réplica gibson les paul feita no jacarandá

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Les Strato

É isso, jacarandá é rosewood em inglês. A melhor madeira que existe para violões e guitarra se chama Brazilian Rosewood, jacarandá da bahia ou Dalbergia nigra, não traduza do inglês para pau-rosa que é outra árvore usada para perfumaria. No Brasil mesmo existem outras espécies de jacarandá, como jacarandá mimoso, jacarandá do pará, jacarandá paulista. O que ocorre é que o rosewood ou jacarandá se refere ao gênero Dalbergia e existem mais de 500 espécies de Dalbergia. O campeão é a Dalbergia nigra que está proibida de cortar e comercializar em toras há mais de 30 anos e proibida para importação e exportação pela CITIES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora) desde 1991, mas nenhuma tem o mesmo desempenho sonoro. Se usa muito o jacarandá indiano (Indian rosewood), Dalbergia latifolia, ou o jacarandá hondurenho (Dalbergia stevensonii) substituem mas não tem as mesmas características do jacarandá da bahia. Um jacarandá mais caro e que se usa para corpos, principalmente de baixos, considerada "tonewood" e bem caro e exclusivo é o cocobolo, Dalbergia retusa.

Existe ainda um ou outro estoque caríssimo de jacarandá da bahia e madeira de demolição, que são fontes legais de comércio dessa madeira. O piso do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília, é dessa madeira e mesmo o Governo federal teve problemas para reformar. Acabaram por usar madeira apreendida.

Da mesma forma, pode-se traduzir maple para bordo ou plátano. O spruce é abeto.

Les Strato
Veterano
# mai/12
· votar


kurt hendrix

pô cara esses dias eu tava lendo umas coisas no wikipédia q ñ da pra acreditar muito,ñ confio muito nessa sua fonte kkk

meu é que no wikipedia, os artigos podem ser criados por qualquer pessoa, então as vezes se encontra coisas absurdas, mas tambem se acha muita coisa confiavel por la.

Mas enfim http://www.mangore.com/rosewood_names.html.
Artigo escrito por um luthier esse no link acima:

Rosewood often brings about confusion. It does to me when I talk to the luthiers.... The same name is given to the same wood family of trees Bignoniaceae...Brazilian rosewood, also known as: Rio or Bahia rosewood, Jacaranda, piano wood, caviuna, honduras, obuina, palisander. Luthiers choose one type or the other according to availability and the color/tone they have in mind for their guitars. What makes a guitar more or less expensive is the cost of labor and not the wood. [u][/u]

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Les Strato

EDIT: erros de portugues e falhas ao por em negrito corrigidas

Sem querer ser chato, mas só reparei no seu texto porque vc disse que havia corrigido os erros, mas um deles ficou para trás, hehehe.

Acredito que seja isso, se eu estiver errado, nao exite em discordar.

A palavra correte neste caso é hesite.

kurt hendrix

Wikipedia é um enciclopédia livre, qualquer pessoa pode postar um conteúdo lá, mas isso não significa que pode sair postando qualquer coisa. Existem regras por lá também, e moderadores para fiscalizar o conteúdo do que está sendo postado.

http://wikimediafoundation.org/wiki/Terms_of_Use%20%282012%29/pt?utm_s ource=TOU_top_TestClone2

Ele falou que não vai usar o jacarandá na guitarra,rezumindo vou ganhar uma gibson (réplica) praticamente de graça.

Peraí. Vc ia ganhar jacarandá de graça de não sei quem aí. Agora, o luthier diz pra vc que não vai usar o jacarandá e vc diz que vai ganhar um réplica de Gibson praticamente de graça. O que vc vai fazer, vai trocar o jacarandá que vc disse que vai ganhar pela guitarra?

MMI

Existe ainda um ou outro estoque caríssimo de jacarandá da bahia e madeira de demolição, que são fontes legais de comércio dessa madeira. O piso do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente em Brasília, é dessa madeira

Poxa, que desperdício de matéria-prima. Para aquela cambada que por lá transita todos os dias, um MDF daqueles bem vagabundos já seria suficiente, hehehehe.

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


Les Strato
cara, pergunta pra um luthier ou pega e toca em qualquer guitarra com trasteira de jacaranda e com de rosewood, le la q ele colocam mahogany(brazilian) e no rosewood(brazilian) nao e mesma madeira, o mogno nosso e diferente do nato e do mogno de outros lugares do mundo, nosso jacaranda nao tem ne aparencia e nem a dureza do rosewood deles

Les Strato
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

cara eu não isse que ambos são a mesma madeira, eu disse, que mahogany e nato pertencem a familia do Mogno, sendo que possuem diferentes densidades.

E o que eu te argumentei antes foi que, tu disse que Rosewood e Jacaranda não eram a mesma madeira.
Entao eu te disse, que o Jacaranda é considerado Rosewood, mas a madeira ''Rosewood'' nao se resume só no jacaranda, pois existem outras espécies, mas que o ''Bahia Rosewood'' seria o nosso Jacaranda, que foi muito utilizado em instrumentos e móveis, mas que agora é proibida a derrubada.

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


renatocaster
Eu vou fornecer o jacarandá pra ele em troca da guitarra,ele vai usar as madeiras que ele ja tem no atelier dele.

Ant--
Veterano
# mai/12
· votar


Eu tenho um pedaço de Jacarandá da Bahia cortado nos anos 60. Pedaço pequeno, uns 35cm de meio tronco, ainda com a casca que reveste a árvore. Comprei numa marcenaria de Goiânia no início dos anos 90 para fazer um cavalete para um Del Vecchio 12 cordas antigo que eu tenho. Na época foi muito difícil achar, e este camarada que me vendeu tinha este meio-tronco no escritório dele e disse que o pai dele tinha cortado em 60 e poucos. Com muito custo ele me vendeu (caro) uns 2 palmos do meio-tronco. Hoje guardo a madeira no meu Atelier como souvenir.
Posso lhes garantir que ela NÃO É PESADA como parece. A ressonância impressiona realmente, e o visual, chegando a brilhar onde a serra elétrica cortou dá a impressão de ser pesada. Mas não é. Pesa menos que cerejeira, por exemplo.
Como o Curly mencionou, George Harrison tinha uma Tele toda feita em Jacarandá da Bahia (foi com ela que ele gravou o solo de Let It Be) e nas filmagens não parece ser nem um pouco mais pesada que uma Tele normal.

August Zakk
Veterano
# mai/12
· votar


Jacarandá é escala, corpo e braço Mogno

August Zakk
Veterano
# mai/12
· votar


Nunca vi uma guitarra de Jacarandá, vou deixar para os mais sábios responderem KKK

Marco A. SDD
Veterano
# mai/12
· votar


ela vai pesar tanto q so o mr olimpia ou o hulk vai conseguir segurar no pescoço
a minha eh feita de jacarandá, pesa mt, mas a guita é super resistente. já caiu no chao varias vezes e a unica coisa q tive q consertar foi a pintura

sidguitar1
Veterano
# mai/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


Les Strato
sim, vc ainda colocou no final do post q o mogno deles e diferente do nosso, tem varios afirmando q jacaranda da bahia e mesma coisa q rosewood(q vem nessas memphis da china) bom, concordo q e da mesma familia, devem classificar pelo tipo da arvore, porte, densidade, cor, mas quem ja viu jacaranda da bahia e rosewood sabe q nao tem nada have uma madeira com a outra, tanto q o preço fala por si so,eu acho q chega a da uma dor no coraçao usar jacaranda da bahia pra fazer o corpo da guitarra ja q dependendo do corte, poderiam ser feitas varias trasteiras, se eu tivesse um bom pedaço de jacaranda faria as guitas com corpo mogno trasteira de jacaranda e um top bem fininho de jacaranda nelas, mas se o cara tiver jacaranda de sobra manda ver na guita inteira ne, a madeira e linda e dificil de conseguir, mas cada um faz oq quiser ne,abraço

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


pesa mt, mas a guita é super resistente
Thor signature guitar

Les Strato
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

sim, eu afirmei que , Rosewood e Mogno, podem ser de diferentes tipos de especies, mas o que eu quis defender foi que o Jacaranda é um tipo de Rosewood, mas não é o unico tipo, existem outras arvores que tambem levam o nome de Rosewood.

O mesmo Vale para o Basswood, o Basswood usado nas guitarras top de linha da Ibanez que custam uns 3500$ , não sao os mesmos usados nessas eagles e Strinbergs de 300$, é bem provavel que haja o uso de duas especies diferentes de arvores, porem ambas da familia do Basswood

Ant--
Veterano
# mai/12
· votar


Rosewood é bem genérico. Tem até um Rosewood indiano muito usado em escalas e laterais de violão. O verdadeiro é chamado de BRAZILIAN ROSEWOOD... é o nosso Jacarandá da Bahia. Este é raríssimo... e caro.

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Ant--
então posso me considerar com sorte pelo cara me da de graça essas raridades kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a réplica gibson les paul feita no jacarandá