Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais

Autor Mensagem
EduJazz
Veterano
# jul/15
· votar


MMI

Muuuito legal. Esse cara toca muito, é um grande músico.

Mas tem algo que eu sou obrigado a perguntar: ESSE CARA É DOIDO? Levar uma guitarra de mais de 10 mil dólares dentro de um bag, numa bicicleta?

Nem vou supor o pior, mas imagine aqui se ele simplesmente espirra, e cai no chão? A guitarra parte em duas!!! Tem louco pra tudo.

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


EduJazz
Ele ganha pra usar elas, logo se quebrar dão outra pra ele.

EduJazz
Veterano
# jul/15
· votar


nichendrix

Até concordaria com a lógica se fosse uma Fender, uma Gibson... ainda ficaria puto,mas entenderia.

Só que essa guitarra, salvo melhor juízo, é única. O Bob, enquanto artesão, pelo menos até onde eu sei, não criaria instrumentos identicos, réplicas de si mesmos... então, se aquela lá quebrar, ele pode até ganhar outra Bene... mas aquele espécime... já era (o que também aconteceria com qualquer outra guitarra, mas, nessa, em muito maior grau).

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


EduJazz

Concordo com você, mas vale umas considerações...

Ele tem contrato com a Benedetto, então ele precisa aparecer com uma sempre. Vai saber se é essa mesma que ele leva em dias normais - se é que isso seria um dia normal, porque ele vive muito mais fora do que no Brasil.

Essa guitarra ele ganhou, não pagou. É o instrumento de trabalho, que ele se apresenta, então ele precisa ter a intimidade e o hábito de tocar com ela. Não sei que garantias ele tem para rodar o mundo com esse instrumento, se ele tem uma reserva guardada ou se simplesmente não dá muito valor. De fato tem muito em jogo para botar num bag e sair de bike, é caro, é o instrumento que ele tem se apresentado pelo mundo, é único, tem sido o "parceiro" dele nas apresentações...

São especulações. Sei dizer que a minha muito dificilmente sai de casa e só sai no meu carro. Aliás, essa e outras guitarras caras só saem por razões muito especiais. Diga-se de passagem nosso amigo Edu Fullertone quer marcar de examinar a guitarra, provavelmente ele virá em casa para tanto porque não gosto de botar na rua essa guitarra, como você bem me entende. rs

Cada um com seus valores, né? :)

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


EduJazz

Aì é que está, isso é verdade e isso não é verdade ao mesmo tempo. O lance de caras como o Benedetto é justamente a regularidade, se ele fizer 10 Bravo Elite dessas, vão ser as 10 diferentes, mas as 10 vão ser próximas o suficiente pra serem substitutas uma da outra. Igual nunca vai ser.

No fim, pra um cara desses, isso é só um instrumento de trabalho, e comparada com outros instrumentos que ele tem, nem é dos mais difíceis de substituir.

Enfim, não justifica andar sem proteção, mas também não é algo do outro mundo, porque não é um instrumento one of a kind.

WendellMP
Veterano
# jul/15
· votar


Atravessando um pouco o assunto de vocês, estava vendo o vídeo anterior, do Tommy Emmanuel e Martin Taylor tocando na Ken Parker e resolvi dar uma pesquisada no luthier em questão. Achei muito bonitas, diferentes e tal, mas quando fui reparar na junção do braço veio a surpresa. O que é aquilo? Algum de vocês mais experientes já teve a oportunidade de ver uma dessas de perto? Nunca imaginei uma archtop de "braço parafusado", meu queixo não voltou pro lugar ainda, rsrs

Abçs.

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


WendellMP
Cara, eu nunca testei elas, o mais perto que já vi foi com baixo acustico e com viola, mas não é nada demais, no caso dele isso funciona bem porque é feito no braço inteiro, com fibra de carbono, aparentemente fica uma junção bem sólida.

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


WendellMP

Até onde eu sei as archtops do Parker são bastante exclusivas. Nunca toquei em uma.

O que posso dizer é que o Ken Parker é um grande inovador e luthier. Junto com o Ned Steinberger, são dois dos mais revolucionários na construção de guitarras. Todos que eu conheço ou ouvi falar que já tocaram nessas archtops do Parker disseram que é surpreendente, muito boas. E dessa vez eu discordo do nichendrix que disse que não é nada demais, eu acho demais sim, sensacional. Mas não sei se eu compraria uma...

nichendrix
Veterano
# jul/15
· votar


MMI
Eu falei que não é nada demais no sentido que apesar de ser algo novo para archtops, é algo que existe há algum tempo para violinos, violas, violoncelos e baixos acústicos, acho que tem mais de um século que isso existe para esses instrumentos e que são a origem da técnica de construção das archtops. Mas ele teve algumas sacadas bem fodas ao aplicar isso pra guitarra, reforçar o braço com fibra de carbono da mesma pela que vai no bloco da junção é uma dessas sacadas, ele transmite a força de uma forma mais eficiente para o corpo, porque na pratica o bloco de apoio do braço é também parte do braço.

mogicaqui
Veterano
# ago/15
· votar


Cumpadres,

New old girl.
Contessa HG40 thinline archtop, 1960. Até o case é original!
Não tem a projeção de uma full body desplugada, mas plugada é sensacional.

http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Contessa%20HG-40/ll l.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Contessa%20HG-40/IM G_0763.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Contessa%20HG-40/IM G_20150617_124051.jpg
http://i1118.photobucket.com/albums/k606/mogicaqui/Contessa%20HG-40/IM G_20150617_124816.jpg

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


mogicaqui

Legal. parabéns!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Um belo vídeo para vocês...

Este vale a pena compartilhar.

mogicaqui
Veterano
# ago/15
· votar


MMI

Muito bacana! Quero um bandolin daqueles!

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Pô, muito foda, e bem na linha do que eu penso, que enfrufruar demais não funciona.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Sem comentários.



nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
A coleção de guitarra desse cara não é desse mundo, e se não bastasse humilhar cantando e tocando, ainda humilha cantando e solando ao mesmo tempo... kkkkk

Engraçado que ele tem um negócio com o McCartey, tipo, é bem o terceiro ou quarto disco dele ou com ele que é recheado de músicas do cara.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Duas entrevistas que valem a pena.

Bob Benedetto

Phil Petillo

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Tópico mais enriquecedor que já vi aqui. Fantástico, tá de parabéns.

MMI
nichendrix
Fico esbabacado com o conhecimento de vocês.

archtops
pra mim são a essência. Explico: Minha experiência com guitarra, se resume a tocar numa única guitarra de baixo custo. Mas acredito que quem aprecia música, e mais ainda, quem aprecia saborear os sons (musicais ou não) pode afirmar que ao tocar instrumentos assim, o sabor de ouvir algo tão primoroso que sai dessas guitarras (ouvir isso desplugado deve ser a concretização de vida), a alma alegra.

A música sim, continua importante, mas a "voz" que sai dessas guitarras (as boas archtops, hehe) já são mais doces que tudo.

Comparo a meio que a voz de alguma pessoa, que não precisa nem cantar, para arrepiar o ouvido.

Novamente, tópico absurdamente fantástico.

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
Imagina o dia que você conversar com quem é mestre de tocar ou de fazer essas guitarras. Cara, tem um amigo meu americano o Mike, ele já é a segunda geração da familia colecionando e tocando e já estão ensinando a terceira (os netos dele), eu do lado dele não sei de nada. A mesma coisa conversando com o João Cassias, o cara passa o dia fazendo elas, te mostra coisa que tu nem sonhava que podia fazer alguma diferença.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
nichendrix

Exato. Acho que em tudo, quanto mais você se aprofunda num assunto, maior a sensação que não sabe nada. rs

O João sabe muito, estudou fora com os melhores caras. Eu não estudei, apenas visitei caras como o Jimmy Foster. A impressão é que era um analfabeto conversando com um professor titular. kkkkk

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
Só imaginando, kkkk. Amo morar em interior, e convenhamos, não vou ser um sucesso na música. Mas a história toda e as peculiaridades são fascinantes (e não só de archtops).

MMI
Sim, quanto mais profundo, mas a aprofundar-se.

Sou apaixonado pela luthieria, porém, sem talento algum, haha, não consegui fazer um mísero nut de graphtec pro violão.

Em relação às guitarras, por curiosidade, a Gibson ainda produz as L5 ? Quantos dólares é? (uma nova, não reissue)

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

Em relação às guitarras, por curiosidade, a Gibson ainda produz as L5 ? Quantos dólares é? (uma nova, não reissue)

Depende, mas é algo próximo dos 11 mil dólares.
http://www.musiciansfriend.com/guitars/gibson-custom-2015-l-5-ces-elec tric-guitar?rNtt=gibson%20l5&index=2#productDetail

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
terrific! Parece justo...

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
Só imaginando, kkkk. Amo morar em interior, e convenhamos, não vou ser um sucesso na música. Mas a história toda e as peculiaridades são fascinantes (e não só de archtops).

Esse meu amigo, o Mike, ele vive em uma cidade do interior dos EUA, é professor duma universidade no Nebraska, não é famoso, não é conhecido, mas o pai dele tocava com archtops, ele toca e agora os filhos e netos, eles vão só crescendo a coleção. Ele tem algumas D'Angellico e D'Aquisto de quando esses caras nem eram tão famosos então era relativamente acessível ter uma guitarra deles. Eu brinco que dá pra contar a história de muitos desses luthiers pelas guitarras que eles tem.

terrific! Parece justo...

As vezes é e as vezes não é, há algum tempo as Gibson é algo que depende de sorte pra valer a pena.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix

As vezes é e as vezes não é, há algum tempo as Gibson é algo que depende de sorte pra valer a pena.

Sim, infelizmente.

Definitivamente uma L5 é uma guitarra que não se deve comprar no escuro. Só testando muito bem.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs

archtops
pra mim são a essência. Explico: Minha experiência com guitarra, se resume a tocar numa única guitarra de baixo custo. Mas acredito que quem aprecia música, e mais ainda, quem aprecia saborear os sons (musicais ou não) pode afirmar que ao tocar instrumentos assim, o sabor de ouvir algo tão primoroso que sai dessas guitarras (ouvir isso desplugado deve ser a concretização de vida), a alma alegra.
A música sim, continua importante, mas a "voz" que sai dessas guitarras (as boas archtops, hehe) já são mais doces que tudo.


Sim, é bem por aí. Não só as archtops, mas elas são fascinantes mesmo. De fato, para mim é um prazer enorme ouvir e tocar os sons que essas guitarras produzem. É uma guitarra que arranca sorrisos de quem toca, já vi uns amigos com a expressão de êxtase nos primeiros acordes.

Não é exclusividade de archtop isso. Dos meus instrumentos, acho que 3 tem esse poder de chocar quem toca. Mas é raro.

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Agraciado tu és... deve ser uma sensação fantástica... e sim, não somente com archtops.

nichendrix
MMI
Sim, pelo que tinha lido no tópico já havia imaginado sobre ter que testar antes. de qualquer modo, mesmo para quem tem bastante dinheiro, é bastante dinheiro kkk.

nichendrix
As vezes é e as vezes não é, há algum tempo as Gibson é algo que depende de sorte pra valer a pena.
notei isso no texto em geral do tópico. Imaginei isso com a L5 atual também.


Esse meu amigo, o Mike, ele vive em uma cidade do interior dos EUA, é professor duma universidade no Nebraska, não é famoso, não é conhecido, mas o pai dele tocava com archtops, ele toca e agora os filhos e netos, eles vão só crescendo a coleção. Ele tem algumas D'Angellico e D'Aquisto de quando esses caras nem eram tão famosos então era relativamente acessível ter uma guitarra deles. Eu brinco que dá pra contar a história de muitos desses luthiers pelas guitarras que eles tem.

compreendo, são fatores que não impedem, mas dificultam (o que disse em relação a interior/música é o crescimento financeiro e tal)

Esses colecionadores devem ser fantásticos.

Aos poucos vou aprendendo que além de amar guitarra/violão, amo falar sobre. Hahaha

Detalhe: no vídeo do Martin Taylor (com esse nome.. não tinha como não gostar de música) gostei mais do timbre do violão do que da guitarra. :O

nichendrix
Veterano
# ago/15 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
É uma guitarra que arranca sorrisos de quem toca, já vi uns amigos com a expressão de êxtase nos primeiros acordes.

Tem uns videozinhos que vão de Wando a Tom Jobim, passando por Luiz Gonzaga e Beatles, provando isso... kkkkkkk

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Quando eu falo que uns caras estão mais para artistas que para meros luthiers...

Esta guitarra é um prazer para os olhos (e para os ouvidos, por que não?).

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Que birdseye lindo na lateral, qual padrão é esse do fundo, parece um Birdseye bizzarro, mas ao mesmo tempo não parece.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Archtops - história, desenvolvimento, marcas, conversas, sons e tudo mais