Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


depois dizer que quer que o som seja bom e alto, então pelo menos isso além da música tu olha.

ahh mas isso ai num tem nada a ver com estudos de marketing para uma banda ou um show

é apenas um amplificador de guitarra alto po, em buteco nem microfone tem as vezes.... em qualquer show tem isso...


no resto concordo com voce.....

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


to feliz que o tópico esteja rendendo paginas de um assunto interessante

Jinkxs
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Nossa... faz tempo que não entro no FCC!!! Bom tópico este.

Não tive coragem de ler tudo, afinal, até tese de doutorado tem aí... hehehe.

Vou dar um pitaco.... se já falaram algo parecido, peço minhas desculpas.

Acredito que o problema é que não conseguimos produzir ídolos nesse estilo musical. Como já disseram, o mainstream é negócio, e a indústria aqui praticamente ignora o Rock, Blues e suas vertentes. Os investimentos em mídia, divulgação, produção, turnês, merchandising, etc... é todo voltado para Samba, pagode, axé, sertanejo, pop etc... que são estilos onde a guitarra não é valorizada.

A última banda que teve alguma produção e divulgação voltada para a massa foram os Mamonas Assassinas, que pegou a galera nem tanto pela música, mas pelas letras e pela atitude irreverente. De qualquer maneira, tirando a geração do rock nacional dos anos 80, foi a única banda que conseguiu que a indústria investisse. Pena que se foram.

Nem levo em consideração essas novas bandas, como CPM22, J Quest, Restart, etc...

Hebert Vianna é um grande guitarrista, e os Paralamas sempre lotaram os shows. Toni Belotto, Lulu Santos, Pepeu Gomes, Dado Villa Lobos, Edgar Scandurra, etc.... todos estes, com suas respectivas bandas, lotavam os shows no Sesc ou no Circo Voador. Mas foi uma outra época.

A indústria precisa de um expoente, um cara que leve o rock e a guitarra novamente na condição de top nas paradas. Aí sim, com grande divulgação e um bom trabalho de mídia, teremos um cara que lote casas de shows cobrando R$300,00 pelo ingresso.

Mas o problema é que, se um cara faz sucesso, logo ele é taxado de "Comercial", "vendido", etc... etc...

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
ahh mas isso ai num tem nada a ver com estudos de marketing para uma banda ou um show
é apenas um amplificador de guitarra alto po, em buteco nem microfone tem as vezes.... em qualquer show tem isso...

Cara, marketing está em tudo, a discussão toda gira em torno porque se paga caro pra ver banda de fora e porque não se dá valor a show de banda nacional.

Se prestar atenção a gente não tava falando nem de banda de fora ainda, tava comparando com bandas de outros estilos, até menos interessantes como sertanejo ou MPB, onde os eventos são mais bem planejados.

Querendo ou não, quando uma banda decide tocar em buteco com um amp bom e não com uma caixa Wattson ou um Warm Music, isso em si já é uma ação de marketing, pode até ser inconsciente, mas não deixa de ser uma ação que tenderá a trazer algum valor pra quem está consumindo no show.

Na verdade boa parte da minha crítica é justamente o fato de que a maioria das bandas de rock e de metal do Brasil não pensam nessas coisas. Se tu não pensa, vai morrer lutando pra ter público em show com ingresso de 15 reais.

Se tu pensa no que teu público quer pra gastar dinheiro, se tu começa a oferecer mais pro teu público, tu não só tem mais chance de ter um público pagante bem maior, quanto tu tem a oportunidade de cobrar mais por oferecer um produto (show) melhor pros teus clientes.

Porque fã dos Beatles paga 100-120 pra ir em show de cover da banda do All We Need Is Love? Porque fã do Pink Floyd paga 100 reais pra ir em show do Cojobas?

Isso é show de cover, e de bandas que praticamente todo buteco tem alguém tocando cover, porque tem gente que paga o preço de banda de fora pra ver uma banda de cover?

Eu já fui em show das duas bandas, são shows muito fodas e que não devem nada inclusive a muita banda de fora, e pagaria novamente pra ver show deles, até mais caro se cobrassem, já que entregam um show que realmente dá gosto de ver.

É disso que se está falando, não é se o guitarrista ou as bandas daqui são boas ou não, e sim de que se elas acham ruim cobrar 15 paus num show e o público não ir; porque essas bandas ao invés de dizer que público é paunocu ignorante que só dá valor a banda de fora, enfim, porque elas não se perguntam o que elas podem fazer pro público comparecer? Porque não se perguntar o porque do público não ir mesmo com ingresso barato?

O que tu acha mais fácil, os fãs que não irem ver um show foda da banda só porque ela é nacional ou o a banda que não soube despertar o interesse dos fãs?

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Jinkxs
Acredito que o problema é que não conseguimos produzir ídolos nesse estilo musical. Como já disseram, o mainstream é negócio, e a indústria aqui praticamente ignora o Rock, Blues e suas vertentes. Os investimentos em mídia, divulgação, produção, turnês, merchandising, etc...

Eu discordo de parte dessa lógica, eu não acho que sucesso comercial deve ser medido pelo consumo massa, embora ele possa ser uma medida de sucesso.

Se você pensar na música do ponto de vista mercadológico, existem vários tipos de consumo e de produtos, existem os de massa e os de nicho, pra mim Rock, Blues, Jazz, Erudito e afins são produtos de nicho. Então mesmo que tivessem uma divulgação de massa não teriam o mesmo resultado de um produto realmente de massa.

O segredo de sucesso comercial em produtos de nicho é justamente ignorar as estratégias de massificação e personalizar ao máximo o produto para agradar aquele nicho específico.

Então ao invés de se perguntar o que fazer pra levar todo mundo, do metaleiro ao forrozeiro pro show de metal, o segredo é pensar, o que os metaleiros querem para ir ao meu show, pagar 100 reais e sair satisfeito.

Na maioria das cidades com 100mil ou mais habitantes que fui, pelo menos 5% das pessoas que conheci nelas pagariam pra ir a um show de metal que fosse bem feito, existem quase 300 dessas cidades no Brasil, porque tu não vê turnê de banda nacional tocando em mais de 10 cidades?

Hebert Vianna é um grande guitarrista, e os Paralamas sempre lotaram os shows. Toni Belotto, Lulu Santos, Pepeu Gomes, Dado Villa Lobos, Edgar Scandurra, etc.... todos estes, com suas respectivas bandas, lotavam os shows no Sesc ou no Circo Voador. Mas foi uma outra época.

Na boa, eles ainda lotam, nunca fui pra um show do Paralamas, Titãs, Lulu Santos e afins pra não estar lotado, até a bandinha de cover da Legião que o Bonfá toca, bota fácil mais de 5mil pessoas em show, o que é marcante pra uma banda que acabou tem quase 20 anos.

A indústria precisa de um expoente, um cara que leve o rock e a guitarra novamente na condição de top nas paradas. Aí sim, com grande divulgação e um bom trabalho de mídia, teremos um cara que lote casas de shows cobrando R$300,00 pelo ingresso.

Eu discordo, acho que o que precisa é as bandas de rock aprenderem a lidar com o público que tem, se eles não sabem lidar nem os que já são fieis a eles, não vão saber lidar com os que nem conhecem e novamente será algo passageiro, sempre dependente de fatores externos.

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix
para de fazer posts tão grandes

guizimm
Veterano
# mai/12
· votar


nichendrix
Eu discordo, acho que o que precisa é as bandas de rock aprenderem a lidar com o público que tem, se eles não sabem lidar nem os que já são fieis a eles, não vão saber lidar com os que nem conhecem e novamente será algo passageiro, sempre dependente de fatores externos
e que bandas de rock são essas?

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


Wattson ou um Warm Music, isso em si já é uma ação de marketing, pode até ser inconsciente, mas não deixa de ser uma ação que tenderá a trazer algum valor pra quem está consumindo no show.

Eu acho que isso agrega mais valor pra quem está fazendo o show mas enfim se você diz né....

Se tu não pensa, vai morrer lutando pra ter público em show com ingresso de 15 reais.
É uma pena, mas é verdade.


Porque fã dos Beatles paga 100-120 pra ir em show de cover da banda do All We Need Is Love? Porque fã do Pink Floyd paga 100 reais pra ir em show do Cojobas?

Porque se não for assistir esses não vão assistir nunca.

Isso é show de cover, e de bandas que praticamente todo buteco tem alguém tocando cover, porque tem gente que paga o preço de banda de fora pra ver uma banda de cover?

Porque não está satisfeito só com a música....

Eu discordo, acho que o que precisa é as bandas de rock aprenderem a lidar com o público que tem

Não acredito nisso.... pode fazer o que for... nunca vão ser a lady gaga...

Salvo as boas e antigas bandas.....

nichendrix
para de fazer posts tão grandes


é a opinião do nosso colega, muito pertinente e interessante por sinal, vamos respeitar.

mfwitzel
Veterano
# mai/12
· votar


o que se falou é que se eles quiserem ficar "famosos" no exterior, dificilmente vão ficar famosos naquilo que eles fazem de melhor, é o mesmo que dizer se o Steve Vai vier pro Brasil com o cavaquinho dele pra tocar samba, teria o mesmo reconhecimento que um Paulinho da Viola ou Zeca Pagodinho.

Cara
É exatamente isso que eu quis dizer.... vc resumiu muito melhor do que eu

mfwitzel
Veterano
# mai/12 · Editado por: mfwitzel
· votar


nichendrix
Porque fã dos Beatles paga 100-120 pra ir em show de cover da banda do All We Need Is Love?

Para ter o gostinho de ver "ao vivo" algo que seja o mais próximo possivel do verdadeiro criador (este sim teve originalidade). Esse fã é o mesmo que paga 1.000 (ou mais) para ver os caras de verdade em carne e osso mesmo num estadio lotado... E independe de ser grindo ou não
Ídolos verdadeiros de varios estilos musicais tem fãs que pagam 1.000 reais para vê-los ao vivo (Paul McCartney, Chico Buarque, BB King, varias operas e concertos, etc etc etc)
Mas para pagarem tal grana para te ver ao vivo, vc precisa ser o cara!..alguem que criou algo novo, ou que mudou muito o cenário, que tenha sido original e ditado novas tendências....
Digo e repito, não adianta um brasileiro ficar tocando no estilo Vai ou EVH e chiando que os brasileiros não o valorizam
Já vi shows do Dr. Sin (bem no comecinho), e varias apresentacoes do Ardanuy em diversas situacoes e bandas diferentes...é legal...o cara toca muito, mas, na minha opinião, é algo bem comum....não tem nada de novo, nada inédito...nada que comova... não adianta ficar reclamando que brasileiro não dá valor

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
Não acredito nisso.... pode fazer o que for... nunca vão ser a lady gaga...

Mas aí é que está, a única forma de ter sucesso é ser a Lady Gaga?

Acho que existe uma certa confusão nisso. Se for usar essa medida de sucesso, Rolls Royce é um carro de bosta e fusquinha é o carro mais foda que existe.

Afinal Rolls Royce só fabrica 1000 carros por ano, tu nunca viu propaganda deles em lugar nenhum, a maioria das pessoas nunca nem mesmo viu um pessoalmente, o mesmo pode ser dito da Ferrari, da BMW, e da maioria dos carros que todos desejam que se vê por aí. Afinal, quase ninguém tem e a maioria das pessoas nem mesmo viu um desses de perto.

Agora se pensar que esses carros tem um público alvo bem definido, e se pensar na participação deles dentro desse público alvo, aí a coisa muda. Existem outras marcas que fabricam carros tão luxuosos e caros quanto um Rolls Royce, mas não vendem tanto quanto eles, da mesma forma existem esportivos tão fodas quanto Ferrari, mas se tu mostrar o logo da Lamborghini pra uma criança, ela não sabe do que se trata, mas se ver o cavalo da Ferrari sabe na mesma hora.

Estou há 5 paginas dizendo que é isso que falta nas bandas nacionais de estilos não tão populares, entender que nunca vão ser Michel Teló ou Lady Gaga, mas que podem fazer como Iron Maiden ou Rush e ter muito sucesso dentro de um nicho específico, obvio desde que estejam dispostas a entender o que os fãs deles gostariam de ver em seus shows.

Não existe nenhum país do mundo onde esses estilos sejam mainstream. No EUA Blues, Rock, Hard Rock e Metal não fazem sucesso, eventualmente um Metallica da vida entra na lista das 200 músicas de maior sucesso em rádios, mas se for ver pra cada rock/blues/metal tem 10 rap/pop/country.

Mesmo no que muita gente julga ser o "paraíso do metal" que são os países escandinavos como Finlância, Suécia e Noruega, esses não são estilos que agradem muito mais de 10% da população.

Aqui está o top 40 das rádios Finlandesas: http://ylex.yle.fi/musiikki/soittolista

Procure quantas bandas de metal e rock and roll tem aí? E me diga das poucas que estão nessa lista, quantas não são na praia de Restart, Linking Park, Paramore, Avril Lavigne?

Repare que o Michel Teló tá em 37º nas paradas de sucesso da Finlândia e que virtualmente não tem banda dos estilos que estamos comentando aqui entre as 40 mais ouvidas na Finlândia. Usei o exemplo porque páginas atrás havia toda a conversa que na Finlândia o metal era main stream, pois cadê ele no main stream das rádios finlandesas?

Enfim, se parar com essa bobagem de querer se estilo de massa, aceitar que sempre vai ser estilo de nicho e se dedicar a atender os anseios, desejos e vontades do público que efetivamente teria interesse em comprar ingresso para shows, cds, dvds, mp3, camisa, copo, caneca, boné e afins. As bandas nacionais teriam muito mais sucesso financeiro e muito mais penetração comercial (ao menos no seu público) do que tem hoje.

Já que o público de massa, não está interessado em música, está interessado em entretenimento, nos EUA se muito uns 5% da população sabe quem é o B.B. King e se muito 15% reconheceria o Metallica se ouvisse uma música. Aceitar isso, que seu público não é o povão, é o primeiro passo pra se ter sucesso.

guizimm
para de fazer posts tão grandes

Aqui todo mundo tem liberdade de escrever o que quer e o tanto que quer, e como não estou te obrigando a ler, você tem o direito de pular pro post cujo tamanho lhe agrade.

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


mfwitzel
Para ter o gostinho de ver "ao vivo" algo que seja o mais próximo possivel do verdadeiro criador (este sim teve originalidade).

Em parte sim, mas no caso do All We Need Is Love, boa parte do motivo de se pagar caro e sempre lotar é porque realmente é um espetáculo, os caras não estão entre os melhores covers dos Beatles a toa. No caso do Cojobas, o primeiro show deles cover do Pink Floyd, os caras literalmente fizeram uma miniatura do palco do Pulse, com direito a todos os principais detalhes e efeitos especiais do show (ao menos o que é possível de reproduzir sem gastar milhões). Eles estão planejando fazer um show cover do U2 com uma "miniatura" do palco 360º, não tenho dúvida que vão continuar cobrando caro, e vão continuar ganhando uma baba pros padrões nacionais por conta do produto que entregam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.