Guitarra sensível a respiração

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 03/abr/23 16:02 · Editado por: abiliao


    Olá Como eu devo proceder para minha guitarra ter toda a sensibilidade possível ao toque? Respirou ouvio. Tanto em timbres limpos como em sujo? Em geral. Isso no sentido de ter muito mais timbres e ruídos somente nas mãos Obrigado

    Delson
    Veterano
    # 03/abr/23 17:12
    · votar


    Suas perguntas são, no mínimo, intrigantes. Tendo em vista que os captadores de uma guitarra elétrica são magnéticos, o som captado vai depender da excitação da bobina, que é feita por meio da movimentação da corda que, axialmente, deve ser de metal que possa ser atraído por imãs. Dito isso, tudo o que você ouve, que não seja proveniente da vibração das cordas, é um som "fantasma" e, portanto, indesejável (a não ser que o som procurado seja muito específico). Mas se quiser "go crazy", tenha um captador de alta saída, um compressor no talo e um noise gate bastante veloz (se possível, elimine-o) Pronto, pode colocar na sua tese.

    abiliao
    Veterano
    # 03/abr/23 18:54
    · votar


    Delson Não estou falando só de ruídos. Estou falando também do timbre . Como eu posso ter um timbre diferente quando toco com mais ou menos força/ intensidade? De forma que a guitarra tenha vários timbres, fique bem sensível ao toque. Muito obrigado

    makumbator
    Moderador
    # 03/abr/23 20:19
    · votar


    abiliao Isso requer técnica. Saber tocar muito fraco, fortíssimo e tudo entre os dois extremos. Pode-se combinar o toque diferenciado com o uso do botão de volume (que é algo que muita gente esquece). O instrumento vai responder dentro do normal. Obviamente que se socar drive e compressão vai perder boa parte desse campo de variação dinâmica.

    abiliao
    Veterano
    # 03/abr/23 20:41
    · votar


    makumbator Mas é possível em uma superstrato ?

    Lelo Mig
    Membro
    # 03/abr/23 22:19
    · votar


    abiliao "é possível em uma superstrato ?" É possível até num berimbau, numa caixa de fósforo, num penico...

    abiliao
    Veterano
    # 03/abr/23 22:31
    · votar


    Lelo Mig Eu estudo orquestração e é importante eu conhecer os instrumentos em detalhes. Você conhece algum sites ou livro que descreva estes conteúdos em detalhes? Os conteúdos ligados à guitarra? Muito obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/abr/23 00:42 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    abiliao A guitarra é um instrumento de cordas eletrificado. Não há segredo algum ou diferença significativa com relação a produção do som. É a vibração da corda no ar e a diminuição/aumento do comprimento da corda para produzir as frequências. Não existe detalhe algum a ser descrito, é um instrumento simples, sem requintes construtivos, um instrumento tosco, um "pau com cordas", nem projeto acústico sofisticado possui... é muito mais simples que um violão. Os captadores são, basicamente, imãs envoltos numa bobina que geram uma pequena tensão elétrica análoga a vibração das cordas atritadas que os imãs captam. Não há nada em especial, é básico, é simples... uma busca no Google é suficiente para entender, é básico, é primário. Não existe este grau de preciosismo. É um pedaço de madeira sólida com meia dúzia de peças. O amplificador, os efeitos e a pegada do músico produzem muito mais diferenças sonoras que uma guitarra de modelo diferente de outra. Dependendo de como eu gravar e tocar aposto um milhão que ninguém descobre com qual guitarra eu gravei. 80% do som de uma guitarra não se teoriza.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 04/abr/23 10:48
    · votar


    Considerando guitarra, pedais, amp e microfonação, as possibilidades são infinitas. Mas se você quer tirar mais com menos, a única coisa que funciona de verdade é treinar. Equipamento pode criar dinâmica nas músicas (por exemplo, ligar o drive e sentar a mão na hora do refrão), mas na minha opinião o melhor jeito de pegar o timbre "na mão" é praticar com violão. Toca forte, toca fraco. Toca perto da ponte, toca mais pro meio das cordas. Abafa com a mão direita, abafa com a esquerda. Presta atenção em como a mesma nota soa diferente em cada corda. Tenta com palheta, depois tenta a mesma coisa dedilhado. Tem muitos sons diferentes pra tirar sem nem ligar no amp.

    abiliao
    Veterano
    # 04/abr/23 12:11
    · votar


    Lelo Mig Na verdade na orquestração o importante são os sons dos intrumentos . E como são feitos. Obrigado

    Delson
    Veterano
    # 04/abr/23 12:15 · Editado por: Delson
    · votar


    abiliao Como eu posso ter um timbre diferente quando toco com mais ou menos força/ intensidade? De forma que a guitarra tenha vários timbres, fique bem sensível ao toque. Tocando com mais ou menos força/intensidade.

    abiliao
    Veterano
    # 04/abr/23 17:13
    · votar


    Delson Na verdade foi algo que eu vi na internet a alguns anos atrás. Guitarra com 3 timbres , mas usando pedaleira. Obrigado

    alfacorrea
    Veterano
    # 05/abr/23 12:38
    · votar


    Minha sugestão é separar o estudo em partes: (A) como funciona o som? (B) Como e onde é emitido o som? (C) Como e onde são amplificados os sinais elétricos? (D) Como e onde os sinais elétricos são transformados? (E) Como e onde a vibração das cordas são transformadas em sinais elétricos?

    abiliao
    Veterano
    # 05/abr/23 18:18
    · votar


    Galera Eu já conheço todo esse assunto mais básico. O que eu quero aqui e o descrito na primeira mensagem. Sem tirar nem por Eu já estudo orquestração faz tempo e estou me aprofundando na guitarra. Muito obrigado pela atenção

    Lelo Mig
    Membro
    # 05/abr/23 19:02 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    edit

    abiliao
    Veterano
    # 07/abr/23 12:45
    · votar


    Delson Qual seria a especificação de um captador para ele captar com muita sensibilidade ? Isso seria feito com um volume mais alto? Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra sensível a respiração