Dúvida sobre solos sem base

    Autor Mensagem
    Kachimbo
    Veterano
    # out/12


    Em solos sem base, como por exemplo no solo da walk do pantera, pode-se usar quais escalas quiser, sem se preocupar com mais nada? Pergunto isso porque (talvez esteja errado) em uma música se faz o solo (se escolhe suas escalas) de acordo com a base.. Então como é que é isso?? Já li alguns tópicos sobre campo harmônico e escalas mas to "boiando" bastante ainda.Quem souber me dá uma força aí =D! Valeu!

    Roger Pagge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    O baixo não conta como base ?

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    não conheço a musica de cor, mas pelo que ouvi a musica do pantera tem base sim, de baixo, como apontou nosso amigo acima.
    aprenda a ouvir o baixo antes de tudo.

    caso fosse um trecho em que tivesse solo só de guitarra e talvez bateria, sem base harmonica nenhuma, voce pode fazer o que quiser sim, o que nao quer dizer que voce pode simplesmente ignorar harmonia e escalas.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    Se tiver o baixo vc vai atras dele, senão vc faz o que voce quiser, segue a ESCALA que voce quiser, ao inves de fazer tudo cromatico, isso para manter uma ideia central e não ficar feio, podendo modular ou o solo ser atonal

    Kachimbo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ok, obrigado aos que responderam..

    .Disse sem base porque na hora do solo o baixista só repete as 4 notas que são feitas pela guitarra praticamente a música toda, então conclui que seria complicado solar por cima de uma base de 4 notas (ou não?!) Não sei se estou falando uma besteira, enfim..

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    mais ou menos hehe, você tem que ver as notas que ele ta tocando, por exemplo
    A-B-C#-E

    Imagina que ele faz essas 4 notas. Tente descobrir que tom que essas 4 notas aparecem juntas. Poderia ser o tom de E maior ou até mesmo de A maior, então você pode criar um solo em uma dessas duas tonalidades, podendo criar partes em um dos tons e outras partes no outro tom. O que você pode fazer em um caso desses é ver se essas notas se encaixam em algo mais exótico, como uma menor harmônica, melódica, alterada, escalas com uma sonoridade diferente e usa-las também, o teu solo terá ideias diferentes assim.

    Um grande exemplo de solos assim foi um concurso que o De Ros fez. Ele simplesmente fez uma base com batera e baixo, como o baixo tocando apenas a nota E. Já parou para pensar em quantas escalas e afins se pode usar em um caso desse? Quase que se torna irrelevante a base, pois a gama de opções que você tem é muito grande, ela restringe apenas um pouco e dá a temática por trás do solo.

    Abraço

    Kachimbo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14

    Pô cara, valeu pela explicação! Mas como eu acho o tom que essa 4 notas aparecem juntas (acho que deve ter essa explicação no tópico sobre campo harmônico mas como não diz exatamente isso não achei)? E na construção de uma música é mais comum se fazer a base da guitarra e baixo e somente depois o solo ou não é possível fazer o contrário?

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    É possível fazer o contrário sim, pegar um solo e criar uma base por trás dele. Contudo, pense na dificuldade que seria, você teria que pensar em uma harmonia que encaixasse totalmente com o solo e que desse a intenção do mesmo. Se eu colocar uma base em G com um ritmo de balada e um de heavy metal, seu solo não soaria nem parecido, as ideias seriam outras, até a velocidade seria alterada, portanto é muito mais fácil criar uma harmonia e solar em cima, entrar no clima da mesma.

    Vale lembrar também que o problema também seria gravar os demais instrumentos em cima do solo, só para determinar um tempo já seria difícil.

    Fiquei curioso agora, quais as notas que o baixista toca?

    Kachimbo
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Kachimbo
    · votar


    Filippo14

    Na verdade não são quatro notas não, eu olhei a tab errado, olhei em alguma parte fora do solo (nem eu sei o que eu fiz na verdade eaueh).

    0 - 1 - 2 -3- 5- 7-8 essas são as digitações que o baixo faz, só muda a corda em alguns momentos

    E eu não sei nada de teoria mesmo, achava que dava no mesmo fazer o solo antes,obrigado pelo esclarecimento =P

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    HAHAHAH ai fode, tinha que ver as notas mesmo, sem saber a corda fica difícil

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    Kachimbo
    Disse sem base porque na hora do solo o baixista só repete as 4 notas que são feitas pela guitarra praticamente a música toda, então conclui que seria complicado solar por cima de uma base de 4 notas (ou não?!) Não sei se estou falando uma besteira, enfim..
    sim, está falando uma besteira bem grande.

    o baixo poderia estar tocando uma nota só que ainda teria base, e em cima dela voce deveria encaixar seu solo.

    se o baixo toca as mesmas notas que a guitarra, então está fazendo a mesma base que a guitarra estava fazendo antes.

    estude mais teoria e vai entender.

    Kachimbo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14

    Não consegui postar a tab no ctrl c ctrl v direto aqui, fica tudo errado.. Dá pra vc olhar por aqui http://www.cifraclub.com.br/pantera/walk/tabs-baixo/ onde diz guitar solo.

    kiki

    Pois é, eu não sei muita coisa sobre teoria, vou procurar estudar mais.Valeu pelo post..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre solos sem base