Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# set/15
· votar


Uma archtop do João Cassias, que considero um dos mais talentosos luthiers, mostrando um som fantástico. Essa versão de Golden Slumbers ficou sensacional.

http://www.tvgazeta.com.br/videos/musical-graca-cunha/ (7:56)

nichendrix
Veterano
# set/15
· votar


Alguns caras que sabem do que estão falando e fazendo:



MMI
Veterano
# set/15 · Editado por: MMI
· votar


Um vídeo sobre a construção de um baixo archtop, por um dos maiores nomes do mundo das archtops, Tom Ribbecke (um dos mestres do brasileiro João Cassias).



axleWs
Veterano
# set/15
· votar


E cadê o fim? kkkkkk

MMI
Veterano
# set/15
· votar


axleWs

Fim? Que fim?

Você quer ouvir mais desse baixo archtop? O som dele é poderoso...



boblau
Veterano
# set/15
· votar


Neste final de semana passado fui escolher as madeiras para a minha Archtop na oficina do Cassias.

Nunca vi nada parecido, nem nas PRS Artist Private Stock e olha que eu tenho uma 10 top.

Fora o que eu vi lá semi pronto de instrumentos construídos por ele. Não dá nem para descrever.

Alguns podem dizer que é loucura gastar dinheiro com guitarras de luthier pois elas podem não valer o que gastamos, uma vez que elas não tem uma "marca" conhecida. Sinceramente, acho que vou vender todas as minhas "marcas" e fazer alguns instrumentos com ele.

E quando eu morrer, se elas não valerem nada como herança para alguém, peço para usá-las na minha cremação. Aí elas me acompanham no pós vida...

MMI
Veterano
# set/15
· votar


boblau

A gente quase se encontra ali... kkkkk

A coleção de madeiras, em ambiente controlado, é impressionante! Nunca vi igual, mesmo falando em luthiers tops dos EUA. Depois de estudar com Somogyi e Ribbecke, entre outros, ele tem os contatos e compra as madeiras mais inacreditáveis dos gringos. A PRS não tem muito interesse de comprar essas peças individualmente - digo isso porque particularmente gosto delas e tenho 3, mas não é a mesma coisa.

É de fato uma possibilidade que guitarras de luthiers brasileiros acabem por não valer nada. Mas estou mais que convencido da qualidade que o João Cassias tem (a Dunamiz também), que não conheço em outros luthiers nacionais - vou frisar que não conheço todos, obviamente. O João tem uma formação invejável como luthier, que nenhum outro tem. Não duvido que o nome dele começará a se espalhar para fora do Brasil muito em breve.

Para quem não sabe... Algumas marcas nacionais e empresas multinacionais estão investindo para que haja um São Paulo Guitar Show, a exemplo de alguns que ocorrem em outras partes domundo, como o de Montreal, Santa Barbara, Holy Grail Guitar Show etc. O primeiro evento já ocorreu, quando convidaram o O`Brien que deu um curso de 10 dias para luthiers na fábrica da Tagima, num evento muito bom, o O'Brien SP Guitar Show. Foi um sucesso, o Robbie O`Brien ficou empolgadíssimo, ele que começou na arte de luthieria aqui com o Tessarin e hoje é diretor no Red Rocks Community College in Denver, CO. Neste curso, os monitores foram o João Scremin e João Cassias. O sucesso foi grande e está sendo dado os passos para o SP Guitar Show e nosso amigo Cassias está com as portas abertas para divulgar seu nome lá fora. Talento ele tem. Isso pode valorizar muito seu trabalho, quem sabe vir a ser um Sugiyama das guitarras. O caminho está aberto e de repente teremos instrumentos muito valorizados, como os do japa dos violões. :)

Abç

axleWs
Veterano
# set/15
· votar


MMI
som muito bom! não cheguei a finalização do baixo no vídeo.. enfim, ficou bem interessante.

MMI
acho que tem maior possibilidade do Cassias ser mais reconhecido lá fora que aqui, como vários casos em outras áreas artísticas.

Hammer
Veterano
# set/15
· votar


interessante o baixo archtop...ainda que prefiro o original baixo acustico ...

MMI
Veterano
# set/15
· votar


Hammer

É uma proposta meio diferente, totalmente custom, usando uma construção nova mas que se aproxima mais de um mando-bass, para se aproximar do som dos upright bass. O legal é que ele tem inlays do Larry Robinson, um dos maiores do ramo.

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Só os gigantes...



EduJazz
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Excelente vídeo. Me fez pensar em duas coisas.

Primeiro o óbvio, Jim Hall era absoluto. Fantástico.

Segundo, vídeos como esse nos fazem pensar/notar que as guitarras, paus com cordas que nós tanto amamos, são feitas por pessoas. Teve um cara que foi lá com uma ferramenta e escavou a ponte, mediu a quantidade de tinta, "carveou" o tampo... E isso vale tanto pra uma archtop como essa do D'aquisto quanto pra uma feita por um escravo chinês numa fábrica sem nome... Numa dessas a gente tem que valorizar o ser humano demais... principalmente os grandes artistas!

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Como assim minha mensagem não tá aqui? :(
Perdi algumas horas lendo, ouvindo etc por aqui e o post escafedeu-se...

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Hammer

A Grizzly está em casa. Ela é impressionante de várias formas, no visual, no som, plugada, desplugada... Por enquanto estou tocando bastante, já que nos próximos 2 meses elas precisa vibrar para "abrir o som", segundo o Cassias, e isso tem sido realmente notável.

Não tenho medo de afirmar que é uma obra de um dos maiores luthiers do mundo atualmente. Sem deixar de lado o brilhante trabalho do Fabricio da Dunamiz e do Fabio Seiji, velho conhecido do Fórum.

Hammer
Veterano
# abr/16
· votar


Maravilhosa.... lindo os inlays da escala e da palheta... a selecao das madeiras..to boquiaberto, mas o que mais me impressionou foi a madeira do tampo (fenomenal)...
Parabens pela aquisicao.. depois mande uns sons...

Filippo14
Veterano
# abr/16
· votar


MMI
linda MMI, parabens mesmo!!!

boblau
Veterano
# abr/16
· votar


MMI

tá louco....

nem tenho como comentar

Só tenho a agradecer a vc pela oportunidade

Soultunes
Membro
# abr/16
· votar


É uma obra de arte, parabens a todos os envolvidos.

Esta é para colocar num Wall Display e tirar de lá de vez em quando para tocar.

http://purplecases.com/index.php/produtos/wall-case-display/wallcasedi splay.html

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Hammer

to boquiaberto, mas o que mais me impressionou foi a madeira do tampo (fenomenal)...

Cada madeira tem uma história, o maple tem do leste, centro e oeste da América do Norte, ébano de Madagascar (mas de diferentes qualidades), jacarandá da bahia, maple estabilizada em resina acrílica verde, raiz de buckeye burl, madrepérola dourada, ébano, quilted maple e paua abalone... Mas o tampo realmente é um presente exclusivo que a natureza nos deu, um bearclaw sitka spruce de veios muito fechados, que um dos fornecedores mais exclusivos dos EUA guardou por muitos anos como o que tinha de melhor por lá. É um show a parte esta madeira, que possibilitou um tampo bem mais fino que o habitual, mantendo a rigidez e flexibilidade necessária, resultando num tampo extremamente ressonante. E o cordal tem uma gema de água marinha.

Ela é uma recém nascida, ainda está em processo de crescimento - o que é muito legal de se acompanhar. Ainda precisa dar umas passadas no criador, tem algumas coisinhas a fazer conforme vai amadurecendo, inclusive receber a etiqueta com a assinatura dos 3 que trabalharam nela. Desta forma, agora não quero gravar ainda. Ela já tem um som que impressiona, enorme, que só guitarras dos melhores luthiers do mundo se comparam - desde o início a preocupação foi que agradasse os ouvidos e não só os olhos. As aberturas ficaram nada menos que perfeitas, o soundport ficou sensacional, jogando som para os ouvidos de quem toca. Mas ainda assim, ela vai gravar daqui 1 mês no mínimo. Mas já tem estúdio e produtor aguardando por ela.

Filippo14

Valeu! :)


boblau

Vi a sua tomando forma por lá, com os detalhes que você escolheu. Muito legal, vai ser fantástica!

Soultunes

Ah, não coloco em display não... Esta guitarra fica no case com todos os cuidados de temperatura e umidade que merece.

Paul Jackson Neto
Membro
# abr/16
· votar


MMI

Caraca vei ... Que guitarra Linda !!

Parabéns cara, além de maravilhosa não tenho duvida que deve ser um som Insano ...

Viva a Luthieria Nacional !!!

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


MMI
Aqui um som de archtop num mix entre um condensadorzinho e o captador. Bem legal...

Po, gostei desse video. No dia que eu escutei nem dei muita ideia. Ouvido cansado talvez, nao achei nada de extraordinario o som da archtop. Agora, resolvi ouvir de novo, sem olhar pra tela. Puts, é outra coisa. Nao tem guitarra eletrica nem violao que tire um som assim. E olha que é youtube. Queria estar sentado la na plateia ouvindo a coisa ao vivo mesmo, com aquele ambiente e aquela reverberação toda. Outro nivel.

boblau
Veterano
# jun/16
· votar


Minha Archtop Cassias chegou no último sábado.

Só posso dizer que não consigo descrever este instrumento. Não é exagero. Os músicos experientes que pegaram ela na mão, simplesmente encheram os olhos de lágrimas.

Vou postar algumas fotos e vídeos dela em breve.

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


boblau
oopss....no aguardo...!

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


boblau

Fiquei curioso tmb..... parabéns pela aquisição !

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


boblau

Que legal! Parabéns. Sei que é muito especial, eu cheguei a ver ainda em construção. Ainda bem que ela escapou de alguns contratempos e está pronta, fazendo som.

Mostra para gente essa guitarra... Se bem que precisávamos combinar de juntar essas guitarras de verdade! E aquela cerveja que falamos que rolaria? :)

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


MMI
mudando de assunto a um tempo atras, vc dizia sobre um teste drive de stratos, e tava esperando algum amigo comentar... dai nao vi aqui no forum... se pudesse comentar...(em outro topico..pra nao desvirtuar aqui)...
abs.

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Hammer

To na dívida mesmo... Vou falar a respeito!

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Me pediram... É um rascunho, de brincadeira, não faz justiça com a guitarra. Em todo caso, a base foi feita com a Grizzly, o solo não. Mas tá aí, deixei a base bem na cara de propósito.

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


bonito som!

MMI
outro projeto? oq vem agora?

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Hammer

outro projeto? oq vem agora?

Algo que está iniciando... Fabricação de violões de aço, paixão antiga dele, aprimorada com o Somogyi e que agora dá certo com um parceiro/ajudante na oficina.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais