ali onde ponhe o prego da correia ( a bucha ) estraga?

The Guitarrerow
Veterano
# mar/05
· votar


aaaaaaa ja era o tempo bom desse forum

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


aaaaaaa ja era o tempo bom desse forum
concordo!

eu pega aquele prego de janela q tem um orificio para o gancho, pega ele eu por ali onde ponhe o prego da correia ( a bucha ) estraga?
Um cara q escreve assim devia ser banido mesmo huahauhauahauhauhauha

Naum mas falando sério, q buxa? q prego d janela q tem um orificio para o gancho?! 0.o tá osso, heim?!

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


putz esqueci o dia do aniversário do meu primeiro tópico!!!!!!!! hauhauhauahu
parabéns aprendiz de luthier!!!!!! huahauahaa

Bigode Ozzy
Veterano
# mar/05
· votar


N3kr0N

Parábens...aehuaehae

esse tópico me ajudo muito...agora só falta grana pra ir comprar madeira e fazer a desgraçada...aehuaeh

abraço!

N3kr0N
Veterano
# mar/05 · Editado por: N3kr0N
· votar


Bigode Ozzy
valeu Bigode!
eu to escutando parabéns da xuxa aqui huahauhauhaa

ei é onda! essa muié tem um pacto com o tinhozo :D

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Link interessante tem umas coisas sobre lutheria e o cara faz uns baixos muito bonitos valeu!
http://www.igorporto.com/downloads.htm

N3kr0N
Veterano
# mar/05
· votar


Link para calcular a distancias dos trastes
http://stewmac.com/FretCalculator/

toni_punkss
Veterano
# mai/05
· votar


RATM
onde vc mora?
vc sabe onde q eu posso fazer aulas de luthier aqui em ctba?
vlw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendiz de Luthier