Dúvidas sobre Encordoamento (Tanto guitarra quanto violão)

    Autor Mensagem
    edioceratineto
    Veterano
    # out/11


    Fala moçada do Cifra Club (kkkk, frase do Tarsius, o metaleiro da mamãe). Eu estou com algumas dúvidas quanto à encordoamento de guitarras e violão. Primeiro, eu uso na minha condor rx20 encordoamento giannini 010, e eu acho muito duro e meio ruim de tocar, e eu estou achando q isso se deve a 3 fatores: escala e trastes asperos da minha guitarra e cordas ruim (giannini). Então, eu estava pensando comprar uma guitarra boa e cordas de qualidade, entao qual seria o calibre normal para se usar em uma Les Paul? (Atenção, eu quero saber o calibre NORMAL e não o q vai facilitar minha vida. Pq a guitarra Yamaha do meu professor tem escala e trastes lisinhos e encordoamento 010 elixir e por isso eu acho ela muito boa). O Normal para uma Les paul seria 010 ou 011? Eu ja ouvi falar q o normal pra les paul eh 011, mas tocar solos rapidos em 011 eu acho q ia ser tenso.
    Segundo, para violões de aço o normal eh 011 ou 012? Tenho um Tagima Dallas e uso 011 (q pra mim está bom, mas eu quero saber o comum) e o som dele esta bom pra mim e o calibre tambem, mas se for dar uma diferença muito boa usar 012, eu mudo.
    Terceiro, quero adquirir um violao de nailon, eu testei o Tagima Vegas e achei o som dele horrivel, o som eh muito magro. E pela finura das cordas eu acho q eh 010. Testei um outro violao q o encordoamento era mais grosso e me pareceu 011 e o som era bom. Entao, qual eh o comum para nailon? 011 ou 012?

    Eu cheguei a essa conclusao entao: (Me corrijam se eu estiver errado)

    GUITARRA = 010 ou 011 (011 para les paul)
    Violao AÇO = 011 ou 012
    Violao NYLON = 011

    (Ah, eu queria saber exatamente o melhor, por isso me falem apenas um tipo de calibre)

    herikguitar
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto

    Normal para uma Les paul seria 010 ou 011?

    Na minha opinião é 0.10... Mas uso 0.09 na minha Strato e me sinto muito feliz e confortável, não pretendo trocar!

    para violões de aço o normal eh 011 ou 012?

    Na minha opinão é 0.11, 0.12 já é muito grosso e pesado, destrói definitivamente meus dedos!

    Entao, qual eh o comum para nailon? 011 ou 012?

    Pra Violão de Nylon é mais comum você achar as seguintes opções: Tensão Leve, Tensão Média, Tensão Pesada. Quase todos vem de fábrica com Tensão Média e eu acho que é o necessário. Claro que na caixinha tem escrito a expessura de todas as cordas, mas se você procurar um Nylon 0.11 (que é a expessura da corda Mizinha..) o vendendor vai ficar meio confuso.

    Abraço!

    MauricioGT
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto

    Penso que não tem essa de 'encordoamento ideal'. Você usa oque for mais confortavel pra você e ja era.
    Sobre marcas de encordoamento, uma das melhores é a Elixir sem duvidas.

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto
    é verdade o que o MauricioGT falou ali em cima.
    Vc que tem que achar o seu encordoamento ideal.

    tem gente que usa cordas 0.08 e acha bom.
    tem gente que usa cordas 0.12 e acha bom.

    Resumindo, é bom pra quem acha que é bom, ou seja, vc que tem que saber...

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Para mim o encordoamento ideal é o seguinte:

    Strato - 010
    Lespaul - 011
    Violão Aço - 011. Se for só fazer base 012 fica ótimo.

    Kill the King
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu gosto de 009 em Strato, 010 em Les Paul e 011 em Violão Aço.

    denier
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Cara eu uso cordas Elixir ( tem até um topico aqui comparando ela com outra corda, tipo por um microscopico) elas realmente duram mais...

    Uso tanto na Strato quando na Les Paul 010 acho que 011 seria mais pra um som pesado.
    Me parece que tu gosta de velocidade use entao 010 a nao ser que vá afinar a guitarra em "D".

    No violão eu uso 013 mais pra poder tocar as musicas do Andy Mckee
    pelo fato de algumas usarem a adinação em "B", mais pra violão
    012 tah filé se for fazer base, nao te aconselho colocar 012 no Dallas corre o risco d'ele nao guentar muito !!!

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Então, pelo o q vcs me falaram eu vou usar as seguintes cordas:

    Les paul: 010 (tambem q 010 nao eh nem um pouco dificil pra solar o q fode tudo sao os trastes e madeira asperos da minha guitarra atual)
    Violao aço: vou ficar com 011 pq eu acho q vai ser tenso solos e violao em corda 012
    Violao Nailon: eu tenho quase certeza q no violao q eu testei era corda 011

    Eu gostaria de ter cordas q o timbre brilhante por ser nova durasse bastante tempo, entao a indicada para isso eh a elixir nanoweb?

    Bruninho92
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto

    Antes de comprar uma nova guitarra, vc considerou a possibilidade de ir a um Luthier e regular a guitarra? Eu tenho uma Condor RX20 com Cordas Elixir 0.010 e está ótima. Mandei num Luthier para regular, lixar trastes e tudo mais, e a guitarra está muito boa...
    Tipo, antes de pensar em trocar, pense em levar a um BOM luthier.
    E quanto a calibre, depende de você: Que estilo vc toca? Vc vai ficar solando direto? Não existe isso de calibre ideal para cada guitarra, existe vc saber como regular a sua guitarra para aguentar diferentes calibres, por exemplo se eu colocar 0.012 na minha Strato eu NUNCA irei afinar em E pq senão o braço empena... mas dá pra colocar e afinar em D, ou C#...

    Abraço

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bruninho92

    ate tinha pensado nisso, mas o problema q a madeira esta ficando com pequenas rachaduras por causa de bends e vibratos. E outra a condor rx20 tem um som muito ruim e muito chiado. E nem compensa da um up nela agora, melhor comprar uma guitarra melhor mesmo e do modelo q eu gosto: les paul.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    UP

    Bruninho92
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Te aconselho a Condor CLP1... é boa... barata e bonita... tipo tá custando entre 750 a 850 reais. É a melhor LP abaixo de 1000.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bruninho92

    sei la, acho q tem uma stagg q eu vi q eh muito boa e so um pouco mais cara.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bom, eu estive pensando, violao com cordas de nailon, nao sao muito utilizados no EUA, por isso eu vi q a elixir nem fabrica cordas de nailon, entao, q outra corda corresponde bem à elixir para violao de nailon?

    Bruninho92
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Bruninho92
    · votar


    Eu uso Augustine(acho que é esse o nome) no meu... tensão média... fica bom. O de capa Vermelha.

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bruninho92

    e tem a mesma durabilidade q as elixir cobertas com polimero? Eh pq eu suo demais, entao eu estrago as cordas muito rapido, entao eu precisava de cordas diferenciadas assim como as elixir

    Bruninho92
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto

    Uso a um ano já o mesmo encordoamento, está ficando preto agora. Tipo é Nylon Branco... E meu violão fica ao tempo...

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bruninho92

    e tambem q o nylon eh mais resistente a ferrugem pq so tem os bordoes de aço (q nem aço sao, sao apenas revestidos de aço)

    Guitar_RdS
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu uso:

    - Strato: .09

    - Superstrato: .10

    - Violão Aço: 0.10

    - Violão Nylon: Tensão Média

    Atualmente utilizo cordas D'Addário, com exceção do meu violão de nylon que está estragado e eu estou sem dinheiro para arrumar =(

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guitar_RdS

    desculpa a ignorancia, mas o q seria superstrato?

    Guitar_RdS
    Veterano
    # out/11
    · votar


    edioceratineto
    Um exemplo seria a que o Steve Vai ou do Joe Satriani.

    A minha, em questão, é uma Schecter Omen 6 Blk.

    Lembre-se: uma pessoa ignorante é uma pessoa que ainda não sabe. Uma pessoa burra é aquela que não quer saber.

    Abraço!

    edioceratineto
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guitar_RdS

    ah tá. eh q tem gente q chama a superstrato de strato com humbucker, por causa confusão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Encordoamento (Tanto guitarra quanto violão)