GRAU como aprender essa Ciência?

    Autor Mensagem
    JonnyOliveira
    Veterano
    # mai/12


    então pessoal eu estou tentando entender um pouco sobre os graus só que eu não sei se o grau se ve nas trastes ou nas cordas pq eu conheço só até o 8° grau mais na guitarra só existe 6 cordas por um amigo tentou me ajudar mais não entedi por exemplo: C maior
    1 grau (C) 3grau (B) 5 grau (D)
    Colocou o dedo nessas notas é C maior

    me ajudem eu não sei ver os graus e estou me matando entender se puderem me ajudar e não rirem da minha cara pq eu so burro eu agradeço ^^

    De Ros
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira

    Nossa velho, tu não passou nem perto!

    Dá uma olhada nos tópicos sobre intervalos, tem muita coisa legal de gente que se esmerou em dar boas respostas, principalmente o Panucci.
    Vai tranquilo!

    De Ros
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Ah, e posta as tuas duvidas nos tópicos correspondentes!
    Alguém vai de chamar de coveiro, mas tu dá uma pazada na cabeça dele e espera que alguém bacana vai acabar respondendo!

    Calime
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira
    Siga o que o De Ros disse kra...não passou nem perto de entender aí. AH, e vc não é burro, apenas não entende, AINDA....dá uma busca que vc acha mto facil, bons estudos!

    renatocaster
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira

    Dá uma olhada neste: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    Abs

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Alguém vai de chamar de coveiro, mas tu dá uma pazada na cabeça dele

    heuahuheha só você mesmo De Ros



    JonnyOliveira

    Os graus da escala é uma forma genérica de representar uma escala, independente da sua altura (tom).

    Uma escala de sete notas é representada por sete graus (1a, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a). Só que pra não confundir os graus com intervalos utilizamos os números romanos (, I, II, III, etc.) no lugar da numeração árabe 91, 2, 3, etc.).

    Então pra ter uma ideia, fica mais ou menos assim:

    Tabela com a escala diatônica:


    ..:: ESCALA DE DÓ MAIOR ::..
    .
    I II III IV V VI VII VIII = <-- GRAUS
    C - D - E - F - G - A - B - C = <-- NOTAS
    1 2 3 4 5 6 7M 8 = <-- INTERVALOS


    Se mudar o tom e escrever em Ré maior:


    ..:: ESCALA DE RÓ MAIOR ::..
    .
    I II III IV V VI VII VIII = <-- GRAUS
    D - E - F# - G - A - B - C# - D = <-- NOTAS
    1 2 3 4 5 6 7M 8 = <-- INTERVALOS


    As notas mudaram, mas os graus (romanos) e os intervalos (árabes) mantiveram-se intactos.

    JonnyOliveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    LeandroP

    essas notas [D - E - F# - G - A - B - C# - D] são da ESCALA CROMATICA
    ou são acordes?

    e os números dos graus [I II III IV V VI VII VIII ] são os trastes?

    pf ajuda aê que eu não estou entendendo é muito difícil entender os graus

    Drinho
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    JonnyOliveira

    Eita mano... ou seu amigo endoido ou voce nao entendeu muito bem hehehe mas é simples.... se C é o I grau D só pode ser o II e por aí vai....agora nao precisa buscar isso em cordas ou trastes isso são parametros pras notas normais né....

    tudo bem... eu sei que eu nao sei explicar mas daqui a pouco chegam os mestres da didatica que vao te explicar com mais clareza do que eu hehehe...

    ROo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira
    Nossa... você tá bem perdido mesmo. Não tem nada a ver com traste, velho.
    A escala de dó maior são essas notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si e Dó.
    Qual é o nome da escala? Dó maior certo?
    Então qual é o 1º Grau? o I? O dó, não é? (3ª casa do seu violão na corda Lá)
    E qual o 2º Grau? O Ré. E assim por diante. (5ª casa do seu violão na corda Lá)

    O que o LeandroP fez foi usar um exemplo, as escalas de Dó Maior e Ré Maior, para mostrar o que há por trás disso, como se fosse "a fórmula geral" da escala maior, os graus representam isso.
    Em Dó Maior:
    DÓ = I
    RÉ = II
    MI = III
    FÁ = IV
    SOL = V
    LÁ = VI
    SI = VII

    Os intervalos, ou seja, a distância entre as notas são sempre os mesmos independente de qual escala maior estamos lidando.
    2ªMaior, 3ªMaior, 4ªJusta, 5ªJusta, 6ªMaior e 7ªmaior
    I - II - III - IV - V - VI - VII
    Independente de quem seja o I, o II, o III e etc, sempre teremos esses intervalos nas escalas. O número romano serve pra "tratar de modo geral"... é fazer uma abstração.

    Drinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira
    essas notas [D - E - F# - G - A - B - C# - D] são da ESCALA CROMATICA
    ou são acordes?

    e os números dos graus [I II III IV V VI VII VIII ] são os trastes?

    pf ajuda aê que eu não estou entendendo é muito difícil entender os graus


    não mano... calma ai .... ninguém tá falando de acordes, a merda de aprender com caras tipo eu é isso o nego chega falando um monte de coisa e dai vira uma salada de informações e ninguem entende nada hehe.... esquece os trastes, esquece os acordes....

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira

    Exatamente como o ROo disse: "O que o LeandroP fez foi usar um exemplo, as escalas de Dó Maior e Ré Maior, para mostrar o que há por trás disso, como se fosse "a fórmula geral" da escala maior, os graus representam isso."

    São escalas diatônicas, ou simplesmente escalas maiores, com alturas diferentes. Uma no tom de C e outra no tom de D.

    Como disse o Drinho: "ninguém tá falando de acordes". Os graus podem ser utilizados também nos acordes, aplicado aos acordes; mas no momento estamos falando de escalas, que formam os acordes. Como diria um velho deitado: uma coisa de cada vez.

    ROo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    É como se fosse uma fórmula...
    DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ
    I ----- II ---- III--- IV----V ----- VI---VII--- VIII ou I (fórmula geral)
    Distância entre os graus na escala maior: 2M, 3M, 4J, 5J, 6M, 7M

    Como vamos achar a escala maior de ré?
    Quem vai ser o "I" agora? O Ré.
    Então, você monta a mesma coisa, seguindo a mesma fórmula
    RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ - RÉ
    Mas, a distância entre as notas não está correto, segundo a "fórmula" da escala maior, que consiste em ter um semi tom entre o III e IV graus e VII - VIII (o intervalo de 3ªM e 7ªM são característicos da sonoridade maior), precisamos alterar algumas coisas.
    O correto então é:
    RÉ - MI - FÁ# - SOL - LÁ - SI - DÓ# RÉ
    I ---- II-----III-------IV-----V----VI----VII----I

    Os graus tão ali, a distância correta (intervalos) também. Mas o Sol que era o V de dó, agora é IV de Ré. O Mi que era III de Dó, agora é II de Ré, mas a estrutura por trás foi preservada, percebe?
    Bom, é isso.

    ROo
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    credo, ficou mó porco meu post. Mas acho que deu pra entender.

    Drinho
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Drinho
    · votar


    ROo

    não deu cara, acho que o cara nao vai associar os numeros gregos com as notinhas....

    muito menos os intervalos depois.... se tivesse uma tabelinha pra um ficar exatamente em cima do outro indicando pro cara ver que C é I e T e D é II e 2M ficaria mais facil pra turminha entender....

    Drinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    se bem que o LeandroP já fez isso hehehehehehe...

    lasco pro nego aprende!

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: LeandroP
    · votar


    JonnyOliveira

    Só pra você ter uma outra ideia dos graus, não vou colocar uma escala inteira, mas três notas em sequência, de 3 formas:

    C, D, E

    C, D, Eb

    C, D#, E

    Podemos dizer de imediato que temos os graus I, II e III nos três casos acima.

    O que ocorre é que como as notas sofrem um acidente (sustenido e bemol), os intervalos são diferentes, mas os graus não.

    Ou seja, em itervalos temos:

    C (1a ou tônica), D (2a maior), E (3a maior)

    C (1a ou tônica), D (2a maior), Eb (3a menor)

    C (1a ou tônica), D# (2a aumentada), E (3a maior)

    Na prática as notas D# e Eb têm a mesma distância em número de tons com a tônica (um tom e meio), mas o D# é o IIº grau porque é a segunda nota, e a nota Eb é o IIIº grau, porque é a terceira nota.

    Primeiro nós observamos os graus (forma genérica) e depois vemos em que intervalo (classificação do intervalo) este grau se encaixa (intervalo maior, menor, justo, diminuto ou aumentado).

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Na verdade eu não encontrei nenhum tópico que explica diretamente o que são os graus. Tem explicação solta em um tópico ou outro. Penso em deixar este tópico como referência.

    JonnyOliveira
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    hmm tendi vlw galera aprendi algo ja ;D

    Drinho
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    JonnyOliveira

    é como numa corrida cara.....

    o hamilton é o primeiro grau e o rubinho é o sétimo....

    LeandroP
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Drinho

    heuahuheha como explicar os graus usando a analogia do rubinho °.°

    Calime
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Drinho

    é como numa corrida cara.....

    o hamilton é o primeiro grau e o rubinho é o sétimo....


    Hahahaha, MTO bom kra...+1 pra vc!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GRAU como aprender essa Ciência?