É preciso conhecer a escala de uma música para poder toca-la?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # fev/15


    É preciso conhecer a escala de uma música para poder toca-la? Por exemplo, digamos que eu não sei a escala cigana, mas tenho ouvido, e vou tirar uma música com essa escala, tendo ouvido eu acho as notas mesmo não conhecendo os shapes dela?

    Desculpem a pergunta meio de leigo, sou iniciante.

    Obrigado por quem quiser me ajuda.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Não. Existem pessoas que tocam, compõe etc, intuitivamente pelo ouvido, não fazendo ideia do que tocam.

    sanabria
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: sanabria
    · votar


    Ismah

    Eu até consigo identificar algumas notas, mas eu encontro por exemplo a notinha C mas em outra região do braço e o vou ver em tablaturas é feita em outra região kkk

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    E qual o mal?

    O mesmo solo pode ser tocado em diferentes regiões...



    G---------------------------------5-4-------------------
    D---9-8----------------OU----4-----6-4/6~~--------
    A-9-----11-9/11~~-----------------------------------


    Jube
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    sanabria
    O C e as outras notas se repetem ao longo do braço da guitarra na mesma altura e em outras alturas

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    É sempre bom saber as escalas e tudo que você puder absorver para lhe auxiliar nos caminhos da música. É possível pegar músicas nota por nota no ouvido, mas saber escalas ajuda muito.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    sanabria
    Por exemplo, digamos que eu não sei a escala cigana, mas tenho ouvido, e vou tirar uma música com essa escala, tendo ouvido eu acho as notas mesmo não conhecendo os shapes dela?

    Shapes não existem. Shapes são uma tentativa arbitrária de organizar as notas em determinada parte do braço, usando determinada digitação, unicamente para fins didáticos. Um músico (de qualquer instrumento) que se prende a shapes vai sempre soar da mesma forma em todas as músicas. Se você tocas as notas certas, pouco importa em que lugar do braço você toque: você estará tocando as notas certas.

    Sabe qual é a regra de ouro dos shapes? Estude-os e pratique-os até aprendê-los. Depois esqueça-os.


    sanabria
    Desculpem a pergunta meio de leigo, sou iniciante.

    Não precisa se desculpar, cara. Todos fomos iniciantes algum dia.

    sanabria
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Rachmaninoff

    Obrigado pela dica, realmente tem sentido isso, estou tentando decorar alguns shapes.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Eu acho que não. Eu pelomenos não sei em qual escala estão quase todas as músicas que eu sei tocar.

    Marcelo Sobral
    Membro
    # fev/15
    · votar


    É preciso conhecer a escala de uma música para poder toca-la?

    Bom acredito que existam duas formas de se conhecer a escala: consciente e incoscientemente. Quando vc diz que conhece a sonoridade, acredito que aqui vc ja responde a questão, conhecendo a escala formalmente te ajudaria a nao ficar "catando milho" no braço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É preciso conhecer a escala de uma música para poder toca-la?