Dúvida - Como guitarristas tocam sem abafar as cordas?

    Autor Mensagem
    JmmSnt
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: JmmSnt


    E ai gente,

    Estou com uma dúvida. Vejo alguns guitarristas, até famosos como o Zakk Wylde e Marty Friedman, que tocam com o punho torto e parecem que não abafam as cordas mais graves. E com distorção! Não é som limpo.
    Como é possível? Se eu não abafo essas cordas fica uma embolação.

    Não achei muita coisa na busca (aparece varias coisas sobre como abafar e etc mas nada relacionado - pelo menos não achei)

    E outra coisa, quando faço vibratos para cima ou bends com vibrato, as vezes sai o som da corda de cima, mesmo abafando com a mão direita, e ja vi isso com alguns famosos tbm, como Andy Timmons (n lembro o video).
    Isso me faz pensar se é algo relacionado a ação das cordas muito baixa (será?)

    Ismah
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    JmmSnt

    Técnica. Alguns usam um aparato pra abafar as cordas no braço. Quanto aos vibratos, eles são pra cima e para baixo... Como se fossem bends rápidos.

    é algo relacionado a ação das cordas muito baixa (será?)

    Não tem relação.

    JJJ
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    JmmSnt

    Com o tempo e a prática, a gente consegue abafar cordas com ambas as mãos, com partes dos dedos... Não dá nem pra explicar direito, acaba sendo intuitivo.

    Quanto ao bend, se for um pouco maior, você vai encostar na corda ao lado, não tem como evitar. Mas tem como evitar que ela soe. Técnica, prática...

    krixzy
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    JmmSnt

    Pode ser um noise gate cortando com força, mas de alguma forma eles cortam o som delas, ou tomam o maior cuidado pra não encostar nelas enquanto toca.

    De qualquer forma isso não tem importância, abafe as cordas como achar mais confortável.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ele tá falando que fica embolado quando toca sem abafar e que isso não acontece com os fodões citados.

    Minha hipótese é:

    JmmSnt
    Os caras tocam com bons instrumentos, bem regulados, ligados em ótimos amplificadores e com as distorções muito bem escolhidas!

    Eu não sou nenhum mito do naipe desses que você citou e tiro um som bem definido das cordas mais graves tocando aberto e com distorção.

    Hitman
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    krixzy
    Gate nao deve ser usado pra compensar tecnica.
    no mais, se ele estiver com uma nota soando, o gate nao vai saber separar o som que ele quer da corda indesejada.

    entamoeba
    Nao, equipamento nao faz a pessoa tocar melhor, eh tecnica de abafamento mesmo. Veja o citado Zakk solando, a posicao da mao dele realmente eh estranha pra clareza que ele tira. Geralmente se encosta o punho, dedos, etc.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    JmmSnt
    Vejo alguns guitarristas, até famosos como o Zakk Wylde e Marty Friedman, que tocam com o punho torto e parecem que não abafam as cordas mais graves.

    Não parece, mas eles abafam. Eu sou um grande fã do Marty Friedman, e já vi um vídeo dele mostrando como ele faz pra abafar as cordas com aquela mão direita torta (ma às vezes não dá e ele faz barulho mesmo).


    JmmSnt
    quando faço vibratos para cima ou bends com vibrato, as vezes sai o som da corda de cima, mesmo abafando com a mão direita

    Às vezes acontece de sair o som da corda de cima sim (principalmente com bends de 2 semitons ou mais), mas quanto mais você pega o jeito, mais você consegue evitar ou esconder isso. Cara, não se preocupe em ser "perfeito" demais... em guitarra, tudo é imperfeito.


    JmmSnt
    sso me faz pensar se é algo relacionado a ação das cordas muito baixa (será?)

    Absolutamente nenhuma relação. Como exemplo, veja o caso do Malmsteen... ação ridiculamente alta e técnica limpíssima.

    krixzy
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Hitman
    o gate nao vai saber separar o som que ele quer da corda indesejada.

    hum, pensei, colocando um gate pra cortar bastante o sinal, cortaria o pouco som que as cordas soltas fazem, mas depois que vc falou lembrei que realmente, se ele ta tocando outras notas com mais intensidade o noise é anulado.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Hitman
    Nao, equipamento nao faz a pessoa tocar melhor,

    Onde eu disse o contrário????

    Hitman
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba
    Os caras tocam com bons instrumentos, bem regulados, ligados em ótimos amplificadores e com as distorções muito bem escolhidas!

    Isso nao interfere na tecnica deles.

    Marty continua soando como marty com o violao velho da sua tia, zakk continua soando como ele com uma tonante e assim por diante.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Hitman
    Isso nao interfere na tecnica deles.

    Também não disse que interfere. Só sugeri que o problema do rapaz talvez não seja questão de técnica. Você pode até discordar, mas não distorça o que estou dizendo.

    Se esses cabras cheios de técnica plugarem seus amps em um subwoofer daqueles automotivos que tem graves extensos, certamente o som ficará embolado. Desculpe a grosseria do exemplo, mas é que a comunicação tá difícil.

    Hitman
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba
    ok, vamos la...

    que tocam com o punho torto e parecem que não abafam as cordas mais graves.
    Como é possível? Se eu não abafo essas cordas fica uma embolação


    Se eu entendi correto, a "embolacao" eh de sujeira das cordas indesejadas, e nao que o timbre esta grave demais...

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    entamoeba

    Mas sua colocação não foi clara rsrs

    E a maioria entendeu que embola por que ele bate em outras cordas, não porque sobram graves...

    JmmSnt
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Opa, valeu as respostas galera, e acalmem os animos rsrs

    Mas exatamente, eu preciso abafar as cordas mais graves se não elas soam (baixinho mas soam e sujam o som). Sinto essa necessidade, não consigo simplesmente deixar aberto como os guitarristas que citei.
    Principalmente com bends, não tem como eu fazer bends sem abafar as cordas de cima, e os cara vão la e tacam bends nervosos com vibratos e não vejo nada abafando (as vezes da pra ver eles abafando, mas geralmente não vejo).

    Também acredito que não seja o noise gate.

    Quanto a ação das cordas, justamente, uso ela bem baixa, por isso questionei.

    Desculpa ai sou meio ruim pra expressar o que quero dizer talvez possa ter gerado confusão.

    Toco a algum tempo já, mas são pequenas dúvidas que nunca questionei antes haha. Assim, consigo abafar as cordas, isso não é o problema.
    No meio da batera e outros sons fica de boa. Eu geralmente escuto o som da outra corda no bend/vibrato quando tudo para e fica só a guita, por exemplo.
    E a corda ta abafada, mas faz aquele "tec tec" de corda abafada mesmo, putz sou péssimo pra explicar hahahah.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    JmmSnt
    não consigo simplesmente deixar aberto como os guitarristas que citei

    Mas quem disse que não abafam?

    Principalmente com bends, não tem como eu fazer bends sem abafar as cordas de cima, e os cara vão la e tacam bends nervosos com vibratos e não vejo nada abafando

    Geralmente se abafa com os outros dedos da mão direita (supondo que seja destro) no bend... o vibrato a mesma coisa, mas aí é mais prática...

    JmmSnt
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ismah
    Hmm,de fato, as vezes da pra ver que estão abafando, se não com a mão direita, com o indicador ou outros dedos da mão esquerda.
    Mas ainda assim, em varios momentos se ve que não estão abafando.

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    JmmSnt

    Cara... Salvo captção hexafônica, no calor e cervejada do momento ninguém escapa de dar um fora... Mantenha sua linha de pensamento e verá que isso beira o impossível. Salvo pra quem usar um pano pra abafar as cordas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Como guitarristas tocam sem abafar as cordas?