Captadores Réplica de Marca

Autor Mensagem
SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


vintagentleman
Equação interessante. Eu que estive envolvido com matemática a minha vida toda nunca pensei algo assim. Mas tem meu like!

silvio_rp
Veterano
# jul/13
· votar


vintagentleman

Sou dessa opinião também. Antes eu ainda dava mais crédito pro amplificador mas atualmente fico nessa proporção sua mesmo.

No meu caso, acho fantástico o som dos Evolutions que já ouvi, mas sempre em guitarras com corpo em Alder ou Basswood. A minha será de mogno, ou seja, soara diferente com certeza.

Eu até estou cogitando conversar com os fabricantes nacionais para tentar fazer algo que soe como um "EVO numa guitarra de Basswood" mas numa de mogno e estava cogitando o 59 Rails para o braço, para ganhar um pouco mais de distância entre ponte e braço e poder pegar 24 casa (ia pegar 22 por causa dessa distância). O problema aqui é que não gosto do recorte no corpo que fazem para single coil. Vou conversar com o luthier para ver se dá pra botar o captador por trás, fixá-lo e fechar o buraco!!! Sempre detalhes para chegar na guitarra perfeita.

Mas com certeza, se fosse pegar um Malagoli da vida, eu pediria pessoalmente um acabamento decente pois não ia tomar tanto cuidado com a estética do instrumento e enfiar um captador parecendo que saiu de uma tonante!

Vellardi
Veterano
# jul/13
· votar


vintagentleman

Concordo com suas equações matemáticas mas fço apenas uma ressalva com relação ao Timbre. Não podemos encarar esse fator como 50% a 50%.
Exemplificando o que eu gostaria de passar é que: Steve Vai tocando uma Golden + AMP Meteoro + G1 Next jamais conseguirá os timbres que são alcançados em seu set original...porém um guitarrista avançado conseguirá o mesmo som praticado por ele se tocar no seu set principal.
Portanto, a variável do guitarrista só pode ser avaliada na questão timbre, se o equipamento for 100% adaptável àquele tipo de som.

TIMBRE = EQUIPAMENTO - GUITARRISTA

Vellardi
Veterano
# jul/13
· votar


Quando um equipamento é TOP e direcionado detalhadamente a um tipo de som...somente o guitarrista pode cagar no restante. kkkkkkkkkk

vintagentleman
Veterano
# jul/13
· votar


silvio_rp

Realmente, por experiência também sei que não é todo captador que vai bem co qualquer madeira. Minha maior surpresa positiva foi ver a maravilha que ficaram P-90 Gibson originais numa guita com corpo maciço de basswood. Rock total... (e variantes "clássicas").


Vellardi

Interessante sua ideia. Então guitarristas seriam como cabos e parte eletrônica de guitarras, não acrescentam timbre, mas podem retirar rsrsrs

Infelizmente não concordo porque o guitarrista é uma parte muito ativa da equação e diferentes guitarristas podem tirar timbres muito específicos e característicos de um mesmo equipo. Igualmente bons, mas totalmente diversos. Um guitarrista é totalmente variável, ao contrário da imutabilidade de um cabo ou de componentes...

vintagentleman
Veterano
# jul/13
· votar


SuicideGuy

Obrigado, cara!

Drinho
Veterano
# jul/13 · Editado por: Drinho
· votar


porém um guitarrista avançado conseguirá o mesmo som praticado por ele se tocar no seu set principal.

não faz sentido

a mão timbra

a forma com que você pega a corda, vibra, onde você pelheta

tudo isso faz a guitarra responder de uma forma ou de outra... tem até uma aula no paul gilbert que ele ensina a dar um treble boost na palheta, ele apenas gira ela um pouco e o som fica mais agudo, se ficou mais agudo mudou o timbre em função de pegada... então não adianta equipamento precisa de alguem pra pilotar ele e ele vai responder de acordo...

mão influencia e não é pouco... e a turma tem que parar com essa mania tambem de sistematizar as coisas... é logico que um stack marshall com uma 4x12 tem um som muito mais grandioso do que um meteoro furréco e uma strato fender american tem um som muito mais grandioso que uma condor de 200 pila, mas isso não quer dizer que não seja possível sair bons sons dos mais econômicos....

me de uma gibson les paul e uma parede de marshalls e dê uma tonante e um meteoro pro steve vai... é claro que ele é muito melhor do que eu, mas nao importa o que ele faça com isso, basta eu dar um acorde pra todo mundo falar que o meu timbre é melhor do que o dele.... o que acontece é que a discussão chega aí por um motivo patético e sem sentido nenhum entende?

é só isso...

timbre = equipo + guitarrista

e se nao tiver um dos dois nao tem timbre

o resultado sonoro necessita... as pessoas costumam falar "o timbre do equipamento" o equipamento precisa ser pilotado por alguem e quando entra esse alguem ja é mais uma variável pro timbre.....

há muita mística boba nesse negócio de guitarra, mas quem sabe tocar mesmo arranca som de qualquer coisa, a nao ser que o negócio seja extremamente deficiente, o que pode acontecer no máximo é o cara se limitar em certos aspectos, mas o que ele fizer vai soar bonito pq ele sabe tocar....

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


eu tbm acho q a mão influencia drasticamente no timbre, e o timbre influencia drasticamente na mão, e ambos COMPOE o timbre!

vintagentleman
Veterano
# jul/13
· votar


Drinho


Acho que é por aí. Tem o timbre inerente ao equipamento e o timbre do guitarrista. O resultado da interação dos dois é algo como uma assinatura, quase impossível de ser imitada.

Daí as bobagens da moçada que quer timbrar igual ao Isléchi, Satriani etc.

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Daí as bobagens da moçada que quer timbrar igual ao Isléchi


Não fala assim

Eu tento imitar o timbre dele até hoje

kkkkkkkkkk

SuicideGuy
Membro
# jul/13 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Galera, fiz uma cotação com o Edu Fullertone. Fiz uma descrição bem absurda de timbre pra ver o que ele ia dizer. Disse que queria um captador humbucker na ponte da minha strato que soasse como o JB pra eu fazer minha barulheira grunge com os amigos no final de semana, mas que ao mesmo tempo eu pudesse splitar e fazer ele soar com o som característico das stratos já que agora estou me profissionalizando e não quero perder o som característico das stratos na hora do estudo e das execuções mais complexas. O cara disse que ia fazer um projeto personalizado só pra mim. Que não existe o captador que eu quero, mas ele vai fazer um projeto exclusivo. LoL. Me senti um rockstar, ai ele falou também um pouco dos singles e blá blá blá. Quando perguntei pra ele se ele estava clonando o SD JB e o Texas Special (minha guitarra é HSS) e quais seriam as diferenças do projeto dele para esses captadores, ele respondeu o seguinte:

"NOs singles a fender fez alguns modelos e os batizou.mas sao pickups jovens . Os meus tem a mesma construcao . Mas os imas sao fundidos como os antigos da propria fender .a carga mag do ima é diminuida p gerar o envelhecimento de anos como um pickup antigo. No humb faria uma saida prox ao Jb mas equilib p qdo splitado teria um single real fender"

Me pareceu bom demais pra ser verdade. Ou esse cara é realmente um gênio ou ele é muito pancado das idéias. Será que ele realmente consegue fazer toda essa coisa que ele falou? Alguém já fez um projeto personalizado com ele?

EDIT: Ainda por cima me fez um preço que saiu pouco mais de R$50,00 em relação aos clones da Malagoli. Ou seja, preço pra ninguém botar defeito. Vejam as palavras dele novamente:

"Os singles sao vintage imas fracos em A5 RS 145,00 cada . Este humb hibrido fica RS 190,00 sem cover tudo PT"

Pra um projeto personalizado, por esse preço, continua sendo bom demais pra ser verdade. Continuo me perguntando se esse cara é pancado das idéias. E desculpem as ignorância, mas como todo dia agente aprende algo novo, qual é desse lance de "imã fraco"? Alguém teria algum ponto negativo em relação a essa idéia?
:P

alessiofranca
Veterano
# jul/13 · Editado por: alessiofranca
· votar


Palavras do meu Luthier de confiança, músico há uns vinte anos: "Impressionante bixo, é igualzinho, a mesma coisa".
Ele se referia a um trio de Malagoli Custom Alnico Blues (baseados no Fender Texas Special) e Humbuckers Malagoli Custom '57 (baseados nos Pearly Gates). Meu conselho? Compre sem medo de ser feliz! rsrs

vintagentleman
Veterano
# jul/13
· votar


SuicideGuy

E desculpem as ignorância, mas como todo dia agente aprende algo novo, qual é desse lance de "imã fraco"? Alguém teria algum ponto negativo em relação a essa idéia?
:P


Grandes guitarras vintage, as que proporcionam aqueles timbres cremosos, que você sente "macios", redondos, usam tradicionais imãs de ALNICO, uma liga metálica magnetizada.

Esse processo de magnetização não tem efeitos eternos e com o uso, ou o mau uso (ex. encostar ou manter muito próximos os captadores) eles perdem suas propriedades, progressivamente, e vão diminuindo naturalmente a capacidade de captar o som.

Isso ocorre de forma natural e, aliado ao processo de secagem também natural da madeira da guitarra, faz com que depois de vinte e tantos ou trinta anos a guitarra fique com um som único.

Alguns fabricantes de captadores, notadamente os handmades, tentam simular artificialmente essa atenuação do sinal.

É isso que o cara propõe para sua guitarra. Se for bem feito, até pode funcionar, mas esse é um lance que guitarristas com gosto mais refinado curtem. Caras que transam blues e jazz, principalmente.

Caras que querem literalmente "comer" o som clean da guitarra rsrsrs

São os tarados, os malucos. Eu já senti isso muitas vezes. Faz a cabeça melhor que qualquer droga.É uma viagem movida a válvulas (você vai fazer questão de ter uma trip dessas num ampli valvulado).

Já os headbangers não querem atenuação de sinal de captador, e sim pickups cerâmicos com ultra ganho, amplificador mega potente, etc. São como bárbaros invadindo uma aldeia fortificada: muito barulho e quebradeira.

Os que curtem sons mais "clássicos" são como poetas que surfam nas ondas sonoras, querem definição, clareza, melodia, timbre...

Entendeu a onda?

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


vintagentleman
Saquei sim. Bom, quando eu tinha uns 15 anos de idade eu ganhei um puta de um valvulado de presente de um sogro riquinho que eu tive. Caixa Marshall e cabeçote Peavey. Coisa boa de verdade, então tocar ele em um bom valvulado não vai ser problema, pois toco nele até hoje e estou até pensando em colocar ele no estúdio que eu vou montar já que ele é muito pró.

Agora quanto a construção dos captadores. O fato dele já me entregar o captador com o timbre envelhecido não vai fazer o captador desmagnetizar rápido? Já que você mencionou que ele vai perdendo as característica magnética nesse caso isso poderia se tornar uma preocupação?
Também fiquei imaginando se não vai ficar exageradamente leve. Tipo, se eu ligar uma distorção um pouco mais forte será que vai ficar bom? É que eu tenho que encontrar um meio termo também já que é minha única guitarra e ela vai ter que ser pau pra toda obra até eu ter grana pra comprar uma boa Les Paul (pretendo ter uma strato pra tirar um som vintage e uma Les Paul pra tocar pesado). Mas como isso ainda está um pouco longe de acontecer essa guitarra vai ter que cumprir os dois papeis saca?

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


SuicideGuy
Isso aí cara! conforme te falei nesse topico, esse projeto q o Edu vai fazer é exatamente o mesmo do q ele está fazendo no meu....a diferença é q eu NAO QUERO q ele sequer lembre de longe um JB, pois acho o JB uma merda...kkkk
mas nao deixa de ser um cap de alta saída, grave e moderno (o JB é agudo q me dói os timpanos)...ao splitar, um single coil low gain bem grave!
é o meu projeto...ele deve finalizar essa semana e me mandar!

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


ALF is back
Então deixe-me saber o resultado (sem ser fã boy ^^) assim que você começar a usar o produto. Já que eu só devo comprar lá pro final do próximo mês vai dar tempo de ter uma opinião mais detalhada se ele realmente cumpre o que promete ou se ele viaja na maionese :P

De todo modo, pelo que pude notar, mesmo que se ele chegar a 90% do que ele diz que consegue fazer, acho que já vai ficar melhor que os clones da Malagoli.

vintagentleman
Veterano
# jul/13
· votar


SuicideGuy

Simples. Deixa o cara fazer o projeto dele para o captador do braço, que deve ser mais soft e coloque um humbucker de alto ganho na ponte, para bases e solos mais pesados. Tenho duas guitarras assim, na verdade esse é o padrão.
Quanto à atenuação do magnetismo do captador não se preocupe, ele ainda vai servir por uns 15 anos pelo menos. Você vai passar a guitarra antes de notar diferença...

SuicideGuy
Membro
# jul/13
· votar


vintagentleman
Sim sim. A intenção é justamente essa. Eu toco tudo que é leve quase sempre na posição braço ou braço+meio, mas já que a magnetização dos imãs não é o problema o problema agora é se esses imãs vintage vão cumprir bem o papel. Como eu disse a guitarra tem que ter a característica de strato, mas infelizmente não pode ser 100% específica já que tenho que achar um meio termo pra eventualidade de ter que tocar algo um pouco mais sujo na posição desses captadores. Estou pensando aqui em fazer o projeto só no humbucker e comprar os texas special originais mesmo. Acho que esses magnetos mais jovens como ele se referiu, vão me atender melhor. Se eu já tivesse minha Les Paul eu não pensaria duas vezes. Colocava 3 singles nesse estilo que ele me falou, mas infelizmente a coisa quase nunca é como agente quer quando se tem pouca grana. Então...

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


o JB é agudo q me dói os timpanos

eu concordo, mas depende da guitarra velho....

numa guitarra tipo fender, ibanez é foda mesmo.....

mas já tive esse captador numa les paul, dá uma adocicada boa.....

atualmente eu to gostando muito do parallel axis da duncan... esse cap é na medida.....

os meus com o edu são no mesmo esquema... jb mais tranquilo e um captador de braço que dá som gordo e strato no split, mas de verdade, vamo ve... só acredito vendo kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores Réplica de Marca