Projeto Les Paul Custom - Luthier

    Autor Mensagem
    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15


    Estou com um projeto antigo que quero colocar pra frente com um bom luthier.
    Vou abrir o tópico para ir atualizando sobre o projeto, como um diário. E também para que eu tenha tudo guardado em algum lugar e não me perca.

    Se trata de uma guitarra modelo Les Paul com apenas o captador da ponte, sem knobs e apenas a chave para "ligar/desligar" a guitarra (o captador).

    Corpo: Mogno ou cedro, flat (sem a barriga), pintura branca fosca e com frisos pretos estilo Gibson Les Paul Custom.

    Braço: Mogno ou cedro, colado e mais fino que o tradicional. Mais ou menos nas medidas (espessura do braço, shape e espessura da escala) de uma superstrato. Escala sem marcações (apenas as bolinhas no topo da escala).

    Escala: Ébano (para se aproximar ao máximo do preto) ou maple (se decidir por escala clara). Trastes extra-jumbo.

    Captador: Malagoli Hellbucker HH777

    Simulação visual inicial do projeto: http://i.imgur.com/UvLeShD.png

    É isso. Estou em fase de orçamento com alguns luthiers da cidade. Com o tempo vou atualizando aqui :]

    Delson
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    Vai ficar massa. O ébano casa muito bem em Les Pauls brancas, na minha opinião.

    Mas, também na minha opinião, uma LP Single Pickup pede um double cutway. Mas é só uma questão de gosto pessoal meu de minha pessoa a mim mesmo myself, kkkkkkk


    Enfim, boa sorte na sua empreitada. Vou acompanhar por aqui.

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    From hell heim? Não é muito a minha praia, mas tende a ficar bem legal.

    Me lembrou mais uma ESP do que uma Gibson, mas, de toda forma, ficou interessante.

    Eu não conseguiria viver com uma guitarra sem knobs. Só com um captador ainda vá lá, mas sem knobs não daria pra mim!

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Delson
    Já eu não sou muito fã de cutway duplo hehe.

    Valeu, man!

    EduJazz
    Muita gente estranha.

    Eu não uso os knobs em nenhuma das minhas guitarras. Nunca usei, na verdade. O único uso que faço deles é setar o volume do braço no zero e usar a chave como um liga/desliga. O resto é sempre no máximo o tempo inteiro.

    Então como é um projeto custom, farei tudo exatamente ao meu gosto e encaixando nas minhas necessidades. Daí sem knobs e chave servindo apenas como on/off hehe.

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    Entendi e respeito. Cada músico sabe das suas necessidades, o que usa e o que não usa. O Paul Gilbert tem uma ideia semelhante em algumas guitarras, já que diz não usar o knob de tone.

    E quanto ao captador? Tenho Malagoli em uma guitarra, sei que são bons, então o que digo não é, de forma alguma, preconceituoso, mas não pensou em algo com ainda mais qualidade? Por ser um projeto custom, etc...

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    EduJazz
    Com o tempo, sim, pretendo dar uma upada. Talvez um EMG.

    É que já tenho esse HH777, então vai ele mesmo por enquanto hehe. Mas é um puta captador.

    EduJazz
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    Captei! Legal, boa sorte com o projeto!

    renatocaster
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Achei legal, ficou bem exclusiva.

    Tentarei acompanhar o tópico para conhecer o desfecho desse projeto.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Estéticamente a guitarra ficou a MTO linda, vagamente me lembrou a Gibson Signature Buckethead Les Paul.

    Achei legal, ficou bem exclusiva. 2

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    EduJazz
    renatocaster
    FELIZ NATAL
    Valeu, caras.

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    Lindo projeto, cara!

    É polêmico uma guitarra sem knobs (não me vejo sem!), mas vc tem q buscar aquilo que te atenda mesmo.

    Abraço

    alexandrecoppo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido
    Vou acompanhar, ficou muito lindo seu projeto cara.

    tomarock
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: tomarock
    · votar


    EduJazz
    Headstock invertido
    Tenho Malagoli em uma guitarra, sei que são bons, então o que digo não é, de forma alguma, preconceituoso, mas não pensou em algo com ainda mais qualidade?
    Sobre esse postulado... vou relatar uma experiência pessoal. Tenho uma guitarra handmade que comprei de um colega que conheci na internet. Ele fez o curso de luthieria com o próprio Henry ho, e essa foi a guitarra de "conclusão do curso". Corpo de Caixeta, ferragens todas gotoh, floryd gotoh, pulsh-pull, um hh777 na ponte e 2 singles, sendo um malagoli no braço e um tagima meia bomba no meio.
    Toquei por vários anos com essa guitarra, tirando timbres muito bons.
    Há pouco tempo, tive oportunidade de comprar uma prs Torero, que vem com captadores EMG ZW. Eu achei que a "qualidade" do meu som distorcido ia aumentar drasticamente, pois seria um EMG ativo comparando com um Malagoli brasileiro. Bem.. o que eu pude constatar é que em termos de "qualidade", esse captador está em um nível das grandes.. seymour, emg, dimarzio, etc. Um captador fantástico. Eu ganhei em variedade de timbre com o EMG, etc, mas se for falarmos em Qualidade do som, digamos que são equivalentes. Ambos ótimos captadores, bem construídos.
    Não sei se consegui me expressar bem... MAS VAI NA FÉ QUE HH777 É SOMZEIRA! Eu não penso em tirar ele da minha guita.
    Se quiser conferir o som dele digita "tomarock palmas revolução" no youtube. Gravamos uma demo, usei só ele pra fazer todas as guitarras.
    https://www.youtube.com/watch?v=4TfmBwJavj0

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Nefelibata
    alexandrecoppo
    Valeu! o/

    tomarock
    Sim, man. Há muito tempo sou um defensor do HH777 como captador pau a pau com os grandes. Óbvio que rola sempre o "preconceito" devido ao preço. Mas o custo se dá pelo fato de ele ser inteiramente brasileiro e fabricado aqui, não por menor qualidade. É o carro-chefe da Malagoli e nunca, jamais, encontrei qualquer contra nele em pouco mais de um ano que o uso.

    O Realbucker do braço também é espetacular. Não uso porque não uso cap do braço mesmo. Comprei o par por 'estética', pra ficar bonitinho na guitarra rsrs. Mas também é um puta captador.

    krixzy
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: krixzy
    · votar


    Mogno ou cedro

    Tenho uma guitarra de cedro e outra em mogno, acho totalmente diferente uma da outra, não acho o mogno grave, acho que ele corta bem as frequências agudas, e fica com um timbre fechado e cheio, já o cedro me parece que realmente favorece os graves, só que acho muito grave, e é um grave macio, não chega nem perto dos graves firmes do mogno, essa é minha impressão, mas são guitarras diferentes, então não dar pra ter certeza, apesar de que a minha em cedro é totalmente diferentes das de mogno que toquei, que tiveram uma boa semelhança no timbre entre elas, então acredito que o mogno é bem diferente do cedro, ao contrário do que se diz por ai.


    Headstock invertido
    Sabe dizer qual site foi feito essa simulação? Já procurei mas nunca encontrei, queria simular uma Jackson com algumas ideias minhas...

    Drinho
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Drinho
    · votar


    Headstock invertido

    Heavy Metal esse trem aí hein brow.....

    Ébano é muito mala....

    HH777

    Bicho eu to sem guitarra que eu me desfiz das minhas até chegar a que encomendei, o combinado era pro meio de julho agora, tomara que nao atrase tanto porque eu sei que vai atrasar, afinal sempre atrasa....

    Nesse meio tempo meu primo deixou uma SG aqui parecida com a do angus young kkkk com esses captadores malagolis....

    na boa!

    é diversão até o amanhecer.....

    e tão junto com qualquer duncan que eu já tive no passado sem sombra de dúvidas....

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    krixzy
    Interessante isso. Vou conversar direitinho com o luthier pra ver o que ele me diz sobre a madeira. Não me decidi ainda.

    Ah, o site é: http://www.frankmontag.com/editors.htm

    Drinho
    São ótimos mesmo!

    Valeu!

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido
    Drinho

    Pessoal da LDR tá fazendo uns captadores bem legais tb. Comprei um set de singles, gostei, tanto que depois botei um set de humbuckers personalizados numa outra guita.

    Tenho seymour duncan em outra guita e já tive dimarzios, fender, gibson e fralin.

    Digo que apenas o Fralin é um pouco melhor na musicalidade e autenticidade do timbre single. O resto tá no mesmo nível.

    Malagoli ainda não testei.

    Abraço

    Sr.Saul Hudson
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Headstock invertido

    Porr@ um HH777, vai fugir!Acompanhando ai man...



    FELIZ NATAL

    Bota um kill switch, haha

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Headstock invertido

    up da curiosidade

    Buja
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Achei o projeto no minimo interessante! Simples e muito objetivo. Sem falar que a guitarra vai ficar linda. Que acha de trocar o ebony por uma braço de fibra de carbono?
    (Nao sei onde se consegue, mas acho que vale a pena numa guitarra custom)

    E claro, escala com 24 trastes, se isso for importante pra voce.

    pedropohren
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    FELIZ NATAL
    Estéticamente a guitarra ficou a MTO linda, vagamente me lembrou a Gibson Signature Buckethead Les Paul.

    LEU A MINHA MENTE VEY!!! :P

    Cara, se vc quer só ter a chave lá em cima pra usar on/off, eu ao invés disso usaria ela como splitadora do humbucker, pq dai vc poderia ter as bobinas juntas em uma posição da chave, single coil na outra (e ai vc poderia colocar outra chavezinha de 2p pra decidir qual das duas seria a ativa), e em paralelo na terceira... Sem necessidade de knobs, e mesmo assim vc teria uma BAITA gama de timbres!!! ;)

    A Craviola elétrica da Giannini (que eu particularmente adoro por ser nada mais nada menos que uma Les Paul com elétrica e corpo diferentes :3 ) usa uma elétrica parecida, com esse splitador nos dois captadores... ^^

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    poxa, lespa é captador no braço para dar som gordo (a minha uso 90% do tempo ele, só não uso com muita distorção, que aí embola)

    demian e eduardo
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Só não entendi o pq da chave de seleção

    brunoeZ
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Bonita demais LP branca

    Se você me permitir perguntar, vai gastar quanto em média $$?

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    não curto muito lp branca, mas tem uma que gosto e tenho vontade de fazer uma réplica ja que a original custa uma fortuna. È a iron cross do james hetfield, tanto a preta quanto a branca são iradas.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    demian e eduardo
    Só não entendi o pq da chave de seleção

    Se estiver esperando a resposta ainda... vai ser para "desligar" o som da guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Meus 10 centavos...

    - A ideia do killwitch é ótima. Ela é uma mão na roda.
    - Os knobs de volume são necessários, para um ajuste rápido e emergencial. Sempre com treble bleed (salvo para sons mais vintage).
    - Um captador limita a guitarra. Uma segunda opção é bem vinda, mesmo que pouco usada.

    Calime
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Headstock invertido

    Putz, tenho certeza que vai ficar muito legal, achei as escolhas bem legais, tanto de estética qto das madeiras e modelo, parabéns! Me identifiquei bastante com o projeto.

    Sobre o corpo, acho que uma peça inteiriça de mogno é ideal(claro, se possível). Talvez em relação a ponte, pensaria na hipótese de fazer algo do tipo string thru body(acho que escreve assim), cordas transpassando o corpo. Fugiria um pouco da estética de LP tradicional, mas deixaria ainda mais personalizada, alem do lance da sustentação as notas. Pensaria tbm em implementar algum circuito ativo de ganho interno na guitarra. Também pensaria em mudar um pouco o formato do corpo, mas tipo, algo mínimo, um detalhe pra fazer uma diferença e ficar algo mais personalizado ainda.

    Os Malagolis de fato no geral são muito legais, mas como é um captador, facilita as experimentações, pq aí só precisa comprar um captador. Pensa em usar ela mais voltado pro lado high gain ou tbm em algo mais rock? A kra dela tá bemmm metal, dá pra sacar isso só na descrição, kkkkkk, imaginei algo na vibe da ESP Eclipse...se for mais metal, tem uma renca de caps que eu testaria, da Malagoli, Sergio Rosar, do Edu fullertone e alguns gringos tbm.

    Um dia penso em fazer algo bem parecido com esse conceito seu, só falta decidir exatamente como ficará e principalmente, a grana, kkkkkk

    Calime
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Ismah

    Kra, eu penso o seguinte: se o kra tem em mente o que quer, e já sabe qual a necessidade dela, e onde e pra que vai usar o instrumento, o céu é o limite saca? Não sei exatamente no que ele vai usar, e nem qual o nível de vivencia com guitarras do kra, mas se ele já sabe o que quer, isso é ótimo.

    Falando por mim, hj tenho bem mais noção que a 10/15 anos atrás, e tenho plena certeza ao sugerir algo, pq, devido a minha experiencia adquirida, me permito isso. Acho que talvez seja algo similar ao pensamento do colega aí.

    - Os knobs de volume são necessários, para um ajuste rápido e emergencial. Sempre com treble bleed (salvo para sons mais vintage).

    Dúvida: vc disse que o treble bleed não é pra sons vintages? Acho que, ou interpretei errado, ou vc esteja enganado ou pensou uma coisa e escreveu outra; sempre tive pra mim que o treble bleed é mais voltado pros low gains, pro lance de manter brilho qdo se usa o volume mais baixo, o lance da dinâmica e talz...nesse caso, dependendo pro que ele tem em mente, não é necessário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto Les Paul Custom - Luthier