Suor apodrecido e ressecado por anos em escala rosewood, como limpar isso?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig
Não dá...
Soultunes
Sim, exatamente. E funciona bem e não estraga nada...
E gastar dinheiro com "produtos específicos" não é nada a não ser isso mesmo: gastar dinheiro à toa...
Abç
P.S.: Uso esse tipo de produto a mais de 20 anos para esse míster. E sabe quantas vezes deu "problema": Nenhuma...

Soultunes
Membro
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E funciona bem

Mauricio, se não funcionasse, ajudaria ligar no SAC do fabricante para reclamar.

Pow, sacanagem, o produto é feito para limpar frigideira, tirar gordura pesada do fogão, do azulejo, se não conseguir limpar uma madeira sem nenhum tipo de tratamento, como uma escala em rosewood teria algo errado com o produto.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Soultunes

Pode usar Mr. Músculo também rsrsrs

Cara, eu uso óleo de peroba ou de linhaça. Qualquer marca serve e custa muito pouco. Agora, usar marcas específicas, paga-se por isso. Tipo "óleo de peroba Di Marzio"... Vai pagar caro :p

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Soultunes
Cara, não entendi a sua colocação...
O produto é feito para limpar crostas de gordura e sujeira de frigideiras e panelas, mas "funciona" bem para esse mister de limpar escala (escura), de guitarras muito sujas e mal cuidadas.
A muito tempo atrás descobri empíricamente que esse é o MELHOR produto que tem para limpar braços de guitarra nesse estado (testei TODOS os outros...), é barato e sempre tem em casa, ademais, não danifica a escala (escura) e não reage com a madeira, exceto se essa for pintada, tingida ou escurecida pelo processo "baked" que a Gibson usa atualmente em alguns modelos.
É por isso que recomendo esse método.
Claro que, para escalas escuras limpas, basta o bom e velho óleo de peroba...
Abç

NeoRamza
Veterano
# fev/15 · Editado por: NeoRamza
· votar


Mauricio Luiz Bertola
não danifica a escala (escura) e não reage com a madeira,exceto se essa for pintada, tingida ou escurecida pelo processo "baked"

Bom saber. Apesar que nunca senti necessidade, sempre um pano úmido resolve.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


NeoRamza
Pois é... Esse processo é um escurecimento da escala causado pelo calôr, e o uso de certos produtos pode remover essa camada superficial, "descolorindo" a superfície da escala.
Abç

Iversonfr
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você não usa álcool isopropílico? limpo minhas escalas só com isso por recomendação de luthieres da minha região.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Iversonfr
Esse tipo de álcool só serve se a escala não tiver crostas, mesmo assim, acho desnecessário...
Isopropanol é muito bom... Para limpar potenciômetros...
ABÇ

Edson Caetano
Veterano
# fev/15
· votar


ALF is back
Sou mala e venho usando o óleo de limão 65 da Dunlop... o cheirinho me agrada kkk... mantenho inclusive no ambiente aqueles desodorizadores em spray com temporizador no "sabor" limão

LeandroP
Aí sim, Total 12, vou tentar vender a idéia para a gsk (dona da sensodyne) kkk, alem de tudo ajuda os músicos do mundo

Soultunes
preciosismo demais, e as empresas sabem do carinho dos donos com seu instrumento, por isso lançam produtos caros para fazer o que outros mais simples fazem melhor, saiba qual a composição de seu equipamento e vai saber o que pode realmente passar ali

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Edson Caetano
preciosismo demais, e as empresas sabem do carinho dos donos com seu instrumento, por isso lançam produtos caros para fazer o que outros mais simples fazem melhor, saiba qual a composição de seu equipamento e vai saber o que pode realmente passar ali
Muito bem colocado!
Abç

Soultunes
Membro
# fev/15
· votar


Só um ultimo comentário para "clarear" minha consideração.


Edson Caetano

Brother, nem o fabricante recomenda o uso de VEJA MULTIUSO em madeira.

Acho que passei longe de preciosimo rs...

Não quer comprar um da industria musical, temos inumeros outros produtos disponiveis, especificos para limpeza e tratamento de superficies em madeira. Oleo de peroba, Oleo de linhaça, das mais variadas marcas e preços.

Bom, cada um faz o que quer, só achei curiosissimo, para não dizer temeroso, aplicar algo que tem um sua formula doses generosas de solvente, amonia e alcool.

Em instrumento meu não cai e nunca cairá uma gota disto. Luthier é igual pediatra de filho, tem que ter confiança, estou seguro com as opções que tenho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Soultunes
só achei curiosissimo, para não dizer temeroso, aplicar algo que tem um sua formula doses generosas de solvente, amonia e alcool
Acho que vc está esquecendo o contexto no qual a indicação de tal produto surgiu (e que é bem específica):
Um amigo meu comprou uma guitarra (bastante) usada, cuja escala em rosewood nunca foi limpa. Antes de condicionar a madeira com óleo de limão, acredito ser necessário remover toda essa sujeira e deixar a escala limpa. Ela está com suor acumulado por anos, que está tão grudento que não sai com flanela... teremos que usar algum produto químico. Pergunto: o que podemos usar?
Portanto, o contexto é esse, e a aplicabilidade é bem específica, e não cotidiana ou recorrente.
Se vc utilizar o tal produto conforme as circunstâncias acima, e conforme indiquei, ele não trará nenhum dano a seu instrumento ou de ninguém...
Abç

ALF is back
Veterano
# fev/15 · Editado por: ALF is back
· votar


Soultunes
eu nao seria assim tão irredutível com essas coisas...
trabalho com uns equipamentos bastante caros para análises de células. Um deles utiliza uns reagentes exclusivos da empresa fabricante do próprio equipamento, cujos ingredientes descritos na embalagem são meio duvidosos, mas sabemos pra que eles servem. Basicamente, após muitos testes que fizemos no laboratório (equipamentos e expertise para isso não nos faltou), concluímos que estes reagentes são basicamente: solução salina com uns bacteristáticos, água e hipoclorito de sódio em baixa concentração. Resumindo, soro fisiológico, água e cândida (bem a grosso modo...hehe). Claro que não substituímos os reagentes da empresa por estes grosseiros, mas apenas passamos a adquirir salina de outra marca, que vende para aparelhos de hemograma, água milliQ deionizada (a mais pura e livre de minerais possível no planeta, cujo equipamento destilador temos no laboratório, e hipoclorito ultra concentrado para diluição ao uso. Desde então, a cada ano economizamos ~12 mil dolares. Como exemplo, a salina da empresa custava 700 dolares 20L na última vez que cotei, enquanto os mesmos 20L da empresa de aparelhos de hemograma custa 45 reais (ainda por cima tem em mercado nacional, e a pronta entrega). Fazemos isso a 5 anos já e o equipamento entrou em seu 6º ano de vida em altíssima performance. Sobre a composição destes reagentes comerciais, se uma empresa que fabrica equipamentos e reagentes que inclusive são usados para diagnósticos de leucemias e outras neoplasias do sangue e liberados pela ANVISA dão um sambarilove na composição de seus produtos, imagina uma empresa que vende produtos químicos para guitarra. Sem dúvida eles compram isso pronto de alguma indústria química e socam um rotulo bonito em cima. Não vale a pena pra uma empresa montar uma linha pesquisa e produção de químicos.
Somos muito explorados em tudo neste país, se não dermos nossos pulos as vezes, a coisa não rende.
Sobre o pediatra, o meio médico, assim como em qualquer ramo, também não está livre dos conflitos de interesse. Tem pediatra que recomenda papinha nestlé, outros abominam, e em ambos os grupos temos profissionais renomados, tem obstetra que só recomenda cesária, tem outros que recomendam o parto humanizado. No entanto, as crianças nascem e vivem iguais. Tudo é muito relativo.
Essa do veja eu não sabia, mas não terei receio nenhum em testar na proxima vez que for limpar minha rosewood! se der certo, lamentarei por ja ter passado 15 anos da vida sem saber dessa maravilhosa notícia! huauha

MMJr
Veterano
# fev/15
· votar


...está esquecendo o contexto no qual a indicação de tal produto surgiu (e que é bem específica):
...uma guitarra (bastante) usada, cuja escala em rosewood nunca foi limpa. ... está com suor acumulado por anos, que está tão grudento que não sai com flanela...
Portanto, o contexto é esse, e a aplicabilidade é bem específica, e não cotidiana ou recorrente.


Que fique bem claro....

a aplicabilidade é bem específica, e não cotidiana ou recorrente.
a aplicabilidade é bem específica, e não cotidiana ou recorrente.
a aplicabilidade é bem específica, e não cotidiana ou recorrente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suor apodrecido e ressecado por anos em escala rosewood, como limpar isso?