Fico tenso ao tocar por bastante tempo em modo rápido

    Autor Mensagem
    F.A. Sounds
    Membro Novato
    # ago/17 · Editado por: F.A. Sounds


    Hey pessoal, é o seguinte, eu estive agora a praticar os exercicios de sempre, mas decidi abusar um pouco e dar tudo, a testar o meu limite máximo atual, e gostei do resultado (estava a tocar os arpejos do Altitudes a uns 80% da velocidade, quando comecei a aprender a achar que ia demorar um ano xD) mas depois de uma hora de puro shred eu comecei a sentir as mãos tensas, elas tinhas uma sede de tocar rápido, tipo uma necessidade forte de me tornar o yngwie malmsteen há força, e de repente eu tentava praticar lento umas partes em que estava meio atrapalhado e automaticamente eu começava a tocar rápido, obviamente extremamente mal tocado. O que torna impossível a prática, pois os meus dedos ficam tipo uns leões indomáveis e fica extremamente desconfortável praticar, inclusive está a ser dificil digitar isto (porque acabei de sair da tal sessão de prática). Isto é normal e há maneiras de prevenir isto ou é um problema? Preciso de ajuda

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    O geito é vc treinar com metronomo, pega uma velocidade minima e vai aumentando com o tempo, qual calibre de cordas vc usa? Atualmente uso 010 e acho dificil fazer arpejos rapidos por ter q colocar mais força e quanto mais rapido tento ser mais força tenho q colocar, se vc usar 010 ou mais alto, experimenta usar 09 acho q o malmsten usa.

    JJJ
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    depois de uma hora de puro shred eu comecei a sentir as mãos tensas

    Parabéns, você é humano!

    Fábio Santiago
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    F.A. Sounds
    Quando se vai fazer um treino desse tipo meu professor sempre falava pra fazer uns alongamentos antes, e tocar sem pressão sem esforço, deixar a velocidade fluir naturalmente.

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    F.A. Sounds

    É normal isso, mas não torne um hábito.
    Se você faz uma série de exercícios todos os dias, tente o método do 1 BPM por dia.
    É assim.
    Tu sobe 1 BPM por dia.

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Tu sobe 1 BPM por dia.
    Pra tocar Altitudes o cara ja tem que comecar a 180 bpm senao nao vai tirar essa musica nunca kkkk.

    MatheusMX
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não se preocupe.
    Daqui um tempo vc nem vai gostar mais de shredding e vai entrar pro time dos slow hands, como acontece com maioria de nós, guitarristas.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Fábio Santiago

    Vindo do ciclismo, já ouvi que o AQUECIMENTO é importante, mas não se achou resultados científicos para fundamentar o ALONGAMENTO ANTES de uma atividade física. Agora APÓS o DESAQUECIMENTO sim, com finalidade de relaxar mais a musculatura.
    Vou ver se cato o artigo.

    zodiaco10001

    Dieta, segundo a Lei de Newton, pode ajudar! F = m * a
    (foi uma piada)

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    F.A. Sounds
    Vindo do ciclismo, já ouvi que o AQUECIMENTO é importante

    Muito Importante: Pra andar de bicicleta, de preferência em aquecer as pernas. Pra tocar guitarra não precisa, faça o aquecimento nas mãos e nos braços.
    ;)

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Não só pernas, já que se usa muitas vezes as pernas empurrando, e os braços/tronco puxando...

    É meio obvio que o aquecimento para um pedal é diferente para tocar guitarra, que é diferente para tocar piano, etc etc etc...

    Paludo756
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ismah
    É meio obvio que o aquecimento para um pedal é diferente para tocar guitarra, que é diferente para tocar piano, etc etc etc...

    Calma jovem, estava brincando.
    Aproveitando, vale a pena tocar no assunto, procure exercícios para evitar tendinite.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Eu estou mais preocupado, com a possibilidade de não conseguir tocar por causa de duas perfurações por vidro, que tive a uns meses atrás, sobre a mão direita... Está começando a gerar desconfortos agora apenas, mesmo sem eu tocar, apenas por tensionar a mão... Consegui ficar bem pouco ao teclado apenas, coisa de 30 min... E foi culpa do ciclismo... :'(

    Tendinite é meu menor problema de momento...

    Drinho
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Drinho
    · votar


    F.A. Sounds

    Na minha opinião isso é um problema e embora tenha um milhão de formas de tocar guitarra é muito provavel que um guitarrista grosseiro venha a ter problemas com dores.
    Um dos maiores exemplos do mundo é o John Petrucci.....

    Um cara que toca muito com pouquissima eficiencia..... e o resultado disso todos já conhecem, o cara chora de dor até hoje, se nao aconteceu ainda com você pode esperar que a sua hora vai chegar.......

    Tocar guitarra não pode ser dificil nem exigir esforço.... se exigir esta errado e deverá diminuir a velocidade para buscar a perfeição sonora de maneira CONFORTÁVEL, não importa o que você toque.....

    Se espelhe em guitarristas de movimentos curtos e tecnica eficiente, seus musculos agradecerão....

    Isso pra rock claro....

    Se for tocar algo que exija levada tipo um groove, texas blues e etc o braço vai trabalhar junto com a mão e a mão esquerda vai abraçar o instrumento.... ai não tem problema....

    Denis Warren
    Veterano
    # set/17
    · votar


    F.A. Sounds
    Não, dor não é normal, é um alerta de que algo está errado. Pra tocar rápido você precisa estar relaxado e desprender pouco esforço. Uma das coisas mais importantes na técnica é a sincronia entre as mãos, e o uso controlado da tensão e energia. O ideal é atingir um ponto onde você está desprendendo apenas o mínimo de movimento e esforço para a execução das notas, nada além disso. Assim conseguirás tocar por horas a fio sem cansar.
    Se você está tocando por apenas algumas horas e a musculatura está chegando a exaustão, a sua técnica está errada.
    Velocidade e limpeza você consegue por preciosismo, equilíbrio, detalhamento e condicionamento, nunca por grosseria.
    Momentos de explosão são válidos, eles ajudam a superar as barreiras da velocidade, mas devem ser uma pequena parcela do teu estudo, não a base dele.
    Crie a "Memória muscular" através do constante monitoramento da tua técnica, da busca pelo perfeccionismo do movimento motor, e pela constante análise crítica.
    Tocar rápido tem que ser fácil, ou então não tem graça. Uma habilidade é dominada quando pode ser executada naturalmente, de forma orgânica e musical.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/17 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    F.A. Sounds
    os meus dedos ficam tipo uns leões indomáveis e fica extremamente desconfortável praticar, inclusive está a ser dificil digitar isto (porque acabei de sair da tal sessão de prática). Isto é normal e há maneiras de prevenir isto ou é um problema?


    É normal sim, e tem como melhorar. O jeito mais simples é praticar com um metrônomo (digite "metronome" no Google e aparece um). Pessoalmente, eu achei esta bateria eletrônica online e estou usando-a para praticar. Com o tempo, a musculatura desenvolve e você passa a tocar mais relaxado, mas isso não é do dia pra noite, tem que praticar... sempre com calma. Se perceber tensão, reduza o metrônomo.

    Uma coisa que pode te ajudar é usar cordas mais leves. Minhas guitarras possuem escala 25.5" e eu uso encordoamento .008, bem leve. Se sua guitarra é Gibson (escala 24.625"), tente encordoamento .009. A fadiga nas mãos é bem menor, você consegue praticar durante horas. Eu já cheguei a usar cordas .011 há muito tempo atrás, mas depois que comecei a diminuir, vi que eu cansava menos e meu timbre continuava o mesmo... então nunca mais usei cordas grossas novamente, uso .008 até hoje.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Não cheguei a 008 ainda, mas to no caminho... Se der eu uso 007...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Ismah

    Eu usei 007 até o final do ano passado, depois voltei pra 008.

    Ainda guardei um pacote de reserva, caso eu mude de ideia...

    Paludo756
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Eu já cheguei a usar cordas .011 há muito tempo atrás, mas depois que comecei a diminuir, vi que eu cansava menos e meu timbre continuava o mesmo...
    Só pra reforçar.
    Verdade.
    Comigo a mesma coisa.
    Hoje estou usando 009 e uso afinação meio tom abaixo
    Sobre o timbre ser o mesmo, tem sua leve diferença, mas no meio de tantos fatores, não vai fazer diferença.
    Cordas leves ainda deixam as coisas mais fáceis, como a execução de ligados, e principalmente nos bens, a ponte floyd rose só vai pra frente com bens exagerados, quando usava 010 era um inferno de fazer um bend correto, antes de chegar a um tom a ponte já ia pra frente, resultado, bends feios.
    Vale a pena resaltar também que cordas leves vibram mais, quando ouvir alguém falar que cordas grossas tem mais som, bobagem, o Marcos de Ross tem um vídeo também comentando da dificuldade dele com 010 e da melhora que teve com cordas 009, e o cara é levantador de peso.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Rachmaninoff

    Ostentação ein... Vou me recolher a minha humildade ! kk

    Delson
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Stevie Ray Vaughan mandou um abraço pra vocês.

    Paludo756
    Membro Novato
    # set/17 · Editado por: Paludo756
    · votar


    Delson
    Stevie Ray Vaughan mandou um abraço pra vocês.
    Não entendi o comentário.
    Alguém aqui é o Stevie Ray Vaughan?
    É contra usar 009 e 008?

    Tem alguns guitarristas aqui fazendo fila pra te dar um abraço:
    Steve Vai, Dave Murray, Dimebag Darrell, Marty Friedman, Glen Tipton, Ingwie Malmsteen, Eddie Van Halen, Toni Iommi, Jimmy Page, Billy Gibbons, Carlos Santana, Orianthy, Marcos de Ross......
    Não dá pra reconhecer mais os guitarristas porque a fila tá indo longe, mas você ganhará váááários abraços ^_^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fico tenso ao tocar por bastante tempo em modo rápido