Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais

Autor Mensagem
Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


MMI
parece um bom caminho.

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


MMI

Still got the blues ficou muito bom mestre.... parabéns!!!

boblau
Veterano
# jun/16
· votar


Hammer

Algo que está iniciando... Fabricação de violões de aço, paixão antiga dele, aprimorada com o Somogyi e que agora dá certo com um parceiro/ajudante na oficina.

eu vi.... não tente imaginar. É melhor ir ver com os próprios olhos.

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Hammer

Começaram a sair uns violões de lá que me impressionaram muito. Consegui um exemplar de jacarandá do "family reserve" ultra-especial e escondido dele, igual a um que o Somogyi comprou dele e fez 2 violões de 70k dólares cada... Não teve jeito, tive que abraçar a ideia. Um dia sai.

Luis A.

Obrigado, fico contente e até meio surpreso pelo comentário. Essa é uma ideia que vinha pensando em tocar em 1 take, em chord melody, neste formato. Daí veio um amigo em casa, mostrei a ideia, mas como minha versão em chord melody não está legal, acabou saindo um rescunho mais tranquilão em base + solo, até para não esquecer e perder a ideia. Por isso que nem era para mostrar, mas era a única gravação que tinha dessa guitarra, foi ela mesma. Tem umas outras ideias gravadas com a Grizzly, mas estão bem mais cruas. Preciso retomar... rs

Muito obrigado pelo comentário!

Luis A.
Membro Novato
# jun/16
· votar


MMI

A gravaçao esta cheia de fraseados interessantes, e tem horas q a harmonia rouba a cena com ideias muito bonitas. Eu não sei muita teoria, então não sei bem descrever, mas gostei muito rsrsrrs

Ouvi o sweet georgia tmb, e curti muito a onda gipsy, não sei de onde veio a percussão, mas me lembrou muito as washboard srsrsrsrsr. Acho q um violino ali iria muito bem, gosto muito do grappelli, em qualquer um dos estilos q ele tocava...

Standards é boa onda!!

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Luis A.

Engraçado que você não é o primeiro que acha que estou nesta banda... O Sweet Georgia Brown é da banda Fizz Jazz, banda do amigo Cleber (não entra mais, mas é o clebergf), que tem essa proposta de tocar essas músicas na parada de New Orleans. De vez em quando vou nas apresentações deles e já até me chamaram para tocar junto (sempre alguém sobe para uma jam), mas eles estão muito bem sem eu estragar o som deles. kkkkk

Em todo caso, quem puder ir, eles tocam com um pessoal que faz dança também. Bem legal. Só conferir o site deles.

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


boblau
eu vi.... não tente imaginar. É melhor ir ver com os próprios olhos.

vontade eu ate tenho...a questao fica na distancia.... alem do que tem certas coisa que e' melhor nao ver... e' perigoso, sabe como e' que e' a GAS e o financeiro... rsos...
O triste e' que no dia que as coisas estiverem favoraveis para mim o preco provavelmente ja' vai estar na estratosfera...(principalmente as archtops)


MMI
imagino como deve ser estes violoes do cassias.

Uma curiosidade... existe archtop com faixa e fundo em rosewood? saberia me dizer se alguem ja testou e como fica?

MMI
Veterano
# jun/16
· votar


Hammer

Uma curiosidade... existe archtop com faixa e fundo em rosewood? saberia me dizer se alguem ja testou e como fica?

Com certeza deve ter, eu nunca testei uma. Tradicionalmente elas desde sempre foram concebidas em spruce/maple, da construção de violino. O próprio Cassias uma época estava testando madeiras nacionais, escavou alguns tampos, parece que chegou a fazer uma archtop... O resultado não foi bom, desistiu, foi tudo para a serra e depois para o lixo, acabou com tudo. Segundo ele não vale a pena. Eu acho que certas coisas foram concebidas de uma forma e não adianta mexer e querer inventar. Todo mundo que eu ouço falar a respeito diz que não rola...

Hammer
Veterano
# jun/16
· votar


MMI
grato por ter respondido.

MMI
Veterano
# jul/16
· votar


Hammer

Hoje estava com um amigo aqui e fizemos um rascunho para uma composição. Foram testes apenas. Mas como gravei a Grizzly plugada na base e microfonada no solo (que entra a voz também junto no mesmo mic), achei que você ou outros poderiam se interessar em ouvir. Já aviso que vou apagar isso aí, é um rascunhão, não tem absolutamente nada: apenas joguei o pan um para cada lado para separar o som melhor, não tem equalização, compressão, efeitos, nem mexi nos volumes (do jeito que gravou, ficou). Vou gravar melhor uma hora, mas achei o som bem legal, principalmente o microfonado. Para uma faixa crua acho que dá para sacar bem que a guitarra é maravilhosa. :)

(O nome, Pizza Theme, é porque é uma faixa que busca o som do mestre John Pizzarelli, kkkkk)

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


MMI

Sensacional!! Tanto a composição quanto o timbre, a guitarra... Pode apagar a vontade! Salvei!

Luis A.
Membro Novato
# jul/16
· votar


MMI

Q timbre maravilhoso!!!! Dá pra sentir a acustica do instrumento, quase como um ótimo violão q toca alto, exatamente oq os inventores das guitarras elétricas buscavam na época das big bands.....

Parabéns!!!!

DoisUm
Membro Novato
# jul/16
· votar


MMI
Sensacional mesmo! Muito bom o som microfonado. É acústico puro ou tá ligada em amp?

Luis A.
Membro Novato
# jul/16
· votar


DoisUm

Pois é, eu entendi microfonada do amp.... mas é msm, pode estar desligada tmb rsrsrs..., de qualquer forma, os timbres são muito bonitos....

MMI
Veterano
# jul/16
· votar


EduJazz

Hahahahahahaha...

Me quebrou, era só um exemplo. Vou trabalhar nela e o dia que sair te mostro, de uma maneira mais decente. Pode apagar. ;-)

Luis A.

Exato. É isso que impressiona nesse tipo de guitarra.

DoisUm
Luis A.

Desculpem, deveria ter me explicado melhor...

A base eu muito "sem-vergonhamente" pluguei um cabo no Kemper, simulando o mesmo Polytone Mini-Brute que tenho em casa, já com reverb, um preset que gosto muito e acho realístico, que se não estiver enganado eu mexi e refiz. Diz no preset que é este amplificador em estúdio, microfonado com Shure SM-57, Royer R-121 e AKG 414. É o sinal entrando em linha na interface, então é o som do Kemper cru porque não passa nem no pré da interface. Não comprimi, não equalizei, é o sinal que entrou na interface cru jogado para um lado do pan.

O solo que se ouve aí é um microfone Neumann KM-184 a uns 20-25 cm da 17a casa da guitarra, um pouco off-axis, apontado um pouco para cima (uns 20 graus talvez), mas não diretamente para a abertura superior. Ou seja é microfonado meio que como um violão, não é um amplificador microfonado. Esclarecido isso, se prestarem atenção dá para ouvir bastante o impacto e ataque das cordas, a dinâmica, os transientes e o ataque. Propositalmente eu gravei com ganho mais alto, até um pouco exagerado, tanto que os picos da gravação são do microfone. É no quarto aqui de casa, mas como é no meu equipamento e nas condições que estou habituado, tomo a liberdade de forçar a barra. O solfejo que se ouve é o que este mic captou (não teve mic para voz). Na verdade este take eu gravei como os gringos fazem, plugado e microfonado. Mas achei por bem eliminar totalmente a track plugada, ficou só a microfonada para ouvir o som acústico na mix. Não sei se faria o mesmo numa gravação mais séria, mas como um rascunho vale. E o pessoal pode ouvir o som da guitarra também, né?

boblau
Veterano
# jul/16
· votar


MMI

ficou bom pra KCT!!!!

Agora vou também dizer uma coisa, vai ter que ter muito trabalho para deixar ruim o som dessa guitarra....

Incrível como estes instrumentos soam alto. Parece um violão.

A minha apareceu no facebook - https://www.facebook.com/joao.cassias?fref=ts na página do João Cassias. Ainda não entendi nem 5% do instrumento. Só sei que meus outros instrumentos perderam totalmente a graça....

MMI
Veterano
# jul/16
· votar


boblau

Sua guitarra é sensacional! Lindíssima e tenho certeza que o som é tão bom quanto a beleza dela.

Não dá para sair som ruim dessas guitarras. Mesmo se tocar errado, o que em outras guitarras seria um erro, nessas é só uma dissonância. hahahahahaahaha

Hammer
Veterano
# jul/16
· votar


undefinedMMI
lindo timbre! a composicao ficou bem legal tb. Acho que nao precisa nem apagar...
a unica coisa que faria por preciosismo seria tentar alterar a eq na intro do solfejo (so' nesta parte) aos 53-54 secs, parece que a voz choca com a guita.

MMI
Veterano
# jul/16
· votar


Hammer

Não é algo que eu curta e me sinta bem mostrando. Eu quero mexer nisso e melhorar a ideia, então ela foi compartilhada temporariamente. Até por isso e por querer deixar bem crua (por preguiça também, não queria perder tempo com isso, kkkk) ela foi como veio ao mundo. Eu sei que o solfejo talvez seja a pior parte, mas é o microfone na frente da guitarra, sem nenhum cuidado. Nem valia a pena abrir um eq, mas achei que o som da guitarra estava interessante. :)

Hammer
Veterano
# jul/16
· votar


MMI
Não é algo que eu curta e me sinta bem mostrando desculpe mas nao entendi?? bom se fosse eu nao teria problema algum em mostrar esse som.. ate pq ficou excelente.

Mexa se quiser.... eu gostei da ideia do jeito que esta... (apesar de eu ser ignorante no que pertine a jazz)

Mas ficou sensacional crua...
O solfejo tb ficou bom... ta afinado, e acho q foi por isso que na intro do solfejo ele choca com a guitarra.... (posso ate' ta falando bobagem, mas foi o que me pareceu, oq achas?

O som da guitarra achei lindo...

Hammer
Veterano
# out/16
· votar


MMI
Legal tua guitarra ta no site do cassias...pena que o video nao ta funfa...

MMI
Veterano
# out/16
· votar


Hammer

Sim, faz um tempo que ele publicou aquelas fotos e descrição. Talvez em breve apareça outra deste tipo.

Eu fiquei de fazer uma gravação de vídeo com ela, a ideia era fazer algo bem legal num estúdio. Mas foi passando e ainda não rolou, então até onde eu sei, não existem vídeos desta guitarra publicados. Suponho que ali no site ele só reservou um espaço para um vídeo, que ainda não existe.

Recentemente publicaram um vídeo de uma guitarra do Cassias no Facebook.

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


Coloquei um som da Cassias Grizzly no Soundcloud. Deixei de propósito bem cru, sem processar muito, guitarra gravada em linha, um reverb e processador stereo, um limiter suave quase sem funcionar para segurar um ou outro pico, quase nada.

Ah, um tema escolhido... Era para um amigo fazer a gravação, agora que ela já amadureceu o suficiente, na minha opinião. Mas este amigo (antigo frequentador do FCC) anda ocupado demais, mas ainda está devendo - vai ter que fazer uma hora! Mas o verso que diz que "isso aqui é um pouquinho de Brasil" vem bem a calhar, acho que o João Cassias e seu trabalho é motivo de orgulho de nossa terra, numa época de tanto desânimo institucional por aqui.

Abraço

Luis A.
Membro Novato
# jan/17
· votar


MMI

Muito bom!!! Nossa harmonia tmb é motivo de orgulho...

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


Luis A.

Nossa harmonia tmb é motivo de orgulho...

Mas aí é covardia... hahahahahahaha

boblau
Veterano
# jan/17
· votar


MMI

Caro Maurício, realmente o som dessas coisas são muito superiores ao que estamos acostumados a ouvir por aí...

Com a minha, estou bem empenhado em timbrar de forma a ficar bastante percussivo, meio voltado a um meio "xilofone" aos moldes de um George Benson, que é a sonoridade que mais me agrada. Quando encomendei a guitarra ao Cassias, este foi o direcionamento.

Esta história de "abrir" o som eu ainda não compreendi. Não estou com os ouvidos aguçados desta forma.

MMI
Veterano
# jan/17
· votar


boblau

o som dessas coisas são muito superiores ao que estamos acostumados a ouvir por aí...

É um mundo a parte... Não é violão nem guitarra (sólida ou semi do tipo 335) que a gente se acostumou, mas é um pouco de cada. Maravilha...

Abç

Hammer
Veterano
# fev/17
· votar


Timbre maravilhoso! Da gosto de ouvir... pena que não tenho tido muito tempo pra vir aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais