Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)

Autor Mensagem
Otto Mann
Veterano
# set/12
· votar


Ir0N_M4N
Já tinha lido essa matéria, mas não acredite não

Cara, meu antigo professor de canto uma vez me jurou que inclusive esteve nesse jogo. Ele era da banda de abertura....Mas sinceramente tbm não sei se acredito rsrsrs

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai
Não critíquei essas técnicas, eu estou estudando guitarra justamente para aprendê-las e desenvolvê-las. Mas concorde que se usar isso como a maioria das técnicas que se usa no rock, o blues deixa de ser blues. Vira fusion.

Johnny Favorite
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
tem que ouvir mais musica kid

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Johnny Favorite
Ahhhhhhhh isso é o que não me falta, ouço rock, blues, muito pouco de fusion (Frank Gambale, Eric Johnson, John McLaughin, etc...), muito pouco de jazz (Al Di Meola, John Coltrane, Wes Montgomery, Angelo Debarré etc...), , flamenco (Paco de Lucia, Camarón de la Isla, Gipsy Kings, Estopa embora não seja um flamenco de raíz, Manzanita, etc..), pop (pop de verdade, Michael Jackson e por ai vai), música latina (Luiz Miguel, Davíd Bisbal, Davíd Bustamante, Christian Castro, etc). Só porquê eu "critiquei" o Blackmore e quem faz Sweeps e Arpejos na velocidade da luz (fui irônico, não disse que critiquei) todo mundo vem falar: escute mais música. Acho que quem tem que escutar mais música é você, e quando você escutar, me diga um blueseiro que fica arpejando, usando licks neo-clássicos, usando tapping, usando escalas exóticas. Só porquê eu tenho 19 anos, todo mundo acha que tem mais direito de estar certo do que eu.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
me diga um blueseiro que fica arpejando, usando licks neo-clássicos.

ritchie blackmore.

usando tapping

EVH

usando escalas exóticas

santana .

----------------------------

agora se ,voce não consegue entender que no fundo tudo isso do rock ,na alma é blues , parece que o problema não é a quantidade que vc ouve , e sim qualidade que da pra audição de cada musica.

agora ,de boa , eu tenho a mesma idade que vc , não me acho melhor que voce , mas não acho que a questão é te julgarem pela idade , ainda q vc tivesse 12 anos porem mostrasse mais maturidade nos argumentos , ninguem ia te chamar de kid.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai
O Blackmore curte blues e até toca, mas ele não é blueseiro de raíz mesmo, nem ele, nem EVH e nem Santana.

Blueseiros mesmo: Albert Collins, 3 Kings, Robert Johnson, John Lee Hooker, Buddy Guy, Chuck Berry (um dos inventores do rock n' roll), e mais alguns que me sairam da cabeça os nomes rsrs. Depois, com o tempo veio aparecendo os grandes nomes do blues mais "recente" (Eric Clapton, SRV, Jimmie Vaughan, Gary Moore, em alguns casos o Hendrix, mais uma porrada). Ai, bem depois, tivemos: Joe Bonamassa (que mescla pra cacete o blues), Jonny Lang e todos esses ai dessa fase atual). O Santana não tem nada de blues de raíz, comparando com esses ai de cima. Só não acho legal você usar a palavra "maturidade" pois isso atinge em uma forma geral, tipo como se você fosse o dono da verdade.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


E pra não editar o outro post, claro que sei que a raíz do rock é o blues. Mas eles "pegaram" isso do blues pra "fazer" o rock, entende?

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Migs_LesPaul
smoke on the water não é blues?

black n blues n é blues?

logico que não é blues de raiz ,mas blues de raiz é o delta ,nenhum dos que vc citou é tb.


é meio complicado realmente ,mas oque tou querendo dizer é o seguinte

o blues não precisa ser blues pra ser blues.
eu tou falando da essência da musica , vc não precisa tocar blues pra tocar blues sacou? o formalismo do blues (o blues em seu formato classico) morre do 12/8 I IV V , mas sua essência transcede barreiras musicais ,preste atenção no solo de qualquer um desses cara que eu citei,é blues,são riffs e licks de blues mascarados ,acelerados e mais pesados , com os toques de cada um ( a erudição do blackmore, os tappings do evh , a influencia latina do santana) . mas é blues!!
Só não acho legal você usar a palavra "maturidade" pois isso atinge em uma forma geral, tipo como se você fosse o dono da verdade.
na internet ,na escrita na verdade , a gente pode soar um pouco grosseiro , não foi essa minha intenção , foi apenas debater de forma produtiva e numa boa! :D

Junior AJNB
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai

o blues não precisa ser blues pra ser blues.

Puts, curti essa frase

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai
Sim, exatamente, por isso eu disse: "claro que sei que a raíz do rock é o blues. Mas eles "pegaram" isso do blues pra "fazer" o rock, entende?". Rock é tocar blues de forma mais pauleira, mas não é blues. Tem gente que toca Blues usando todos esses elementos do rock. E não fica legal. Sinceramente, não vejo uma "sessão" daqueles sweeps a lá Malmsteen entrando numa melodia blueseira. Vou exemplificar, usando as suas palavras: "Stevie Ray Vaughan um guitarrista de nível pra tocar no Crossroads (algo assim)". Da mesma forma que o Malmsteen é um guitarrista pra tocar no G3. São eventos diferentes, para públicos diferentes, para influências diferentes. Sinceramente não vejo o Malmsteen ou o Kiko Loureiro tocando do jeito deles no Crossroads. Nem o Eric Clapton ou o Buddy Guy tocando do jeito deles no G3. Moral da história: Quem vai no G3 quer ver virtuosismo, técnica, solos rápidos e esse tipo de coisa toda que os guitarristas virtuosos fazem. Quem vai no Crossroads, querem ver o blues.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Junior AJNB
Sim, a frase é boa. Mas se usar virtuosismo no blues ai ele "Deixa de ser blues"

Junior AJNB
Veterano
# set/12 · Editado por: Junior AJNB
· votar


Migs_LesPaul

Mas se usar virtuosismo no blues ai ele "Deixa de ser blues"

Sei lá, eu acho que, se usar técnicas rapidas e etc corretamente na música continua sendo blues, não o blues de raiz, mas uma espécie de blues moderno

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Nossa q rolo q vcs fizeram, hehehe ... rhoadsvsvai, gostei da frase, achei engraçada, huahsuas ... xD
Enfim, não tem essa também, de blues de raiz, q isso quer dizer? Tem 1203910329 tipos de blues, texas blues, delta blues, chicago blues... olha só q doido: Blues.

Saca a diferença:

Delta:


Texas:


Chicago:


Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Ir0N_M4N
Entenda, o blues de raíz que eu digo, é aquele blues que todo mundo tá acostumado a ouvir, seja texas blues, delta blues, chicago blues , qualquer um deles. Se por virtuosismo no blues, ele deixa de ser o blues que estamos acostumado a ouvir. Por isso eu chamo de "blues de raíz". Quando se põe virtuosismo no blues, ele vira fusion...

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
e o gary more?os solos deles são de dar trabalho em muito virtuoso...

ou mesmo falando do srv




agora chega né hahaha , o topico é sobre o blackmore , a gente desvirtuou demais.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul


Relaxa velho. Isso é normal. Sempre quando alguém faz alguma crítica a algum cara famoso, sempre mandam escutar mais do som dele.

Parece resposta pronta.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Eric Clapton
Sim, eu meio que "percebi" que o fórum tem alguns "clichês"


rhoadsvsvai
O SRV e o Gary Moore eram muito rapidos quando queriam, mas não eram "virtuosos" (Malmsteen, Steve Vai, Joe Satriani, Jason Becker, Kiko Loureiro, Juninho Afram, Eduardo Ardanuy, essa laia ai...). Entendeu?

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
então teu conceito de virtuoso é o conceito universal?

http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=virtuoso

não acho que os guitarristas que vc citou sejam iguais ,nem mesmo parecidos , a unica coisa em comun é que eles tocam rock instrumental e tem um exelente nivel tecnico , isso não é ser virtuoso .

pelo menos a meu entender virtuosismo esta ligado não só ao dominio completo do instrumento ,mas isso combinado com a capacidade de realmente criar coisas marcantes com esse dominio tecnico.
melhor exemplo disso é o randy rhoads na minha opinião , do grupo que vc citou ,entra o vai ,satriani ,becker ,ardanuy . o afram eu não conheço o trabalho não posso dizer nada , mas o loureiro e malmsteen são apenas guitarristas com vasto dominio tecnicos ,eles vão entrar pra historia ,da guitarra ,não pra historia.

virtuoso ,não é quem sabe tocar tudo , é quem tem tanto a parte criativa quanto a tecnica...

ser um michael angelo batio da vida te torna tecnico ,não virtuoso , são coisas diferentes.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Virtuoso para mim é a pessoa que tem muitas virtudes. Nada mais do que isso.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai
Sim, eu errei nisso, eu concordo. Pros padrões do blues, o SRV, o Gary Moore eram virtuosos sim. Eu não soube expressar algumas das vezes o que eu queria realmente dizer: O SRV e o Gary não tinham o domínio técnico desses que eu tinha dito. E se tinham, eles não demonstravam no trabalho musical deles. Mas o SRV é meu favorito de todos os tempos...

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Migs_LesPaul
rhoadsvsvai

Apenas um adendo, que fica mais fácil comparar, quando nos isentamos do "preconceito" e "complexo tupiniquim" e analisamo o Blues, fazendo um comparativo com o Samba, já que ambos possuem a mesma raiz, história parecida e a mesma "carga genética" no povo de cada País, independente de gostar ou não...vejam só:

Partido Alto - Samba urbano do Rio de Janeiro, que iniciou-se no século 19 e é o que mais se aproxima do original batuque de Angola e Congo.

Samba de Roda - Originou-se no recôncavo Baiano, no século 19, variante da Capoeira.

Ambos são samba raiz...certo?

Vamos lá...

Ataulfo Alves, Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho e etc, são todos considerados sambistas tradicionais, certo?

Ué, mas um não tem nada a ver com o outro!

E, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco...fizeram um monte de samba e não são chamados de sambistas?

O Paralamas do Sucesso e até o Sepultura usaram ritmos afro-brasileiros em sua música...eles são sambistas?

O que Sepultura têm a ver com Alexandre Pires?...vixe...fudeu tudo!

Resumindo...o Blues é isso lá na América.

Qualquer músico, até de Trash Metal, que tenha qualquer ligação com o Rock, bebe da água do Blues.

Não importa se toca bem, se toca mal, se é virtuoso, se é Zé Mané, se é branco ou se é preto.

Quem toca MPB ou Bossa Nova, esta ligado ao samba.

Quem toca Rock tá ligado ao blues....mesmo que não goste de blues.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig

Sobre Steve Morse:

"Eu era fã dele quando ele era do Dixie Dregs, a primeira vez que ouvi fiquei impressionado. Ele é um grande guitarrista, é brilhante. Quando eu comecei a tocar eu pensei, talvez eu possa tocar, ser alguém, fazer alguma coisa e significar algo... sinto que o Morse é um cara com a mesma busca que eu. Bom, eu não sei nada "sobre essa banda que ele esta tocando agora"(é o Deep Purple...kkkkk), mas acho que ele vai descobrir seu caminho".


Até que elogiou, esperava um comentário bem ácido dele sobre o Morse, hehehehe. A alfinetada na banda já era de se esperar.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Eric Clapton

Virtuoso para mim é a pessoa que tem muitas virtudes. Nada mais do que isso.

Eu acho que estão confundindo shredder com virtuoso aqui neste tópico.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


renatocaster

"estão confundindo shredder com virtuoso aqui neste tópico"

Disse tudo!

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster
Eu acho que estão confundindo shredder com virtuoso aqui neste tópico.


Exatamente. Virtuosismo, para mim, nada mais é do que uma pessoa que consegue transcender suas virtudes.Seu dons.

Estou errado?

Johnny Favorite
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
Na verdade eu concordo com tudo o que você disse, menos a parte do SRV ser o "melhor da história", até melhor que o Hendrix.

Inclusive estou ansioso para ler os seus argumentos a respeito.


obs. Não liga pro negócio do "kid". Não tem nada a ver com sua idade, foi só brincadeira.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


Johnny Favorite
Como eu disse, pra mim, ele foi melhor da história. PRA MIM, pois eu gosto mais dele de uma forma geral, O Hendrix mudou pra cacete a história da guitarra, eu sei que ele foi praticamente quem mudou tudo. Mas eu gosto mais do SRV pois faz mais meu estilo, pegada forte, blueseiro do texas, etc... Sei que muita gente diz que o Hendrix era foda, que foi o melhor, mas eu não concordo, na minha humilde opnião foi o SRV... Só isso! Ah, entendi, o kid foi tipo uma forma de falar "cara". entendi ^^ Valeu cara, gostei de conversar contigo. O que eu quis dizer é que se o cara usar shred no blues (valeu gente, essa palavra tinha fugido da minha cabeça), ele deixa de ser blues e vira rock, fusion, etc, mas blues ele não será mais! Só isso, não odeio o rock, o fusion, nenhum gênero musical, só to falando que o blues deixa de ser blues se misturar o shredding. Entendem? Abraços!

Johnny Favorite
Veterano
# out/12 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Migs_LesPaul
Opinião pessoal, entendo. É interessante você usar a expressão "melhor da história" pois compreendo quando você diz que o SRV é o guitarrista que mais "gosta" ou se "identifica". Porém, o "melhor da história" requer um pouco mais de "porquês", não basta para ninguém aqui no fórum que você diga que ele é o melhor da história afinal não é você quem decide isso. Os jornalistas não batem na sua porta perguntando quem são os "melhores da história" ok? É por isso que você poderia descrever o que o SRV tem a mais do que o Hendrix que o torna o "melhor da história" que não seja uma opinião subjetiva sua, entende? Tipo habilidades das quais a maioria das pessoas poderiam reconhecer no SRV e não no Hendrix.

obs. Não estou tirando onda, só quero saber se realmente há comparação entre um e outro no sentido de ser o maior de todos os tempos.

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


Johnny Favorite
Ok, então vamos lá:

Hendrix:

Revolucionou a história de um instrumento e tinha uma certa destreza na sua época.

Era genial praticamente usando somente a pentatônica.

Conseguia ser um guitarrista que "implantava" seus licks e riffs na cabeça de todos que o ouviam.

Tinha ouvido absoluto, tirava discos de artistas em uma média de duas a três horas, era um ótimo auto-ditata.

Era um compositor genial, e remou contra a maré numa época de guerra.

SRV:

Fez o blues renascer em uma época que todos queriam ser o Randy Rhoads ou o EVH.

Tinha seu estilo próprio, e sua pegada era infernal, tocava de cordas 0.13 (com a sol 0.19 plana, sem ser encapada).

Juntou tudo o que tinha de melhor do blues, de suas influências e fez a marca dele.

O timbre dele foi um dos timbres mais marcantes da história da guitarra, tanto ao vivo, quanto no estúdio (Hendrix soava meio "embolado" algumas vezes ao vivo).

Foi um ótimo auto-didata também, o seu irmão Jimmie Vaughan viu que o garoto de apenas 7 anos foi flagrado tocando nas suas guitarras (Jimmie havia proibido Stevie de tocá-las). Mas ao invés de dar castigo nele, ao ver o talento do garoto deu uma Gibson Messenger pro garoto aprender seus acordes.




Enfim, apesar de um ser influência do outro, eu acho que tem comparação sim. Mas eu acho bobagem "botar os dois pra brigar", porra isso aqui é guitarra e não UFC Combate! Abraços rsrs

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Blackmore é um poço de arrogancia, basta ver a história do Rainbow pra perceber isso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)