Luthier Aprendiz: Guitarra Explorer - "Build"

    Autor Mensagem
    birimba
    Veterano
    # jan/10


    Olá, quero começar a fazer guitarras, tenho noção de algumas coisas já, só que com relação a outras espero que possam me ajudar.

    Quero fazer uma guitarra do modelo Explorer, tanto ESP quanto Gibson.. enfim um modelo o máximo parecido possível.

    a minha dúvida é com relação a medeira para o corpo e braço.. que me mandaram comprar Mogno ou Jacarandá (rosewood) porém ambas são ilegais e/ou de difícil compra. gostaria de saber quais subistitutas servem pro meu primeiro trabalho. Madeiras que soem bem em timbres emcorpados e super graves (como uma explorer) e um sustain "confortável" e longo. poderiam me ajudar?

    aceito qualquer resposta, mais se tiver algum luthier bom afim de responder, serei muito grato.

    Obrigado desde já & Sucesso pra todos!

    zolluca
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    substituto de mogno me disseram que é o cedro...
    só espeera o Bertola que ele sabe responde tudo =]

    RFSF
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    Entra la no topico construindo em 6 meses, vc pode ver madeiras na site da ronai, uma loja de luthier, procura lá.

    tomasbignoto
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    não sou nenhum grande conhecer de luthieria, mas até onde sei, para substituir mogno, a madeira ideal é cedro.

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    RFSF

    opa, vlw mano. espero respostas aqui e lá agora. =)

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bom, vai ai mais umas dúvidas.. em um vídeo no Youtube, ví um cara fazendo construção ( build ) do corpo de uma explorer, a que ele mostra fazendo é uma com uma captação Humbucker, detalhes a parte. mas oque me chamou muito atenção foi o fato de ele ter feito o corpo dela com 3 partes de madeira e depois colado tudo, daí vem a pergunta: Qual seria o ideial pra uma timbragem melhor, ele em 2 ou 3 partes ou um pedaço só, sem emendas? porque a Gibson eu vi fazer a Lespaul em 3 partes, duas de lado, pra fazer as cavações de fiação etc, e mais uma capa em cima pra fazer aquele Design ondulado característico, e todas as que eu vi fazendo no vídeo da Gibson Factory são em pedaços. Posso copiar? ou fazer sem emendas é o ideal?

    Obrigado desde já! (:

    bicinh
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    cara, até onde eu sei.. as emendas não mudam em nada (se forem bem feitas) no mais, tente fazer de uma peça só.. seria até uma boa terapia :D

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    bicinh

    aahh, vlw. bom agora eu to vendo umas fotos das ESP do James Hetfield, pra tirar umas idéias tentar tirar uns moldes, porque o arquivo CAD (drawing) que eu peguei tem os Knobs de um jeito que não são legais, e os da ESP são bem locos! então vou tentar dar uma copiada antes de começar a meter a mão na Madeira!



    podem escrever, um dia todo mundo vai conhecer o Carpinteiro do METAL! \m/ (vai ser eu, tá?)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    Cara, o corpo eu recomendo que tu use o cedro-rosa, pode colar sim que não tem problema nenhum. Use 2 ou 3 peças coladas entre sí no sentido da fibra (o ideal é que sejam da mesma peça). Colagens horizontais são outra coisa, não há necessidade para essa guitarra. O braço, sugiro que v cmpre já pronto, poupa tempo, trabalho e erros.
    Cuidado! Mexer com certas ferramentas exige prática e certos procedimentos de segurança. pois são perigosas.
    Abç

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bertola

    FICA A DICA TOTAL! vou fazer com uma amigo carpinteiro, que entrou no ramo de guitarras a pouco tempo, sabe vamos aprender juntos, ele ja fez uma guitarra, mais falta a parte de Hardware, quer dizer, falta a captação.

    bom to tentando tirar muitas dúvidas antes de começar, vou anotar isso. Cedro-rosa é o bom então.. anotando...
    o braço eu ia comprar mesmo, porque não tenho a menor paciência por enquanto de aprender a colocar o tensor, angular o headstock, acabamento da escala, trastes, enfim, porquanto foi pegar pra fazer só o corpo mesmo. :D

    enfim, o braço eu compro na Stewmac.com mesmo? da pra mandar o link do braço certo? porque eu quero fazer pelo menos o desenho no Headstock e nem manjo qual que é o certo pra comprar olhando só aquelas fotos. :) Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    Stewart Mac é MUITO caro.
    Compre pelo E-Bay, da marca Eden.
    Captação, use Sound/Malagoli.
    Abç

    birimba
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: birimba
    · votar


    Bertola

    opa, vlw. vou anotar. sério, pode postar links pra eu ver os produtos? não sei mecher no E-bay, preciso aprender, mais enquanto isso poderia me ajudar?

    ahh, e tbm. curto os EMG's só que não vou ter grana por enquanto, se eu tiver melhor, mais tem uma capinhas de captador que "forjam" aquela aparência lisa cor de chumbo. Usar essas capinhas influencia no som, ou só estéticamente? porque dependendo doque der.. ai eu coloco pra ficar bacana! :D

    birimba
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: birimba
    · votar


    ..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    Basta entrar no site do E-Bay e procurar, para comprar vc tem que abrir um conta no Paypal (lá tem, passo-à-passo).
    Abç

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bertola

    ahh, vlww cara, isso eu não vou anotar.. pq a hora que eu quiser eu tenho a disposição aqui, masi vlw mesmo mano.

    Ian Anderson
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba

    Se quiser fazer por completa tem esse tópico

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208389/p7

    birimba
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Bertola

    bom, os braços eu até achei, só que parece que o encaixe de todos os braços são pra Stratocaster, e a minha é uma Explorer, a escala não sei se é igual, mais o encaixe eu sei que nao. lá tem tbm pra uma guitarra modelo Gibson ou ESP, que é de onde eu vou copiar? 22 trastes, com espaço pra recortar o modelo do Headstock certinho e tal?

    mó raiva, eu só achei pra guita modelo fender.

    e outra coisa, a captação que você falou eu tbm não achei. :/
    vou procurar, e se achar que achei, ai eu te mostro pra você ver se é isso mesmo. :D

    Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    birimba
    E qual é o problema?
    Faça a guitarra com braço aparafusado mesmo, e não precisa copiar exatamente não, essa é a graça da coisa.
    Sobre captação, tem dois sites excelentes: www.captadores.com.br
    www.guitarfetish.com
    Braço, vc pode pegar esse:
    http://cgi.ebay.com/EDEN-Angled-Paddle-Guitar-Neck-Right-Lefty-21-Fret s_W0QQitemZ320465710034QQcmdZViewItemQQptZGuitar_Accessories?hash=item 4a9d3eabd2
    Abç

    birimba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bertola

    vlw bertola, vou dar uma olhada nos sites de captação, por enquanto nem é pra mim, é que o marceneiro (um amigo que começou a fazer guitas) quer captação, e ele disse pra mim que se eu arrumar um bom pra ele, que seja bom e barato, ele me descola a madeira que eu quiser, com as fontes dele. então eu vou procurar mais os captadores né. não sou besta. DUHSJDHSDUSJSDHSU,

    mas uma pergunta, se eu quiser comprar EMG's pra mim compensa comprar usado?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    birimba
    Cara, EMG é caro...E eu nem gosto muito...
    Abç

    bicinh
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    birimba
    desculpa me intrometer.. mas se voce ja vai comprar o braço no ebay, inves de comprar EMG, compra os dragonfire.. dizem que são iguaizinhos aos emg... e tem bastante opções = )

    birimba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bertola

    caro é mesmo, mais eles são bons até onde eu sei (tai a QUESTÃO, "O SABER") esses Dragonfire são bons?
    preciso de um que não esconda o timbre da guita, porque ela vai ser minha, se fosse pros outros era diferente por enquanto.
    quero algo que seja bom bonito e barato. (um BBB eficiente.)

    bicinh

    intromissão? que isso cara, aqui vale tudo. =)

    birimba
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: birimba
    · votar


    Bertola

    cara, achei aquele Malagoli (Sound Captadores) você que me parece ser um cara muito entendido, me diga:

    - compensa comprar deles?
    - eu achei barato alguns modelos, e por preço baratos agt acha muita porcaria no mercado. mais se você me disser que é bom, que vale a pena e que são confiáveis eu compro aqueles Intruder de 78,00. ouvi o timbre no som que tem no site e curti muito.. muito memso, mais nunca tinha ouvido falar, então vou confiar mais em quem ja conhece. (:

    birimba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    pessoal, eu peguei uns models na internet, na real eu dei um jeito de roubar uns projetos de um site que era pago. afinal, nem vou pagar 10$ numa folha de papel com rabiscos.

    enfim, além de outros modelos disponíveis e claro que eu peguei os melhores, tem a explorer:

    http://img688.imageshack.us/img688/633/explorer20btmodel.jpg

    http://img64.imageshack.us/img64/937/explorerr.jpg

    lógico que não da pra ver as medidas masi qualquer pessoa sabe tirar medidas de coisas que não mudam colocar as outras com base nela. enfim, vou passar no photoshop, e e depois fazer as medidas no Autocad, vai levar uma Meia Hora, mais de boa..

    oque eu quero saber mesmo é:

    no corpo eu uso Madeira Cedro-Rosa ou Mogno, tá, mais se eu comprar a madeira muito nova, como eu faço pra ela ficar boa... no ponto? .. se eu cortar e fazer com ela, nova vai dar problema mais pra frente?

    e o braço.. qual madeira usar... já que quero uma guitarra com um grave bem gordo, que madeira usar pra esculpir o braço?

    se alguem puder ajudar.. eu juro que ficarei feliz!
    Obrigado desde já!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    birimba
    Compensa sim.
    Cara, comprar madeira adequada não é fácil. Ela tem que estar préviamente sêca e no corte correto.
    Quanto ao braço, a opção é simples: pau-marfim e escala em jacarandá. ipê ou andiroba. É isso.
    Abç

    birimba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Bertola

    ahh cara, vlw, nesses projetos acima, diz-se que a madeira pro braço é mogno mesmo.. mogno e jacarandá (fretboard) mais o marfim é mais fácil de achar acredito.

    mais mano, compensa oque? nem entendi :/

    vlw

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Explorer ficaria bacana com cerejeira tambem ^^
    Cherry.

    que tem graficos de tonalidade bem proximos a Korina madeira original da Explorer.

    se quizer balancer a tonalidade faça como o Bertola falou Marfim no braço. Mogno vai te dar canseira para arranjar uma tabua bem seca :) , ipê é otima na escala , tenho uma com escala de ipê é bem confortável.

    birimba
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    TheChaosSpirit

    ô cara, escala eu quero escura, porque o corpo vai ser branco, pra ficar uma coisa simples... mais que dê uma certa presença:

    a idéia é bem essa dos links em baixo, só branca, talvez coloque uns desenhos, porque pago mó pau pruma outra que o james tem, maaas, copiar tudo tbm nem é legal:

    http://www.allmetallica.com/info/equipment/eetfuk.gif

    http://dashboard.metallica.com/ivergence/image/10oct2508_pic17.jpg

    tou me baseando nessas ESP, só que sem o desenho e na cor 'Gelo.

    mas, cara cerejeira é pro corpo, braço pra onde?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    birimba
    Sim, até porque, arrumar mogno é muito difícil. Compensa comprar os capts Sound/Malagoli.
    Cerejeira pode ser utilizada no corpo, mas a peça tem que ser muito bem escolhida, sem rachaduras e bem sêca; ademais é madeira mais pesada e densa que o cedro, e timbra mais agudo.
    Abç

    birimba
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: birimba
    · votar


    Bertola

    ahh, blz, parece ser bom, mais eu não sou fã de Agudo, não tenho nada contra .. Mais prefiro os túmulos, o meu amigo vai ver se consegue o Cedro-roxo, que eu acho que é o mesmo que o rosa, mogno não é difícil de achar, o problema é que achar um Esteja Perante lei jurídica, que são os mais antigos e tal, não é isso mesmo?
    O túmulo cedro timbra tbm não é? se não ser bom pra pra arrumar o mogno cortes e tal, ai eu pego esse cedro que é mais fácil de achar. (:

    e claro, pra quem quiser uns moldes, esse site tem bastante coisa, vou postar pra quem ainda não viu tirar proveito. (:

    http://guitarplansunlimited.com/Body%20Templates.htm

    vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Luthier Aprendiz: Guitarra Explorer - "Build"