Apartamento/Estudos E gravações Digital ou valvulado?

Autor Mensagem
raphael.rui
Veterano
# nov/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Tem claro, Reaper e Studio One sao gratuitos e otimos. Se voce tiver paciencia de achar um jack sparrow da vida ai as opções se abrem mais ainda com ProTools, Sonar, Cubase etc...

Eu se fosse voce comprava uma interface de 2 canais (audiobox ou scarlett). Uma pedaleira que voce consiga o som que voce vai tirar com essas interfaces + um amplitube vai te custar o dobro, e a interface te dá mais possibilidades. Voce pode por exemplo dividir o sinal da guitarra em 2 e gravar em um canal o som da guitarra plugado direto na interface e em outro um amp microfonado e depois mixar os dois. É um mundo eterno de brincadeiras.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/16
· votar


xubaca
Som limpo não deteriora; já o drive, depende do amp.

raphael.rui
Veterano
# nov/16
· votar


CarlosOli878

A Scarlett Solo so tem 1 canal, voce nao vai conseguir plugar uma guitarra e um microfone ao mesmo tempo por exemplo. Procure a Scarlett 2i2 ou a Audiobox 22VSL

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/16
· votar


Para mesma aplicação que você sugere, uso um set bem simples e pelo menos para mim funciona excelentemente bem.

Notebook
Placa audio Line6 Toneport
Software Line6 Gear Box (que veio junto com a placa)
Duas caixas de som Edirol (das mais simples, mas são um pouco melhores que as caixas padrão de multimidia).
Software Reaper para gravação.

Compra uma placa de audio e experimente os softwares disponiveis, alguns são mais caros que outros, mas nada exorbitante, dá para se divertir muito.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


xubaca
Depende do valvulado e do ss que vc compara.
Pra início de conversa, nem sempre se consegue o timbre desejado saturando o power, porém, mesmo assim muitas vezes um valvulado soa melhor que SS mesmo não saturando o power. A fita é que normalmente vc tem que tocar alto pra soar bem, mas não necessariamente saturando o power.

Apesar de eu nunca ter tocado em um MarkV (100w), dizem que ele soa bem mesmo tocando baixo, dai tem que ver o que é "baixo" pra quem diz isso. Dizem que ele tocando baixo dá um pau em outros MB tipo rectifier ou os Marshall da vida. Aliás, os Marshall mesmo são conhecidos por só timbrar bem tocando alto.

O meu Alien 20w, por exemplo, até dá pra timbrar bem tocando baixo, mas é difícil. Eu aposto cinco jujubas que um daqueles single ended de 1w estilo Fender Champ timbra melhor que meu Alien tocando baixo mesmo se eu usar o atenuador, e aposto que um daqueles Roland Jazz Chorus com uma pedaleira decente estilo Pod da Line6 pode soar tão bem quanto, ou talvez até melhor. O mesmo se aplica para softwares com cab impulses, ligando a guita numa boa interface.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


JJJ
digital precisaria tirar energia de um lugar...

Me expressei abertamente mal. Quis dizer ele precisaria retirar muita energia, de algum lugar, bem além do que se tem ali..

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/16
· votar


raphael.rui

legal esses programas, a unica vez em que participei de uma gravação caseira foi em 95 com um gravador k7 akai com compressor embutido, microfone akg relativamente bom pois na época era "barato", e uma mesa makie. gravamos um instrumento por vez num 486 e depois de mixar gravamos no k7 e fizemos demo tapes. não me pergunte maiores detalhes pos quem pilotava a mesa e o pc era meu amigo, mas até hoje fico impressionado com o resultado final.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16
· votar


Porra, apareceu mais uma duvida agora. Pesquisei aqui e achei o Blackstar HT-1, achei mt bacana pra apartamento, 1W. Fiquei com o coraçao balançado, ia comprar a Scarlett 2i2 hoje.

dallman
Membro Novato
# nov/16 · Editado por: dallman
· votar


CarlosOli878

Na minha opinião, para apartamento, ainda sim, teria que ter as duas opções juntas: fone de ouvido e amp!!!
- Mesmo com um pequeno valvulado vc ainda precisará de um fone de ouvido em determinadas situações (1W valvulado ainda faz muito barulho na madrugada, recebendo visitas, bebês a bordo etc), e se você liga-lo muito baixo não justifica ter o valvulado.
- A gama de timbres que você consegue com um Amplitude 4 vai lhe ajudar a amadurecer muito como músico e sobre timbrarem de equipamentos e de instrumentos, e sobre gravação.
- A sensação de captar o som do ambiente é diferente de capta-lo através de um fone dentro do seu ouvido.

COMPRE OS DOIS. Talvez um de cada vez, mas tenha os dois. Eu compraria primeiro o sistema de interface se estivesse começando a tocar nesse exato momento, e começaria com o amp de já tivesse alguma noção, tocasse algumas músicas, já soubesse mais ou menos a linha de som e instrumentos são da minha preferência.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


CarlosOli878
Eu tive um Blackstar HT40 e pra falar a verdade, é um bom amp mas não vale o preço. Estou muito mais satisfeito com o meu Alien. Eu acho que com o HT1 vc vai ficar um pouco limitado pela falta de recursos do amp, mas tem gente que prefere um amp baixo do que usar interface, DAW etc...
Enfim, se eu morasse em um apartamento, eu compraria a interface, mas é conveniente vc pegar um Blackstar desse pra testar e ver se soa bem pra você. Só tenha em mente que talvez ele te deixe um pouco limitado, mas nem sempre isso é um problema grande se o timbre é bom.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16
· votar


É, de começo vou ficar com a interface mesmo. Pra futuro irei pesquisar bastante um valvuladozinho pra ter junto. O melhor dos 2 mundos, digital e analógico. Mas fica pra daqui um tempo, dolar ta caro, encomendei uma guitarra com o Cleder Peruzzo, to numa ansiedade absurda. Vou ficar com a interface, ser feliz durante um tempo e depois a sede de ter um amp valvulado e uns pedais vai chegar e irei me preparar! Obrigado a todos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


CarlosOli878
Que daora, guita handmade! Parabéns, cara!
Acho que a interface é a melhor pedida pra agora. Verá que tem um milhão de maneira de trabalhar com ela, é super divertido, dá pra brincar um bom tempo com isso. Depois vc vai ver que tocar direto no amp é um outro mundo, não necessariamente melhor ou pior, e que também dá pra brincar bastante.

CarlosOli878
Membro Novato
# nov/16
· votar


acabaramosnicks
Verdade, amigo. Parei tem uns 3 anos, vendi as 2 que tinha, decidi voltar e Peruzzo me chamou muito a atenção. O lado ruim: faltam 5 meses pra guitarra sair. Até lá é paciência e muita ansiedade hahaha! Paguei agorinha a scarlett 2i2, esperar chegar, vou deixar tudo pronto esperando minha filha unica chegar. Obrigado aos que se dispuseram a ajudar. Abraço a todos!

KenACwb
Membro Novato
# nov/16
· votar


Porra, apareceu mais uma duvida agora. Pesquisei aqui e achei o Blackstar HT-1, achei mt bacana pra apartamento, 1W. Fiquei com o coraçao balançado, ia comprar a Scarlett 2i2 hoje.

Acredito que vc tomou a decisão correta em primeiro explorar as opções via software e depois acrescentar um valvulado no seu set. Sobre amps de 1W ou 5W minha opiniao é que sempre faltara headroom pro som limpo. Eu iria para um min de 40W ligado junto com um loadbox para vc poder atenuar o drive e eventualmente passar pro computador o som. Já tive o HT-1, pra mim não rolou por causa da falta de headroom pro clean.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


CarlosOli878

Eu não recomendaria esse amp pelo seguinte motivo, veja o circuito.

Ele é complexo, considerando que possui 1w. Recomendo um que tenha um circuito mais simples pois caso um desses componentes do tipo SMD danifique pode ficar muito caro a manutenção, ou simplesmente não ter devido ao equipamento sair de linha.
O Vox AC4 por exemplo, tem um circuito mais simples e de fácil manutenção e obtenção de peças em caso de necessidade de troca.
Espero ter ajudado

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


CarlosOli878

Por curiosidade... O que te leva a querer um valvulado?

Luiz_RibeiroSP

Baaah não sabia que o AC4 era com componentes PTH...
Pensa em uns olhos brilhando do lado de cá da tela hehehe

henriquelhrf2
Veterano
# dez/16
· votar


O AC4 é um belo amp, já tive um.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


Haha, eu tenho um AC4 e é um dos meus brinquedos preferidos. E o meu é a versão que atenua pra até um décimo de watt, então dá pra tocar no apartamento de boa, mesmo com criança pequena.

Maaaas... versatilidade bem reduzida. Como tem pouco headroom e não tem loop, é difícil trabalhar com pedais. Uma tele plugada direto nele dá um som muito bonito que não precisa de mais nada, mas pra quem gosta de um monte de efeito pode ser dor de cabeça.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


BrotherCrow

Não mexi em um, mas se deixar com os 4W e volume abaixo dos 40% não fica limpo?
Acho que 40% do volume não satura muito e tem amplitude suficiente para tocar em casa. Me pareceu que para usar nos estudos é bem interessante.

dallman
Membro Novato
# dez/16
· votar


Não mexi em um, mas se deixar com os 4W e volume abaixo dos 40% não fica limpo?
Acho que 40% do volume não satura muito e tem amplitude suficiente para tocar em casa. Me pareceu que para usar nos estudos é bem interessante.


Qualquer valvulado pequeno 5w (cada um com suas particularidades de projeto), se vc deixa ele em 40% e empurra com um clean boost vai dar uma baita volume clean sim.

BrotherCrow
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
dallman
Sim, quis dizer com volume pra tocar em ensaio. Em casa dá tranquilamente.

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Opa, estão falando de amp de brinquedo divertido!! hehehe

Inclui o Bugera V5 ae. Muito divertido, e rola ensaio basico sim, nos 5w. Claro com parcimonia, nada de metal e coisa do capeta barulhenta. hehe

A redução de 5, 1 e 0,1 é MUITO útil.

Tudo som dele ae, microfonado ou som de cam.







Sub_Zero
Veterano
# dez/16
· votar


Também tenho um AC4, o meu é o BL, com falante de 10", e é de boa usar ele pra tocar em casa. Meu vizinho ainda não reclamou, e como os filhos dele fazem barulho me irritando até às 23;00 hs, decidi que era hora de comprar meu AC15 rsrsrs.

dallman
Membro Novato
# dez/16
· votar


BrotherCrow

Ainda acho que 5w 1x12 + boost, vc ensaia tranquilo desde que: não seja metal ou estilos mais pesados; e não seja espaço muito aberto.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


Sub_Zero

Eu acho que é melhor ir para o AC30 ou AC60. A minha impressão é que de 5W para 15W não teve tanta diferença. De 30W para 50W e 100W também não percebi, mesmo porque todos os teses foram ensurdecedores.

dallman

Não entendi o Boost, é para tocar limpo?
Porque se o amp estiver com baixo volume e você adicionar sinal de entrada, ele vai tender a saturar o pré-amp e assim não vai haver som limpo.

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
Não entendi o Boost, é para tocar limpo?
Porque se o amp estiver com baixo volume e você adicionar sinal de entrada, ele vai tender a saturar o pré-amp e assim não vai haver som limpo.
(2)
mesmo sendo um boost clean, vai sujar o amp...

dallman
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: dallman
· votar


Luiz_RibeiroSP
ogner

Façam o teste... e depois opinem aqui por favor... Comigo acontece isso. NÃO SEI A EXPLICAÇÃO TÉCNICA..: [retirado], faço aqui e dá certo, dá uma testada e me retorna por aqui)... Lembrando que o boost não pedal de overdrive, é um clean boost mesmo, ou um lowgain set com ganho no (quase) zero.

Poe o amp em 40% (ambos volume e gain), e coloca antes um clean boost com volume no máximo... depois tira o pedal, e tenta chegar no mesmo volume usando apenas o amp... qual diferença fica aí?

ogner
Veterano
# dez/16
· votar


dallman
Depende tb muito do circuito do amp!!

Em qual amp vc faz isso??

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


dallman
ogner

Tão confundindo distorção de pré com power...

E não depende do circuito tio Óg! Lembre que o fator de ganho é fixo, o que muda é a intensidade do sinal injetado. Se o pré fica sobrecarregado no input ele distorce, isto é, ocorre overdrive.
Pra distorcer o power, precisa ser injetado um sinal com potência suficiente para saturar a saída (dá para determinar o valor por Pout - ganho = Pin). E isso implica em volume no máximo, ou algo no loop injetando sinal alto.

Na prática isso é fácil de acontecer, principalmente por SAG, mas para isso ser notado como ceifamento precisa ser metade do fator de crista (Ppeak/Prms, em guitarra se fala de uns 30dB mais ou menos)...

Pessoalmente, só sei de alguns raros amps que de fato satura o power... E pessoalmente afirmo: não muda BOSTA NENHUMA...

Então volta a pergunta: qual a tara com isso?

dallman
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ismah
ogner

Aquilo ali, foi viagem minha, já retirei do texto... O fato é que consigo aumentar o headroom com pedal de volume/boost de dois pequenos valvulados (5w e 15w) fazendo aquilo lá q mencionei. >D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apartamento/Estudos E gravações Digital ou valvulado?