Como se escolhe escala para compor um solo para uma música?Como se escolhe escala para compor um so

    Autor Mensagem
    S.Hendrix
    Veterano
    # set/11


    Eu queria entender de uma vez por todas como escolher uma escala para uma determinada música, por favor me ajudem, preciso de vcs.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    S.Hendrix

    A escala da emoção! :) É sério.

    Mas a mais usada é a pentatônica e vc pode ter informações sobre ela em 125375127351 tópicos no FCC mesmo. Vide os Tópicos Fixos e/ou use a busca.

    Abs

    pOkiz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Nossa Mauricio, que profundo rs.

    No mais, ta respondido.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    pOkiz: Nossa Mauricio, que profundo rs.

    Mas é a pura verdade! :) Sendo mais profundo ainda, é como o alfabeto. O poeta não vê mais letras soltas, nem palavras soltas, mas frases inteiras pra expressar um sentimento. Sei que isso é algo muito romântico e até piegas, mas os grandes solos/riffs são impregnados de emoção e atitude; e por isso, tornam-se eternos. :) Pronto, falei! hehe

    Abs

    pOkiz
    Veterano
    # set/11 · Editado por: pOkiz
    · votar


    Cara, eu concordo plenamente, eu prefiro um solo alá SRV, Eric Clapton, BB King do que um do Malmsteen. Isso é meu gosto, claro que o Malmsteen é um put* guitarrista.

    Feeling é uma coisa extraordinária, quando eu vejo o SRV solar, da pra sentir oque ele sente. Muito fod*

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    pOkiz: o Malmsteen é um put* guitarrista.

    Eu acho o Malmsteen genial. Primeira vez que ouvi fiquei paralisado! Hoje, não faz meu estilo, mas é um dos grandes guitarristas, na minha opinião.

    Tem muita gente boa!

    Abs

    S.Hendrix
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Wleu pelas dicas, mais por exemplo eu escolho a escala ou escalas em relação ao tom da música ou existe outro jeito ???

    victorkroeff
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    cara... tu usa a escala de acordo com o tom da música... e dependendo da ocasião tu pode aplicar os modos gregos... mas enfim... confie no seu ouvido.

    Buja
    Veterano
    # set/16
    · votar


    victorkroeff
    E ele estaria a 5 anos escolhendo uma escala pra compor um solo

    carlcarl
    Veterano
    # set/16 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Buja
    e o mais triste é: _se ele encontrou a escala e não conseguiu compor o solo.
    escala é somente uma bengala para se apoiar....

    JJJ
    Veterano
    # set/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Acho muito escroto quando o sujeito escolhe uma escala X e emburaca nela e manda bala, como se não houvesse amanhã...

    O solo esquisito, com notas estranhas à harmonia, estranhas à "ideia" da música em si e o camarada lá... tóin, tóin, tóin e nem percebe ("Ué, mas a nota não tá fora, não! Tá na escala fodolídia!...").

    Se as pessoas não ouvem o "todo", complica.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/16
    · votar


    Buja
    carlcarl
    JJJ

    Infelizmente, esta geração pós 90, aprende a noção de "escala antes de entender melodia".

    Faz-se o processo as avessas. Invés de criar uma boa melodia, coloca-se um amontoado de notas "que casam" de forma aleatória e sem sentido ou intenção.

    Eles têm dificuldade de entender que um bom solo é uma boa melodia, uma composição sonora intencional. A escala, modos, e etc. são apenas "dados" para entender porque encaixa ou não, porque soa alegre ou triste, porque soa exótico, crescente, etc.

    A primeira coisa que um professor de guitarra deveria dizer para seu aluno é: Esqueça tudo que você aprendeu sobre escalas!

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Por isso recomendo que usemos sempre a cromática.

    Ningen
    Veterano
    # set/16
    · votar


    +1 Lelo Mig

    Filippo14
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Lelo Mig

    Nao digo que você errou na parte das escalas, mas definir isso a essa epoca eu acho meio nostalgia demais a coisas irreais. A quantidade de guitarrista HORROROSO que tem nascido na decada de 50 e 60 é gigantesca, vide boa parte do rock nacional que é bem tosco. Musico ruim, que decora escala e manda bala tem desde os primordios, assim como guitarrista que nao sabe nada e acha que toca um montepor feeling e é perebao tambem desde que a guitarra nasceu. Problema de ensino musical ou musicos ruins nao é novidade da nova geracao. Pos decada de 90 o ensino melhorou, menos metodos enganadores e mais professores bons.


    Abracao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se escolhe escala para compor um solo para uma música?Como se escolhe escala para compor um so