Dúvidas quanto á iniciação em guitarra.

    Autor Mensagem
    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12


    Primeiramente quero deixar claro que, antes de abrir esse tópico, eu li vários outros tópicos, pesquisei em outros sites e conversei com diversas pessoas que tocam guitarra e pelo fato de existir uma enorme divergência de "verdades", me senti obrigado a recorrer ao fórum. Percebam que esse é meu primeiro tópico/postagem e talvez eu esteja cometendo algum erro ou infringindo alguma regra (mesmo dando uma olhada nas regras), se isso estiver acontecendo, me perdoem.

    Primeira dúvida e mais importante, na minha opinião:
    Tem como aprender a tocar guitarra usando as aulas disponibilizadas na internet? Pergunto isso, não por preguiça de contratar um professor ou ir uma escola especializada, mas simplesmente pelo fato de que eu trabalho de dia e estudo a noite, consequentemente não tem como eu ir à uma aula pessoalmente (a não ser que seja a partir das 11h da noite, ou antes das 7h da manhã, o que eu sinceramente duvido que exista), enfim, considerando que eu tenha força de vontade e umas 2 horas por dia para realizar meus estudos, com os exercícios certos, eu conseguirei aprender á tocar?

    Segundo:
    A questão de qual guitarra comprar. Eu sei que existem vários tópicos sobre isso e tentei ler o maior número possível e mesmo assim continuo com minhas dúvidas, então...
    Quanto ao valor, não existe algo definido, mas não pretendo gastar muito (no máximo uns 800/900 reais, incluindo o cubo e o que mais for necessário), simplesmente pelo fato de não ter certeza se vou gostar e aí rola aquele medo de gastar dinheiro "a toa".
    Um vendedor me recomendou uma Tagima Memphis (ele só me disse isso, mas imagino que seja uma MG32), por 260 reais, disse que atenderia todas as minhas necessidades. Porém, alguns amigos meus me disseram que a guitarra é bem ruinzinha, queria ter uma opinião mais profissional ou mais exata, já que aqui mesmo, vi pessoas falando que a guitarra é boa e outros, que a guitarra é péssima. Aliás, vale lembrar que na minha situação, eu não pretendo alterar em nada a guitarra, do jeito que a guitarra vier, é o jeito que eu vou usar.

    Terceira:
    Violão ou guitarra? Por mais que pra mim pareça óbvio, já que o meu sonho é tocar guitarra e não violão, eu queria saber se eu preciso tocar violão antes de tocar guitarra, se isso vai me ajudar em alguma coisa, ou se eu posso partir direto para a guitarra. Novamente, há uma divergência de opiniões quanto á isso, alguns dizem que é excencial eu começar com o violão, outros dizem que é mito (o que eu espero, pois não gosto muito do som do violão e acho que isso poderia ser um fator desestimulante no aprendizado), queria ter uma resposta definitiva.

    Quarta:
    Existe um limite de idade para começar á aprender? Tenho 19 anos, sei que minha assimilação vai ser menor que a de uma pessoa com 15 anos, mas gostaria de saber se a minha idade pode ser um obstáculo.

    Quinta e última:
    Por mais que eu tenha "favoritado" alguns tópicos de exercícios aqui do fórum, gostaria (se possível) que vocês me indicassem os exercícios mais básicos, mas básicos mesmo! Como segurar a guitarra (ou violão), mapeamento das cordas, notas, exercícios básicos, etc... pode ser teoria apenas também, quero aprender o máximo possível. Pois como eu nunca tive um contato maior que pegar uma guitarra e ficar "tocando" aleatoriamente, eu sou extremamente leigo e por isso gostaria de aprender a empunhadura e afins, pra não começar errado e com vícios logo de cara.

    Desde já quero deixar meu agradecimento aqui, por qualquer resposta, qualquer crítica ou sugestão. Muito obrigado!
    Abraços.
    (E me desculpem pelo tópico grande :/)

    AceFrehley
    Veterano
    # jun/12
    · votar



    Primeira dúvida e mais importante, na minha opinião:
    Tem como aprender a tocar guitarra usando as aulas disponibilizadas na internet? Pergunto isso, não por preguiça de contratar um professor ou ir uma escola especializada, mas simplesmente pelo fato de que eu trabalho de dia e estudo a noite, consequentemente não tem como eu ir à uma aula pessoalmente (a não ser que seja a partir das 11h da noite, ou antes das 7h da manhã, o que eu sinceramente duvido que exista), enfim, considerando que eu tenha força de vontade e umas 2 horas por dia para realizar meus estudos, com os exercícios certos, eu conseguirei aprender á tocar?

    Claro que sim, mas se ligue tambem na parte teórica, não pegue só exercício mecânico não.


    Segundo:
    A questão de qual guitarra comprar. Eu sei que existem vários tópicos sobre isso e tentei ler o maior número possível e mesmo assim continuo com minhas dúvidas, então...
    Quanto ao valor, não existe algo definido, mas não pretendo gastar muito (no máximo uns 800/900 reais, incluindo o cubo e o que mais for necessário), simplesmente pelo fato de não ter certeza se vou gostar e aí rola aquele medo de gastar dinheiro "a toa".
    Um vendedor me recomendou uma Tagima Memphis (ele só me disse isso, mas imagino que seja uma MG32), por 260 reais, disse que atenderia todas as minhas necessidades. Porém, alguns amigos meus me disseram que a guitarra é bem ruinzinha, queria ter uma opinião mais profissional ou mais exata, já que aqui mesmo, vi pessoas falando que a guitarra é boa e outros, que a guitarra é péssima. Aliás, vale lembrar que na minha situação, eu não pretendo alterar em nada a guitarra, do jeito que a guitarra vier, é o jeito que eu vou usar.


    Aqui ja não posso lhe ajudar, mas o povo fala muito bem da Shelter!


    Terceira:
    Violão ou guitarra? Por mais que pra mim pareça óbvio, já que o meu sonho é tocar guitarra e não violão, eu queria saber se eu preciso tocar violão antes de tocar guitarra, se isso vai me ajudar em alguma coisa, ou se eu posso partir direto para a guitarra. Novamente, há uma divergência de opiniões quanto á isso, alguns dizem que é excencial eu começar com o violão, outros dizem que é mito (o que eu espero, pois não gosto muito do som do violão e acho que isso poderia ser um fator desestimulante no aprendizado), queria ter uma resposta definitiva.


    Não precisa saber violão não, a pegada é outra, vai direto na guitarra, se você quer guitarra, ai depois você compra um violão =)

    Quarta:
    Existe um limite de idade para começar á aprender? Tenho 19 anos, sei que minha assimilação vai ser menor que a de uma pessoa com 15 anos, mas gostaria de saber se a minha idade pode ser um obstáculo.


    Não existe limite de idade, ouvi dizer que o Adrian Smith do Iron Aprendeu por ai, 17,18,19, não lembro, mas ja era "velho". O unico obstáculo pode ser o fato de que agora você tem menos tempo e mais preocupações do que a 5 anos atrás, só =)

    Quinta e última:
    Por mais que eu tenha "favoritado" alguns tópicos de exercícios aqui do fórum, gostaria (se possível) que vocês me indicassem os exercícios mais básicos, mas básicos mesmo! Como segurar a guitarra (ou violão), mapeamento das cordas, notas, exercícios básicos, etc... pode ser teoria apenas também, quero aprender o máximo possível. Pois como eu nunca tive um contato maior que pegar uma guitarra e ficar "tocando" aleatoriamente, eu sou extremamente leigo e por isso gostaria de aprender a empunhadura e afins, pra não começar errado e com vícios logo de cara.


    Tenta ver videos no youtube para iniciantes, com certeza tem e eles te ajudariam, veja videos e leia tambem sobre intervalos, ai você vai poder aprender aonde ficam as notas no braço com mais facilidade =)
    Ah, e exercicio para iniciantes?
    1234, 1243,1324, e etc, faça todas as variações possíveis!

    Abraço, se tiver algo ai que eu puder te ajudar no tópico pode perguntar, mas eu ainda sou leigo tambem haha, boa sorte

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    AceFrehley,
    Primeiramente, muitíssimo obrigado pela resposta e atenção.

    Sim, pretendo bastante teoria também, gosto muito de ler sobre a parte teórica das coisas, isso não vai ser problema pra mim.

    Quanto à Shelter, realmente, um dos meus amigos que me falou (mal) da Memphis, disse que tem uma Shelter e ele disse que é muito boa e não é "cara". Eu realmente preferia gastar pouco, mas como é um sonho de uns 5-6 anos atrás, não quero comprar algo que possa me desestimular entende? Mas tem que valer a pena!

    Bom, muito obrigado, agora é pesquisar um pouco mais sobre as guitarras e os preços e começar a praticar (estou bem ansioso :D ).

    Biel Iceman
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    1° Cara, essa é uma duvida que eu tenho tbm... eu treino pela internet também, eu estou aprendendo mas acho óbvio q aprenderia mais com aulas...

    2° quanto a guitarra vai pelo gosto musical, essa tagima que vc mencionou nao é uma má guitarra... na minha opiniao invista num amplificador bom bom

    3° Não é necessario aprender violão antes de guitarra ... claro que ajudaria, mas acho q começar com violão pra depois comprar a guitarra sera perda de tempo... o tempo que você perde estudando violão você pode estudar na guitarra

    4° eu comecei com 18 ... e tenho 18 ainda rsrsrs. nao acho que seja um empecilho, contanto que você goste de tocar

    5° apostilas é o que menos falta na internet, sem contar que tem um topico com exercicios e apostilas aqui no forum...

    espero ter ajudado ae mano ;)

    elyts
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: elyts
    · votar


    1) Tem como você aprender MUITA coisa na internet, guitarra também, concerteza...

    2) Cara, a MG32 é bem ruinzinha mesmo, mas é bom pra quem ta comecando, se for possível comece com uma guitarra num nível um pouco melhor...bem eu ja tive uma MG32, e realmente tudo que eu precisava ela tinha MAS depois de uns 2 anos eu acho, ela deu um defeito, e eu não consegui mais usar ela na caixa, não levei para concertar, até hoje não sei se foi besteira ou algo grave.Quando falo que a guitarra é bem ruizinha, é porque pro meu nível, não da pra tocar mesmo, mas quem ta iniciando, essa guita é uma beleza cara!

    3) Bicho, digamos que não é uma necessidade, mas seria muito bom que você desenvolvece toda a tecnica do violão também, que inclusive é bem usada na guita. Digamos que seria bem interessante você ter.

    4) Nah, se não me engano o Sydnei Carvalho, comecou a tocar mo tarde.



    EDIT:o ruim de você estudar na net sozinho é que você fica perdido, e não sabe oque estudar, tipo, não é sendo convencido, mas eu tenho lá uma boa tecnica, mas foi so a pouco tempo com 4 anos de prática, que eu aprendi a usar o Palm Mute, que é uma tecnica muito fácil, e simples. Eu vivia me perguntando como abafar direito as cordas nas musicas de metal, ae eu descobri. Outro caso foi que quando eu tava comecando eu fazia sweep errado mas não sabia, fazia tapping errado mas não sabia também, então tipo, da para aprender da super de boas, mas você pode encontrar alguns contra-tempos.

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Novamente, há uma divergência de opiniões quanto á isso, alguns dizem que é excencial eu começar com o violão, outros dizem que é mito (o que eu espero, pois não gosto muito do som do violão e acho que isso poderia ser um fator desestimulante no aprendizado), queria ter uma resposta definitiva.
    definitiva nao tem pois os mitos da internet são mais persistentes que o maluf.

    mas nao tem isso nao. nada a ver.
    quer guitarra, pega uma guitarra.

    o que tem é que guitarra sai mais caro, pois tem que comprar guitarra, ampli, cabo. a corda estoura mais, o cabo fica velho, vai querer ter um pedal, dois, dez.

    violao é mais economico. nao gasta energia, nao tem acessorios, etc. pra quem ta sem grana vale mais a pena.
    e até os primeiros anos de aprendizado voce consegue se virar bem com qualquer um dos dois, ate saber bem qual a diferença entre eles.

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Biel Iceman,
    Muito obrigado pela resposta.

    Quanto às aulas via internet x presencias, foi uma pergunta pra sanar a dúvida mesmo, pois, ao falar com pessoas que aprenderam a tocar com professor em uma escola, todas disseram a mesma coisa: "Cara, eu aprendi o basicão e as vezes nem isso..." Então isso é algo que me conforta um pouco, imagino que seja melhor pois você tem alguém que te oriente melhor e te faça críticas construtivas e vá te endireitando no caminho certo, mas pelas informações que eu consegui, uma aula presencial não vai ser muito diferente das onlines.

    Pois então, eu gosto mesmo de rock, mas gosto de um metal também, e em relação á isso eu não tenho a mínima ideia de qual guitarra comprar. Foi bom você tocar nesse assunto: o amplificador.
    Marca? Modelo? Pra você ter ideia, eu nem sabia que era preciso um amplificador quando pensei em comprar uma guitarra (sente o nível, hahahahaha) e portanto, não faço a mínima ideia de qual seria uma boa compra para um iniciante.

    Novamente, muito obrigado pela resposta e pela atenção, ajudou sim :)

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    elyts,
    Muito obrigado por responder!

    Então, eu diria que se eu comprasse a pior guitarra existente, eu ainda a acharia "boa", simplesmente pelo fato de não conhecer nada a respeito, MAS, queria saber até onde esse "ruim" vai, se isso vai prejudicar meu aprendizado, se vai dar defeito facilmente, se os componentes são ruins ou se o som produzido é ruim. Acho aceitável eu pagar sei lá, uns 100 reais a mais e pegar algo de mais qualidade e tal, mas supondo que a guitarra realmente atendesse minhas necessidades, acho que eu poderia cogitar a possibilidade de adquirir essa MG32.

    Muito obrigado pela resposta, abraço :)

    SuperSucata
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    1- Cara, eu comecei a tocar com um professor mesmo, nunca consegui aprender sozinho, sou um cara meio preguiçoso e isso me atrapalhou muito, pois hoje eu já poderia estar tocando muito melhor. Mas é claro que dá para aprender sozinho, se você tiver FORÇA DE VONTADE você consegue.

    2- A minha primeira (e única) guitarra é uma Strinberg Strato azul. Gosto bastante dela, mas quando iniciante você não percebe diferenças, mas depois de um tempo, eu vi que ela não é "a" guitarra, eu ainda sonho em comprar uma Fender :). Te aconselho a comprar uma Strinberg ou Shelter (acho melhor que strinberg). Peça conselhos ao seu professor também, ele que me ajudou a escolher a Strinberg. Mas antes de comprar uma guitarra é necessário ver se É REALMENTE isso que você quer, não adianta nada comprar uma guitarra para deixá-la mofando no canto do quarto. Faça algumas aulas, e depois, se perceber que É REALMENTE isso que você quer, compre uma guitarra.

    3- Eu sempre tive essa dúvida também, meu pai dizia que era necessário fazer aula de violão antes, mas meu professor disse não ser necessário, e eu comecei com a guitarra mesmo. Depois de um tempo aprendendo a tocar guitarra, meu pai me deu de presente um violão, e eu o usei mais do que a guitarra, pois não é necessário plugar no amplificador.

    4- NUNCA é tarde para começar, eu comecei com 10 e dei uma parada com 12 e comecei a tocar bateria. Aos 13, percebi que minha paixão era realmente a guitarra, e voltei a tocar com MUITO mais vontade

    5- Eu uso a guitarra apoiada na minha perna direita, mas não é errado usá-la na esquerda também, é questão de gosto. Quantos aos exercícios, te aconselho procurar na internet as ESCALAS. Estudando-as você terá mais facilidade para fazer e compor solos. Também é importante saber o nome das cordas, o nome de cada item da guitarra etc. Essas coisas eu não sei explicar muito bem.


    Lembre-se: Pense duas vezes antes de parar, de vez em quando fica chato mesmo, ficar com a guitarra no colo sem saber tocar é um saco, a maioria já quer ir na primeira aula e na próxima já quer estar fazendo o solo de "Sweet child o' mine" . APRENDER LEVA TEMPO e tem que ter muita paciência e dedicação para dominar o instrumento. Mas depois você vai ver que valeu a pena.


    Espero ter ajudado e boa sorte como futuro guitarrista!

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki,
    obrigado pela resposta.

    Então, realmente eu ando pensando bastante nisso, não ter que gastar com amplificador, cabos e mais pra frente, pedais, é algo que me seduz. Porém! levando em conta de que é um sonho de "criança" e que agora eu tenho o meu próprio dinheiro, digamos que eu não estou levando em consideração essa questão do dinheiro (claro, respeitando o meu limite bancário, hahahaha), contanto que eu me sinta realizado e é como eu disse, eu acho o som do violão um pouco estranho, ou pelo menos, diferente do da guitarra, acho violão muito "sertanejo" e eu praticamente odeio sertanejo, por isso estou tentando "fugir" do violão.

    Muito obrigado pela resposta, abraço!

    Spect
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tem como aprender a tocar guitarra usando as aulas disponibilizadas na internet?
    Sim. Use a busca que tem muito material sobre isso por aqui.

    A questão de qual guitarra comprar.
    Além de usar a busca, tem um tópico fixo específico para esse tipo de pergunta.

    Violão ou guitarra?
    O que você preferir. Se quer tocar guitarra, toque guitarra; se quer tocar violão, toque violão. E essa é também uma questão que já tem diversos tópicos sobre.

    Existe um limite de idade para começar á aprender?
    Não.

    gostaria (se possível) que vocês me indicassem os exercícios mais básicos, mas básicos mesmo!
    Cara, pode parecer que eu estou sendo chato, mas... use a busca. Todas essas suas perguntas já foram respondidas por alguém ao longo dos anos.

    _rockcity
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: _rockcity
    · votar


    Veeshmainha

    Primeiro de tudo bem vindo,
    E não, você não está infligindo nenhuma regra, eu creio, inclusive, esse tópico é muito coerente.

    1) A resposta é sim. Eu nunca tive um professor, aprendi (continuo aprendendo) pela internet. O problema, como já ressaltaram acima, é que você fica um pouco perdido, mas agente vai estar sempre aqui pra te ajudar.

    2) Eu, particularmente não gosto muito da MG32 e creio que devam existir guitarras de maior qualidade com uma oscilação não muito grande de preço em relação a ela, ou seja, acho que você encontra coisa melhor. Mas devemos lembrar que a guitarra não é a única coisa em questão, mas sim seu equipamento como um todo. Você ainda vai precisar de um caixa, e algum pedal/pedaleira. O mais importante mesmo é você ter sua guitarra e sua caixinha.
    Se você tem computador em casa, ainda existe uma opção a mais pra você que está com medo de gastar dinheiro e se arrepender depois: existem softwares que simulam efeitos de pedais e pedaleiras. Você pode obter (baixar) estes programas de graça, e tem alguns tópicos aqui no FCC falando a respeito, se tiver curiosidade. Pesquise pelo “Guitar Rig 4”, é sem dúvidas o melhor.
    Dadas as informações acima, você vai ter as seguintes opções:
    1. Dê uma pesquisada; veja se você tem dinheiro suficiente para comprar tudo de uma vez: guitarra, caixa, pedal/pedaleira.
    Se você não tiver condições, não compre. Você pode eventualmente cometer o erro de querer comprar tudo de uma vez, e acabar comprando equipamento de baixa qualidade. Se esse for o caso, eu acho mais coerente a opção 2.
    2. Compre sua guitarra e sua caixa de som, e baixe o “Guitar Rig 4”. Isso vai te deixar com dinheiro para comprar um bom material, já que você excluirá os gastos com pedal/pedaleira. Você vai praticando e se achar conveniente, no futuro compra um bom pedal ou pedaleira, deixando você com um equipamento de qualidade.

    Existe também outro detalhe a ressaltar; quando você comprar sua guitarra você DEVE levar sua guitarra a um bom Luthier para que ele faça uma revisão geral nela, isso vai lhe evitar muitos problemas (falo por experiência própria). Quando comprei minha guitarra, achei que não havia necessidade de leva-la a um Luthier, já que ela estava em perfeitas condições, e isso me custou um grande prejuízo no futuro, então, por favor, não deixe de fazer.

    3) Seria bastante conveniente você tocar primeiro violão, pois te daria um base melhor pra tocar guitarra. Mas isso não é realmente necessário, até porque você pode aplicar os assuntos de violão na guitarra, o que eu aliás recomendo. Não tente ir logo querendo pegar músicas difíceis, comece pelo básico, e vá evoluindo aos poucos.

    4) O unico obstáculo pode ser o fato de que agora você tem menos tempo e mais preocupações do que a 5 anos atrás, só =) Que suas palavras façam-se as minhas.

    5) Essa parte eu vou deixar com o pessoal, porque eu estou um pouco cansado pra pesquisar.

    Mas é isso ai, cara. Vai fundo nessa. Você vai perceber que depois que você tiver tocando, vai perceber que existiram duas fases na sua vida; quando você era um mortal, e quando você aprende a não só apreciar a música, mas reproduzi-la e faze-la.

    EDIT: Espero ter ajudado, eu lembro que tive as mesmas incertezas no começo, e o pessoal aqui do fórum me ajudou muito, mas depois você vai ver que mesmo tendo alguns problemas, aprender a tocar foi das melhores coisas que você já fez, não importa o gosto musical. (:

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Spect,
    Muito obrigado pela resposta.

    Como eu disse, tente pesquisar ao maximo para nao chegar com duvidas respondida milhares de vezes, resolvi fazeer o topico porque sinto qfue mesmo com os outros topicos, minhas perguntas nao fora realmente respondidas, mas enfim, muito obrigado pela resposta e pela critica, vou tentar nao vir com tanta perguntas ja respondidas.

    Abraco.

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    SuperSucata,
    Muitissimo obrigado pela resposta!

    Entao, eu acho que vou ter forca de vontade sim (espero ne), entao quanto a isso, com todas as respostas, eu ja estou bem mais tranquilo, muito obrigado a todos!

    Em relacao a guitarra, ainda tenho minhas duvidas, pois tenho que ver ser os modelos sao vendidos aqui na minha cidade, mas qualquer coisa eu peco pela internet mesmo vou tentar nao deixar que qualquer coisa me impeca de comecar...

    Entao, eu sou uma pessoa bem persistente, nao pretendo desistir tao facil.

    Mais uma vez, muito obrigado pela rsposta e pelo incentivo.
    Abraco.

    Veeshmainha
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    _rockcity,
    Muito obrigado pelas boas vindas e pela resposta fico feliz de nao ter infringido nenhuma regra.

    Entao, depois de todas as respostas aqui, percebo que se eu me dedicar serei totalmente capaz de aprender com aulas na internet.

    Comeco a pensar dessa forma mesmo, tirando que eu acho (pode ser um equivoco de iniciante) meio inviavel comprar um pedal, pois quero ter certeza de que vou continuar tocando, ai mais frente penso em comprar outros equipamentos... No momento penso em adquirir o necessario para tocar mesmo, como voce disse, a guitarra e a caixa.
    Quanto ao luthier, vi em outros topicos que eh bom levar em um mesmo, so preciso saber onde tem aqui, mas provavelmente os vendedores saberao me indicar algum.

    Sobre o violao eu ainda vou pensar um pouco mais, talvez eu compre um mais pra frente tambem.

    Muito obrigado pelo incentivo cara, espero gostar mesmo e seguir em frente. Nao pretendo pegar musicas dificeis nao, hahahahaha, tenho ciencia das minhas limitacoes iniciais :)
    Mas de verdade, muitissimo obrigado, lendo todo esse topico eu fiquei bem empolgado e eu preciso tentar!
    Abraco cara!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas quanto á iniciação em guitarra.