Qual a melhor configuração de captadores para tocar Hard Rock, Heavy Metal e Rock Alternativo?

    Autor Mensagem
    HardRokr
    Veterano
    # jul/12


    Fala Galera!

    Sou novo no fórum e também estou começando a tocar guitarra. A minha dúvida é a seguinte, qual configuração dos caps seria melhor pra tocar Hard Rock (The Who, etc...), Heavy Metal (Black Sabbath, Metallica, etc...), Alternative Rock (Muse, The Strokes) e até um Punk dos anos 70 (Sex Pistols). Já me falaram que a melhor configuração seria SSH (Single, Single, Humbucker), outros disseram que seria melhor um HSH, aí nessa de cada um dar uma opinião diferente eu acabei gerando essa dúvida, então eu queria ouvir de pessoas que entendem do assunto. Detalhe, eu ainda vou comprar minha primeira guitarra e, como sou menor de idade, não tenho grana pra comprar uma guitarra SSS e depois mandar pro Luthier transformar ela em SSH, mas mesmo assim deixem a sua recomendação.

    Flws Galera xD

    Diego Young
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Isso de captador servir para tal estilo é relativo... muito relativo

    tenha em mente que os humbuckers, são os que distorcem mais e possuem menos "hum"

    os singles tendem a ser mais cristalinos, estalados, agudos, com mais ruido e menos distorção....

    mas particularmente, eu tocaria todos esses estilos com uma telecaster e seus singes, vai depender muito da distorção usada também.

    distorção hi-gain em captadores single de telecaster, me soam mais old school, mais rock antigo

    a mesma distorção em humbuckers de alta saida como o SM Sh-4 ou captadores ativos, EMG proporcionam um som muito mais pesado e moderno

    eis minha opinião !

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tipo, o meu medo é comprar uma guitarra HSH e não poder tocar músicas como Reptilia (The Strokes), ou Paranoid (Black Sabbath). Porém, se eu comprar uma guitarra SSH, aí eu tenho medo de não conseguir tocar músicas mais pesadas tipo The Way it Ends (Prototype), Psychosocial (Slipknot), eu como eu não entendo muito do assunto, resolvi perguntar a quem realmente sabe do assunto. Esse papo de som cristalino, estalados, sujos, eu ainda não entendo muito pq eu n tenho guitarra ainda, e só ouvindo que se aprende a diferenciar um do outro mas mesmo assim, valeu!

    D.V.
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    HardRokr

    Com uma configuração HSH você só não toca Reptilia - The Strokes e Paranoid - Black Sabbath se não quiser.

    Com uma configuração HSS você só não toca The Way it Ends - Prototype e Psychosocial - Slipknot se não quiser.

    ;)

    RamonFrozen
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu uso uma guitar H-H aqui, são 2 EMG's ativos, o do braço é o EMG 89, e o da ponte é o EMG 81TW, cara eu toco de tudo aqui... Desde guns n' roses, led zeppelin, até metallica, iron maiden, black sabbath... Só não toco slipknot porque não gosto de tocar as musicas deles.. Não são ''legais'' de tocar xD

    Não sei se essa informação te ajuda..
    Boa Noite,

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu não toco heavy metal só toco hard rock e afins , eu gosto muito do som da distorção com singles , mais se tu quer uma distorção pra metal acho mais aconselhavel usar um humbucker na ponte , na configuração HSS .

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    D.V.

    Provavelmente é paranóia da minha mente msm, valeu!

    RamonFrozen

    Valeu cara, ajuda sim, só estou meio preocupado pq vai ser minha primeira guitarra e espero ficar um bom tempo sem mexer nela, alterar caps, etc...

    RuanbestXx

    O problema é que meu gosto é meio variado sabe? tipo, em geral gosto de rock, mas os meus preferidos mesmo são Hard Rock, Heavy Metal, etc... Mas isso não significa que eu não goste de Grunge, Thrash Metal, Death Metal Melódico...

    RamonFrozen
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    HardRokr
    Desculpe a pergunta, mas quanto você pode gastar??

    Assim poderei te ajudar melhor..
    E diga ae, se você tem preferencia de modelo, tipo strato, les paul, superstrato, SG, etc.. porque isso realmente faz diferença.

    davidevh
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pra mim depende muito mais do seu AMPLI do q dos captadores...mas acho q HSS esta de bom tamanho !

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RamonFrozen

    Cara, não sei o orçamento muito bem pq o dinheiro n é meu, é dos meus pais, mas acho que abaixo de R$650,00 tá bom, e eu tenho uma preferência por superstrato, mas qualquer guitarra que seja boa e que dê pra eu tocar meu estilo musical de boa tá valendo, não importa se for strato, superstrato, tele, etc...

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Detalhe, eu ainda tô sem amplificador =S

    RuanbestXx
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    HardRokr
    Então compra uma guitarra , e com a grana dos captadores junta com a grana do amplificador e compra um ampli melhor , lembrando que o ampli é 80% do seu som .

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ibanez Gio GRX22 - é uma guitarra bem básica, mas com bom potencial.

    1º passo - Configuração de 2 captadores (HH), mas que permite fazer uma ligação com um potenciômetro push-pull que transforma os captadores duplos em single coils. Com a chave de 3 posições e o potenciômetro push-pull splitando as bobinas, dá pra tirar muito som dessa guitarra.

    2º passo - Trocar os captadores por outros melhores (Malagoli HB777): aí a guitarrinha já vai ficar bem mais bacana.

    3º passo - Vender a guitarrinha (pelo menos vc consegue uma grana com os captadores) e passa para um outro nível de guitarra, tipo uma Ibanez RG1570.

    4º passo - Trocar os captadores da RG1570 por um DiMarzio Tone Zone na ponte e um Air Norton no braço. Pronto! Chegou ao Nirvana...(não a banda, o local)

    RamonFrozen
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: RamonFrozen
    · votar


    HardRokr
    Rapaz, eu sou fã da Cort, o acabamento deles é sensacional.
    Não sei se posso postar links aqui no Cifra Club, mas entra no site da cort e ve o modelo de guitarra Cort x1, da ''x series'', esse modelo tem por R$ 569,00 no Mercado Livre, da loja do GRUPO MURARO (pesquisa la porque acho que não posso postar links aqui), essa loja é confiável.
    Quando comecei a tocar fiz a burrice de comprar uma memphis por R$ 450,00 xD se eu fosse mais esperto tinha comprado essa Cort por 570,00 tranquilo e não ia me arrepender...

    Da uma olhada nas fotos dela ae, eu acho ela linda.. Me diz o que achou..

    @Edit
    Como o amigo de cima disse, também tem esse modelo da Ibanez, ela é alguns reais mais cara, mas dae vai da sua preferencia de modelo, e tals...
    A maior diferença entre elas é que a Ibanez desse modelo o corpo é em basswood, e a da cort é em agathis. Mas as duas pra quem ta começando seriam ótimas.. Basta você escolher !!

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RamonFrozen

    Cara, eu tava de olho a um tempinho já numa Cort X1, só que eu não tinha visto essa oferta de 570 reais e ela me atraiu bastante, só que o problema é que eu to no Rio de Janeiro e a oferta é de São Paulo, eu sei que existe frete (levando em conta que seria um pouco mais caro) só que o problema é que meus pais não confiam muito em mercadorias de internet (pessoal do interior é assim msm rs) e difícil conseguir convencê-los do contrário, mas meu vizinho sabe mexer nessas paradas de mercadolivre então vou tentar fazer uma barganha aki pra ver se eu consigo essa guita xD

    davidevh
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, eu tava de olho a um tempinho já numa
    Estou vendendo uma Ibanez RG com captadores EMG caso tenha interesse...

    RamonFrozen
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    HardRokr
    Rapaz no meu caso é ao contrário, sou do interior de SP e compro bastante coisas do Rio de Janeiro, mas pode ficar tranquilo com o mercado livre, existe um sistema de pagamento no mercado livre que se chama MERCADO PAGO, como ele funciona?? você paga ao produto pelo mercado pago, dae seu dinheiro fica ''no mercado pago'', assim que seu produto chega você entra no mercado livre e libera o dinheiro do mercado pago pro vendedor, ou seja, se o cara não mandar o produto direito ele não recebe o dinheiro sacas?? Então pode comprar tranquilo, principalmente quando é de lojas como essa ae que te falei.
    E convencer os pais de que é seguro é osso mesmo..

    Mas vai de cort cara, você vai gostar!!
    Abraço

    HardRokr
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RamonFrozen

    Valeu cara, agora entendi como funciona o sistema do ML, vou tentar convencê-los aqui né, tô querendo muito essa Cort X1, adorei o acabamento dela com aquelas curvas e talz xD

    Abraço

    girino98
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu tenho uma yamaha rgx 421 dm e eu quero botar uns caps bem legal que num passe de 600,00 o valor deles então qual eu boto?
    gosto só de hard rock e oficina g3 e catedral!!!
    são 2humbucker e 1 single

    jeanwhite
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Qual captador humbucker vcs me indicam para rock/metal alternativo, eu gosto de timbres como do Paramore (Josh Farro) Muse (Matthew Bellamy) RATM e Audioslave (Tom Morello) Skillet (Ben Kasica).
    Eu gosto de timbres encorpados e abertos, que possuem uma definição sonora mesmo com a distorção.
    Eu gosto de graves com som aberto, tambem gosto de agudos mas não rasgado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor configuração de captadores para tocar Hard Rock, Heavy Metal e Rock Alternativo?