Sonho realizado: Gibson Les Paul Custom Black

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# ago/12 · Editado por: edalko
· votar


MMI
Cacilda!!!
Vc vai me ajudar agora...

Tava olhando na net, e vi que tem uma variação entre essas Les Paul Custom Black.
Vi num forum um cara perguntando a respeito de uma tbém 1997 e que a Gibson lhe enviou a seguinte informação:
http://forum.gibson.com/uploads/post-35044-086465000%201328760588_thum b.jpg

Aqui vc verifica que ela tem corpo em mogno, tampo em maple e caps 490 e 498.
Porém, vc verá que ela se aplica as cores Wine Red e Alpine White. Nada de Black...

Aqui vc ve uma igual a minha, com as mesmas especificações acima:
http://www.gbase.com/gear/gibson-les-paul-custom-1997-black#


Daí achei isso aqui:
http://www.zzounds.com/item--GIBLPB7EBGH

Ou seja, a minha pode ser uma Gibson 1957 Les Paul Custom 2-Pickup Black Beauty Electric Guitar (with Case)
Que tem as seguintes especificações:

Materials: Carved Mahogany top and body, 1-piece Mahogany neck
Binding: Body/Neck/Peghead
Hardware: Gold
Bridge/Tailpiece: ABR-1 Tune-o-matic/Stop bar
Pickups: BurstBucker 1 (rhythm) and BurstBucker 2 (treble)
Controls: 2 volume, 2 tone, 3-way switch, CTS pots and bumble bee capacitors
Fingerboard: 22-fret bound Ebony fingerboard with pearl block inlay
Scale Length/Nut Width: 24-3/4 in./1-11/16 in.
Strings: Vintage Reissue .010
Finish: Ebony
Case: Custom Shop case
Includes: Certificate of Authenticity

E agora José???

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Sim, pode ser com ou sem. Eu fiz a suposição que não tem porque eu tenho a sensação que as que tem o top de maple é mais rara, vejo menos com essa especificação. Inclusive as VOS costumam vir com corpo só de mogno mesmo.

Te dou 2 opções para saber se não veio com a documentação e o antigo dono não souber:
- escreve para a Gibson, com fotos e número de série e pergunta.
- desmonta e vê se na cavidade dos captadores, nos pots ou na chave seletora dá para ver que madeira é (mais difícil).

As sem tampo de maple tem o timbre mais fechado, diferente da sua antiga JP, se bem que os captadores são diferentes, a escala é diferente, é difícil uma comparação mesmo porque você já não está mais com ela.

Desculpe se semeei a discórdia... Hehehehehe

Abç

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Ótima discórdia, assim tenho certeza do modelo.

Por dentro da cavidade dos pots nao da pra saber pois é pintado de preto, e foi colocada blindagem de cobre pelo DiCastelli.

Retirar os caps vai ser de matar, pois acabei de colocar corda nova kkkkk e sempre arrebenta uma no processo, mas acho que vou ver isso
Daí ja tenho certeza dos caps e do tampo.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Tudo leva pintura preta ali, pode ter certeza, até a cavidade dos caps. Mas sempre tem um risquinho ou defeitinho de pintura ali dentro, não tem todo cuidado na pintura.

Usa suas cordas um pouco e deixa a exploração para depois, cara! Assim se perder a corda, não perdeu tanto... rsrsrs

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


edalko: Irmã podre e irmã rica:

Tadinha da sua Condor! :( Se fosse pobre, eu até entenderia. hehe

Bela aquisição!

Abs

Slash Hammett
Veterano
# ago/12 · Editado por: Slash Hammett
· votar


Parabéns cara, bela guitarra. Recentemente comprei uma Tribute 50 e realizei o sonho de ter uma Gibson. Um dia completo a coleção e compro uma Standard e uma Custom :D

PEMAMETAL
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Fala brother, excelente guitarra, pelas minhas observaçoes essa guitarra nao é a 1957 nao. A ponte que ta na sua guitarra é uma Tune o Matic Nashville que é a que vem nas Custom comum, a 1957 alem de ter o visual um pouco mais relicado vem com a abr-1, os parafusos sao do lado contrario da sua.

Olhe essas fotos da minha antiga 57 reissue.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.460714299418.254018.69010941 8&type=3&l=d3b14d22fb

conandrade
Veterano
# ago/12
· votar


O que que o www.guitardaterproject.org diz sobre o seu número de série?
Para a minha SG não fala sobre o modelo especificamente... entretanto conheço um pouco mais sobre ela...

Agora... meu camarada vc tem o que chamamos de um "doce problema". Divirta-se com isso! rs

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Então pessoal.
Fui explorar a guita.

Como o MMI disse, tem tinta por tudo ali.
Mas olha aqui o que achei:
Foto: cavidade caps do braço

Tampo em Maple.
Ou seja, força e idéia do PEMAMETAL que não é uma 57, mas sim uma Custom "comum".
Então os caps são os 490R e 498T, mas pelas fotos não sei dintingui-los de outros:

NECK
BRIDGE

Olha aqui uma foto da parte elétrica!

Agora só resta a dúvida em relação ao fato de ter ou não furos o corpo...

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
É Mauricião... a gente tenta mas nao consegue denegrir a imagem da irmã "pobre".
Baita guita meu.
Tenho uma baita curiosidade em saber como é o corpo dela, que atrás é composto por três peças. Aonde poderia conseguir tirar um raio-x?

Um dia que me der uma grana de folga, coloco ali uns caps legais para ver ela rosnar como deve.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Até prove o contrário isso aó é um tampo de maple... Legal, eu pessoalmente prefiro assim.

Os captadores é mais difícil, você teria que botar um multímetro nos seus caps e ver a leitura, que nem sempre bate exatamente com a tabela de especificações.

490T Alnico II 8.5k
490R Alnico II 8.5k
Pickup magnet ohms

496R Ceramic 8.6k
498T Alnico V 13.8k
500T Ceramic 14.8k
57 Classic Alnico II 8.5k PAF sticker
57 Classic Plus Alnico II 8.7k PAF sticker
Burstbucker #1 Alnico II 8k PAF sticker
BurstBucker #2 Alnico II 8.5k PAF sticker
Burstbucker #3 Alnico II 8.8k PAF sticker
Burstbucker Pro (#5) Alnico V 802k neck and 8.7k bridge PAF sticker


Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Brother, parabens pela sua "máquina"!!!! Posso imaginar o timbre que não vai sair dela plugada no seu Mesa.

Sério, é pra tocar de joelhos!!!

Também tenho uma Custom Black, só que Epiphone. Hehehe....

Visualmente, a única diferença é o logo no headstock. Já internamente.... 3 ou 4 (ou até mais) pedaços de Mogno Asiático..... etc.. etc... etc...

De qualquer forma, acho o visual matador, o preto com o dourado. Pra mim, uma das Lps mais lindas.

Parabéns novamente.

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


edalko: com peso total do instrumento acima de 5 kilos.

Bem pesada hein... Não deve ter "aliviadores de peso".

Você falou em Raixo-X. Cara, consulte seu dentista!

Abs

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
edalko

Dentista não vai dar certo... Tem que ser uma das grandes, tipo de tórax para pegar todo o corpo. Não é caro nas clínicas de radiologia, algumas fazem radiografia digital pelo mesmo preço, é bem legal.

PEMAMETAL
Veterano
# ago/12 · Editado por: PEMAMETAL
· votar


edalko
Então pessoal.
Fui explorar a guita.

Como o MMI disse, tem tinta por tudo ali.
Mas olha aqui o que achei:
Foto: cavidade caps do braço

Tampo em Maple.
Ou seja, força e idéia do PEMAMETAL que não é uma 57, mas sim uma Custom "comum".
Então os caps são os 490R e 498T, mas pelas fotos não sei dintingui-los de outros:

NECK
BRIDGE

Olha aqui uma foto da parte elétrica!

Agora só resta a dúvida em relação ao fato de ter ou não furos o corpo...


Fala Edalko,

Com mais essas fotos que voce mandou da pra matar a dúvida. A 1957 é uma guitarra da série historic, a madeira é mais leve que uma custom normal, ela não tem os 9 furos, é maciça mesmo! Não tem tampo de maple. Tem capacitores bumblebee, potenciometros CTS (pelas fotos a tua não tem) e long tenon neck , que é a junção do braço com o corpo mais comprida, ou seja o braço entra mais no corpo da guitarra do que uma guitarra comum, dando mais sustain. Alem disso o braço da 57 é o mais grosso que eu ja toquei, é um taco de baseball mesmo. Os captadores da minha, que era uma 3 pickup do ano de 2008, eram 3 57 classic, mas a partir de 2009 começaram a vir com os burstbucker 1 e 2.
Ja a Custom "normal" (que já é muito foda) tem captadores 498T e 490R (que eu não curti muito e troquei por EMG), o braço não é tão grosso, a parte eletronica tem os capacitores e potenciometros normais, ela tem SIM 9 furos no corpo (pelo menos a minha, agora em 97 não sei se era igual), ou seja não é totalmente maciça e o mogno é mais pesado que o da 57 reissue, pois mesmo com os 9 furos ela é mais pesada que a 57.
A 57 é uma guitarra mais top que a custom normal, custa mais caro, pois ela é da série historic, mas ambas são fodas demais.
Falo disso com argumentos pois tive as duas simultaneamente (hoje to com a custom normal e uma 59 reissue). Da uma olhada nesse video, A captação da camera é uma bosta, mas mesmo assim da pra sacar algumas diferenças.

http://www.youtube.com/watch?v=iWCIPgay3Dk

Tua guitarra é du caralho e ta mais conservada que a minha Custom de 2010, a minha ja saiu todo o dourado da ponte.
A unica coisa que eu faria na tua guitarra talvez é botar catadores diferentes, eu não curti muito os 498T e 490R, mas isso é gosto pessoal!!

Abraço

Edit: Aqui tem fotos da eletronica com bumblee bee!
bumblebee

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


MMI: Dentista não vai dar certo... Tem que ser uma das grandes, tipo de tórax para pegar todo o corpo. Não é caro nas clínicas de radiologia, algumas fazem radiografia digital pelo mesmo preço, é bem legal.

auhahuauha! Só dá maluco. O plano de saúde não cobre esse tipo de procedimento. Bom, pelo menos, o meu não!

MMI, só por curiosidade, qual é sua guitarra mais pesada? Fez o teste comparativo?

Abs

Leomju
Veterano
# ago/12
· votar


Sonho realizado: Gibson Les Paul Custom Black

Ah... não venha com essa, você não sonha mais, já teve todos os instrumentos do planeta!

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Mandei um e-mail com fotos para a Gibson,
Vamos ver.

O uso do multimetro ali nos caps nao vai adiantar nada, porque pela tabela que vc postou os valores sao muito semelhantes.


Jinkxs
Opa. Valeu!
Hoje vou ensaiar com ela e o Mark 5... vamos ver!!!!!

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia
MMI
Minha patroa é dentista... mas como o MMI falou tem que ser maior...
O raio-x de dentista no máximo pegaria um tamanho de 2x2cm kkkk

PEMAMETAL
Po... vc tá com um equipo de respeito!
Realmente, a minha até que tá conservada para seus 15 anos.
E o mais legal é que nao foi mexida.
O 498T eu curti... ele é mais fraquinho, e lembra bem um caps do braço single de strato.
O 490R achei meio agudo com uma tendência maior de médios. Mas como eu curto esses médios, acho que o resultado vai ser interessante.
Pelo que andei vendo as novas Custom tem holes relief para dar maior ressonância e diminuir o peso, mas mesmo assim pesam 9libras, o que daria 4 kilos. Considerando que a minha pesou acima de 5 kilos, acho que nao é corpo queijo suíço nao...

Valeu pelas dicas...

Duds McCready
Veterano
# ago/12
· votar


edalko
Parabéns, cara!! A guita realmente tá impecável!!! Linda demais!!

Abraços!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

Vou pesar e posto aqui. A mais pesada é a Gibson Joe Perry mesmo, mas está de saída. Das atuais eu não sei, vou fazer uma pesagem com balança de banheiro meia boca.

edalko

Os valores são proximos mesmo, não resolve. Radiografia de dentista só se fosse umas seriadas, de repente pega...

PEMAMETAL
Veterano
# ago/12
· votar


edalko
Pelo que andei vendo as novas Custom tem holes relief para dar maior ressonância e diminuir o peso, mas mesmo assim pesam 9libras, o que daria 4 kilos. Considerando que a minha pesou acima de 5 kilos, acho que nao é corpo queijo suíço nao...

O peso da guitarra não quer dizer nada com relação ao weight relief.
A informação que eu tenho é que a partir de 96 todas as Les Paul começaram a ter weight relief.
A minha Reissue 59 e é a Gibson Les Paul mais leve que eu ja toquei (só não é mais leve que as chambered, mais aí não vale) e ela é inteiramente maciças, sem os 9 furos. Ja a custom normal é bem mais pesada que a 59, e ela tem os 9 furos, a questão é da densidade da madeira mesmo,
O mogno das reissue é mais seco, consequentemente mais leve, os 9 furos são pequenos e não tirariam tanto peso da guitarra assim.
Vou mandar aqui uma foto supostamente de dentro da Custom shop das Gibson que mostra o que eu to falando. A escolha da madeira pra cada modelo.

les Paul body

Gianew
Veterano
# ago/12
· votar


É bonita,mas nao supera as modificadas do jimmy Page...

MMI
Veterano
# ago/12 · Editado por: MMI
· votar


MauricioBahia

só por curiosidade, qual é sua guitarra mais pesada? Fez o teste comparativo?

Acabei de fazer. Acho que se eu perguntasse para a galera, ninguém iria acertar a mais pesada: ESP XJ-12 com 4,6 kg seguida da Gibson Lucille, 4,5 kg. A Joe Perry acho que era mais pesada que ela, mas não dá mais para pesar... A mais leve, covardia, é a PRS Hollowbody II com 2,4 kg, o violão Gibson é mais pesado que ela.

Edit: a ESP é uma guitarra grande de braço, o corpo nem tanto, mas ela só cabe num bag de baixo - headstock enorme!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


MMI: Vou pesar e posto aqui.

Comprei uma balança bacana. Agora posso realizar meu sonho de saber o peso que carrego nas costas! hehe

Acabei de fazer.

Tá aí, sei que é algo "bobo", mas se não tiver um tópico, vou criar um sobre peso de guitarras! hehe

ESP XJ-12 com 4,6 kg

Caraca! Sinistro...

Valeu!

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


MauricioBahia

Fazendo esse teste comparativo da balança fiquei com uma dúvida, estou começando a suspeitar que a patroa pode ter 1% de razão na observação dela. Ela acha que tem instrumentos demais em casa - são 17 hoje. Será muito ou é intriga da oposição? Ela tem mais sapatos que isso e eu tenho certeza que é muito!

MauricioBahia
Moderador
# ago/12
· votar


MMI: Ela tem mais sapatos que isso e eu tenho certeza que é muito!

Esse é "o" álibi e sua liberdade! Nunca reclame quando ela comprar mais um sapato! hahaha

Fiz o tópico: Colocando sua guitarra na balança: quanto ela pesa?

Abs

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Opa!

A Gibson respondeu meu e-mail, dizendo que as fotos e serial seriam da Les Paul Custom, e enviaram anexo esse documento que já citei acima:
http://forum.gibson.com/uploads/post-35044-086465000%201328760588_thum b.jpg

Mandei agora outra pergunta a respeito do corpo. Vamos aguardar a resposta.

Ontem ensaiei com ela e digo que se comportou muito bem com o Mark V.
O som do captador do braço é ideal, não embola e produz aquela sonoridade que sempre ouvimos em gravações mais antigas.
A combinação dos dois captadores produz um som muito lindo e característico.
Quando se tem dois captadores muito fortes (o que geralmente usava) a sonoridade de ambos ficava meio pálida e sem vida, a não ser que fosse feita uma ligação em paralelo como na MM JP6 do Petrucci, que proporciona um som strateiro.
Mas na Lespa o som é rico e agradável.
O captador da ponte é cortante! Médio-agudo. Tem que até usar o knob de tone para dar uma amenizada em agudos algumas vezes.
Mas é legal usar para bases e dedilhados o caps do braço e em passagens mais empolgantes mudar para o caps da ponte para o som sair rasgando na mix.
Enfim, gostei demais da guitarra. É confortável, e a pegada do braço proporciona uma tocabilidade bem interessante.
Terminando o ensaio peguei minha antiga e ex-Joe Perry e nossa!, parecia um machado haha... braço grosso demais, corpo mais espesso... é outra guitarra, com outra pegada e vibe.

edalko
Veterano
# ago/12
· votar


Nova resposta a Gibson:

Hi,
Thanks for the reply. This would have a weight-relieved body.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


edalko

Vou te falar... Para mim, essa é A custom. Se me oferecessem essa ou uma R7 VOS eu pegaria essa sem nem pensar. Essa guitarra, Soldano e Mesa V, você quer mais o que? Responsa, hein?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sonho realizado: Gibson Les Paul Custom Black