Verdade ou Mito sobre Micro Afinação?

    Autor Mensagem
    Lucas Maciel
    Membro Novato
    # jan/14


    Tava vendo para comprar uma CLG48 Explorer da Strinberg, ela vem com micro afinação, mas escutei alguns comentários de que, por causa da micro afinação, só posso desafinar 1 tom abaixo, queria saber se isso é verdade ou não tem nada a ver isso?

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Tópico fechado.

    Motivo: Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    BJKGUITAR
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Até certo ponto é verdade, porém:

    1 - A ponte deve estar nivelada ao corpo, se afinar em E, terá que regular a ponte para E, o mesmo vale para as demais afinações. Afinou, regule a ponte. E isso é chato, mantenha uma afinação padrão.

    2 - Micro afinação de baixa qualidade, é um tiro no pé. E é mesmo! Não vai na ideia de que "vou comprar mesmo assim pq gosto e está barato".

    3 - Mesmo no caso de comprar uma ponte de qualidade, é "ame-o ou deixe-o". São pontes complicadas demais!

    mjbg
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    se você regular direito e usar cordas de calibre adequado você pode afinar em qualquer afinação..
    o que não é recomendado é ficar trocando a afinação toda hora.. defina uma afinação e use até uma outra regulagem.

    agora, não sei qual a afinação que você tá pretendendo e também não conheço a ponte desta stringberg, porém tem pontes que tem problemas para colocar cordas mais grossas... tenho uma Eagle egt66 que por causa da ponte a corda de calibre mais alto que entra é por volta de 0,56 (e olhe lá..).. e eu tinha comprado ela justamente para usar um calibre mais alto para afinar mais grave.. enfim, não deu certo..

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Pontes chatas e praticamente não usáveis.
    Enquanto você dá bend em uma das cordas as outras desafinam... Palm mute? Cordas desafinadas... Mudou clima? Regulagem. Se arrebentou a corda é parar de tocar na hora porque tudo desafina.

    http://www.endino.com/archive/tuningnightmares.html
    Floating Bridges are like the anti-Christ if you are a stickler for tuning. Bend one string sharp, and all the others go flat. If one string goes flat by itself, the act of sharping it back up to correct pitch will cause all the other strings to go flat. Rest your hand on the bridge to mute 'em slightly and go "chunk chunk chunk," and they all go very sharp. (You can hear this on many, many thrash metal records.) Break one string, and all the others instantly go so sharp that you have to stop the song. For solos, it's cool. Dive-bombing, man... zowee. But for actual chords and rhythm playing, it's the closest you can get to a guitar that is actually, literally untunable. (At least, for more than a few seconds at a time.) I will usually wedge something under the bridge to fix it in place long enough for us to cut all the rhythm tracks. I have to be careful what I say, because the inventor lives here in Seattle (and has made some serious bank from his invention), but I thank the Tuning Gods that I don't see these things much anymore.

    Quem projetou essa ponte devia odiar muito os guitarristas...

    napalmer
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    quem procura uma floyd ou ponte suspensa nao esta preocupado com a versatilidade de afinacoes. 50% dos donos de floyd utilizam afinacoes abaixo. mas o ideal eh utilizar alenas um tipo de afinacao. se for mudar afinacao, tem q regular pra ficar perfeita

    krixzy
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Lucas Maciel

    Se tem micro afinação então deve ser ponte flutuante, e vc pode sim usar qualquer afinação em pontes flutuantes, digo isso pq tenho uma. já experimentei varias afinações e calibres de 0,9 a 0,13, e nas afinações de "E" a "B" ficaram todas perfeitas.


    Você só precisa se preocupar mesmo com 2 coisas:

    1 - A ponte da guitarra que vc pretende pegar é realmente boa? Algumas não seguram afinação e tende a dar defeito logo, e uma boa custa caro.

    2 - Você sabe regular uma guitarra? A cada troca de cordas/calibre/afinação altera não só a ponte como também o tensor e oitavas, ficar pagando pra luthier fazer isso toda vez que vc mudar afinação, se mudar muito, vai sair caro.


    O conselho que eu dou é, se vc pretende mudar frequentemente a afinação, melhor procurar uma com ponte fixa, dar bem menos trabalho e sai bem mais barato também, se vc não pretende fazer harmônicos bem radicais estilo Dimebag Darrell vá de ponte fixa, floyd é pra quem gosta muito mesmo como eu rs...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Verdade ou Mito sobre Micro Afinação?