Suor apodrecido e ressecado por anos em escala rosewood, como limpar isso?

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# fev/15


Caros,

Um amigo meu comprou uma guitarra (bastante) usada, cuja escala em rosewood nunca foi limpa. Antes de condicionar a madeira com óleo de limão, acredito ser necessário remover toda essa sujeira e deixar a escala limpa. Ela está com suor acumulado por anos, que está tão grudento que não sai com flanela... teremos que usar algum produto químico. Pergunto: o que podemos usar?

Abraços.

ederfreire
Veterano
# fev/15
· votar


Eu já tive uma experiência desse tipo, mas não nesse grau de intensidade hehehe
Eu usei um bombril, serviu tanto para polir os trastes quanto pra tirar esse suor engordurado. É só não passar com tanta força e depois passar algo pra deixar a escala hidratada tipo óleo de peroba ou o próprio óleo de limão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Rachmaninoff
Passe VEJA numa esponja do tipo de cozinha, na parte verde (abrasiva) e limpe a escala com isso. Seque com papel-toalha.
Depois deixe secar por algumas horas e aplique óleo-de-peroba.
Abç

clguitar
Membro
# fev/15
· votar


Pergunta no tópico do Bertola, ele te ajuda.

Achei isto no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UY_DVakwhBE

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


clguitar
Feito...
Abç

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


Rachmaninoff
Mauricio Luiz Bertola
possivelmente não é o certo, mas já limpei um violão meu assim com um pedacinho de bombril, passando bem de leve e na direção dos veios da madeira...saiu completamente...depois passei óleo com limão e PQP!!!! nao recomendo! maior fedor! até hoje, com um olfato criterioso e tendencioso (que sabe o que já aconteceu) eu sinto aquele cheiro terrivel...isso ja faz uns 5 anos pelo menos...hoje passo óleo de peroba, mto mais agradável pra mim e possivelmente pra madeira tbm =p

Rachmaninoff
Veterano
# fev/15 · Editado por: Rachmaninoff
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Passe VEJA

Veja Multiuso, esse aqui?


Mauricio Luiz Bertola
e aplique óleo-de-peroba.

Pode ser esse?

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


Rachmaninoff

"Suor apodrecido e ressecado por anos ..."

Se fosse eu ofereceria para o guitarrista do Cannibal Corpse e tentava fazer uma bela grana!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Rachmaninoff
Exatamente...
Lelo Mig
Pro cara do Carcass também... Kkkkkk...........
Abçs

Hammer
Veterano
# fev/15
· votar


Se a escala for de jacarandá sem verniz por cima, passa um bombril (não confundir com palha de aço) e depois passe o oleo de peroba. Particularmente
eu usaria um oleo de limão próprio (dunlop ou planet waves) nada daques oleos caseiros...
abs.

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


ALF is back

Cara, é relativo... Comprei de um luthier, e recomendo.

Rachmaninoff
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Valeu, obrigado!

Rachmaninoff
Veterano
# fev/15
· votar


Só pra dar um retorno aqui... a dica do Bertola (Veja Multiuso, óleo de peroba) funcionou perfeitamente. A escala da guitarra ficou limpíssima e com aspecto de nova, apesar de ter sido tão maltratada durante anos.

De fato, eu gostei tanto do resultado que executei o mesmo procedimento na minha PRS. A escala adquiriu uma coloração mais viva e bonita, além de ter ficado bem lisinha. Nunca imaginei tratar uma PRS à base de Veja Multiuso!

Escala da minha PRS após o procedimento.

Meus agradecimentos ao Bertola pela valiosa dica.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Rachmaninoff
Fico feliz...
Estamos aqui pra isso...
Abç
P.S.: Acho que ainda falta vc proceder o polimento dos trastes.
Para isso, use bombril polindo os mesmos.

Rachmaninoff
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
P.S.: Acho que ainda falta vc proceder o polimento dos trastes.
Para isso, use bombril polindo os mesmos.


É necessário proteger a escala com fita crepe (ou algo do gênero)?

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


Rachmaninoff
Escala de rosewood não precisa de proteção, passa bombril com suavidade e bom senso e depois óleo de peroba.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Eu uso uma escova de dentes e óleo de peroba. Espalho o óleo pela escada com e deixo por cerca de 10 minutos. Esfrego bem casa por casa com a escova e removo com uma flanela.

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


LeandroP
eu faço exatamente a mesma coisa, mas com um algodão...as vezes me pego tentando remover uma ou outra sujeira com a unha, mas sua dica da escova de dentes matou a pau! vou tentar!
tbm passo bombril nos trastes pra dar uma alisada...melhora bem a mecanica dos bends!

SkyHawk
Membro
# fev/15
· votar


ALF is back
Uma boa dica sempre que for usar bombril é bom cobrir os captadores com uma flanela e isolar com fita crepe evitando que as limanhas grudem e entrem nos imãs.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


SkyHawk

Bem observado! Aliás, qualquer tipo de limpeza é importante proteger os caps.

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


SkyHawk
LeandroP
eu protejo, porem, não como o Skyhawk falou! sahuuhasuhas
já soco logo a fita crepe no meio do cap mesmo...creio que a cola não interfira em seu funcionamento, certo?

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


ALF is back

O legal da escova é que ela não agride a escala e nem os trastes. E se for "Total 12" é proteção pra toda a família :p

Fugitivo
Veterano
# fev/15
· votar


E aqueles "riscos" brancos que ficam na escala de rosewood? alguem já tentou tirar e obteve sucesso?

ALF is back
Veterano
# fev/15
· votar


LeandroP
pois é! ja adotei essa, ontem comprei uma escova no mercado só pra isso kkkkkkkk

Fugitivo
q riscos? no meio aescala? seriam os veios da madeira ressecados? se for, basta a hidratação com óleo de peroba ou óleo de limão, como foi falado ali em cima!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


Fugitivo
Provavelmente são fungos, ou pasta de polimento abrasiva que alguns erroneamente usam para polir trastes. Se for a 1ª coisa, passe Jimo Cupim anti-fungo (com cuidado pois é produto venenoso), se for a 2ª, não há o que fazer.
Abç

Alex guitar man
Veterano
# fev/15
· votar


cuja escala em rosewood nunca foi limpa
Ela está com suor acumulado por anos, que está tão grudento que não sai com flanela
Provavelmente são fungos



http://www.orapois.com.br/arquivos/image/91b26bf91657afbbe1c15272a0d4a c93.jpg

Fugitivo
Veterano
# fev/15
· votar


ALF is back
ja uso faz um tempo oleo de limão, quando a escala está úmida até desaparece, mas quando ela seca eles aparecem de novo.

Mauricio Luiz Bertola
deve ser a segunda opção, pq o "defeito" é no braço todo e a guitarra já veio assim de fábrica, mas num é possível que ainda não inventaram um método para a remoção deles e deixar a escala mais uniforme. Bertola bem que você poderia inventar esse método, cria a patente e ganha uma grana hein.

pequenogafanhoto
Veterano
# fev/15
· votar


Se for de braço parafusado recomendo tirar o braço, como disseram lavar com Veja ou similar, se tiver do tipo desengordurante melhor ainda, e esfegar com aquelas buchas de cozinha tipo scotchbrite e também com aquelas escovas grosseiras de lavar roupa. Depois a escala vai estar toda cinza de ressecada aí é só hidratar com óleo de limão ou peroba. Foi o que fiz esses dias com uma stratovéia que estava arrumando, a escala ficou muito bonita com cara de nova!

Lelo Mig
Membro
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Provavelmente são fungos, ou pasta de polimento abrasiva que alguns erroneamente usam para polir trastes."

Bertola, se forem "sulcos" bem pouco profundos, não pode tirar os trastes e dar uma polida na escala com lixa 400, 600, 800?

(desculpe se for uma pergunta imbecil, fiquei curioso mesmo)

Soultunes
Membro
# fev/15
· votar


Vocês juram mesmo que passaram Veja multiuso na escala do instrumento ?

Não sou expert em química, mas é aquele produto que tem na composição coisas como álcool, solvente, amônia, acido sulfônico e outras cositas mais ?

Sei lá, sem querer questionar a experiência de vocês, mas acho melhor gastar um pouco de dinheiro e comprar um produto especifico para isto, tem da dunlop, da planet waves, da daddario, Gibson, fender etc...etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Suor apodrecido e ressecado por anos em escala rosewood, como limpar isso?