Duvida em compor solos junto com a base

    Autor Mensagem
    Snakepit
    Veterano
    # nov/04


    Por exemplo, começo a fazer um solo na escala petatonica maior de Mi. Começo a base em mi, e depois sigo mudando os acordes da base normal ou tem alguma regra de acordes a seguir?

    Tava compondo uns solos e nao conseguia continuar a base pois os acordes nao tavam soando bem ou o solo.

    Jimmy_Page
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    vai pelo campo harmônico

    JohnnyJhow
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: JohnnyJhow
    · votar


    Galera vai fazer 2 semanas que eu estou improvisando em cima da pentatonica e não estou percebendo muita evolução. Sempre os mesmos licks e bends nas cordas B e E, não sei usar muito bem as cordas graves. É normal usar bastante essas cordas no inicio?

    Pelo menos estou usando bends e vibrators, slide raramente.
    Parece que minha criatividade esgotou, não importa quantos licks e exercícios eu estudo, sempre as mesmas frases só que em notas diferentes

    Filippo14
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JohnnyJhow

    É normal usar bastante as cordas mais agudas no começo. Em vários momentos você tem que se forçar a fazer coisas diferentes. Se você não usa slide, se força a usar, faça frases com slide, no começo vão ficar ruins, mas elas irão ficar boas. Você pode tentar pegar algumas frases de guitarristas que usam slide por exemplo. O mesmo vale para as cordas mais graves, é questão de forçar o uso. Tenta forçar o uso de diversas coisas, porque em algum momento elas vão entrar na sua cabeça. Isso vale para qualquer técnica ou estudo no instrumento

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JohnnyJhow
    Tente formar uma melodia na sua cabeça, e depois pegar essa melodia na guitarra.

    Xwing
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Snakepit

    O campo harmônico é a chave.

    No caso de Mi: E - F#m - G#m - A - B - C#m D#º são os acordes dessa tonalidade. Você pode tocar qualquer nota (E - F# G# - A - B - C# - D#) que vai soar coerente com esses acordes. Algumas soaram "mais dentro" e outras "mais fora". Pratique lentamente para perceber essas diferenças.

    ogner
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JohnnyJhow

    Veja e faça isso:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/317682/

    o/

    rcorts
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JohnnyJhow

    Cara, além de estudar figuras rítmicas (incluindo pausas, é claro), patterns e licks, tem duas coisas muito importantes:

    1. saber a relação das notas dentro da escala e qual efeito sonoro elas podem proporcionar, não basta saber os desenhos, tem que entender os sons; Estude os intervalos, harmonia funcional etc... tudo ajuda, direta ou indiretamente;

    2. escutar muita música do estilo que você gosta de tocar, e porque não de outros também? nós seres humanos temos a tendência de fazer várias coisas por imitação. E muitas vezes é a partir do "copiar" ou "imitar" que encontramos nossa própria subjetividade e originalidade.

    Boa sorte.

    JohnnyJhow
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Beleza deu pra conseguir algumas idéias, estou muito preocupado em deslocar as escala no horizontal, eu não fico muito na vertical, isso é ruim?
    Tem problema tbm de repetir a frase e fazer variações diferentes no meio dela?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida em compor solos junto com a base