Três testes de gravações - seis gravações ao todo

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Kleber Blacklock


    Senhores,

    Usei três métodos de gravações nos links abaixo:

    1 - Microfonação do amplificador usando os microfones condensadores do Boss Micro BR 80;

    2 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando os efeitos internos do aparelho;

    3 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando meus pedais analógicos e simulador de amplificador do Micro BR 80 (Tweed).

    Para cada opção acima, fiz duas gravações, clean e drive.

    OBS. 1: foram gravações simples e rápidas, não perdi tempo fuçando nas equalizações, apenas quis testar os métodos;

    OBS. 2: favor desconsiderarem o som do metrônomo em algumas das gravações, só percebi que gravei o metrônomo junto na hora de ouvir as gravações, aí, não quis regravar tudo.

    OBS. 3: não especifiquei qual gravação é qual, gostaria que opinassem, algumas são mais óbvias de se descobrir como gravei. Depois explico qual gravação usei qual método.

    Segue abaixo a relação de links:

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/1-gotten

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/2-gotten

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/3-gotten

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/4-tattooed-millionaire

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/5-tattooed-millionaire

    http://soundcloud.com/kleber-blacklock/6-tattooed-millionaire

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    ALF is back
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    a gravação 1 foi a melhor na minha opiniao, seguida da gravação 3....a gravação 2 ta muito magra, sem corpo, parece q ta tocando em caxinha de pc mono

    dos testes com, drive, o teste 4 foi melhor q o teste 6...note q o teste 5 vc colocou o link errado, repetindo o teste 4...mas procurei la o teste 5 e achei...o 4 ficou melhor q ele, mas vc pode arrumar o 5 q ele deve ficar bom, colocando mais medios graves e menos agudos e menos ganho...ele ficou um pouco abelhudo...talvez vc tenha outras simulações de falantes pra usar no teste 5 que melhore!

    resumindo, acho q microfonando ta melhor por enquanto...talvez vc consiga melhores resultados simulando outros amps, usando um recabinet, por exemplo...em gravações, nao podemos rotular q microfonar é melhor, mas da forma q vc ta fazendo ai, esta sendo!
    tudo isso é minha opiniao!
    abç

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Minhas impressões:

    Nas clean, achei a primeira bastante boa. Gostei do timbre, frequências todas bem aparentes e cristalinas. A segunda houve uma perda significativa de sinal e a terceira me pareceu um pouco abafada.

    Nas drive, já houve uma variação grande nas frequências e menor no sinal.... Não sei qual eu gostei mais, precisaria ouvir mais vezes. A primeira ficou um pouco mais abafada e as duas ultimas mais abelhudas.

    Bom esse teste, da prá notar uma grande gama de variações e se dedicar a trabalhar a com melhor resultado, ou mesmo ter opções de gravações para situações diferentes.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    As minhas impressões são iguais a do Lelo Mig.

    Acho que todas ficaram boas, sobretudo o primeiro exemplo limpo. Nas gravações com drive, talvez uma compressão no computador deixe-as com um som mais encorpado. Porém, sou bem leigo neste assunto. De um modo geral, todas são "aproveitáveis", sem ruídos ou perdas significativas.

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    ae, lá vai!

    meus chutes (nem li os outros posts pra nao influenciar)

    1 totalmente em linha
    2 mic
    3 com pedais
    4 com pedais
    5 totalmente em linha
    6 mic, ambiente

    MMI
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Pois é... Achei que o som do (1) limpo foi mais equilibrado. Já no drive sinceramente não sei o que você buscava, mas achei as duas últimas agudas.

    ALF is back

    Chegou o mestre, agora nem falo mais nada... kkkkkkk

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    1. ficou boa, com um timbre aveludado e quente. Até daria pra chutar que foi em linha e usou uma simulação de amp valvulado.

    2. Chutaria que essa foi em linha com efeitos internos;

    3. Diria que essa foi microfonada e na minha opinião ficou a melhor das tracks clean.

    4. Acho que essa foi microfonada e na minha opinião ficou a melhor.

    5. Essa acredito que tenha sido em linha utilizando pedais.

    6. Essa em minha opinião deve ter sido em linha com efeitos internos;

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Depois tem que matar nossa dúvida meu chapa! falar qual usou qual método!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    ALF is back
    note q o teste 5 vc colocou o link errado, repetindo o teste 4...mas procurei la o teste 5 e achei...

    Opa, valeu por avisar, já consertei!

    Lelo Mig
    Bom esse teste, da prá notar uma grande gama de variações e se dedicar a trabalhar a com melhor resultado, ou mesmo ter opções de gravações para situações diferentes.

    Pois é, após gravar consegui perceber os pontos que podem ser melhorados, por exemplo, algo que ficou muito grave diminuir um pouco os graves, e por aí vai. As possibilidades são muitas, acredito que nem será necessário comprar mais nada, dá para trabalhar bem as ferramentas que tenho em mãos. O problema é o costume com pedaleiras, diversos simuladores diferentes, no meu caso atual (pedais analógicos) terei que me contentar com bem menos timbres. A parte boa é que isso me forçará a encontrar um timbre específico e deixar de imitar os outros.

    LeandroP
    Acho que todas ficaram boas, sobretudo o primeiro exemplo limpo.

    Mestre Panucci! Então, concordo com vocês, o primeiro timbre achei que ficou muito bom. E veja só, foi gravado em linha com os efeitos internos da BR 80, ou seja, é só UMA opção de simulador, tenho muitas outras para testar.

    OBS.: velho, seu pedal está me deixando maluco com tantas opções. Eu regulo ele certinho, paro de tocar, quando volto, percebo que dá para mudar alguma coisinha, e essa coisinha vira um monte de coisas, nunca fico satisfeito, hehe.


    kiki
    1 totalmente em linha
    2 mic
    3 com pedais
    4 com pedais
    5 totalmente em linha
    6 mic, ambiente


    Bingooooo!!! Acertou todas!!! Caramba, que ouvido! Segue abaixo as especificações detalhadas:

    1. Gotten - efeitos da BR 80
    2. Gotten Live
    3. Gotten - pedais na BR 80
    4. Tattooed Millionaire - pedais na BR 80
    5. Tattooed Millionaire - efeitos da BR 80
    6. Tattooed Millionaire Live

    Parabéns!

    MMI
    Achei que o som do (1) limpo foi mais equilibrado. Já no drive sinceramente não sei o que você buscava, mas achei as duas últimas agudas.

    Concordo em relação à opção 1 e a maioria também concordou. Acho que tenho algum problema auditivo, gostei pra caramba da gravação ao vivo com drive, mais ardido, claro que será necessário um posicionamento melhor dos microfones, porém, ainda assim gosto mais assim, hehe.

    rcorts

    Chegou perto, porém, ainda assim consegui enganá-lo, hehe. Dá uma olhada um pouco acima que eu postei o resultado.

    Valeu à todos que perderam um pouco de tempo e ouviram às gravações!


    Kleber Blacklock

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock

    Esse pedal é um canivete suíço. Ele não tem 2 drives como o nome sugere, tem 6. Experimente as opções low-gain dele... Só não digo que é tesão pra não baixar o nível (rsrsrsrs).

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    LeandroP
    Esse pedal é um canivete suíço. Ele não tem 2 drives como o nome sugere, tem 6. Experimente as opções low-gain dele... Só não digo que é tesão pra não baixar o nível (rsrsrsrs)
    Então, até com a Les Paul o low gain do pedal de cima é praticamente zero, só dá uma encorpada no som. Nessas gravações usei o hiper drive de baixo com o ganho na metade, imagina só com o booster do Bad Monkey? Não é exatamente o timbre que eu queria (a princípio minha intenção era adquirir um clone de um JCM (Wampler), porém, a variedade que o NIG oferece compensa a opção.

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    ALF is back
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock
    ixi cara....me embananei na sua explicação lá em cima...sinceramente, nao li mto nao! rs
    pensei q fosse:

    1 - Microfonação do amplificador usando os microfones condensadores do Boss Micro BR 80;

    2 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando os efeitos internos do aparelho;

    3 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando meus pedais analógicos e simulador de amplificador do Micro BR 80 (Tweed).

    4 - Microfonação do amplificador usando os microfones condensadores do Boss Micro BR 80;

    5 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando os efeitos internos do aparelho;

    6 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando meus pedais analógicos e simulador de amplificador do Micro BR 80 (Tweed).

    entao, pra interpretar melhor minha opiniao, leia como se vc tivesse feito isso ai em cima...rs

    no final das contas, os testei 1 e 4 pra mim foram os melhores, independente do metodo!

    rcorts
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kleber Blacklock


    Pois é meu, me surpreendeu. A lição que fica pra mim disso tudo é que nem sempre gravação microfonada é melhor, pois depende de uma série de fatores como posição do mic, tipo e modelo do mic, tipo e modelo do amp, acústica da sala, volume do amp, pré-amp onde se liga o mic e etc...

    E se esses fatores não estiverem todos contribuindo com a gravação pode se perder em qualidade. Me assustou bastante ver que as microfonadas foram as de pior qualidade.

    As gravações em linha tem uma tendência de manter uma homogeneidade maior entre-si, acredito eu, já que basta manter as mesmas regulagens dos equipamentos, que neste caso seriam o próprio Micro BR 80, seus pedais analógicos e a sua guitarra para conseguir resultados bem similares.

    Agora relendo seu post inicial compreendi também porque as faixas 3 e 4 ficaram melhores (pelo menos ao meu ver): por causa do simulador de amplificador que no caso desse seu pedal Micro BR 80 realmente funcionou tão bem que me enrolou direitinho, he he:

    Kleber Blacklock:
    3 - Gravação em linha no Micro BR 80 usando meus pedais analógicos e simulador de amplificador do Micro BR 80 (Tweed).

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    rcorts
    A lição que fica pra mim disso tudo é que nem sempre gravação microfonada é melhor
    hahahaha, ce sabe que o meu metodo de chute foi exatamente o contrario, as gravações melhores provavelmente são em linha!

    Kleber Blacklock
    Bingooooo!!! Acertou todas!!!
    o/
    ganhei um premio?

    o que acontece acho é que como tá tudo bem direto (sem pós produção) dá pra sentir bem as diferenças.

    o totalmente em linha tem um ar meio ríspido, tá muito seco. depois teria que receber no mínimo um reverbzinho.
    e acho que a simulação de ampli dele é um pouco "dura", nao sei explicar. é comum acontecer isso em simuladores digitais.

    o com pedais parece que soa alguma coisa "descasada", como se houvesse algum conflito de niveis, não sei. as vezes parece que ameaça clipar.

    o microfonado é facil porque soa excessivamente ambientado (problema de ser condensador, essa é porque eu ja sabia disso de antemao né?).
    ou teria que ter um ambiente mais seco (um quarto com muita cortina-tapete-cama-sofa-armario aberto) pra reduzir isso, ou um outro mic mais na cara.

    mas todos os tres se desse um tapa dava pra aproveitar, como disse o leandrop.
    com um trabalho de mix dava pra tentar disfarçar mais cada um e deixar parecidos.

    é isso aí, manda ver nesses testes de gravação aí que tem futuro!

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Pra mim, microfonar exige muito mais de nós do que espetar a guitarra em linha usando simuladores.

    Tanto que eu sempre digo aqui: microfonar é uma arte! Assim como mixar.

    Boa Kleber Blacklock!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Três testes de gravações - seis gravações ao todo